Dias e Noites de Amor e de Guerra

Resenhas - Dias e noites de amor e de guerra

sr.WilsonM 03/09/2019

Memórias
Emocionante. Desconfortável. Brilhante.
Por indicação de uma professora comecei a ler esse livro mais por conta do passado de Galeano e sua memória sobre a ditadura, e acabei gostando do livro por outra razão.
O livro parece mais um diário de relatos que Galeano passou nos tempos das ditaduras latinas, passando por Uruguai até o Brasil, e esses relatos por muitas vezes me fizeram sentir próximo e desconfortável com o que aconteceu e acontece no mundo e principalmente na América Latina. Um livro de memórias que acima de tudo te transforma e te faz viver (no meu caso) o que de pior e melhor tem quando não se tem um país pra chamar de seu.

Marianne Freire 28/12/2022

A ditadura na América Latina não impede Galeano de poetizar através de histórias e relatos, a oralidade história e as vivências fazem do livro um primor, ?uma festa da memória.? Poetizar em meio a violência requer muita serenidade e concentração sensível. Poesias, contos, narrações, ensaios fazem da obra de Galeano uma resistência a intolerância e a guerra. Alegrias, amores e humor também sobrevivem ao terror, fazendo uma literatura latino-americana histórica marcante e historiográfica.

?Mas eu prefiro os resplendores da gente? (p.61) A humanização em Galeano é muito forte.

?No país do silêncio, pode-se terminar em um campo de concentração por conta do brilho do olhar?. (p.88). A guerra pode destruir a íris e a retina mais bonita.

?É livre um homem condenado a viver perseguindo o trabalho e a comida?? (p. 107)

Político e falando de sistemas, o livro se passa em Montevidéu, Buenos Aires e Uruguai, denunciando a guerra e a violência através de histórias e relatos onde Galeano usa a memória para sobreviver ao terror.

Molizini 05/05/2021

Uma doce mistura
Um livro para ler e reler muitas vezes. Mistura poesia, contos, narrações, ensaios e transita do erudito ao popular de forma leve como a vida deve ser. Que grande humano foi Galeano!

Kethilyn 09/01/2023

Eduardo Galeano parece estar sempre pronto para te dar um soco no estômago metafórico, e ele nunca o faz inventando universos, ele mostra a verdade das ditaduras na América Latina.
Intercalando histórias, algumas leves, outras que mostram que a democracia que temos hoje, foi conquistada com muita luta e sangue.
Um livro dinâmico e essencial.

Thaianne 13/01/2021

Uma "penseira" para os anos de chumbo
"Éramos jovens demais para que nos arrependêssemos da alegria."

Imagine que você fosse visitar um velhinho simpático e perguntasse: "Galeano, como era a vida durante os anos de chumbo na América Latina?". Esse velhinho, exímio prosador, te contaria então "causos" efetivamente vividos por ele e seus amigos (poucas vezes apimentados com uma pitada de fantástico), com capacidade de dizer tudo sem perder a ternura, para deleite do ouvinte. É essa a sensação que se tem ao ler "Dias e noites de amor e guerra". Seguindo o estilo presente em outros livros (como "O Livro dos Abraços" ou "Futebol ao Sol e a Sombra"), com textos curtos, Galeano consegue traçar um panorama bastante diverso das ditaduras latino americanas (e é bastante diverso mesmo, não sei citar de cabeça todos os países a que ele dedicou pelo menos algumas linhas). O sentimento por mim experimentado foi o de entrar numa penseira (fãs de Harry Potter entenderão) e poder contemplar algumas cenas do cotidiano desse nosso passado sangrento, e, assim, experimentar um pouquinho das dores e amores de nossa História. Esse livro traz relatos tanto dos sofrimentos enfrentados (a leitores sensíveis, há algumas memórias de torturas e assassinatos cometidos com brutalidade) quanto a respeito da amizade, do amor, e das pequenas alegrias. Existe nele a tensão, com consequente disposição para aproveitar as ditas pequenas coisas, de não saber se hoje será o último dia. Existe a angústia da consciência de ser chegada a hora de partir, mas não se querer deixar a casa. Existe o idealismo e a vontade de manter a humanidade num contexto desumano. Tudo isso entregue numa escrita quase poética, de muita qualidade. Sou suspeita para falar, gosto muito da literatura de Galeano, mas recomendo fortemente a quem quer conhecer/sentir mais a nossa parte do continente.

"Somos muitos os que andamos com o carinho estropiado, mas é preciso ter valor para tirá-lo de dentro, estropiado e tudo. Acho, agora, que é algo que temos de aprender, como tantas coisas na vida. Morreremos aprendendo, se quisermos viver distraídos de morrer".

Caetano.Bezerra 17/05/2021

Memória, afeto e a América Latina
Galeano sempre me faz querer tatuar a AL de ponta cabeça na panturrilha e colocar "apenas um rapaz latino americano" na Bio do twitter. Aqui, nos traz a América Latina no seu pior momento, suas memórias e de outros de uma forma que nos indigna, mas também nos trás esperança.
Matheus656 09/08/2021minha estante
Galeano desperta minha nacionalidade latinoamericana como ninguém hahahahaha

Ana 16/04/2012

Um livro de histórias sobre as ditaduras na América Latina
Dias e Noites de Amor e Guerra é um livro de histórias. Histórias reais.: encontros, desencontros, amores, mortes, assassinatos, desaparecimentos... Eduardo Galeano narra, com muita simplicidade, objetividade e uma certa dose de poesia, o cotidiano dos dias negros das ditaduras militares da América Latina. Ele conta também histórias que ouviu de seus amigos sobre suas infâncias e sobre suas próprias histórias. Ele esteve com Che, Darcy Ribeiro e Salvador Allende. A naturalidade com que narra fatos e lembranças torna alguns relatos ainda mais crueis, fortes.

Rafaela 08/10/2014

Um livro triste, com leves traços de esperança
Galeano tem uma prosa fácil e tocante. O desejo de transformação social se desmorona frente aos sucessivos golpes de estado aplicados em países latinoamericanos. Fugas apressadas, nomes trocados, amigos que somem e nunca mais aparecem... O cenário muda, mas o pesadelo parece ser o mesmo. Estranhamente, o livro deixa entrever certa esperança, mesmo diante de todas as angústias do autor.

Yvan 13/06/2020

Diário
Conjunto de relato sobre uma época difícil da América Latina escrito pelo genial Galeano.

Milena Policarpo 23/10/2020

Isso não é uma resenha...
Gostei de ter lido esse livro. Foi meu primeiro contato com o autor e achei incrível como é humano e singelo, mas ao mesmo tempo cru e brutal. Eduardo consegue falar de um contexto duro sem perder a ternura. Ele resgata histórias e as eterniza, afinal segundo ele próprio é por isso que ele escreve, para que as pessoas que amou e conheceu fiquem eternizadas (e talvez numa tentativa de fugir ele próprio do esquecimento). Enfim, fico feliz de ter lido esse livro.

thami 16/04/2022

"Se são enfermos os torturadores, o que dizer do sistema que os fez necessários?"

Um livro incrível, triste, brilhante e doloroso, onde descreve as vivências e histórias do autor e de pessoas que viveram terríveis anos em meio as ditaduras na América latina.

giovanasilvx 27/09/2023

"Sonhos

Você queria fogo e os fósforos não acendiam. Nenhum fósforo dava fogo. Todos os fósforos estavam decapitados ou molhados."

BJekyll0 16/05/2022

Sempre um aperto no peito
Ler Galeano é ter o peito apertado, o estômago revirado, a cabeça pendendo do pescoço e a grande sensação de que sempre repetimos os mesmos erros. E que a expressão "cada povo tem o governo que merece" é um absurdo tatuado em nossa língua. Todo povo tem um governo que deturpa nossas liberdades e nossa voz.
Ao mesmo tempo é sentir uma leve carícia depois de um soco na goela.

Micaele.Santos 20/08/2020

Escreve com ternura
Eu gosto muito das escritas de Eduardo Galeano.
Ele me faz senti o momento do qual está descrevendo, cheia de ternura e uma escrita crua da própria realidade. Um amontoado de tristeza, revolta, fogo para viver, injustiças, momentos pequenos mas que guarda a vida, é o que encontrará nesse livro.