Breganejo Blues

Breganejo Blues Bruno Azevêdo

Resenhas -

@Matcholo 25/11/2020

Esse livro explodiu a minha cabeça, seja pela história, seja pela forma da narrativa. E eu favoritei e dei cinco estrelas SIM. Mistura prosa com quadrinhos de faroeste e propagandas antigas de revista, usam estrutura de poesia em várias partes também. Sério, forte candidato a melhor leitura do ano. Recomendo muito, se não leram, leiam. Afinal, como diz o próprio: literatura é para cornos.

Robremir 21/03/2024

Se eu voltar no tempo
E ler com a minha configuração de 20 ou 30 anos atrás talvez ache genial. Mas hoje não. Hoje é um texto bem preconceituoso e com muitas coisas que não precisavam ser ditas. O autor pega pesado e erra a mão várias vezes. Como ao falar que logo a ex do Rei vai se descobrir com câncer. Mas nem só de piadas vive o texto, embora predominem. O livro tem uma novela maior e outra bem menor, ambas protagonizadas por um taxista detetive amante de Tex. Na primeira, o caso investigado envolve uma dupla sertaneja de grande sucesso que forjou a morte de um dos integrantes para que ele pudesse mudar de sexo, o grande problema é que a viúva recebeu um postal e começa a procurar o marido enquanto o ex-parceiro decide mata-lo mas antes quer se aproveitar mais um pouco do amigo.cheia de reviravoltas, tem um ponto que deixa de ser interessante. A segunda história envolve um bêbado que some e aparece morto no dia do casamento da mulher que ama.
Vale a leitura se você não tiver nada melhor para fazer.

Gabriela - @livrosdegab 17/05/2022

Livro loucamente alucinado? Temos.
Com comentário sincerão de dois ícones do Brasil, Sandy e Roberto Carlos? Temos também.
E a exaltação à música brega brasileira? Zero defeitos!
Esse livro foi escrito em 2009, muito antes da geração “mimimi” surgir (e não me interpretem mal, pois eu sou integrante dela também!) e é nesse ponto que você precisa se apegar quando for ler esse livro.
Somos os mesmos de 12 anos atrás? Nunca!
Hoje, acredito que o autor não seria tão ousado, prevendo um linchamento virtual.
Outra coisa que a gente precisa considerar é o local, tempo e cultura que a obra retrata.
Teria como um taxista-detetive dos anos 70 em São Luís não ser machistão e misógino? Quase impossível!
E apesar de tudo isso, essa obra é uma mistura muito boa de elementos: romance, suspense, comédia, faroeste, quadrinhos, anúncio de jornal... Uma experiência única! Vale muito à pena!

Bianca547 20/05/2023

Mds
Cara... nn é um livro pra todo mundo, é cheeeeio de preconceito, mas a narrativa é tão única que eu fiquei impressionada