Um Casamento Americano

Um Casamento Americano Tayari Jones

Resenhas - Um casamento americano

Ana Karina 07/06/2021

Um casamento americano
Olha tenho que começar dizendo que esse livro não foi o que eu estava esperando... Achei que o livro fosse focar mais no fato do personagem masculino ter sido preso injustamente, de tentar mostrar como a justiça é falha nesse sentido, principalmente pelo fato do rapaz ser negro, porém o livro focou somente no casamento dele, ficando só nesse triângulo amoroso.

O livro chegou num momento que ninguém mais prestava nesse livro, pra mim só quem se salvou vou o pai do personagem. O grande Roy, foi o único sensato. A autora pra mim não se aprofundou em nenhum assunto, nem do Roy filho ter sido preso injustamente, ou do que acontece com ele na prisão, ou em qualquer tema que a autora coloca no livro, acabou ficando muito superficial. E a leitura é arrastada demais, foram 228 páginas, mas parecia que eu estava lendo um calhamaço, no começo tinha uns capítulos gigantes, com mais de 2 horas para terminar. E fora que no próprio livro tinham palavras racistas, no qual eu acho que a editora precisa reavaliar o e-book e atualizar esses termos.

De mais não foi aquela leitura que eu achei que fosse, estava com expectativas altas para ele, achando que fosse abordar mais essa parte do "crime", porém ficou mesmo no parte amorosa, na qual acabou me decepcionando um pouco, mas recomendo para que leiam e tirem as suas próprias conclusões.
Marcianeysa 26/06/2021minha estante
Eu detestei as partes narradas pelo Roy, machista é pouco!

Ana Karina 10/07/2021minha estante
Nossa demais. Na verdade pra mim o único sensato nessa história foi o pai do Roy.

Ste 12/07/2021minha estante
Terminei de ler agora e toda narração do Roy eu visualizava ele como machista e manipulador. Esperava realmente mais. O único que realmente se salvou foi o Grande Roy.

Julia5343 18/08/2021minha estante
Fiquei mto triste pq o livro tem quotes do Obama e da Oprah na capa, só decepção

Iasmim 21/10/2021minha estante
Estou quase terminando e tenho a mesma sensação que vocês. Além do racismo, há diversas passagens muito machistas. Em alguns momentos, me peguei pensando se eu realmente estava lendo aquilo... exemplo disso é quando o Andre "passa pano" pra privilégios, basicamente defendendo a meritocracia e dizendo que nada disso importava (lembrei do meme da menina rica que tem tudo "porque mereceu" rs). Sem falar das diversas vezes em que Roy fala para Celestial algo tipo: "ok, vá lá ser independente, como lhe ensinaram na faculdade".

Todos os temas relevantes são abordados muito superficialmente. A questão racial, que penso ser a principal, entendo totalmente negligenciada. Quando mencionada, é com alguma frase de efeito perdida. Se fosse só sobre o amor, ou as relações humanas, eu ainda entenderia e gostaria, mas o livro é raso.

(SPOILER!) A autora pega o caminho mais fácil e cria personagens extremamente egoístas e mesquinhos, além de serem superficiais. A Celestial é uma criança mimada, que só "amou" Roy enquanto convinha. Falo isso e também critico, justamente porque a autora deixa isso claro (que Celestial nunca "esteve casada" e que fazia tudo por obrigação) e penso que reforça certos esteriótipos machistas ligados ao fato de mulheres serem oportunistas (nessa visão machista). De fato, ela não era obrigada a continuar com Roy, mas a forma como isso é narrado mostra uma mesquinhez asquerosa da personagem.

Roy, por outro lado, é muito machista e egocêntrico. Já Andre, nossa. Nem sei o que falar. A impressão que dá é que ele só estava esperando a oportunidade para fazer o que fez.

Vou terminar o livro só por estar muito próxima ao final, mas estou achando muito mediano.

Iasmim 21/10/2021minha estante
Ah, fora o fato de que ninguém faz nada pra falar sobre a inocência de Roy, mesmo tendo oportunidade de expor publicamente (SPOILER: como no caso de Celestial, que não falou sobre ele para não ofuscar sua carreira)

Anagabi 02/01/2022minha estante
Falou tudo! Livro muito parado

Nanda 13/03/2022minha estante
Não é um livro raso, eu como pessoa negra entendo cada um dos personagens. Acredito que o não aprofundamento da questão racial foi intencional. Pessoas negras sabem de cor o que acontece. Tem coisas que pra compreender só estando na pele. Quanto ao machismo, acho o seguinte: pra quem sofre racismo o tempo todo, a questão de machismo acaba ficando em segundo plano. Temos demandas que nehuma teoria europeia dá conta de nos curar. Quem é negro entendeu nas entrelinhas a intenção da autora.

Letícia 30/11/2021

Fraco e repetitivo
A pessoa que me indicou esse livro falou dele no sentido de se tratar de uma história sobre um casal negro em que o homem é preso injustamente e isso abala a família.

Bom, ele é sobre isso... também. Mas "Um Casamento Americano" se trata, principalmente, de um triângulo amoroso que, cá entre nós, foi bem mal construído. Os três são chatos e por mim ninguém ficaria com ninguém (kkkkkkkkk).

A questão racial (que foi o que mais me chamou a atenção na sinopse) é abordada em alguns momentos, mas não é aprofundada. O crime pelo qual Roy foi acusado tampouco tem espaço na narrativa, e nem resolvido é.

E o epílogo... gente? Totalmente desconexo. Enfim.
Cláudia 01/12/2021minha estante
Eu acabei o meu agora, mas não gostei também. Livro chato demais. A autora teve a chance de trabalhar ali tantos assuntos importantes, no entanto focou no mais clichê. Podia trabalhar racismo, "enganos" judiciais, machismo, relações familiares e se apegou ao que eu menos queria saber: um triângulo amoroso chato, mal construído, com personagens sem química nenhuma. Enfim...

Letícia 03/12/2021minha estante
Concordo com cada palavra que você falou, Cláudia!

resenhasdajulia 20/05/2021

Celestial e Roy estavam casados há pouco mais de 1 ano, quando ele é preso, injustamente, acusado de estuprar uma mulher. Ele é condenado a 12 anos mas, depois de 5 anos, sai da prisão. Porém, sua vida anterior não existe mais. Nem seu casamento.

Gostei de duas coisas nesse livro: o começo, principalmente na parte das cartas, e o final. O restante achei cansativo e repetitivo, infelizmente.
pedr.santos 08/06/2021minha estante
ta na minha listaa

resenhasdajulia 08/06/2021minha estante
Espero que você goste! É uma história muito boa, só acho que não li no momento certo

Natália Tomazeli 06/02/2019

Nada de Inédito.
"Mais mulheres deveriam ser egoístas, para que o mundo não passasse tanto por cima da gente."

Se eu pudesse definir com uma palavra como eu me senti lendo esse livro foi: chateada.
Esse foi o primeiro livro da minha assinatura da TAG, e eu sempre quis experimentar essas caixas por assinatura, então talvez eu tenha me chateado mais por causa disso também? Não sei. Mas a questão é que o livro foi além de ser o que eu não esperava, para ser um livro que eu nem vi diferença de ter lido ou não. Não me acrescentou nada na vida.

O que acontece nesse livro é que nas primeiras 100 páginas, o livro te fisga rapidinho, e você fica muito curioso para ler tudo de uma vez, você quer saber das coisas. E lá estão as melhores partes do livro. Essa é a parte que o personagem principal tá na prisão, e você meio que quer saber como que vai suceder as coisas, fora que vão acontecendo uns babados que você fica "nossa, o que a gente faz agora?". Tem uns questionamentos morais e éticos bem legais. Mas infelizmente tudo meio que para por aí. Depois da página 160 mais ou menos, acontece uma coisa que leva a outras coisas que fazem a história tomar um rumo, que além de extremamente chato, desinteressante e clichê, é um rumo que pouco conversa com a trama inicial. Vão acontecendo um monte de coisas totalmente bobas e inúteis. Parece que a história é uma rosa, que você colheu bonita e reluzente, mas que com o tempo vai murchando, murchando, murchando... Até que morre! E os livros não devem ter essa estrutura. Eles devem ser tipo uma semente, você planta e ela vai se desenvolvendo e crescendo com o passar do tempo. E "Um Casamento Americano" definitivamente não é assim.

Sobre os personagens, que gente mais chata! Era um porre acompanhar as idéias e vidinhas chatas que cada um levava, e nem era por culpa da trama, e sim pelas escolhas que a própria autora tem pra eles. As atitudes e caminhos tomados por eles, são tão, mas tão estereotipados, que teve uma hora que eu achei que a autora tava fazendo de propósito. Só que daí me pergunto, qual é a moral disso? Fazer alguma crítica através do livro? Se for, não parece, porque os personagens vivem se contradizendo o tempo todo, e sucumbindo às ações clichês. Exemplo bem bom seria a Celeste. O livro INTEIRO todos os personagens pintam ela como sendo uma pessoa independente, aventureira, linda, segura de si, 100% livre, impetuosa, a mais diferentona do rolê. Mas eu não vi nada disso nas atitudes dela. NADA! E isso acontece direto e na caruda, com outros personagens também, tipo: "Ai nossa, Roy é um cara tão pacífico" aí na próxima cena do livro tá ele lá, fazendo coisas não pacíficas (não vou falar pra evitar o spoiler). Tipo, pra que por isso no livro? Pra que pôr certos desenvolvimentos? O que o livro quer questionar com certas decisões? Que, por exemplo, o casamento é uma instituição falida? Que a prisão destrói as pessoas? Que essa gente que vive uma vida de merda pensando em fazer tudo para agradar os outros ao invés de si mesmo, só podem viver uma vida de merda mesmo? Olha, se for, desculpa, mas não vejo o inédito aí. Tudo um bando de coisas que a gente já sabe, que a gente já viu em mil lugares, mil livros, mil filmes, sei lá. Só que a diferença é que eu não vejo a autora nem trabalhar em cima dessas questões, ela só vai jogando tudo sem muito critério e fica tudo desse jeito bizarro aí. Eu realmente gostaria de entender essas escolhas, porque saí dessa leitura me sentindo meio burra, trouxa, algo assim. Será que eu não captei algo que deveria ter sido captado? Não sei mesmo, gostaria de entender...

As minhas duas estrelas e meia (arredondo pra três porque não gosto das estrelas quebradas) vão para a primeira parte e para a narrativa da autora, que me fez aguentar ler esse livro chato até o fim, porque de algum modo eu esperava extrair alguma coisa de importante de alguma parte do livro. Mas não extraí...

Só pra fechar, sobre a temática do racismo, eu também não achei muita novidade em quase nada. E essa era a parte que eu tinha mais expectativa. Tem que ser levado em consideração que eu sou uma pessoa que já teve contato com esse assunto antes desse livro, e não vi nada que pudesse também me acrescentar algo novo. Isso é mais presente lá nas 100 primeiras páginas, mas não é muito aprofundado porque no geral a autora se interessa mais por ficar desenvolvendo traminha """"amorosa""" que não leva a lugar nenhum, então qualquer outro livro que você ler com essa temática, te acrescenta mais coisas sobre do que esse. Inclusive as séries e filmes citadas no próprio infográfico que a TAG enviou junto, são mil vezes mais legais e muito mais enriquecedoras sobre o tema (inclusive recomendo muito, vou deixar escrito aqui: "Cara Gente Branca; Atlanta; Um Sonho Possível; Selma - Uma luta pela igualdade"). Perto destas recomendações inclusive quem é esse livro na fila do pão?

Bom, eu não achei a experiência legal não. Não teria escolhido esse livro entre outros tantos com a temática parecida e ainda acabei essa leitura com a sensação de tempo perdido, de que eu poderia tá lendo outro livro muito mais interessante do que esse, com mais substância, conteúdo mesmo. Mas é válida a experiencia para não repetir o erro no futuro...

"A emoção humana fica além da compreensão, tranquila e contínua como um globo feito de vidro soprado."
Júnia 10/02/2019minha estante
Concordo com tudo! Não é um livro que acrescente em nada na nossa vida e a história é bem água com açúcar, clichê total, final super previsível. Também criei grande expectativa com o livro da tag. Espero que tenhamos mais sorte na próxima vez!

Aline 10/02/2019minha estante
Concordo. Livro chato que também não me acrescentou em nada.

Natália Tomazeli 10/02/2019minha estante
Júnia, também espero, porque eu assinei o próximo mês por acidente e não tô a fim de passar por mais um perrengue desse rsrsrsrs

Natália Tomazeli 10/02/2019minha estante
é, Aline, triste :(

Bela 28/02/2019minha estante
Natália, eu tive a mesma experiência com esse livro. No meu caso, eu já assino há um tempo e o de Dezembro foi um livro tão fantástico, que eu esperava algo no mesmo nível ou além. Tive vontade de jogar o livro pela janela. Mas não desista... A TAG já enviou livros sensacionais e tenho certeza de que você vai se envolver com algum ainda e vai gostar.

Natália Tomazeli 16/03/2019minha estante
Então, Bela, na verdade eu parei de assinar na caixa de março. Eu acredito sim que eles tenham livros ótimos (só olhar a modalidade curadoria, por exemplo) porém, no momento vou passar. Tô com muitos livros para ler aqui e quero investir meu dinheiro em livros que eu já deseje faz tempo.

Bray 09/04/2019minha estante
gente KKKKKKK EU AMEI ESSA RESENHA AAA. Ainda não li o livro, mas pela resenha, ainda que em grande parte negativa sobre o livro, me deu curiosidade!

Natália Tomazeli 16/04/2019minha estante
Que bom que você gostou, Bray, fico feliz. Realmente, apesar de eu ter detestado o livro, recomendo sim que cada um leia e possa tirar suas próprias conclusões, afinal essa foi a minha visão e minha experiência de leitura ;)

Tati 03/03/2020minha estante
Exatamente o que eu pensei sobre esse livro quando terminei de ler!! Vim aqui ler resenhas pra ver se tinha sido só eu que tinha me decepcionado, mas pelo que vejo, não fui a única

arethasoyombo 13/02/2021minha estante
Você disse tudo!! Eu li o livro achando que seria alguma coisa como Se a rua Beale falasse e foi totalmente o oposto. Livro chato, personagens chatos e a celeste e pessima

Lari 27/04/2021minha estante
Exatamente isso, um livro que eu abandonei como vc disse dps das 100 primeiras páginas, vai ficando desinteressante depois.

Berenice.Thais 02/10/2021minha estante
Essa resenha e perfeita.

Rafaelbing 01/05/2022

3?? Livro tinha tudo pra ser bom.
Uma leitura boa.
Só por se tratar de assuntos bem interessantes como racismo.

A falta de amor e sinceridade das pessoas, fazem com que abram um abismo infinito entre elas.
Um abismo que não se pode fechar quando quer voltar atrás.

Um livro com mais reviravoltas do que tudo.
Quando achava que o final era esse, na próxima página o final era aquele. É assim minha cabeça meio que confundiu muita coisa ?

Um particular meu: todos foram meio idiotas nesse livro.
Roy, Celestial, Andre, ate Davina foi, mas tem quem goste de ser trouxa né? Kkk

Recomendo a viajar nessas páginas (só pela experiência) ???

Marcianeysa 27/06/2021

Decepção
Fiquei decepcionada com o livro, muito enrolado, mostra um protagonista extremamente machista e situações que são arrastadas para o final pelo menos decente.

Ari.Spichencoff 07/01/2021

Achei que seria um livro muito mais profundo, abordaria muito mais o racismo e o sistema prisional, mas é um romance bem do mais ou menos.
Previsível e morno!

Verônica 23/05/2021

Gostei
Gostei muita da escrita, principalmente as cartas. Mas muito triste todos os acontecimentos citados. Um bom livro.

Lucia | @lucia_esta_lendo 09/12/2021

Esperava algo diferente
Não foi a leitura mais legal do ano para mim. Com tanta recomendação de famosos, eu esperava um livro muito aquém do que foi entregue.

Achei que as questões do racismo e do fato de Roy ter sido preso injustamente seriam os temas centrais aqui.

Mas o foco foi no triângulo amoroso desastroso.

A Celestial me irritou o livro todo. Egoísta, não consegui me compadecer por ela. O Andre, total amigo da onça, outro egoísta.

Tive dó do Roy em boa parte do livro, mas ele também não é santo.

Enfim, o livro tinha tudo pra ser algo grandioso mas se perdeu num romance doentio entre os 3 personagens.

Bato palmas somente para Grande Roy, para mim o melhor personagem do livro, o único que ganhou a minha admiração.

NatAlia1813 27/04/2021

Ai Oprah e Obama, não é isso tudo
Tava esperando um romance de verdade e que fosse tratar o racismo de forma sensível e li um livro que pela primeira vez torci pra um casal não terminar junto.
Relacionamento entre Celestial e Roy conturbado, cheio de desconfianças e segredos desde o início do livro, em que o casal esconde certas coisas do outro por puro orgulho. Achei o relacionamento tóxico e o livro foca muito nos desentendimentos mal resolvidos.
Na troca de carta, cada um se isentando das responsabilidades e comportamentos e apontando o dedo pro outro, julgando um ao outro. Nessa parte do livro podia ter uma contextualização temporal porque, confesso, que fiquei perdida em quanto tempo tinha se passado entre uma carta e outra, fica a impressão que são seguidas e que não há visitas por parte da Celestial.
As questões raciais são abordadas de forma extremamente superficiais, não há nenhum tipo de contextualização que aborde o tema para uma reflexão profunda sobre o assunto, porque não tem detalhe de absolutamente nada acerca do tema. O livro só mostra o lado ruim de um casamento fadado ao fracasso (e não digo isso nem pela prisão injusta do Roy, mas pura e simplesmente pelo comportamento dos protagonistas desde o início de livro, antes do Roy ir pra prisão). A autora parece que só trouxe o lado ruim de cada um (até ai ok, mas faça uma construção dos personagens), quando poderia ter sido uma estória incrível de superação de cada um e deles como casal.
Esperava um romance arrebatador, ao nível de The Help no trato das questões raciais, e li um livro que me fez desgostar dos seus personagens. A estória do Grande Roy e da Olive é que salva esse livro, e o final até que é aceitável.
anninha 27/04/2021minha estante
também fiquei muito decepcionada quando li, esperava um romance e encontrei um drama chato e mal desenvolvido

Letícia Motta 04/02/2024

Livro emocionante
A história é bem fluída e não consegui parar de pensar que daria um belo de um filme, é muito emocionante!

Luc1l 27/01/2022

Brutal e doído
Não foi uma leitura fácil. Me causou muita angústia e doeu como o sistema é corrosivo, desleal e impune.
Eu esperava uma história completamente diferente. Me marcou muito e me impressionou demais.

Carolina.Viegas 15/01/2021

Uma boa leitura
A gente fica com aquele incômodo (no bom sentido) do início ao fim. Escrita poética e forte.

Gabriela3420 24/08/2020

Um casamento americano
A vida do jovem casal afro-americano Roy e Celestial sofre uma reviravolta quando ele é condenado injustamente a 12 anos de prisão, acusado de ter estuprado uma mulher. O tempo que Roy passa encarcerado muda pra sempre a vida de todos, apesar disso, com sua saída antecipada da prisão ele tenta retomar com Celestial de onde tudo parou. Lidar com as consequências de situações incontroláveis da vida será o grande dilema dos personagens desse livro.
"Nosso casamento foi uma planta que não teve tempo de vingar."
De forma ágil e alternando o ponto de vista do casal e de André, melhor amigo de Celestial, a autora tece várias críticas ao racismo estrutural no contexto de EUA e também nos dá uma aula sobre empatia e de como não devemos julgar atitudes tomadas por pessoas em situações extremas. Os conflitos familiares dominam as tramas secundárias do livro, o que pra mim, foi o ponto alto da narrativa.
Entretanto, minha experiência de leitura não foi muito boa porque Roy é um homem extremamente machista durante todo o livro e isso me irritou profundamente. Chegou a um ponto em que eu não conseguia ter mais empatia com ele e torcia pra que ele procurasse um tratamento psicológico. Mas apesar de ter lido as últimas páginas de forma arrastada eu gostei do desfecho da história.

lesfleursdorees 29/05/2021

Incrível!
Li poucos livros de autores pretos mas é gratificante ver uma história feita por alguém que entende essa realidade. Eu senti raiva e compaixão pelos personagens e entendi as motivações deles apesar do rancor que eu tinha pela Celestial no começo do livro. Amei e pretendo reler!