A velocidade da luz

A velocidade da luz Javier Cercas

Resenhas - A Velocidade da Luz

Vinicius Lima 05/01/2019

Comecei o ano bem!
Minha primeira nota 5 estrelas da TAG vai pra esse livro aí! Eu adorei demais essa história. Fiquei muito envolvido e quase não conseguia largar. É uma narrativa que envolve e, aos poucos, vai nos deixando curiosos para saber sobre o grande mistério que ronda Rodney Falk. Mais que isso, é um enredo que nos leva ao lado bom e ruim do sucesso. Nos faz ter empatia para com os outros, uma vez que traz, como exemplo e, por meio do passado do ex-combatente, um lado sombrio que muitas vezes não conseguimos ver que as pessoas têm. Lado este, demonstrado através de atitudes que, na maioria das vezes, não enxergamos (ou fingimos não enxergar). O famoso ?ah, não deve ser nada?.
Impossível deixar de mencionar o quão sensacional é o fato de o autor trazer para dentro da história partes vivenciadas por ele.
Ahhhh! E que pósfacio, né?
Foi sensacional começar o ano assim!
Bianca 05/01/2019minha estante
Acabei de ler e to passada com o posfácio!

Kmilab 09/01/2019minha estante
esqueci de mencionar o posfácio rsrs louco
"Vi um pedacinho do meu futuro"

brunaponce 22/08/2020minha estante
Esse livro é extraordinário!

Rafael Moia 23/06/2022

Quer ler mais sobre depressão?
Aquele romance apócrifo que você respeita... Vai dar uma vontadezinha de abandonar? Vai! Mas seja forte. A terceira parte do livro vai valer o seu martírio.

@freitas.fff 26/11/2021

A guerra que os livros de história não conseguem contar
Como bom professor e excelente leitor, João Carrascoza (não preciso nem falar quanto a o escritor) nos presenteou com a sua curadoria para TAG Livros, escolhendo esse misto de romance histórico e documentário da guerra que há por traz da guerra que vemos de longe. Onde todos são obrigados a desabroxarem-se em assassinos.

No seu livro Xavier Cercas prende o leitor em sua narrativa curiosa, instigante e veloz, cheia de reviravoltas, permeada de diversas personagens atormentadas. "Sinto que levo uma vida que não é de verdade, mas falsa, uma vida clandestina, oculta e apócrifa, porém mais verdadeira que uma vida de verdade." Assim leva a vida as suas criaturas. Vivendo o presente carregando consigo os horrores que cometeram, os massacres e chacinas durante a guerra do Vietnã.

Em "A Velocidade da Luz" você estenderá a guerra pelo interior dela, na humanidade, ou ausência dela, a cada narrativa. Através de uma trama de histórias e personagens que conectam-se de forma assombrosa pelas suas perturbações e loucuras interiores.

Além disso a obra é um verdadeiro catálogo em referências 80/90s de excelentes bandas que eu amo até hoje, como ZZ Top, Bod Dylan, Van Morrison, passando pelo cinema com Almodóvar e pela literatura com ótimos nomes como Scott Fitzgerald e William Faulkner, outros amores. É bom até anotar! Ainda bem que a revista TAG vem junto do livro.

Ler esse livro foi uma enorme viagem no tempo, como também um grande presente, que considero, antes de Cercas, um presente de João para mim e toda a nossa geração. Recomendadissimo!

P.S.: A coincidência que João nos releva em seu posfácio exclusivo para essa edição da TAG, de certa forma tendo "presenciado" ele mesmo uma cena idêntica em seus detalhes do livro, é de arrepiar os cabelos. E sem dúvidas deve passar a constar em seu diário de coincidências...
Icaro.Bittencourt 15/12/2023minha estante
Bom dia, a narrativa é LGBTQIAP+?

Erica 21/09/2020

A escrita como um escudo para atravessar a realidade.
Aqui o narrador é um escritor espanhol, a princípio no início de sua carreira que aceita uma proposta para lecionar em uma pequena cidade nos EUA. Lá conhece um ex-combatente da Guerra do Vietnã, Rodney Falk. Desse encontro nasce uma amizade um tanto improvável, mas que marca para sempre a vida dos dois personagens.
Obcecado pela misteriosa vida de Falk, que se recusa a contá-la por completo, o narrador tenta por anos montar esse quebra-cabeças repleto de traumas provocados por um segredo de guerra.
Afastados pelo destino, o escritor acaba alcançando a fama no meio literário e experimenta o lado obscuro de sua personalidade transformada pelo sucesso. Nesse ínterim, é também golpeado por uma tragédia que o faz querer se reaproximar do amigo do passado.
Com um enredo eletrizante como sugere o seu título, Javier Cercas nos apresenta nessa ficção com traços autobiográficos (autoficção) como dois homens estranhamente semelhantes em suas dores íntimas lidam com seus conflitos internos. E, principalmente, como a escrita pode ser uma forma de sobreviver à realidade absurda.
Estêvão 21/09/2020minha estante
Muito bom, né?? O melhor livro da TAG que já li. Adorei ele. Engraçado que no começo, até mesmo pelo título, não dei nada por ele. Só iniciei a leitura pq era da TAG.

Erica 21/09/2020minha estante
Também posso dizer que até agora foi o melhor da TAG que já li. Quando entrei para o clube (na edição de Jude, o obscuro), ele estava sendo muito falado entre os associados. Então tratei logo de comprar mas só li agora. Livraço!

ToniBooks 28/05/2023

O vão esforço da aparência
"Uma obra que se afasta da superfície e desce aos subterrâneos da condição humana, gerando em nós compaixão pelos nossos semelhantes."

- João Anzanello Carrascoza

Mari Pereira 21/08/2020

Sobre traumas e literatura
Um romance complexo, que trabalha uma infinidade de temas, desde grandes traumas, às relações familiares e o fazer literário. Tudo envolvido numa névoa de mistério. Muito bem escrito.

Thais Souza 13/09/2021

"Todo mundo olha pra realidade, mas poucas pessoas a veem"
Li esse livro pela recomendação da minha amiga Bianca, e fui com expectativa porque ela tem muito bom gosto.
De fato, é um livro muito bom, e talvez uns dos mais difíceis que eu já li. O Rodney é realmente um ótimo personagem, e sua história é surpreendente. O protagonista é chatinho, e em muitos momentos eu achei ele meio doido - principalmente mais pro final do livro, em um arco específico. Toda a construção do Rodney carrega o livro nas costas.
Infelizmente demorei mais que o normal para ler esse livro, a escrita do Javier não foi a minha favorita, e eu tenho muita dificuldade para ler capítulos grandes - no caso de a velocidade da luz, capítulos gigantescos.
Bianca Marques 14/09/2021minha estante
Fico muito contente por você ter lido o livro, eu amei essa história porque me fez pensar sobre a natureza dos seres humanos e também no produto que vem do sucesso. Realmente é um livro difícil de ler mas espero que tenha valhido a pena por causa da sua mensagem que não é claramente observável no dia a dia (como o trecho que você citou no título da resenha)

Thais Souza 14/09/2021minha estante
nao foi isso que vc me disse no whatsapp

Bianca Marques 05/10/2021minha estante
Ow deixa eu falar bonito aqui

Danielle 17/01/2021

Meu primeiro livro de Javier Cercas... vale muito a leitura
Este livro foi o meu primeiro contato com a obra da Javier Cercas. O livro é intenso e profundo, o que para mim pareceu no início ser uma leitura talvez sem sentido, foi tomando forma pela intensidade com que a história de Rodney é contada. Ainda estou digerindo cada passagem, mas sem dúvida uma obra que vale a pena ser lida.
É mais um livro da TAG Curadoria, o qual tenho apreciado cada vez mais as leituras. Recomendo muito.

Rosana Miyata 30/03/2020

Denso!
É uma leitura complexa, esses livros que abordam temas de guerra sempre são difíceis para mim. Acho um tema pesado, mas esse em especial foi bem curioso por não focar a guerra em si, mas os efeitos que perpetuam na mente humana. Recomendo!!
Renata 30/03/2020minha estante
Adorei o comentário, por ser o foco nos efeitos, já me interessei ?

Rosana Miyata 30/03/2020minha estante
Eu recomendo a leitura, é um ótimo livro!

Renata 31/03/2020minha estante
Já coloquei na listinha "quero ler" :)

Peleteiro 19/06/2020

Instigante e doce, apesar de tudo
A previsibilidade da história em alguns momentos em nada atrapalha a deslumbrante narrativa desenvolvida por Javier. Utilizando um recurso que costuma encantar o leitor, consistente no olhar entusiasmado de um personagem sobre outro como se este outro fosse o real protagonista da obra (é o caso de Rodney Falk), também empregado em obras como "Sobre Roderer", de Guillermo Martínez, "Demian" de Herman Hesse ou "O sobrinho de Wittgenstein" de Thomas Bernhard, o autor engata uma empolgante narrativa guiada não pela curiosidade, mas pelo fascínio diante das aflições de Rodney.

Há tempos um livro não me fazia passar dezenas de páginas sem perceber o tempo passar como este fez.
Tailane Santos 19/06/2020minha estante
Esse recurso que você falou em que o personagem narrador trás a visão e fascínio pelo "verdadeiro" protagonista me lembrou o livro A cidade e as serras do Eça de Queirós, que foi uma de minhas últimas leituras. É interessante de se ver?

Mari 11/07/2020

A Velocidade da Luz
Já imaginou o quanto a Guerra pode destruir a vida de uma pessoa? Pois era meu sentimento durante a maior parte desta leitura… 🙁🤔
Intensa, reflexiva e, em alguns momentos, cruel, A Velocidade da Luz, do escritor espanhol Javier Cercas, trata de uma história narrada em primeira pessoa por um espanhol jovem e aspirante a escritor e seu encontro, que mudaria sua vida, com Rodney Falk, um americano ex-veterano da Guerra do Vietnã.
Tudo gira em torno de sua relação com Rodney e todos os segredos que este carrega, com altos e baixos, além de momentos de mistérios, lembranças, e descobertas, enquanto tentava ser escritor, o que, por muitas vezes, me deixava na dúvida se o livro da narrativa, não seria o próprio A Velocidade da Luz…
Sendo sincera, não seria um livro que pela sinopse eu compraria, porém foi uma surpresa muito positiva pra mim, e, sem dúvidas, um dos melhores que li, ao menos esse ano. Recomendo muito para vocês!
Vocês conhecem este livro? Já leram? Me contem nos comentários sobre o que acharam!

Lírian 22/09/2020

Mais um livro que me emocionou bastante. Fazemos as nossas escolhas na vida e nossas escolhas nos fazem...

Gustavo611 14/09/2023

?A Velocidade da Luz", de Javier Cercas
?A Velocidade da Luz", de Javier Cercas, é uma obra que me hipnotizou desde o início. Com uma narrativa magnética, o autor nos leva a acompanhar a jornada do protagonista, um escritor em formação, à medida que ele se envolve em uma busca pessoal por respostas sobre o passado sombrio de um amigo.

A escrita do autor é impecável, criando personagens complexos e situações que desafiam as expectativas. Apresentando caminhos tortuosos, o livro acaba por nos fazer ser confrontados pelas complexidades do caráter dos personagens principais e do contexto em que eles estão inseridos. Revela-se, portanto, uma leitura extraordinária que nos instiga a refletir sobre a busca pela verdade e as intrincadas questões que a permeiam.

Para finalizar, há um diálogo, retirado do próprio livro, que acredito definir muito bem esta leitura:

?'As histórias não existem', ele disse uma vez. ?O que existe, sim, é quem as conta. Se você sabe quem conta a história, ela existe; se você não sabe, não existe história.?
Inspiração é ler 14/09/2023minha estante
Amo esse livro!!!

Gisa 01/02/2021

Escrita envolvente, bons personagens, boa história e final não previsível, deixa aquela sensação de "pulga atrás da orelha" o tempo todo pois a história se confunde com a do próprio autor e o tempo todo nos perguntamos se é real ou ficção. Eu amo livros assim e quero ler TUDO do autor!

Sangelo.Silveira 24/04/2021

Observando da Janela
COMPLEXO, é a primeira vez que inicio uma resenha já descrevendo o que ele representa no todo. Sempre acho que enrolo um pouco.

Li A Velocidade da Luz na edição da TAG CURADORIA de Janeiro de 2019. No enredo conhecemos a história de um jovem recém formado que almeja ser escritor e recebe o convite de trabalhar em uma Universidade dos Estados Unidos. Lá conhece Rodney, um estudante estranho e misterioso que é mais velho que os outros. Movido pela curiosidade do passado do amigo ele decide escrever sobre a história de Rodney.

Como dito antes, esse livro é diferente, a escrita é delicada e misteriosa. A atmosfera me lembrou um dia frio, calmo e escuro, mas gostoso porque é aconchegante, como quando estamos sentados embaixo das cobertas admirando o horizonte. Com narrativa que mescla o Passado e Presente acompanhamos através da narração do pai de Rodney momentos marcantes e traumáticos que ainda afetam o filho.

Indicação para Todos. É dividido em partes, mas sem capítulos. Para os que amam ler de uma vez só vai ser uma imersão profunda, um mergulho na mente do personagem. Apesar das partes grandes que podem cansar um pouco eu consegui ler com pausas. O autor nos presenteia com mistério, curiosidade. Virei as páginas cada vez mais empolgado.

É um livro forte que fala de amizade e perdão, mas também é um relato das consequências da GUERRA. Finalizando, creio que aqui se poderia fazer uma ótima adaptação cinematográfica. O autor já deixa prontas cenas bem construídas e com conteúdo para ótimas atuações.