O Torneio dos Campeões

O Torneio dos Campeões Stamato

Resenhas - A Era do Abismo

jo.joe 15/04/2024

Aos moldes de um RPG de Mesa...
Imagine um mundo onde os Celestiais (deuses bons) não existem mais, foram mortos pelos Abissais (seres demoníacos). O que impede que essas criaturas do abismo de invadirem o mundo terreno são sete selos que já estão perdendo sua força... o que resta aos habitantes de Éden é se apegar às virtudes, o poder divino dos celestiais que sobreviveu à aniquilação, e tentar não se corromper pela mácula dos vícios...

Nessa jornada, o livro narra a jornada de um grupo de aventureiros que parte em diversas missões, deparando-se com inúmeros desafios e buscando manter firmes suas convicções, suas virtudes e lidar com seus dilemas.
A história do livro não possui um tema central, concentrando-se mais nas missões que os aventureiros encontram ao longo da jornada. O conceito lembra um pouco as histórias vivenciadas por Geralt de Rívia em The Witcher.

Algo muito interessante é que cada capítulo é narrado pela perspectiva de um dos aventureiros, uma boa escolha do autor. No entanto, faltou mais capítulos narrados por personagens femininas.
Outro atrativo são as descrições das lutas, muito bem detalhadas, nos proporcionando uma imersão melhor no contexto da cena.
A escrita é simples e fluida, e a atmosfera da narrativa nos coloca como se estivéssemos em um típico RPG de mesa.
Eu gostei particularmente dessa aura de RPG, apesar de achar que faltou certa profundidade na história e também pelo uso de alguns clichês já ultrapassados.

Achei o livro bem legal, mas sei que pode não funcionar para todos.

Ei, Bora Ler Mais! 23/03/2024

?[RESENHA LITERÁRIA]?
? Em um mundo onde os perigos se escondem em todos os lugares, monstros espalhados por aí, muita magia e guerreiros, o escritor trouxe uma incrível história de fantasia medieval, que deixa o leitor totalmente imersivo na obra.

? No livro vamos acompanhar diversos personagens que se encontram de forma aleatória e juntos vão viver aventuras perigosas e insanas, enfrentando orcs, magos, seres das trevas entre outras criaturas fantásticas. Mesmo que cada um deles tenha um propósito, o grupo possui uma afinidade e lealdade profunda uns pelos outros, mesmo eles sendo totalmente diferentes entre si. E o foco da jornada é chegar até a cidade de Tália para participarem do Torneio na Arena De Vesúvio.

? Eu amei tanto o livro que não conseguia parar de ler, cada capítulo era uma aventura diferente, não tem como saber que perigos estão esperando pelos aventureiros em cada cidade e vilarejo que encontram. Uma leitura dinâmica e fluida, agradável de se ler sem ser exaustiva com muita magia, lutas e sobrenatural.

? O autor descreve cada cena tão detalhadamente que você se sente no meio de toda a ação, a narração de cada luta e descrições de monstros é surreal e gera diversas emoções no leitor.

? Narrado em primeira pessoa, onde cada capítulo um dos personagens é o narrador, temos diferentes ?visões? de determinadas situações que o grupo enfrenta e torna a leitura interessante e ver como cada personagem é único. E o livro aborda muitos valores e princípios, corrupção e atrocidades, fazendo o leitor se questionar muito.

? Então, se você gosta de fantasia medieval bem escrita que causa um turbilhão de sentimentos, essa obra é para você!

Alexandre Bandeira @bandeirabooks 05/02/2024

Uma Fantasia "old school"
Primeiramente, o livro é ótimo e oferece uma narrativa boa e fluida. Stamato consegue envolver muito bem o leitor para um mundo fantástico e medieval. Ele incorpora detalhes incríveis em seus textos, geralmente acompanhados por cenários grandiosos e uma dramaticidade bem aos moldes de As Crônicas de Gelo e Fogo.

A trama abre espaço para um romance interessante mas, para mim, o ponto alto são as lutas e batalhas. Há momentos sublimes entre os embates que nos faz lembrar os turnos de Rpg. Os capítulos são alternados entre os personagens e está dividido em quatro atos criando assim, uma perspectiva mais íntima e ao mesmo tempo dramática.

Não há como deixar de mencionar a beleza gráfica. Lindas artes, um excelente codex, mapas e detalhes dos símbolos em cada página fazem desta edição uma das mais belas da Editora Pendragon.

A Era do Abismo - O Torneio dos Campeões traz a experiência "old school" das histórias de fantasia medieval e mostra para o leitor que pode haver beleza e glória nas batalhas, mesmo que se perca alguém que goste muito.

Recomendo.

SK 04/07/2023

Aventura épica com batalhas e um relacionamento de equipe maravilhosos
(resenha completa no link)
Bernardo realmente sabe montar uma história de aventura em cenário de terra medieval e personagens distintos que manjam bem suas armas em batalhas. Minha leitura de A Era do Abismo foi muito gostosa e imersiva e em todo tempo queria comentar com alguém sobre as cenas e diálogos. Mas eu estava “sozinha” nesta viagem. Sozinha entre aspas porque me refiro a não estar lendo o livro com outros leitores, mas enquanto lia, me sentia realmente parte do grupo, junto com os personagens. Durante a leitura, eu não estava sozinha.

Eu sou o tipo de leitora, confesso, que tem preguiça de ler cenas de guerras, batalhas… ação no geral. Eu leio pulando linhas. Mas no primeiro conto do autor que eu li (Estrela Púrpura do livro A Sétima Chave) já percebi como fui fisgada ao ponto de esquecer que eu estava lendo, era como se eu estivesse vendo um filme, então quando comecei a ler A Era do Abismo, você pode imaginar minha expectativa, seria a segunda leitura do autor, então eu estava curiosa! O mesmo aconteceu: eu li cada movimento de defesa ou ataque como se estivesse assistindo uma cena, sem piscar os olhos -bom, eu estava, não é mesmo? Eu estava lá o tempo todo, vendo, sendo a única que não lutava ou não sofria danos, mas eu estava lá!

Como também já disse, Bernado Stamato consegue colocar informações ao longo da história que não fazem sentido nenhum e você fica querendo entender que porcaria aquilo quer dizer e por que está ali !? E conforme a leitura avança, você percebe que não vai se decepcionar, nada é apresentado sem querer ou esquecido. Em A Era do Abismo, você precisa confiar e ler até o final! Eu amo histórias assim.
336 páginas lidas em uma semana com sucesso!

Quanto aos personagens: de fato, tive muitos pequenos ataques do coração ao longo da viagem. Quantas emoções por causa desse grupo, meus amigos! Mas talvez, o aviso do autor para não nos apegarmos aos personagens só tenha reforçado o carinho que é possível nutrir por cada um. Bom ou ruim, o aviso é válido. Querendo ou não, se acontecer alguma coisa, você passa cada tempo, cada cena com o personagens, como se fosse sempre a última, aproveitando ao máximo e cada momento deles. E isso não é ruim, afinal, não é assim que é a vida real? Cada dia e momento pode ser o último e por isso, é preciso aproveitar cada segundo, não desperdiçar oportunidades… E nem por isso é saudável se fechar, não se permitir criar laços. São os laços que nos tornam melhores. Ninguém é alguém sozinho.

Devo dizer também que todos os diálogos entre Draco e Gladius são muito bons! Reli alguns mais de uma vez! Uma hora porque foram reflexivos, outra hora porque foram cômicos. Socorro, amo uma amizade! Uma amizade que foi motivo de alguns dos mini ataques que comentei antes. *rindo de nervoso*

site: https://www.aliceleite.com/post/resenha-aeda-a-era-do-abismo-o-torneio-dos-campe%C3%B5es

Nina Souza 14/01/2023

Um livro que promete aventuras e reflexões
A Guerra Eterna influenciou o passado e gera consequências no presente que, se descuidadas, afetarão o futuro de uma forma ameaçadora. Dentro dessa perspectiva, o leitor é convidado a lidar com uma multiplicidade de raças enquanto acompanha os personagens principais aprendendo a lidar com seus bons e maus hábitos durante a leitura.

Essa guerra trouxe a naturalidade de vícios, fazendo com que os habitantes precisem sobreviver em meio ao caos e clamar pela justiça em uma narrativa muito bem construída, repleta de desafios a serem ultrapassados e metas a serem alcançadas, e, claro, criaturas lendárias fazendo parte de uma jornada pelo desconhecido.

Os protagonistas vão enfrentar um momento pós batalha entre Paraíso e Abismo, em um cenário em que o Abismo foi vitorioso depois de um pacto corrompido e a aniquilação do Paraíso, levando a chacina dos celestiais e, em consequência disso, poucas pessoas permaneciam agarradas às virtudes.

A Liga Prateada pode até ter fama de ser uma região próspera e segura, mas isso não impede aventureiros de desbravarem suas estradas em busca de orcs, cultistas, mortos-vivos, magos e nobres corruptos para enfrentar.

Um grupo tão diferente e tão complexo se une em prol de suas virtudes, objetivos próprios e em defesa daquilo que acreditam. Eles precisam lidar com a desconfiança enquanto aprendem a respeitar uns aos outros, a entender as habilidades, segredos e personalidades de cada um dentro do coletivo e individualmente e o autor proporciona essa progressão de uma forma muito natural, harmônica e coerente.

Apesar de ter sentido falta de mais capítulos narrados pelas mulheres, ainda assim elas ocupam posição de destaque em várias das batalhas e nas demonstrações de suas habilidades e virtudes. O autor soube usar bem características, poderes e personalidades distintas para trazer equilíbrio ao grupo de aventureiros e, apesar de ter uma dinâmica muito boa, há um pouco de excesso dessas mesmas boas ações.

Apesar da boa construção, da dinâmica e da imersão, em alguns momentos o grupo parecia ser tão impenetrável que uma parte do efeito das batalhas acaba sendo perdido. As virtudes e o altruísmo eram tão fortes que o impacto e o frio na barriga em saber se iriam ou não sair daquela situação foi, na minha experiência, praticamente inexistente... esperava ver um pouco mais de vulnerabilidade dos personagens e não apenas seus pontos mais fortes.

Todavia, o livro apresenta uma ótima colocação entre o bem e o mal, o autor de forma objetiva cria uma pluralidade de opiniões, vivências e perspectivas que contribuem para a humanização dos personagens e, consequentemente, para que o leitor possa se identificar com suas características e ter uma visão totalitária dos personagens através da alternância entre os narradores.

É um livro que chama atenção, acima de tudo, pelos personagens e pelo conceito que o autor utiliza como plano de fundo para cenas de lutas, bem descritas e cirúrgicas, em momentos cruciais enquanto também duelam, em silêncio, contra suas próprias virtudes e vícios.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Renata 11/08/2022

Resenha no meu Bookstagram: @niinfadoslivros ?????
Resenha em parceria com o Autor ??

? ???? ???????? ?

Disponível para compra na Amazon nas versões físico e e-book, gratuito no Kindle Unlimited ?

? ??? ? ??? ??????? ??? ?? ?????? ?ã? ????? ????? ? ????? ?

Após viajarem por semanas pelas estradas da Liga Prateada, em busca de algo para resolver, um monstro ameaçando uma cidadela, uma casa mal assombrada, alguma gangue de bandoleiros para dar uma surra, todos demonstrando nada digno de nota, os amigos Draco e Gladius, ouvem boatos de um Elfo nas redondezas. Ao o encontrarem, o Elfo lhes dá uma missão junto de mais três figuras: um anão paladino, uma mulher misteriosamente vestida toda de preto e um guerreiro. Eles precisam ir a um acompanhamento suspeito de Goblins, eles não costumam agir assim.

A partir daí, os laços e a amizade começam a se formar deixando um pouco para trás as desconfianças sobre os novos companheiros. E em cada lugar que chegam, missões diversas surgem sem descanso: abissais, orcs, mortos-vivos, necromantes, bruxas. E em uma dessas aventuras se juntam a eles uma Elfa e uma Cartomante.

A jornada tem para cada um deles uma coisa em comum: um dever a ser cumprido. Seja uma vingança, dever ou ir em busca da família, e juntos vão encontrar a força que precisam para seguir em frente.

? ?ã? ??????? ???????? ? ????? ?? ??? ???????. ??? ??????? ???????? ???? ????? ???? ?

? ? ??? ?? ?????: Cada capítulo tem como narrador um personagem, assim conhecemos o seu ponto de vista sobre as missões, seus companheiros, falando um pouco de si e seus pensamentos, gostei bastante disso. Entre os capítulos se encontram Entreatos (intervalo entre dois atos), revelando também mais informações. Foi muito positivo ver o crescimento de cada um e sua escrita fluída, viciante e rica em detalhes me prendeu. A parte ruim foi que o livro acabou, fiquei com vontade de ler mais ?
Cleber 11/08/2022minha estante
Valeu pela dica ?

Renata 11/08/2022minha estante
De nada ?????

Edu Cazorla 21/07/2022

Épico
Sobre amizade, mistério, aventura e muito mais .... Tudo que uma boa fantasia pede
É um livro que começa já te instigando a saber o que irá acontecer na sequência .... Sou fã.

Lúcia 02/05/2022

Um tesouro da literatura nacional
Quando conheci o autor Bernardo Stamato na bienal de 2019, fiquei muito curiosa quando ele me entregou o livro autografado e me alertou para que eu "não me apegasse aos personagens".

Como eu me arrependo de não ter seguido seu conselho!

O livro é uma fantasia em um mundo agridoce. Temos elfos, demônios, orcs e o tudo aquilo que uma boa fantasia carrega. Contudo, o mal está por toda parte. Os seus habitantes estão tentando sobreviver em meio ao caos e as entidades virtuosas perderam na guerra. Mesmo assim, há pessoas (humanas ou não) que ainda querem fazer o bem, que querem fazer o que é certo. Por isso, é praticamente impossível não se apegar aos protagonistas que lutam dando seu melhor mesmo quando tudo parece perdido. Quando eles sofrem, o coração aperta, e muito!

Os diálogos escritos pelo autor são sensacionais, capazes de descrever os personagens quase como se fossem reais. Às vezes parece que você está em uma mesa de bar com eles! Inclusive, ele ganha pontos por fazer personagens tão diferentes e com dinâmicas tão complexas. O livro alterna entre os narradores, que são os próprios personagens e ele consegue mostrar claramente a mudança de personalidade na escrita. Parece até outra pessoa escrevendo, mas não é!

Minhas partes favoritas do livro são as batalhas. Sério, pessoal. Eu nunca li descrições de combates tão empolgantes quanto as desse livro! Como o autor é um grande gamer, ele consegue descrever cada golpe sem ficar chato, fazendo a ação se tornar um dos pontos chaves de seu livro.

Minha única crítica envolve uma cena de batalha que acabou ficando longa demais no final. De resto, o livro é nota 1000! A história é empolgante, os personagens são ótimos (Draco me conquistou do começo ao fim) e a narrativa é de tirar o fôlego. Fãs de RPG e fantasia PRECISAM ler a Era do Abismo!

Joao.Antonio 15/03/2022

Incrivelmente épico!
Incrivelmente épico! Personagens cativantes e muito bem desenvolvidos. Cenários magníficos e encantadores. Um leitura cheia de emoções e surpresas!

Reis 26/02/2022

Impossível para de ler. Excelente!
?Não podemos escolher o mundo em que vivemos. Mas podemos escolher quem somos nele?.

Quem está procurando por um livro de aventura e fantasia medieval, aqui está uma excelente opção! Não só isso. Aqui tem também humor, romance, companheirismo e mistérios. Com um escrita excelente e bem descritiva, conseguimos uma imersão na história, sem ser cansativa ou lenta demais. Fiquei completamente cativada pela narrativa e pelos personagens que o autor criou. O mundo fantástico, cheio de cidades e monstros, não te cansa a leitura, pois sempre tem algo acontecendo e as batalhas são de tirar o fôlego.

Os capítulos vão alternando entre o ponto de vista de cada um dos personagens, nos mostrando sua visão do mundo ou então revelando seus segredos.

O pano de fundo da história, que envolve muita magia, Vícios e Virtudes, nos mostra que tem muita coisa que aconteceu no passado que ainda influencia e influenciará no presente dos nossos personagens. Uma batalha entre os seres Celestiais e os Abissais ( criaturas poderosas que andaram nesse mundo no passado) ocorreu a muito tempo e alguns até acreditam serem apenas lendas. Mas coisas estranhas começam a acontecer e nossos heróis vão investigando conforme se dirigem ao torneio.

A Parte do torneio, perto do final foi a minha favorita. Várias lutas e muitos personagens mostrando suas habilidades. Fiquei roendo as unhas e sofrendo em cada uma das rodadas, torcendo pelos meus personagens favoritos.

Vamos conhecendo o grupo aos poucos, agregando pessoas pelo caminho, e já tive um aviso do autor pra não me apegar a eles, mas não adiantou. Me apeguei e sofri. Mas faz parte. ?

Enfim, recomendo muito! Terminei ele rapidinho, passei noites sem dormir, mas valeu a pena. E o final foi eletrizante e deixou um gostinho de quero mais.

O livro é lindo demais, todo detalhado e veio com brindes lindos, como um marcador de cada personagem e também um pôster.

joaomarques 01/02/2022

Ótima história
Gostei de como se desenrolou a história principal e dos personagens, mas achei que o ápice do livro deixou a deseja, mas ainda sim, é uma ótima leitura.

Marc 26/12/2021

Que aventura épica!
A Era do Abismo: O Torneio dos Campeões é um épico pelas suas aventuras com personagens carismáticos e desafios marcantes.

As interações do grupo de aventureiros é tão real que você se sente parte da equipe, como se conhecesse cada um há muito tempo.

As cenas de ação são muito bem escritas e os diálogos fazem seu papel de forma majestosa.

Um livro tanto para rpgistas como para leitores que curtem uma aventura cheia de ação e personagens cativantes.

Regina.Luiza 12/12/2021

A era do abismo
Em um mundo repleto de vícios, um grupo está disposto a lutar pelas virtudes.
Draco e Gladius estão à procura do assassino de seu mestre, e no decorrer dessa jornada eles se deparam com um grupo de pessoas que como eles, estão dispostos a proteger aqueles que precisam. Cada um com seu próprio objetivo, sejam eles claros como se tornar um herói idolatrado, fugir de um casamento, e se vingar, ou um tanto quanto misteriosos e furtivos.
De aldeia em aldeia, sempre surge uma nova missão, demandando a ajuda desse bravo grupo que meio à deriva vai tomando seu prumo. São tantas aventuras e desafios que se seguem, lutas e batalhas difíceis em vários sentidos que exigem união e confiança entre eles e forja uma amizade verdadeira; os aventureiros se confrontam com abissais, bruxas, mortos-vivos, goblins, orcs entre outros seres desse mundo que um dia foi regido e protegido por celestiais, mas que agora vive uma era de incertezas e descrenças.
O caminho que seguem os levam à um torneio de luta, onde cada um terá seu próprio desafio e encontrará seu destino, estejam preparados para ele ou não.
Com um tom de camaradagem de velhos amigos que se encontram pra jogar conversa fora, o autor vai narrando essa história cheia de diálogos, hora descontraídos, hora profundos, que acabam por envolver o leitor na atmosfera fantástica do livro.
De uma criatividade gigantesca, sinceramente eu achava impossível tanta coisa acontecer em pouco mais de trezentas páginas. Apesar de não ser uma jogadora e entender pouquíssimo de vídeo games e RPG, acredito residir aí a inspiração para a obra, então para os fãs do gênero, essa história é um prato cheio.
O que me ganhou no livro, além das inúmeras aventuras vividas pelos personagens, foi os diversos pensamentos e reflexões deixados pelo autor. Apaixonada assumida que sou por filosofia, me encanta ver uma história repleta da busca pela qual eu mais me interesso, a busca pelo saber, a busca perpétua pela evolução do ser como indivíduo pensante. E tomando emprestadas aqui as palavras do próprio autor. ? Eu poderia errar às vezes. Poderia ter feito tudo errado até aquele ponto. Ainda assim, sempre buscaria o certo. E se por ventura, eu descobrisse que sempre estive errado, mudaria tudo, recomeçaria e continuaria buscando o certo.?

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 29/11/2021

Resenha: A Era do Abismo | O Torneio dos Campeões | Bernardo Stamato
A Era do Abismo é um livro de fantasia medieval que foi escrito pelo autor Bernardo Stamato , corresponde a Editora Pendragon sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro com dedicatória mais marcadores e pôster em parceria com o escritor, o escritor que me chamou no direct do instagram e fechamos a parceria.

O livro contém um Sumário que é um mapa, um prefácio, capítulos nomeados com nomes do personagem narrador, partes que são chamadas de Entreato. Dividido em três Atos: Ato 1 Admirável mundo condenado, Ato 2 Heróis do horror e Ato 3 Suplício, no final contém Codex que possui informações importantes que descrevem explicações desse universo incrível criado pelo Bernardo Stamato e os Agradecimentos.

Essa obra foi composta por: Capista: Mirella Santana, Revisão: Suzana Silva, Ilustração da capa: Reichan Calheiros, Diagamação Rafael Sales, Editora Gráfico: Ricardo Gonçalves e Coordenação Editorial: Priscila Gonçalves.

Primeiro quero dizer a dedicatória foi escrita pelo autor para não se apegar aos personagens, não é que eu me apeguei mas quem morre você acaba se apegando, nesse livro tem sete personagens aventureiros, Draco e Gradius tentam descobrir o assassino do mestre deles, o grupo se unem que tem também o guerreiro Marcus, o paladino Alberich, a elfa Ravellina e a Zhi Wu. Com objetivos diferentes se unem e também com diversas personalidades. Possui também orcs, zumbis, bruxas, Virtudes , Vícius e goblins, sugiro você encarar essa inesquecível jornada.
Sinceramente, eu gostei muito desse livro, o autor disse que estava ansioso pela minha opinião sincera e impiedosa e realmente me apaixonei pela escrita dele e principalmente por esse universo de alta fantasia que ele criou com essa história e com esses personagens. Quem sempre indica esse escritor é a Ana Cláudia do Café com Leitura sou muito grata com ela assim tive essa maravilhosa parceria. Esse livro está disponível na Amazon está no Kindle Unlimited e também no site da Editora Pendragon. E eu indico.

"Talvez ser um monstro não dependa da sua raça e sim das suas atitudes.- refleti."

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2021/11/resenha-era-do-abismo-o-torneio-dos.html