O inconsciente estético

O inconsciente estético Jacques Rancière

Resenhas - O inconsciente estético

Thais CardBeg 02/12/2022

A palavra é muda, Rancière não
Didático, direto, pontual nas referencias sem perder o que torna o assunto interessane, complexo e paradoxal, eu aprendi muito com o auto e o usarei como um dos pilares de minha dissertação. A interpretaçao literaria ocupa um.lugar estratégico na deminstracao da pertinecia e das formas de interpretações analiticas. Na revolução estética, mesmo com suas complicaçoes so me soa que o inconsciente e seu enigma sempre marcam sua presença.

SraLisStark 01/02/2023

Muito conhecimento
Confesso que fui pega de surpresa pela qualidade do texto e pelo cuidado de se ater ao campo da arte mesmo com tanta capacidade de cruzar a linha tênue para outros campos e explorar tantos outros terrenos e teorias que o tema Estética apresenta e tantos fios que os autores citados poderiam tecer.

Sem dúvidas Rancière é incrível e esse trabalho é esclarecedor.

Fernanda.syski 25/11/2020

Arte e psicanálise
Rancière procura demonstrar como as formulações de Freud estão em estreita relação com os movimentos da arte ocorridos a partir do romantismo.

Porsani 12/02/2022

Boa leitura
Complementa muito bem a outra obra do autor, a partilha do sensível.
Esta obra é bem dinâmica e traz reflexões de Ranciere sobre o inconsciente estético, o logos e o pathos, baseado na interpretação de diferentes obras, de diferentes épocas e autores, e pensamentos de diferentes filósofos sobre o tema. Principalmente Freud.

Bárbara 23/10/2022

Interessante
Apesar de pequeno, a leitura é difícil e exige muita análise. O autor explora muito bem sua teoria nessa obra.

CharlesSouto 03/11/2023

80 páginas de puro sangue, suor e lágrimas.

A psicanálise me parece ser um diálogo operante no campo do inconsciente estético e portanto nativo dessa linguagem.

Aqui, Jacques Rancière, que conheci pela Partilha do Sensível, põe em análise as formulações de Freud e sua relação com os movimentos de arte de sua época. Confronta de maneira interessante a lógica do inconsciente freudiano com a do inconsciente estético.

Recomendo aos que ouvem vozes.