Drácula

Drácula Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Ann! 09/04/2024

Esperava outra coisa, mas não deixa de ser bom
Eu amei a escrita em formato de cartas, entrega muito o jeito de suspense desse livro, que é varias coisas acontecendo para no final se tornarem uma. Eu amei os personagens, me apeguei principalmente com a relação do Jonathan e da Mina ea melhor parte do livro foi o início, toda a tensão e desconfiança do Jonatha e interações com o Dracula foram muito boas.
Mas oque me incomodou foi o próprio Dracula, acho que faltou uma abordagem por parte dele, eu queria ver o seu ponto de vista sobre as coisas de forma mais clara. Mas creio que o problema foi a minha expectativa sobre esse livro, pois eu esperava um foco maior na narrativa do próprio Dracula mas no final foi uma investigação coletiva de doutores e vítimas do Dracula contra ele. Tanto que, apartir dos 70% do livro eu parei de te medo do grande dracula com celebro de criança

Paloma152 08/04/2024

O primeiro clássico de terror que eu leio e cumpriu com as minhas expectativas, é bastante envolvente e te prende a cada capítulo, mas eu achei a morte do conde bastante corrida e pouco detalhada, mas fora isso foi muito incrível.

Brenda.David 06/04/2024

Drácula, uma cruzada
A melhor parte do livro é quando acaba.

Minhas impressões sobre a leitura, principalmente após a primeira parte do livro, é de que ela se torna maçante, arrastada e cansativa. Aponto para a figura do Van Helsing, que muito me desagradou, a qual de tanto mistério e erudição aplicados se tornou extremamente pedante!

A história é em poucas partes coberta de um horror visualmente impactante, com tonalidades de um macabro que eu pensava poder ser aplicado ao restante da obra.

O livro não permite um contato mais profundo com seus personagens e com a própria história. No entanto, há algumas coisas que podemos notar claramente, como o contexto do século XIX, no qual foi escrito, um período fervente pelo cientificismo e positivismo evidente na obra. O caçador de vampiros, Van Helsing, é um nobre cientista. De certo modo, a obra é subversiva ao criar essa fantasia relacionada aos conhecimentos ocultos como resposta para seus tormentos. Existe também o excessivo tom católico na obra, que com o avançar da narrativa vai se tornando mais evidente e palpável. É aqui que concatenei a ideia de cruzada, conforme o avançar da leitura é perceptível a questão de extinguir um mal maior, ancorados sobretudo pela força da fé cristã.

Os diálogos parecem extremamente artificiais, os do Van Helsing verborrágicos e confusos. E ainda assim, na tentativa do autor exprimir tudo o que os personagens sentem, não conseguimos qualquer ligação com eles. Penso que o afastamento temporal da publicação da obra seria um dos motivos provocadores desta sensação de estranheza.

Enfim, um clássico gótico que foi uma experiência válida. Enriquecida sobretudo pelos produtos culturais posteriores a obra, alimentando ainda mais esse universo vampiresco. Drácula andou para que Edward Cullen e Damon Salvatore pudessem correr!

Uma obra que não revisitaria.
Bemmovie 07/04/2024minha estante
Exato! A ideia do vampiro criado pelo autor é extremamente intrigante, foi o que me manteve lendo por todo o percurso, mas ao final quando a esposa do homem lá acaba sendo infectada parece que mudou totalmente da primeira vítima. Senti que Bram estava meio saturado do próprio livro quando foi chegando no desfecho

Vanderlena.Vasconc 06/04/2024

Marcante Drácula
Drácula estava há muito tempo em minha estante e eu sempre adiando a leitura, pois sabia que seria uma leitura significativa, e claro, eu queria faze-la em um momento que eu fosse me sentir conectada à história para que não perdesse o foco e nem o interesse.

E esse foi o momento; li no meu tempo, aproveitando a história, fazendo pesquisas, descobrindo curiosidades sobre o autor e o enredo.
Drácula é uma obra fantástica onde o autor com uma narrativa epistolar mergulha o leitor no emaranhado de superstições medievais, folclore europeu, mitologia e psicologia, criando assim um universo rico e com múltiplas facetas, deixando o leitor totalmente preso a trama e pedindo por mais e mais.

A caracterização de Drácula é sensacional, o autor literalmente personifica o mal em absoluto, um ser repulsivo, mas que ao mesmo tempo é sedutor e irresistível. Mas não é só Drácula que é fantástico, todos os personagens são memoráveis. O meu favorito é o formidável dr. Van Helsing, sem dúvidas um personagem para ficar gravado na memória.

Drácula é um clássico que continua a cativar e assombrar os leitores mais de um século após sua publicação. Sua influência perdura na literatura, no cinema, na cultura popular, instigando os leitores de imaginação mais fértil a se perguntarem: se Drácula foi ou não real, de tão bem construído que foi o personagem e todo enredo.

Geralmente clássicos são maçantes e por conter muita informação você acaba se perdendo no decorrer da história, mas com esse livro aqui, não. Para mim foi uma leitura desafiadora, marcante, aprazível e bem fluida.

E o que falar da belíssima edição da DarkSide?
Tem muito material extra como: notas de rodapé, curiosidades, entrevistas e uma galeria de fotos de gelar o sangue, sem contar o corte colorido que dá um charme a mais na edição.

E você, já leu esse belíssimo clássico?

yaballu 06/04/2024

Lucy e Mina supremacy
"Impura! Impura! Não devo mais tocar Jonathan nem beijá-lo! Oh, que seja eu agora o pior inimigo dele, e quem ele mais tem motivo para temer. Ao que Harker replicou, decidido:

- Sandice, Mina. É uma desonra para mim ouvir tal palavra. Eu não a ouviria a seu respeito e não a ouvirei vinda de você. Que Deus me julgue segundo meus merecimentos, e me puna com um sofrimento ainda mais agudo até do que o desta hora, se por qualquer ato ou desejo de minha parte algo jamais se puser"

Bemmovie 05/04/2024

Drácula sem Drácula, o que achar?
Sinceramente esperava que teria mais sobre o Vampiro em si e não apenas uma tentativa de catequese.
Comecei o livro por causa da fama e inúmeras adaptações, mas incrivelmente não sei se valeu mesmo a pena. Passei capítulo por capítulo na expectativa de algo como nos filmes acontecer, mas acabei tendo uma autobiografia do Van Helsing no lugar.

É maneiro ler por ser cult e tudo mais, mas sinceramente Carmila é bem melhor ( e temos fanfic no AO3 com final bom das duas juntas caso queiram saber)
Lidy13 06/04/2024minha estante
É por isso que obra assim não vai no bom gostos das pessoas de hoje, por causas das adaptações e fanfics que modifica o real sentido da história, drácula é perfeito pra quem entende.

Brenda.David 06/04/2024minha estante
Senti o mesmo sobre o livro! A cada página me perguntando se Carmila era melhor e valia a tentativa após a tragédia de ler Drácula. Evidentemente um clássico por conta do legado referenciado nos produtos culturais posteriores? :/

Sara277 04/04/2024

Amei reler esse clássico maravilhoso, certamente é um de meus favoritos. Leiam. Saliento que a obra é em formato epistolar, eu particularmente gosto deste formato, porém sei que algumas pessoas não curtem; por favor, dê uma chance à essa grande obra, você pode se surpreender.

"Sangue é vida!" ?????

Lorayne.Stinguel 04/04/2024

Acho que ouvi uma versão bem resumida no spotify e por isso senti falta de mais emoção. De modo geral é um bom livro. Nada de vampiros com purpurina aqui kkkk

Mpbeatriz 04/04/2024

Clássico
Não é à toa que Drácula continua despertando fascínio na nossa cultura. Seja pelo incrível livro, seja pelas análises que podem ser feitas deste a partir de questões sociais, históricas e culturais. Eu devorei o livro em poucos dias, não conseguia parar de ler.
Os textos que antecedem o livro são excelentes, porém, deixei para o final, porque contém spoilers. Recomendo que façam o mesmo, caso seja a primeira leitura de vocês.
Enfim, uma grande história. A figura do Drácula é fascinante, terrível, o livro propicia realmente momentos de horror.

Sofia655 04/04/2024

A origem de tudo
É delicioso ler um livro que te dá contexto de tantos nomes repetidos através da história. A cada carta trocada, eu ficava agoniada com uma janela que se fechava, e outra que se abria.
O começo é sensacional, mas conforme vai chegando no final os personagens vão ficando meio embaralhados, e infelizmente o Drácula vai se afastando da narrativa, se tornando apenas um alvo, quando ele por si só é tão, tão interessante! Mas tudo bem, cada época com suas demandas. Já estamos completamente dominados pelos vampiros sexy ;)