Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

babsss. 23/04/2024

Ganhei de presente e amei o livro, me falaram que era muito detalhado mas não achei, achei uma leitura bem rápida e fácil. Agora eu quero comprar mais 20 versões diferentes do mesmo livro

Jorge Luiz da Silva 23/04/2024

A origem de Drácula
O príncipe romeno Vlad III conhecido como o filho do dragão (Dracul) serviu de inspiração para a criação do Conde Drácula.

Olga.Saad 23/04/2024

Uma obra-prima do horror gótico que cativa com sua atmosfera sinistra, personagens intrigantes e a tensão crescente entre o bem e o mal. É um clássico intemporal que continua fazendo arrepiar!
Fábio Yeshua 23/04/2024minha estante
Nunca encontrei um parecido. Bram realmente criou um clássico, no sentido pleno da palavra.

Rayhan Chamoun 21/04/2024

"Drácula" envelheceu como um bom vinho...
Convenhamos: quem não conhece o personagem Drácula? É bem difícil não se deparar com um dos grandes símbolos da cultura pop em algum momento, seja através dos jogos, de filmes e séries, quadrinhos, entre muitos outros.

Porém, confesso que até então eu, como muitas pessoas, não fazia ideia sobre a experiência da leitura do clássico que, mesmo que não tenha criado, definiu de forma majestosa esse subgênero que tanto amamos.

Agora que terminei o livro, posso definir que me surpreendi positivamente pela robustez e qualidade da narrativa. O modo como a história é narrada se dá através de folhetos, cartas, notícias, diários, enfim, uma série de fragmentos que ajudam a manter uma narrativa cadenciada nos fatos mas ágil no conteúdo.

A quantidade de personagens, bem como a maneira que o vampiro aqui é visto de forma muito mais demoníaca, torna este gótico um livro divertidíssimo justamente por causar a sensação de medo constante.

É, acima de tudo, um clássico, e como um bom clássico, Bram Stoker prova que a habilidade na prosa e na trama contribui para uma narrativa que permanece interessante até os dias de hoje!

site: instagram/rayhan_chamoun

Letícia 21/04/2024

É um bom livro. Acabou que, no final das contas, não tirando o mérito da versão original, as adaptações são mais cativantes que a história original.

É um pouco entediante e talvez, longo demais. O final é bem simples pra magnitude que o autor dava aos fatores que precedem o fim.

No geral, é uma boa história, com personagens interessantes. Alguns pontos, despertam mais atenção que outros e só.
Dei 3,5 (bom) pq é bom, mas nada mais que isso.

maynarax 21/04/2024

O que foi esse livro? Eu reclamava que não acabava, acredito que a fonte usada cansava minha vista, maaaas eu não conseguia parar de ler, queria saber o desfecho de cada situação, foi viciante.

BiblioMahnia 21/04/2024

Ai de mim!
Surreal de bom. A narrativa é como um quebra-cabeça que você vai montando à medida que avança na leitura, cheia de tensão. Me surpreendeu muito, pois me fez sentir medo e nervosismo diversas vezes; nesses momentos, eu devorei o livro como um vampiro com sede de sangue. No entanto, confesso que pulei os monólogos de cinco páginas do professor várias vezes também...
Gostei demais!
BiblioMahnia 21/04/2024minha estante
Ah e as ilustrações de Juliana Bernardino são a cereja do bolo!!! Absolutamente medonhas

Corvere 20/04/2024

É o que promete :)
"Drácula" de Bram Stoker é um mergulho profundo na essência do horror gótico, tecendo uma trama intrincada através de uma variedade de narrativas que incluem cartas, diários e registros. O livro apresenta o lendário Conde Drácula, um vampiro imortal que personifica o medo e a sedução do desconhecido. Com uma prosa rica e atmosférica, Stoker cria uma jornada épica repleta de suspense, enquanto os personagens enfrentam o mal encarnado em uma luta desesperada pela sobrevivência. A obra também aborda temas universais como a dualidade da natureza humana, a passagem do tempo e a eterna busca pela imortalidade. Com personagens icônicos como o astuto Van Helsing e a corajosa Mina Harker, "Drácula" continua a fascinar e a inspirar gerações de leitores, consolidando-se como um clássico imortal da literatura mundial.

iasmim154 19/04/2024

O livro me prendeu do inicio ao fim e me causou diversas emoções como aflição, angústia e raiva. ao decorrer do livro consegui percebe que há tantas frases machistas, desvalorizado o potencial e a inteligência da mulher e algumas dessas frases eram ditas pelas proprias mulheres. mas o livro em si é muito bom, mostra um vampiro realmente realista e o enredo é perfeito.

julisspera 19/04/2024

Sou completamente apaixonada por esse livro, que infelizmente sumiu e não acho por nada dessa vida, terei que comprar outro

soobitz 19/04/2024

Complicado...
Bom, começo a resenha lembrando que demorei 2 anos para ler essa obra e 3 meses de luta quando finalmente decidi que ia terminar o livro. não é o tipo de conteúdo que consumo e gosto, é totalmente algo que eu não gosto, por isso dou uma nota baixa. a versão que eu peguei não é muito boa, a diagramação é péssima e me deixava com dor de cabeça, apelei pra ler em epub, assim eu poderia mudar o tamanho das letras, o que me facilitaria muito na leitura. também achei muita enrolação, acredito que esse também é um dos motivos por qual demorei tanto a ler.

Tamy Vianna 17/04/2024

Perfeito
Realmente um clássico, o enrendo prende do início ao fim, a história causa angústia e aflição, porém é uma obra simplesmente perfeita.

readingwithigor 16/04/2024

Drácula e a sombra da sexualidade oprimida
... ou uma representação do tabu sexual na era vitoriana!

drácula é certamente um dos melhores livros que já li, e não, não desconfio dessa minha afirmativa. drácula foi, não só um sucesso ao gênero do terror, como também, um estudo muito bem estruturado que expõe, através de sangue e culpa religiosa, vários problemas sociais da sociedade vitoriana.

| "algo está desvencilhando-se de mim de maneira muito peculiar, e começo a me sentir mais livre do que tenho estado todos esses dias," |

uma das muitas críticas que o autor mais deixa clarividente é a sexualidade, e o autocontrole, das mulheres da época. confesso aqui que quando comecei minha leitura, não entendi bem o por quê de todos dizerem que drácula era um dos poucos livros clássicos?escrito em 1800 por um homem?a terem personagens femininas tão complexas e interessantes. e o motivo dessa minha confusão era gerada justamente devido a nossa protagonista mina harker. mina, que deveria ser a tal força feminina numa obra, apresentava uma personalidade definitivamente constituída pelo famigerado male gaze (fantasia masculina); e então, enquanto pensava sobre isso, notei a incompetência, e arrogância, em minha análise sobre mina.
mina harker é, nada mais, que uma personagem-metáfora não ao realismo, mas ao idealismo. stoker constrói um modelo de virtude feminina vitoriana. as palavras dos homens do livro sobre mina sempre comparam-a uma criança indefesa e inerrável, cuja maior contribuição para a odisseia é tua pacificidade e obediência. esta característica em mina é um ponto forte da estória que denúncia uma promessa de poder em mãos masculinas; denúncia que os homens de tal época podiam ter a certeza da ordem patriarcal de sua sociedade, e de seu próprio controle?sendo ele sobre a liberdade de uma mulher, ou tua sexualidade. o que mostra isso para mim, é a forma com, após ser[spoiler] mordida por drácula, a primeira preocupação de mina, e dos homens da obra, é em relação ao véu que cobria tua pureza e delicadeza. quando este véu é arrancado pela sedução de drácula, todos se desesperam, não pela saúde, mas pela mistificação de sua alma que aparenta ser uma personificação de virgem maria.
outro ponto?na qual não estenderes-me, pois já é mais discutida?são as três enfeitiçantes vampiras que habitam o castelo de drácula. suas aparições são visivelmente sexuais, mas o que intriga, é a forma como os homens nessa obra enxergam essa sexualidade, e poder, dessas três mulheres como algo maligno. estes homens admirando mulheres tão livres, contra qualquer noção de maternidade, monogamia e casamento despertam o medo que balançam o equilíbrio de suas noções sobre o patriarcado. e tudo volta para mina e lucy?deus, como stoker é inteligente?e a forma como esses rapazes temem a perda do controle sob elas. afinal, eles veem em drácula, não só uma imagem de morto-vivo, mas uma imagem de um homem pronto para despertar essas mulheres sobre suas liberdades?o que é aclarado quando drácula diz: "as mulheres que todos vocês amam já são minhas e, por meio delas, vocês e outros ainda serão meus", o que desperta desassossego nos homens envolta da obra, que ficam assombrados por tal fala progressista de conde drácula.

| "estou em um mar de maravilhas. duvido; temo; penso coisas estranhas, que não ouso confessar à minha própria alma." |

por fim, termino essa resenha dizendo que drácula é uma obra grandiosíssima que despertou minha curiosidade para mais obras clássicas; o que bram stoker escreve aqui é insano. um livro que me tira risadas por provavelmente ter sido o "found footage" de sua época. e por falar em seu estilo de prosa, que deleite. os diários são todos tão bem escritos, com tantas nuances e tão bem fechadinhos, que o sentimento de que estamos lendo uma estória real fica. bram stoker, pai.

Justbii 15/04/2024

Cadê o Drácula?
Devo dizer que esperava bem mais desse livro. Drácula é um clássico tanto na literatura quanto nos filmes, então cheguei na leitura esperando um grande acontecimento e não foi isso que eu vi.
Pra mim teve um começo bem promissor e até mais ou menos metade do livro eu estava acreditando que as coisas iam acelerar e ficar mais "assustadoras" vamos assim dizer, mas o que aconteceu foi meio um negócio de "o poder da amizade pode tudo" todo mundo se juntou, e sempre conseguiam fazer as coisas de uma maneira até rápida.
E o Drácula que é bom, mal aparece na própria história.
Achei que teria umas conversas meio filosóficas tipo Frankstein mas nem isso aconteceu, triste.