Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Pedro Augusto 04/08/2024

Diferente de tudo o que esperava
?Os clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, quando são lidos de fato mais se revelam novos, inesperados, inéditos.?
Tudo o que eu ?sabia? sobre vampiros e Drácula, se encaixou perfeitamente com o que Calvino trouxe neste trecho.

Bvi 11/08/2024minha estante
Simmm!!!!

Sam Kiddo 03/08/2024

Um clássico absoluto!
Um clássico absoluto, definidor de um gênero, que mesmo arquétipo de seu tempo em forma e conteúdo, nos trás reflexões sobre a morte, o amor e a amizade!

gene 02/08/2024

Britânicos bifobicos
O dracula era apenas um bissexual trambiqueiro

dito isso li mais declarações românticas nesse livro do que qualquer outro

mell 02/08/2024

Bram Stoker
Tive que pausar minha outra leitura para relembrar esta, e realmente compreendo agora toda a teoria envolvendo o querido Oscar Wilde?

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 02/08/2024

Resenha: Drácula | Bram Stoker
Drácula é um clássico de terror muito conhecido e aclamado que foi escrito pelo autor Bram Stoker, corresponde a editora Excelsior. Traduzido pelo Cassio Yamamura. Eu li pelo ebook no aplicativo do Skeelo. Quem indica esse livro é o Nifrido e o Evezel do Quarto dos Gêmeos e li pela LC (leitura coletiva) deles mesmo no Apoia-se. Além disso, eu li esse livro na MLI (Maratona Literária de Inverno) e a Caixa das Realidades no desafio livro digital.

"O desespero tem suas formas próprias de trazer a calma..."
Esse livro é epistolar, escrito todo por cartas, diários, folhetos jornalísticos e telegrama. O livro é contado por diverso personagens. O livro começa com o diário do Jonathan Harker, ele é um advogado que acaba indo ao castelo do Drácula mesmo com avisos de pessoas que tinha algo de estranho por lá, mesmo assim ele foi e conheceu o Conde Drácula. Coisas sombrias acontecem naquele lugar. Ele acaba se tornando um prisioneiro do Conde no castelo.

"O absinto é o afrodisíaco do ego. A fada que nele existe, quer sua alma."
Ele presencia coisas muito estranhas. Outros personagens são acrescentado na história. Inclusive a noiva do Jonathan que é a Mina. Outro personagem importante do livro é o professor Van Helsing. Até hoje o Drácula é um personagem muito misterioso. O livro é bem detalhado. Os filmes são muito diferentes desse livro. O Drácula não aparece tanto no livro assim. Além do terror esse livro também tem muito mistério. É muito importante citar que esse livro foi inspiração de muitas adaptações para o teatro, cinema e televisão.

"Há trevas na vida e há luzes, e você é uma das luzes, a luz de todas as luzes."
Portanto eu gostei de ler. Eu gostaria no futuro de reler e ter a edição física na minha coleção. É um clássico de terror que merece todo destaque como ele tem pela sua importância. Eu gostei muito da personagem Mina. Drácula me fez ter vontade de ler mais livro com vampiros e quando puder ler mais ebooks no Skeelo que é uma ótima plataforma de leitura. Foi uma ótima experiência e eu indico.

"É nos fracassos que aprendemos e não no delírio do sucesso!"

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2024/08/resenha-dracula-bram-stoker.html

midnightrainz_ 02/08/2024

Meu doce vampiro, na luz do luar
Depois de muita insistência de minhas amigas (e uma certa resistência da minha própria parte), realizei finalmente a leitura deste livro que já foi causa de muitos pesadelos meus quando criança. agora voltando a falar que nem gente: sinceramente, não sei por que enrolei tanto pra conhecer essa história.

fugindo do clichê de “ain todo fã de terror deveria esse livro, ele é importante por ter consagrado a figura do vampiro no imaginário popular e nenhuma adaptação capta a sutileza e o clima aterrador existente na obra”, digo que todo mundo deveria ler pura e simplesmente porque ele é um livro muito legal. a história é extremamente interessante, bem do estilo de terror que eu particularmente gosto (o que vai numa crescente, de forma gradual e sem pressa), apesar de entender que não agrada todo mundo. os primeiros capítulos do livro, onde o jonathan se encontra no castelo do drácula, são extremamente claustrofóbicos e a melhor parte da obra na minha opinião, apesar de ter inúmeras cenas
marcantes - como a da lucy com a criança no cemitério. as coisas aqui podem sim soar bem lentas para um leitor contemporâneo (apesar de eu achar bem “frenéticas”, comparado a outros livros da época).

além disso, o livro tem uma narrativa fragmentada composta por diários em sua essência, mas também por cartas, telegramas, memorandos, recortes de jornal e afins, organizadas de forma até certo ponto cronológicas. isso traz uma dinâmica peculiar à narrativa e aumenta o clima de mistério no ar, além de um pequeno (bem pequeno) traço de verossimilhança, pois temos vários personagens contando uma mesma história.

apesar de ter gostado desses aspectos e de já afirmar de antemão que foi uma das melhores leituras feitas esse ano, tenho minhas críticas a respeito dele (coisas mais pontuais e que não prejudicaram a minha experiência de forma alguma). a minha principal é com relação à representação das personagens femininas aqui, principalmente a lucy. não gosto dessa personagem nem da forma como ela é construída aqui: a representação clássica da heroína romântica, de beleza estonteante, de caráter puro e extrema bondade, que ama a todos e não gosta de magoar ninguém. tudo bem que basicamente todos os personagens são assim (tirando a beleza, que é exclusiva dela), nenhum deles tem um aprofundamento psicológico e todos agem de modo teatral, exagerado, melodramático - o autor trabalhou com teatro, então faz sentido isso. só que a lucy ainda tem um bônus: ela passa a maior parte dos diários e das cartas dela BABANDO OVO DE HOMEM, falando como eles são incríveis e corajosos e gostosos e de p4u grande e um blablabla interminável que ninguém se importa. é algo que a mina também faz, mas ela é uma personagem phoda, interessante de acompanhar (a única), o que acaba compensando - diferente da lucy. aí junta esses dois aspectos, fez com que eu me irritasse sempre que ela aparecia em cena. acredito eu que isso se deva também a um certo machismo enraizado no próprio autor e típico da época - e que nem dá pra esperar que seja diferente: as duas são representadas como personagens frágeis e que precisam constantemente ser protegidas dos males do drácula pelos nossos valentes cavaleiros. mesmo quando elas se mostram como membros importantes do grupo, essa visão persiste (o grande cérebro de homem que van helsing afirma que a mina tem). e sim, msm tendo odiado esse aspecto vou continuar dando 5 estrelas pq eu sou contraditório.

contudo, apesar da construção de personagem não ser das melhores - e do certo tom xenofóbico que existe com relação ao leste europeu -, ainda acho que seja uma leitura válida tanto pelo entretenimento como para a compreensão do avanço tecnológico que marcou a virada do século XIX para o XX e da figura do vampiro sedutora que conhecemos atualmente.

Gabriela097 01/08/2024

Aprendi com Drácula
Tudo fica mais fácil de se resolver quando você pode contar com parceiros unidos em um mesmo objetivo. Gostei muito da dinâmica do grupo apesar de achar a tomada de decisão deles bem lenta em vários momentos.

Julia2479 31/07/2024

Clássico de terror perfeito
Esse livro tem uma fama e não é atoa, é incrível! Bram consegue vc realmente sentir o livro, sentir as experiências dos personagens e entrar cada vez mais na atmosfera

maarcelamacedo 31/07/2024

Vampirão ganhou meu coração?????
Desde que iniciei minha saga de clássicos tive gratas surpresas com obras INCRÍVEIS.
Esperava que Drácula fosse um clássico de terror que tinha perdido sua graça ao longo tempo, pois quase que nascemos sabendo sobre vampiros, espelhos e afins. Porém, muito surpresa com esse suspense incrível, cheio de reviravoltas e que se mantém até o final.
A história é muito bem feita, personagens cativantes e um desfecho bem no final (emoção até as últimas páginas).
Eu tô apaixonada por esse livro!
Os escritores do século XIX seguem sendo os maiorais.

Lolobela 30/07/2024

Um clássico que corre nas veias
O Drácula chamou minha atenção na mesma hora, na livraria, e essa leitura me absorveu completamente! Sou suspeita pra falar, porque sou completamente apaixonada por literatura gótica (e um clássico gótico é tiro e queda, fiquei presa até a última sílaba). O estilo da escrita é interessante, em forma de registros, a história é cativante, tensa, e tem aquela atmosfera tão característica da literatura gótica que é viciante! Bram Stoker marcou a história da literatura com essa obra (não foi por acaso que o Drácula se tornou um personagem tão conhecido e o livro ganhou inúmeras adaptações para o cinema). Não tenho palavras pra descrever a adoração que eu sinto por essa história, pela trama, pela conexão e união linda entre as personagens, pelo estilo marcante do Stoker, e como o conjunto de tudo isso, somado à beleza dessa edição da DarkSide, me deixou boquiaberta do momento que eu o vi na prateleira da livraria até o segundo que eu terminei de ler. Com certeza vou ler de novo!

Samuzin 30/07/2024

Embora, no desenvolver do livro se torne um pouco demorada e puxada a história, cada acontecimento tem um significado por trás e vale cada página lida!