Drácula

Drácula Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Tamy Vianna 17/04/2024

Perfeito
Realmente um clássico, o enrendo prende do início ao fim, a história causa angústia e aflição, porém é uma obra simplesmente perfeita.

readingwithigor 16/04/2024

Drácula e a sombra da sexualidade oprimida
... ou uma representação do tabu sexual na era vitoriana!

drácula é certamente um dos melhores livros que já li, e não, não desconfio dessa minha afirmativa. drácula foi, não só um sucesso ao gênero do terror, como também, um estudo muito bem estruturado que expõe, através de sangue e culpa religiosa, vários problemas sociais da sociedade vitoriana.

| "algo está desvencilhando-se de mim de maneira muito peculiar, e começo a me sentir mais livre do que tenho estado todos esses dias," |

uma das muitas críticas que o autor mais deixa clarividente é a sexualidade, e o autocontrole, das mulheres da época. confesso aqui que quando comecei minha leitura, não entendi bem o por quê de todos dizerem que drácula era um dos poucos livros clássicos?escrito em 1800 por um homem?a terem personagens femininas tão complexas e interessantes. e o motivo dessa minha confusão era gerada justamente devido a nossa protagonista mina harker. mina, que deveria ser a tal força feminina numa obra, apresentava uma personalidade definitivamente constituída pelo famigerado male gaze (fantasia masculina); e então, enquanto pensava sobre isso, notei a incompetência, e arrogância, em minha análise sobre mina.
mina harker é, nada mais, que uma personagem-metáfora não ao realismo, mas ao idealismo. stoker constrói um modelo de virtude feminina vitoriana. as palavras dos homens do livro sobre mina sempre comparam-a uma criança indefesa e inerrável, cuja maior contribuição para a odisseia é tua pacificidade e obediência. esta característica em mina é um ponto forte da estória que denúncia uma promessa de poder em mãos masculinas; denúncia que os homens de tal época podiam ter a certeza da ordem patriarcal de sua sociedade, e de seu próprio controle?sendo ele sobre a liberdade de uma mulher, ou tua sexualidade. o que mostra isso para mim, é a forma com, após ser[spoiler] mordida por drácula, a primeira preocupação de mina, e dos homens da obra, é em relação ao véu que cobria tua pureza e delicadeza. quando este véu é arrancado pela sedução de drácula, todos se desesperam, não pela saúde, mas pela mistificação de sua alma que aparenta ser uma personificação de virgem maria.
outro ponto?na qual não estenderes-me, pois já é mais discutida?são as três enfeitiçantes vampiras que habitam o castelo de drácula. suas aparições são visivelmente sexuais, mas o que intriga, é a forma como os homens nessa obra enxergam essa sexualidade, e poder, dessas três mulheres como algo maligno. estes homens admirando mulheres tão livres, contra qualquer noção de maternidade, monogamia e casamento despertam o medo que balançam o equilíbrio de suas noções sobre o patriarcado. e tudo volta para mina e lucy?deus, como stoker é inteligente?e a forma como esses rapazes temem a perda do controle sob elas. afinal, eles veem em drácula, não só uma imagem de morto-vivo, mas uma imagem de um homem pronto para despertar essas mulheres sobre suas liberdades?o que é aclarado quando drácula diz: "as mulheres que todos vocês amam já são minhas e, por meio delas, vocês e outros ainda serão meus", o que desperta desassossego nos homens envolta da obra, que ficam assombrados por tal fala progressista de conde drácula.

| "estou em um mar de maravilhas. duvido; temo; penso coisas estranhas, que não ouso confessar à minha própria alma." |

por fim, termino essa resenha dizendo que drácula é uma obra grandiosíssima que despertou minha curiosidade para mais obras clássicas; o que bram stoker escreve aqui é insano. um livro que me tira risadas por provavelmente ter sido o "found footage" de sua época. e por falar em seu estilo de prosa, que deleite. os diários são todos tão bem escritos, com tantas nuances e tão bem fechadinhos, que o sentimento de que estamos lendo uma estória real fica. bram stoker, pai.

Justbii 15/04/2024

Cadê o Drácula?
Devo dizer que esperava bem mais desse livro. Drácula é um clássico tanto na literatura quanto nos filmes, então cheguei na leitura esperando um grande acontecimento e não foi isso que eu vi.
Pra mim teve um começo bem promissor e até mais ou menos metade do livro eu estava acreditando que as coisas iam acelerar e ficar mais "assustadoras" vamos assim dizer, mas o que aconteceu foi meio um negócio de "o poder da amizade pode tudo" todo mundo se juntou, e sempre conseguiam fazer as coisas de uma maneira até rápida.
E o Drácula que é bom, mal aparece na própria história.
Achei que teria umas conversas meio filosóficas tipo Frankstein mas nem isso aconteceu, triste.

Amanda 15/04/2024

Perfeito!
O livro conta a história de um jovem advogado, chamado para atender seu cliente na Transilvânia, passa por experiências singular.

Ele se vê confinado em um castelo em ruínas, com um anfitrião que só aparece à noite e três lindas mulheres que, para seu azar, têm a infelicidade de ser vampiras.

O conde convoca o advogado para que o ajude em sua mudança para Inglaterra e posteriormente inserção na sociedade Londrina. Sem compreender os planos do conde, o senhor Harker tem bons motivos para desconfiar do cliente: lobos atendem seus chamado, neblinas também, e possui uma habilidade bastante incomum para escaladas.

Nessa atmosfera que começamos o livro, e depois participamos juntos com os personagens de a cada aventura, durante a leitura me sentir como se estivesse realmente acontecendo comigo. Não é uma leitura tão fluida, pois existem palavras que não usamos normalmente, de qualquer forma recomendo muito!

Jazz 15/04/2024

Vampiro de madureira
Mais um daqueles livros com um ótimo começo e ao decorrer da história você acaba vendo a falta de tato em certos pontos.
Adoro a história e toda ambientação, mas os personagens tem uma burrice seletiva que você sabe que não deveria estar ali, todos são introduzidos como inteligentes e perceptíveis aos perigo e até corajosos, e em outros momentos eles são as pessoas mais burras que se pode encontrar.

Nina 15/04/2024

Um clássico e ainda um dos meus favoritos, a tradução da landmark é impecável como sempre. Foi a primeira vez que li a edição deles (e a edição ser bilíngue é útil para quem quer praticar o idioma, embora meu inglês seja bem fraco)

Rafael1218 13/04/2024

A beleza da literatura em uma obra
Tudo nesse livro me encantou do início ao fim. O autor conseguiu trazer cenários e situações diversas que realmente acrescentam na obra e servem para nos mostrar o verdadeiro horror em sua forma mais pura.
O livro não tem muitos personagens e alguns até são esquecidos em certas partes, mas Stoker é tão bom em construir cenários que qualquer personagem torna-se cativante ou mesmo interessante.
Apesar de tudo, estejam avisados de que esse é, acima de tudo, um romance. Me incomoda o sentimentalismo em algumas cenas, mas se você ler com paciência e mente aberta só terá um mix de emoções pelas quais ansiar a cada novo capítulo.

Cecilia261 13/04/2024

Se eu comer alho e o vampiro for italiano, vai ser tempero?
Caras, é errado escrever um livro sobre seu ex amigo gay (coisa que você também é) sendo um vampiro maquiavélico e excêntrico durante os anos em que ele ficou preso por ser açucarado?

rara_myeon 12/04/2024

Era melhor ter ido assistir ao filme do Francis Coppola
Nem tenho muito a dizer. Valeu a pena a leitura? Acho que sim, trata-se de um dos maiores clássicos de todos os tempos. Foi uma leitura legal? Com certeza não!!!
Não tenho nenhum gabarito para falar e sou absolutamente ninguém perto de Bram Stoker, “i’m just a girl”, mas achei esse livro muito mal escrito e não considero o Stoker esse gênio todo.

Para começar, o livro nem sobre o Drácula é (tanto a estranheza de muitos ao fato do especulado protagonista quase não aparecer em sua própria história), o título original era “Undead” ou “Morto-Vivo” então o intuito não era acompanhar o nosso vilão Drácula e sim todo o inferno que os tais mortos-vivos podem trazer à vida de nós meros mortais.
Obviamente, têm MUITA coisa legal e impactou demais a cultura popular, bem como o folclore envolvendo os vampiros, mas tudo isso se perde em uma narrativa cansativa, porca e meio (muito) racista e xenófoba.
Acho outras mídias derivadas e adaptadas de Drácula mais interessantes. Entretanto, mesmo tendo várias coisas negativas para dizer, eu ainda recomendaria a leitura, afinal, é um clássico.

Felipe.Mendes 12/04/2024

Não tem o que o hype aparenta
Que Drácula é uma reverencia no terror todo mundo concorda, é um livro com personalidade e que deu toda a mitologia do vampiro mais famoso, mas creio que o mérito desse personagem tem mais a ver com as outras mídias do que com o livro em si.

Drácula é um romance gótico que infelizmente foi uma tortura de ler, cansativo e com pouca aventura interessante, tirando o começo incrível e o final, não tenho muito oque elogiar, personagens irritantes, com um enredo parado demais, se o próprio vampirão aparece 3x no livro ja é muito.

Eu não indicaria para leitores ?comuns?, apenas se você deseja se aprofundar na mitologia dos personagens.

Carolina.Perdigão 11/04/2024

Adoro esse clássico! E pensar que ainda no tinha lido. O começo do livro é excelente e na segunda metade o ritmo cai um pouco. Excelente história.

Manu5 11/04/2024

Gostei
No começo tava muito legal, depois foi ficando monótono, o final foi resolvido muito rápido, o que eu não gostei, o livro foi tão longo o drácula em si quase não aparece aí chega o final é super fácil matar ele ??.
maltchik/ 15/04/2024minha estante
Esse final tb achei meio ruim

Manu5 15/04/2024minha estante
Eu tbm.

Dorileo 11/04/2024

Planejo ler novamente uma hora. Drácula é um clássico e super inspirador, mas não indico começar a ver sobre vampiros com esse livro, e sim em outras obras como ?Carmilla?, ou ?O Banquete De Sangue?.