Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Kaio.Varges 26/03/2024

Um clássico do gênero terror.
Um livro atemporal e com uma narrativa que prende o leitor do início ao fim, experienciamos as vivências dos personagens por meio de cartas, recortes de jornais, diários ou até mesmo gravações.
Bran stoker busca cativar o ambiente com terror de uma forma sútil, não se apresentam cenas de horror constante e com uma certa ação, se constrói ao longo da leitura um ambiente perturbador e mórbido em torno da história.
Em um fundo, a história se funda na batalha entre o bem, representado pelos personagens em maioria ingleses e que reapresentam o que há de melhor na era vitoriana, e o Conde, estrangeiro de outras terras que visa fazer da capital inglesa a sua nova morada,
Para amantes do gênero terror Drácula se torna uma leitura imprescindível.

AndrA.Lima 25/03/2024

A obra que estabeleceu um parâmetro para vampiros
É difícil escrever uma resenha trazendo algo novo acerca de Drácula de Bram Stocker, mas sinto-me na obrigação de fazer a minha própria.
Primeiro gostaria de destacar que praticamente nada neste livro foi como eu esperava, devido ao volume que temos de jogos, animes, filmes e afins que consumi sobre o tema "vampiros", devo dizer que minhas expectativas foram brutalmente quebradas, mas me mantive aberto para me surpreender com a história, pois Drácula não é exatamente um romântico, amaldiçoado nem nada do tipo, aliás estas coisas são brevemente mencionadas e o próprio Drácula é pouco aprofundado, servindo apenas como uma sobra de temor por boa parte do livro.
Nos primeiros capítulos a obra nos apresenta exatamente o que esperamos dela, uma Transilvânia fria, escura e perigosa, o autor pinta um verdadeiro quadro em nossa mente com uma atmosfera paupável de uma tensão crescente, sua escrita é impressionante, porém ao longo do livro, que é narrado por meio de diários, somos transportados para outro cenário, que poderia dizer que compõem 70% da narrativa, onde em alguns poucos momentos temos um vislumbre da atmosfera inicial do livro, o que pode torna-lo maçante devido ao seu tamanho e um tanto quanto decepcionante, justamente pela figura principal, o conde Drácula ficar tão de desfocado, como mencionei inicialmente.
Existem alguns pontos que envelheceram um pouco mal, como a menção de alguns procedimentos médicos, uma supervalorização do ideal do "homem corajoso" que chega a ser irritante e alguns comportamentos e falas que atualmente soam um tanto quanto enfadonhas, principalmente do nosso famoso Van Helsing, personagem este que me decepcionou bastante, com uma personalidade que não combina com seu papel na obra, além de manter somente para si o conhecimento da situação por tempo desnecessário, chegando a causar a morte de uma personagem, que poderia ter sido salva ao meu ver, caso alguns personagens soubessem o real perigo em que encontravam-se.
Apesar de ser um livro cansativo, tem seus momentos intensos que viriam a ser grande referências para inúmeros trabalhos que temos hoje, a edição da Darkside é bem completa e trás mais de 100 páginas de extras que valem muito a pena a leitura, achei a tradução boa e com boas notas de rodapé.

Mari 25/03/2024

Um livro que me arrependo de não ter lido antes. Amei a leitura, muito instigante e tensa, você fica presa do início ao fim

Jean.Garrett 24/03/2024

Clássico do terror
Poucos livros ao longo da história conseguem manter seu encanto mesmo anos após seu lançamento. Publicado em 1897, o clássico Drácula, de Bram Stoker, mantém sua fama e ainda desperta a curiosidade de milhares de leitores 127 anos após sua estreia. A narrativa se dá por meio de cartas, diários e notícias de jornais, dando um ar documental para o livro e tornando a história mais interessante e instigante. Indispensável para os amantes do horror, a edição da Darkside ainda vem repleta de extras, o que torna a obra ainda mais icônica. Recomendo demais! Nota 4,5/5.

Alexandra.Ferraz 24/03/2024

Intenso
O livro é muito bom. Me prendeu do início ao fim. Embora seja um livro, ainda conseguiu me deixar com medo em algumas partes.
Coincidiu de na época um vizinho adotar um filhote ? que ficava uivando, deixando a experiência muito mais interessante rsrs
Geovanni Arruda 24/03/2024minha estante
Leitura imersiva. Hahaha

Beatriz3345 24/03/2024

VIVA O DRÁCULAAAA
Um dos melhores livros para se estudar vampirismo.Além da história contada através de páginas de diário, existem informações relevantes sobre filmes e livros, assim de contar a origem dos vampiros e destacar os nomes de vampiros mais famosos.

Zvitor 24/03/2024

AMEI.
Fascinante do começo ao fim, principalmente nos últimos capítulos, cheios de tensão. No começo é bom e no final fica melhor ainda.

Leiturascomlara 23/03/2024

Para mais resenhas siga @leiturascomlara no Instagram! ??
APESAR DA PUBLI ESTRANHA, VALE MUITO A PENA LER DRÁCULA!???? ?

Por meio de relatos em diários, trocas de cartas e narrativas ?ao vivo?, a história do vampiro mais famoso do mundo vai deixar você sem querer largar o livro!

Em um breve resumo, Jonathan Harker, advogado, vai, a trabalho, ficar hospedado na casa do Drácula, e, ao perceber que tem alguma coisa bem estranha acontecendo, decide fugir. Esse desenrolar demora meses e ele é posteriormente encontrado em um hospital de freiras, sem se lembrar direito dos acontecimentos, apesar de tudo registrado em seu diário. E é uma dessas freiras que entra em contato com Mina, noiva de Harker e daí as coisas começam a desenrolar e entra a figura do Dr. Van Helsing e a determinação de capturar o vampiro.

É uma leitura completamente eletrizante! Pois, sempre fica um gancho de um capítulo para o outro em que a curiosidade precisa ser sanada ?. E outro ponto que merece ser mencionado é que vamos ter o ponto de vista de diversos personagens, o que, particularmente, adoro em um livro e é um fator que me instiga a ler mais e mais.

Além disso, preciso confessar uma coisa: ?Drácula? me aparentava ser um livro de terror, contudo fui surpreendida de encontrar um bom suspense. Então, para quem tem medo de terror, que nem eu, pode ler sem problema!

Dei ???????????? e li pela edição da Antofágica.

Para quem quiser ler tem disponível edições no prime reading, Kindle unlimited e na audible.

Rickelmy.Castro 22/03/2024

Drácula de Bram Stoker
O livro no começo me prendeu bastante, Jhonatan Harker narrando suas experiências com o famigerado Drácula me deixou bem interessado.
Mas como nem toda colherada do mel é doce, o livro tem certas partes que se arrastam, os diferentes pontos de vista são tão esclarecedores quanto confusos, confesso que me deu certa sensação de marasmo principalmente nos diálogos de Van Helsing.
Mas é uma obra prima, um livro com suspense e aventura. Sem dúvida um livro que merece ser relido.

Carol|@livroqueabre 21/03/2024

Me surpreendeu
Drácula é um clássico não só dá literatura mas do cinema também e eu sempre tive curiosidade de ler a história de Bram Stoker.

Diferente do que eu esperava o livro não é contado do ponto de vista do Conde mas sim dos outros personagens através de diários.
Nunca tinha lido algum livro organizado dessa forma e achei muito interessante como os diários se conectam dando continuidade à trama.

Senti medo em vários momentos, principalmente quando Conde ronda as suas vítimas sem se mostrar exatamente. As formas como os personagens descrevem ele e como o temem, foram suficientes pra me deixar assustada também.

É uma leitura fluída, que te prende e te deixa curioso pra saber o final. Achei que o final foi muito corrido e não teve algo que eu esperava muito mas ainda assim é uma excelente leitura.

Valeu demais a experiência de ler um clássico tão aclamado.

Veri 21/03/2024

Drácula, o clássico
Ler um clássico é sempre uma surpresa, porque a fama precede a experiência da leitura, e então a gente vem cheia de expectativas. Drácula talvez seja dos que mais sofre com isso: quem não viu 1000 filmes de vampiro e não tem uma imagem perfeita da história do Conde Drácula?

Pois o original derrubou tudo isso para mim. O livro foca muito mais nos 5 heróis, que na primeira metade do livro tentam entender o que está acontecendo e na segunda tentam eliminar o mal da terra. Isso tudo contado a través dos seus diários e cartas, organizados cronologicamente.

Valeu muito ir direto na fonte!

Jeandela 20/03/2024

Um clássico atemporal.
é um livro muito bom, a história e os personagens são sensacionais e é impressionante como mesmo que todos saibam o que é um vampiro e suas características, a história ainda assim consegue surpreender e causar um mistério e suspense em relação ao tema de uma forma muito boa.
o fato do Drácula aparecer mais no início e no resto do livro ser uma figura que é ausente fisicamente (só fisicamente, pq a sensação é de que ele está a todo momento presente, mesmo que não seja visto frente a frente), torna tudo mais misterioso e a sensação que o leitor sente é de constante perigo.
acho que os fatores que me incomodaram foram os diálogos sem fim e repetitivos, que não cansam de contar o que já sabemos um milhão de vezes (isso mais na segunda metade do livro) juntamente com a falta de ações, que da metade pra frente quase não ocorrem, e a estrutura da narrativa, que é um romance epistolar, que eu não gosto.
em relação à estrutura do texto, o fato de ser por cartas é bastante legal pelo fato de que vemos tudo pela perspectiva dos personagens, sem ter uma visão de fora, o que faz com que possamos deduzir junto a eles os mistérios que acontecem. mas, em contrapartida, em certo momento fica bastante maçante e repetitivo, deixando um pouco mais chato de ler.
mas tirando esses fatores, é um bom livro, e me deixou muito viciado ksksks
BaronVonJohn 22/03/2024minha estante
Um dos maiores méritos do Stoker, pra mim, é conseguir segurar a trama sem perder o fio narrativo ou se perder no próprio enredo. Ele sabe construir um bom romance.

Dani Ferraz 20/03/2024

Drácula, história e personagem que exercem um fascínio sem tamanho!
Ao iniciar a leitura de "Drácula", criei expectativas que, em parte, foram atendidas, resultando em uma experiência literária muito positiva. A trama, é envolta em um estilo cativante, e desperta a vontade de acompanhar cada acontecimento e antever o desenrolar da história.

Surpreendentemente, apesar das inúmeras adaptações, revisitar essa obra na fase de vida em que me encontro me proporcionou uma experiência mais rica. As lembranças já esquecidas sobre a trama permitiram com que eu mergulhasse nas páginas, cativada pela curiosidade de redescobrir os destinos dos personagens. A narrativa, estruturada por relatos e cartas, afasta-se da expectativa de uma leitura cansativa, destacando-se pela facilidade de acompanhamento.

Este livro não se trata apenas de Drácula; seu nome é mencionado no título como um elemento significativo a ser temido, porém a trama centra-se na jornada dos Harker. Explora-se como a vida de Jonathan Harker é transformada após sua estadia no Castelo do Conde Drácula, onde ele confronta um mal indescritível. Ao se empenhar em sobreviver e combater essa ameaça, ele encontra aliados corajosos que se unem para enfrentar o mal que se interpôs em suas vidas. O desfecho incerto levanta questões sobre quem sairá vitorioso, se o bem ou o mal prevalecerá, e se os protagonistas conseguirão resistir ao poder de Drácula ou se tornarão suas vítimas.

Para concluir, apesar do término abrupto em relação às expectativas de um confronto épico com Drácula, o livro destaca-se pela riqueza dos personagens e a construção icônica do vilão. Em última análise, "Drácula" é uma obra clássica que explora a batalha entre o bem e o mal de maneira única. Vale e muito a leitura, afinal, um clássico não é um clássico à toa!

Coffee.Kaka 20/03/2024

Gostei bastante, porém tem uns pontos de vista muito chatinhos e enrola muito como o da Mina, por exemplo. Tirando isso, amei lê-lo. Se você gosta de clássicos/góticos e tem interesse em ler os livros que influenciaram o gênero, recomendo muito.

Aurelio.menezes 19/03/2024

O sangue da burguesia????
Esse romance maravilhoso não só retrata as características da Inglaterra na idade média como também um retrato social a da época!

O livro pode ter várias interpretações do autor, a mais aceita é o sangue como algo de burguesia, só a linhagem com sangue puro o vampiro pode pegar.

Uma leitura muito enrolada, recomendo versões mais reduzidas para o livro!