Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Beatriz3345 08/09/2024

Não tem romance
Pra quem foi ler esse livro com base no filme, se ferrou... não tem nada de romance.
A história é maravilhosa, é uma montanha russa entre horror e mistério e você vai ficando cada vez mais curiosa, algumas vezes você mesmo tem que deduzir alguns pontos pelo modo como a história é contada.
Vou relevar a parte da xenofobia pq é um livro bem antigo... Então vamos tá deixando passar.

Andressa 07/09/2024

Um clássico que faz jus ao título de clássico
Comecei a ler despretensiosamente por quê queria diversificar os estilos de leitura e por que achei essa edição da Darkside lindíssima. O livro é fantástico, tem um ritmo muito envolvente e uma escrita diferente, com a história sendo contada por diários e notícias de jornais. Me estimulou a querer ler mais do gênero. Fora toda essa criação fantástica de Bram Stocker, é preciso evidencia essa edição. O que é isso? É absurda de linda, bem elaborada e cheia de detalhes. Os textos do prefácio e o posfácio são fundamentais pra entender melhor a obra, fora os manuscritos, as cartas trocadas pelo autor e um conto inédito. Vale muito dar o sangue nessa leitura ? ?????.

Carlos 07/09/2024

é o vampirao mkkkkkkk
O começo é um pouco arrastado, mas melhora na metade. só li por causa do filme do Nosferatu. é engraçado ver o início de um mito. em buffy, toda essa mitologia é muito bem aproveitada.

Amanda.Verti 07/09/2024

Me fez gostar de clássicos
A fama de Dracula é tão grande que nos fez ouvir falar sobre o o conde sem ao mesmo ler.
E quando finalmente tomo a atitude de matar a curiosidade de como é a história me facina de um jeito que não conseguia parar de ler, achei genial, a narrativa em diários e a forma como é apresentada a visão dos personagens é fantástica..
Não achei algo assustador ou sombrio, mas levando em consideração à época que foi escrito, devia ser algo que escandalizou, o desmorto devorador de sangue, mas .. além de tudo.. um nobre.
E além de tudo a edição da Darkside é uma obra prima, a textura do papel, a escolha das fontes, eu amo de mais aquele design.

Carol851 07/09/2024

Me surpreendeu muito :)
Outro livro que, sinceramente, não faço ideia de quando comecei a leitura. Sei que demorei mais ou menos 1 ano para terminar.

Os motivos para isso foram, basicamente, esse ter sido o primeiro dos livros considerados "clássicos" que li, então, eu não estava muito habituada com esse tipo de escrita...não sou muito fã. E o segundo motivo, foi o fato de, lá para os 60% do livro, ter começado a ser uma leitura que não te prende muito, sabe? Sem uma perspectiva de algo realmente inesperado acontecer.

Porém, fico muito feliz de ter dado uma chance a esse livro, gostei muito mesmo do rumo que ele tomou no final. Me prendeu e fiquei com aquela sensação de "preciso muito saber o que vai acontecer...só mais um capítulo". Enfim, muito bom mesmo (apesar do leve ódio que senti em algumas falas machistas, mas ok, século XIX, a gente releva ??)

ps: agradecimento especial à minha amiga Fe, que me emprestou o livro dela (apesar da minha leve demora em devolver seu amado livro kkkkk) e me fez gostar da obra...você me fez querer um exemplar para mim ???? :)

Coisas de Leitora 06/09/2024

Drácula
Ler Drácula foi uma experiência que ia de 0 a 100 muito rápido e voltava a estaca zero na mesma proporção. Incrível com Bram foi genial ao escrever em forma de diário e em diferentes pontos de vista.

Todos os personagens acabam de cativando ao longo da história inclusive aqueles que não possuem pontos de vista isolados, mas em determinado momento você se encontra extremamente encantado.

Super recomendo a leitura, vampiros são um clássico da literatura desde sempre e Drácula é o maior percursor dessa febre. É um clássico fácil de ser lido, divertido, emocionante e brinca com suas emoções ao longo da trama.

lauth. 04/09/2024

Te amo bram stoker
Sem dúvidas um dos melhores livros que eu já li, sempre acompanhei os filmes de drácula mas nunca tinha lido o livro, e eu amei mto a escrita e a forma de compreensão do texto, bram stoker narra de uma forma diferente, em forma de diário dos personagens e depois descobrimos que por estar em ordem dos fatos tem um porquê!!! ai juro amei muito, certeza um dos favoritos ??

meretrizo 04/09/2024

V de vir- vampiro!
Uma leitura interrompida por sons esquisitos dentro de casa, livros que caem sozinhos de prateleiras; marcados com sangue de VIRGENS com V de VAMPIRO! esse livro é igual homem, quanto mais tempo passa, melhor fica.

Ally 04/09/2024

Maravilhoso
Tem tudo, tem romance, terror, técnica, une diversas áreas do conhecimento, é lindo, gráfico, assustador e sexy, é uma historia de amor, amizade e tortura que se mistura tão bem que fiquei constantemente com o desejo de mais de tudo, só pra menter o sentimento, aumentar a intensidade.
Demorei um tempo pra pegar o ritmo, não é a leitura mais fluida, mas a construção de raciocínio e a linha da historia é sempre impecável em cada capítulo.

LAvia 03/09/2024

Stoker ???
Livros clássicos raramente viram lendas literárias porque seus autores seguiam a mentalidade de seu tempo. Quando li o início do livro, bem no início senti a potência que fez Drácula ser o que é hoje, nesse século, entretanto com o passar da leitura, vejo porque ele transcendeu ao seu tempo, mas, nos dias de hoje se torna mais uma relíquia do que o Ocidente passou a ver vampiros.

na minha roda literária ainda vejo ser muito falada autoras como Jane Austen, Mary Shelley, Virginia Woolf pois não só nas suas obras havia algo que se torna atemporal, mas suas próprias personalidades eram atemporais, Stoker pelo contrário era um homem do seu tempo, permeado pelo machismo, ideias extremamente conservadoras e preconceitos se torna, para mim, um feito que alguém tenha conseguido fazer uma obra que, transita durante séculos e mudou o imaginário de uma figura cultural do oriente, para o ocidente de maneira tão profunda.

tudo isso pra dizer que sim é uma obra que vale a pena ler, mas me peguei várias vezes pensando em como alguém como Stoker conseguiu emergir em um universo tão grande como o conde Drácula.

Gildson 03/09/2024

Um clássico do gótico.
Esse foi uma releitura que fiz na expectativa para o lançamento de Nosferatu de Robert Eggers.
Acho que aproveitei mais a leitura desse clássico nessa segunda rodada. Apesar de que o estilo de escrita pomposo de Bram Stoker, que creio que era o padrão de sua época, é meio enjoativo.
Os personagens bons são todos muito bons e muito virtuosos e personagens maus são todos muito malvados e pérfidos e por aí vai.
Entretanto esse livro com certeza lança as bases do que viria a ser toda a literatura, cinema, teatro e o que mais for sobre o vampirismo.

Eduardo2283 03/09/2024

Obra-prima
Drácula de Bram Stoker é uma obra-prima do terror gótico que transporta o leitor para a misteriosa e sombria Transilvânia, explorando o contraste entre o Leste Europeu desconhecido e a Europa Ocidental racionalista. A ambientação é magistral, criando uma atmosfera densa e envolvente.

Stoker magistralmente explora o contraste entre o Leste Europeu e a Europa Ocidental, criando uma sensação de isolamento e perigo iminente. Na época, o Leste Europeu era visto como uma região misteriosa, quase mítica, repleta de superstições e tradições antigas que, aos olhos dos ocidentais, pareciam tanto exóticas quanto ameaçadoras. É nesse cenário que o Conde Drácula se revela, não apenas como um ser de horror, mas como uma força primordial que desafia o racionalismo e a ciência ocidentais.

A narrativa de Stoker é notável pelo uso inovador de cartas, diários, telegramas e recortes de jornais, criando uma estrutura epistolar que acrescenta uma camada de realismo e imersão à história. Essa técnica permite que o leitor vivencie a história através de diferentes perspectivas, aumentando a tensão e o suspense conforme os personagens tentam desvendar o terror que os cerca. Cada documento oferece um fragmento do quebra-cabeça, mantendo o leitor sempre à beira do abismo, esperando pelo próximo pedaço da verdade.

Stoker utiliza uma narrativa epistolar inovadora, através de cartas, diários e telegramas, que acrescenta realismo e tensão à história, permitindo que o leitor vivencie os eventos por múltiplas perspectivas. Os personagens, como Jonathan Harker, Lucy Westenra e Mina Harker, são bem desenvolvidos e enfrentam com diferentes reações o terror sobrenatural representado pelo enigmático Conde Drácula.

Drácula continua a cativar por sua exploração do medo do desconhecido e sua construção de uma atmosfera de sedução sombria, desafiando as fronteiras entre o conhecido e o inexplicável.

BabisError 02/09/2024

Versão muito bonita, porém complexa.
Essa história é um clássico, porém existem muitas versões. Comprei essa versão, porque sim, achei linda esteticamente, tem um trabalho gráfico maravilhoso, convenhamos! Porém, falando da escrita, achei a leitura muito exaustiva, pois a escrita é mais complexa (para mim, na minha opinião e, perspectiva de leitora que retomou o hábito de leitura recentemente), então eu demorei muuuuuito para finalizá-lo, porque simplesmente me exigia um esforço maior de atenção e disposição.
Gostei muito da história, de como apresentam o famoso vampiro que todos temem. É curioso a forma como seduz suas vítimas e como ele consegue ser bem sutil. Foi a primeira vez que tive contato com essa história em forma de keitura. É bem completa, bem contextualizada. É uma versão bem detalhista (gosto disso) nela conta todos os lados da história. Contém muito suspense, os personagens são muito bons e cativantes. Emoções sentidas: angústia, medo, tristeza e raiva.
Vale a pena conferir!