Drácula

Drácula Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Jorge Luiz da Silva 23/04/2024

A origem de Drácula
O príncipe romeno Vlad III conhecido como o filho do dragão (Dracul) serviu de inspiração para a criação do Conde Drácula.

Olga.Saad 23/04/2024

Uma obra-prima do horror gótico que cativa com sua atmosfera sinistra, personagens intrigantes e a tensão crescente entre o bem e o mal. É um clássico intemporal que continua fazendo arrepiar!
Fábio Yeshua 23/04/2024minha estante
Nunca encontrei um parecido. Bram realmente criou um clássico, no sentido pleno da palavra.

Rayhan Chamoun 21/04/2024

"Drácula" envelheceu como um bom vinho...
Convenhamos: quem não conhece o personagem Drácula? É bem difícil não se deparar com um dos grandes símbolos da cultura pop em algum momento, seja através dos jogos, de filmes e séries, quadrinhos, entre muitos outros.

Porém, confesso que até então eu, como muitas pessoas, não fazia ideia sobre a experiência da leitura do clássico que, mesmo que não tenha criado, definiu de forma majestosa esse subgênero que tanto amamos.

Agora que terminei o livro, posso definir que me surpreendi positivamente pela robustez e qualidade da narrativa. O modo como a história é narrada se dá através de folhetos, cartas, notícias, diários, enfim, uma série de fragmentos que ajudam a manter uma narrativa cadenciada nos fatos mas ágil no conteúdo.

A quantidade de personagens, bem como a maneira que o vampiro aqui é visto de forma muito mais demoníaca, torna este gótico um livro divertidíssimo justamente por causar a sensação de medo constante.

É, acima de tudo, um clássico, e como um bom clássico, Bram Stoker prova que a habilidade na prosa e na trama contribui para uma narrativa que permanece interessante até os dias de hoje!

site: instagram/rayhan_chamoun

Letícia 21/04/2024

É um bom livro. Acabou que, no final das contas, não tirando o mérito da versão original, as adaptações são mais cativantes que a história original.

É um pouco entediante e talvez, longo demais. O final é bem simples pra magnitude que o autor dava aos fatores que precedem o fim.

No geral, é uma boa história, com personagens interessantes. Alguns pontos, despertam mais atenção que outros e só.
Dei 3,5 (bom) pq é bom, mas nada mais que isso.

maynarax 21/04/2024

O que foi esse livro? Eu reclamava que não acabava, acredito que a fonte usada cansava minha vista, maaaas eu não conseguia parar de ler, queria saber o desfecho de cada situação, foi viciante.

BiblioMahnia 21/04/2024

Ai de mim!
Surreal de bom. A narrativa é como um quebra-cabeça que você vai montando à medida que avança na leitura, cheia de tensão. Me surpreendeu muito, pois me fez sentir medo e nervosismo diversas vezes; nesses momentos, eu devorei o livro como um vampiro com sede de sangue. No entanto, confesso que pulei os monólogos de cinco páginas do professor várias vezes também...
Gostei demais!
BiblioMahnia 21/04/2024minha estante
Ah e as ilustrações de Juliana Bernardino são a cereja do bolo!!! Absolutamente medonhas

Corvere 20/04/2024

É o que promete :)
"Drácula" de Bram Stoker é um mergulho profundo na essência do horror gótico, tecendo uma trama intrincada através de uma variedade de narrativas que incluem cartas, diários e registros. O livro apresenta o lendário Conde Drácula, um vampiro imortal que personifica o medo e a sedução do desconhecido. Com uma prosa rica e atmosférica, Stoker cria uma jornada épica repleta de suspense, enquanto os personagens enfrentam o mal encarnado em uma luta desesperada pela sobrevivência. A obra também aborda temas universais como a dualidade da natureza humana, a passagem do tempo e a eterna busca pela imortalidade. Com personagens icônicos como o astuto Van Helsing e a corajosa Mina Harker, "Drácula" continua a fascinar e a inspirar gerações de leitores, consolidando-se como um clássico imortal da literatura mundial.

iasmim154 19/04/2024

O livro me prendeu do inicio ao fim e me causou diversas emoções como aflição, angústia e raiva. ao decorrer do livro consegui percebe que há tantas frases machistas, desvalorizado o potencial e a inteligência da mulher e algumas dessas frases eram ditas pelas proprias mulheres. mas o livro em si é muito bom, mostra um vampiro realmente realista e o enredo é perfeito.

julisspera 19/04/2024

Sou completamente apaixonada por esse livro, que infelizmente sumiu e não acho por nada dessa vida, terei que comprar outro

soobitz 19/04/2024

Complicado...
Bom, começo a resenha lembrando que demorei 2 anos para ler essa obra e 3 meses de luta quando finalmente decidi que ia terminar o livro. não é o tipo de conteúdo que consumo e gosto, é totalmente algo que eu não gosto, por isso dou uma nota baixa. a versão que eu peguei não é muito boa, a diagramação é péssima e me deixava com dor de cabeça, apelei pra ler em epub, assim eu poderia mudar o tamanho das letras, o que me facilitaria muito na leitura. também achei muita enrolação, acredito que esse também é um dos motivos por qual demorei tanto a ler.

Tamy Vianna 17/04/2024

Perfeito
Realmente um clássico, o enrendo prende do início ao fim, a história causa angústia e aflição, porém é uma obra simplesmente perfeita.

readingwithigor 16/04/2024

Drácula e a sombra da sexualidade oprimida
... ou uma representação do tabu sexual na era vitoriana!

drácula é certamente um dos melhores livros que já li, e não, não desconfio dessa minha afirmativa. drácula foi, não só um sucesso ao gênero do terror, como também, um estudo muito bem estruturado que expõe, através de sangue e culpa religiosa, vários problemas sociais da sociedade vitoriana.

| "algo está desvencilhando-se de mim de maneira muito peculiar, e começo a me sentir mais livre do que tenho estado todos esses dias," |

uma das muitas críticas que o autor mais deixa clarividente é a sexualidade, e o autocontrole, das mulheres da época. confesso aqui que quando comecei minha leitura, não entendi bem o por quê de todos dizerem que drácula era um dos poucos livros clássicos?escrito em 1800 por um homem?a terem personagens femininas tão complexas e interessantes. e o motivo dessa minha confusão era gerada justamente devido a nossa protagonista mina harker. mina, que deveria ser a tal força feminina numa obra, apresentava uma personalidade definitivamente constituída pelo famigerado male gaze (fantasia masculina); e então, enquanto pensava sobre isso, notei a incompetência, e arrogância, em minha análise sobre mina.
mina harker é, nada mais, que uma personagem-metáfora não ao realismo, mas ao idealismo. stoker constrói um modelo de virtude feminina vitoriana. as palavras dos homens do livro sobre mina sempre comparam-a uma criança indefesa e inerrável, cuja maior contribuição para a odisseia é tua pacificidade e obediência. esta característica em mina é um ponto forte da estória que denúncia uma promessa de poder em mãos masculinas; denúncia que os homens de tal época podiam ter a certeza da ordem patriarcal de sua sociedade, e de seu próprio controle?sendo ele sobre a liberdade de uma mulher, ou tua sexualidade. o que mostra isso para mim, é a forma com, após ser[spoiler] mordida por drácula, a primeira preocupação de mina, e dos homens da obra, é em relação ao véu que cobria tua pureza e delicadeza. quando este véu é arrancado pela sedução de drácula, todos se desesperam, não pela saúde, mas pela mistificação de sua alma que aparenta ser uma personificação de virgem maria.
outro ponto?na qual não estenderes-me, pois já é mais discutida?são as três enfeitiçantes vampiras que habitam o castelo de drácula. suas aparições são visivelmente sexuais, mas o que intriga, é a forma como os homens nessa obra enxergam essa sexualidade, e poder, dessas três mulheres como algo maligno. estes homens admirando mulheres tão livres, contra qualquer noção de maternidade, monogamia e casamento despertam o medo que balançam o equilíbrio de suas noções sobre o patriarcado. e tudo volta para mina e lucy?deus, como stoker é inteligente?e a forma como esses rapazes temem a perda do controle sob elas. afinal, eles veem em drácula, não só uma imagem de morto-vivo, mas uma imagem de um homem pronto para despertar essas mulheres sobre suas liberdades?o que é aclarado quando drácula diz: "as mulheres que todos vocês amam já são minhas e, por meio delas, vocês e outros ainda serão meus", o que desperta desassossego nos homens envolta da obra, que ficam assombrados por tal fala progressista de conde drácula.

| "estou em um mar de maravilhas. duvido; temo; penso coisas estranhas, que não ouso confessar à minha própria alma." |

por fim, termino essa resenha dizendo que drácula é uma obra grandiosíssima que despertou minha curiosidade para mais obras clássicas; o que bram stoker escreve aqui é insano. um livro que me tira risadas por provavelmente ter sido o "found footage" de sua época. e por falar em seu estilo de prosa, que deleite. os diários são todos tão bem escritos, com tantas nuances e tão bem fechadinhos, que o sentimento de que estamos lendo uma estória real fica. bram stoker, pai.

Justbii 15/04/2024

Cadê o Drácula?
Devo dizer que esperava bem mais desse livro. Drácula é um clássico tanto na literatura quanto nos filmes, então cheguei na leitura esperando um grande acontecimento e não foi isso que eu vi.
Pra mim teve um começo bem promissor e até mais ou menos metade do livro eu estava acreditando que as coisas iam acelerar e ficar mais "assustadoras" vamos assim dizer, mas o que aconteceu foi meio um negócio de "o poder da amizade pode tudo" todo mundo se juntou, e sempre conseguiam fazer as coisas de uma maneira até rápida.
E o Drácula que é bom, mal aparece na própria história.
Achei que teria umas conversas meio filosóficas tipo Frankstein mas nem isso aconteceu, triste.

Amanda 15/04/2024

Perfeito!
O livro conta a história de um jovem advogado, chamado para atender seu cliente na Transilvânia, passa por experiências singular.

Ele se vê confinado em um castelo em ruínas, com um anfitrião que só aparece à noite e três lindas mulheres que, para seu azar, têm a infelicidade de ser vampiras.

O conde convoca o advogado para que o ajude em sua mudança para Inglaterra e posteriormente inserção na sociedade Londrina. Sem compreender os planos do conde, o senhor Harker tem bons motivos para desconfiar do cliente: lobos atendem seus chamado, neblinas também, e possui uma habilidade bastante incomum para escaladas.

Nessa atmosfera que começamos o livro, e depois participamos juntos com os personagens de a cada aventura, durante a leitura me sentir como se estivesse realmente acontecendo comigo. Não é uma leitura tão fluida, pois existem palavras que não usamos normalmente, de qualquer forma recomendo muito!