Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Rodolfo Vilar 07/06/2021

Um livro imortal
A releitura de Drácula na verdade se tornou uma primeira leitura, pois nunca imaginei que esse universo pudesse se expandir tanto com um olhar mais atento. Drácula está impregnado em nosso subconsciente com suas diversas versões, teorias e referências. Li Drácula durante as minhas "micro-férias", pois queria me afastar de tudo e todos, fui para o sítio dos meus avós, deitei-me na rede durante todo o final de semana e me aprofundei na experiência que fazia tempos que não ficava tão submerso. Praticamente eu estava dentro do castelo do Conde Drácula com o Jonathan, eu sentia a sua apreensão pelo misterioso e junto com os seus olhos eu percorria o castelo e sentia as suas experiências sensoriais. Bram Stoker nos ganha exatamente por isso, por essa tão bem feita ambientação e essa construção de sentimentos e sensações. A leitura rendeu bastante, pois só agora eu pude perceber o quão complexo e enigmático é o personagem Van Helsing, um dos meus preferidos. Também percebi o quão complexo é a personagem Mina, mesmo construída sob um olhar um tanto misógino do autor, um dos seus pontos fracos, mas que mesmo assim a transforma numa personagem de diversas camadas: a esposa, a inteligente, a destemida. Com a leitura entendi que Drácula é imortal, porque a cada leitura ele resnasce em nossas mentes, para aterrorizar o nosso subconsciente mas também para mostrar que seu nome é um dos mais importantes da cultura pop atual e do futuro.

Jamile.Almeida 16/12/2020

Sobre amizade
O advogado Jonathan viaja a Romênia para tratar de assuntos de propriedades adquiridas por um conde em Londres. O que era uma visita a trabalho vira uma prisão, um martírio que quase o leva a loucura.
?Lucy, melhor amiga da noiva de Jonathan - a Mina- tem seu destino traçado pelo seu Sonambulismo, que na verdade eram pesadelos vividos e muito reais.
Três amigos se unem ao casal, liderados pelo van Helsing, com o objetivo de eliminar a causa de todo aquele sofrimento e salvar a humanidade desse demônio bebedor de sangue e imortal?.
Bram Stoker pode não ter sido o primeiro a escrever sobre vampiros humanos, porém foi o precursor de todas as lendas que conhecemos até hoje. Adaptação da Coppola pro cinema é a mais fiel Ao livro, mas em minha opinião, conseguiu ser brilhante ao criar um prólogo que laça mais nós ainda ao enredo.
Bia 16/12/2020minha estante
Eu tenho muito vontade de ler livro

Jamile.Almeida 17/12/2020minha estante
Classicão que vale a leitura!

Janaina Edwiges 04/11/2023

Drácula, o famoso rei dos vampiros!
Drácula é uma das melhores narrativas sobrenaturais e sombrias que já li. Bram Stoker criou um romance fascinante, escrito com muita maestria, capaz de nos capturar desde as primeiras páginas.

A parte da história composta pelo diário de Jonathan Harker no castelo do conde foi primorosa e de arrepiar. Os acontecimentos que se passaram no navio Deméter foram igualmente tenebrosos. Um clássico formidável, que superou todas as minhas expectativas.
Fabio 04/11/2023minha estante
Adorei a resenha, Janaina!
Esse livro está entre meus favoritos da vida

Cris 04/11/2023minha estante
Q bom gostou! Pretende ler em 2024.

Michela Wakami 04/11/2023minha estante
Esse livro é um espetáculo. ?

monica.carneiro.750 10/11/2023minha estante
Oque mais me fascinou na leitura de Dracula foi o psicólogo que envolve a vítima do Conde. Conhecer referências da cultura vampiresca que conhecia de filmes e séries mas não sabia que se referia ao livro...

ajubs 24/01/2022

um clássico
eu demorei tanto para ler esse livro, mas quando li, eu me encantei!
a história flui de forma tão maravilhosa, é uma ótima leitura. li com calma para apreciar cada momento do livro e eu adorei.

Cinara... 07/04/2021

"Ele, que sorri diante da morte, que floresce entre epidemias capazes de dizimar povos inteiros. Ah, se tal criatura vem de Deus e não do Diabo, é monumental força do bem no mundo. Mas fazemos promessa de exterminar esse mal da terra. "

Incrível! Foi minha primeira experiência em ler uma história pelo ponto de vista de todos os personagens, agora quero todos os livros assim. ?
Eu já assisti todos os filmes sobre o Drácula que encontrei, mas a leitura supera tudo!

A edição nem se fala! Perfeita! Vários extras e contém o conto "O Hóspede de Drácula". Além de fotos de todos os Dráculas mais famosos do cinema.
MarcosMoreno 08/04/2021minha estante
Nossa! Você ler bastante, né? qual o método você usar para ler o máximo de livros por mês? desculpa a pergunta. É que fiquei curioso e admirado com o seu desempenho para a leitura. Grato desde já.

Cinara... 08/04/2021minha estante
Leio sim Marcos? assim tento uma meta de 150 páginas por dia, tipo um pouco de manhã outro final da tarde e antes de dormir, durmo bem tarde tb depois das 3 da manhã ? e o livro tem q estar me prendendo, se estou arrastando a leitura com a barriga eu pauso ele, e vou pra outro, quando meu humor pede o livro pausado eu retorno pra ele, se não vida que segue ? por isso sempre leio vários ao mesmo tempo, espero ter esclarecido um pouquinho... Ahhh geralmente fico nas 100 ou até 50 páginas depende da minha concentração do dia... mas na minha cabeça a meta é 150?

MarcosMoreno 08/04/2021minha estante
Entendi. Interessante. Vi aqui no seu perfil que você tá lendo 14 Livros ao mesmo tempo. Fiquei muito surpreso. Agora eu sei rsrs. Sabe? Eu estou lendo um livro e três sagas de livros. Mais no meu caso, comecei isso ontem. E tô gostando da experiência. Você é uma pessoa Nova, né? Te dou uns 20 anos. E achei interessante suas últimas metas de leitura. Um número entanto. Parabéns.

Cinara... 08/04/2021minha estante
7 livros estão pausados lá por tempo indeterminado ??? hahaha obrigada pelo 20 ? mas tenho 34?? só não aconselho a ler vários do mesmo gênero sabe, tipo ler vários de suspense, ou vários de fantasia pq daí uma hora os personagens acabam se misturando , talvez não agora mas mais pro futuro quando vc lembre da leitura que fez.

MarcosMoreno 08/04/2021minha estante
Entendi. Bom conselho. Rsrs. 34? Nossa, o tempo foi generoso com você. Tenho 32 anos. Bom, vou seguir o deu conselho. Obrigado.

Cristina 21/04/2022

A história de Drácula, sempre fez parte do nosso inconsciente, mas para muitos através dos filmes, conhecer a história que foi a inspiração para muitas obras que surgiram depois do livro de Bram Stoker, nós faz entender o papel dessa obra para a literatura.

No início a história é bem empolgante, a descrição dos locais e situações, deixam evidente a atmosfera de perigo do local. Torce muito pelo Jonatha no início, mas por causa da sensação de perigo que por empatia. rsrsrsrsrs
Depois no decorrer do livro percebi algumas lacunas na história, mas as informações sobre o Drácula são bem legais, e acredito que a partir dessas descrições dos pontos fracos e forte do vampiro, foram construídas as futuras histórias de vampiro, que tornaram essa criatura tão conhecida.

Uma coisa que chamou minha atenção foi o machismo disfarçado de cavalheirismo presente em diversos momentos do livro, mas em contrapartida o autor coloca como a pessoa mais inteligente, capaz e resignada uma mulher. O que são coisas destoantes a atitude machista dos personagens homens com uma mulher que a todo momento o Bram Stoker não cansa de evidenciar sua superioridade intelectual e até moral.

Em resumo o início do livro é perfeito, as descrições acontecimentos no decorrer também são muito boas, mas o desfecho final achei apressado, pois o percurso nos gera muita expectativa, com isso posso concluir que foi uma experiência muito boa e só me faz torna-me mais fã das historias de vampiro e especialmente do conde Drácula.

annacsfraccaro 12/12/2023

Um clássico por vários motivos
Essa experiência de leitura foi um pouco diferente, ?li? esse livro por audiobook, e a narração do audiobook melhorou a experiência da leitura em 100%. A narração tinha várias vozes e tinha interpretação, então isso fez com que a leitura fosse incrível.
Em alguns momentos achei que não fosse gostar desse livro, mas eu realmente amei. A história é vibrante, envolvente e extremamente interessante.
A escrita te envolve, te faz parte da história.
Minha única critica foi o final super corrido, poderia ter sido um pouco mais esclarecido e com mais detalhes.
Mas de qualquer maneira eu amei esse livro.
Michela Wakami 13/12/2023minha estante
???

Daniel1746 13/12/2023minha estante
Audiobook disponível por onde?

Vinicius.Ferreira 13/12/2023minha estante
Voce pode indicar esse audiobook pra mim por favor.

annacsfraccaro 15/12/2023minha estante
Danieldn, no youtube

annacsfraccaro 15/12/2023minha estante
Vinicius.Ferreira https://youtu.be/Hv1_Ok2zU0M?si=oacPQxbRyoyjw9s4

Josiastds 17/12/2023minha estante
Querooo

Giovanna 04/05/2021

A influência de Drácula está tão enraizada nas nossas vidas que parece que nascemos já sabendo os pontos mais instigantes do tema tratado por Bram Stoker. Em síntese superficial, é um livro de investigação: os personagens vão aos poucos descobrindo detalhes sombrios e assustadores sobre o ser desconhecido. Os leitores do nosso século não são surpreendidos pelos acontecimentos e talvez essa aparente morosidade venha a prejudicar a tão alta expectativa de gerada pela notoriedade da obra. Por isso, durante toda a leitura eu fiquei imaginando como foi uma experiência sensacional para aqueles que tiveram contato com a história no período de seu lançamento - o impacto com certeza foi grande.

rbrenno_ 07/01/2024

Um clássico do horror
Estava muito ansioso pra ler esse romance tendo em vista grandiosidade desse personagem. A forma como o Stoker conduz a história através de cartas, registros em diários, telegramas é magnífica e muito interessante de se acompanhar. A história inicia como uma história de terror e acaba virando uma grande aventura. É muito interessante ver como que era o modo de pensar das pessoas da época. Se tornou um dos meus livros favoritos da vida junto com Frankenstein.

Fenrir 17/05/2021

Ótimo
Outro livro que demorei anos pra ler, depois de tanta modinhas de filmes de vampiros , baixando esta onda resolvi ler este clássico . História envolvente , te prende do início ao fim.. um clássico com certeza

Leolilies 26/07/2023

Um ótimo clássico. Tinha curiosidade de ler o livro, já que tinha assistido a um dos filmes, e gostei bastante de cada perspectiva dos personagens, dos detalhes e desse final emocionante

Carolina.Gomes 31/10/2021

Expectativas frustradas
O inicio do livro é empolgante. A ambientação gótica, a descrição do percurso de Jonathan até chegar ao castelo e finalmente o seu encontro com o Conde foram, para mim, o ponto alto do livro.

No decorrer da leitura, perdi a empolgação e não consegui manter o ritmo. Isso pode ter comprometido a experiência.

Apesar de não ter amado, reconheço que o livro merece a posição de clássico! ????
Joao 31/10/2021minha estante
Ele oscila mesmo mas ainda assim é um livro que gosto. Esse trecho inicial que você se referiu e a parte lá sobre o navio Deméter são as minhas preferidas.

Carolina.Gomes 31/10/2021minha estante
Acho que não escolhi um bom momento, João. Hesitei p fazer a resenha com receio de ser injusta.

Joao 01/11/2021minha estante
Fica tranquila Carolina. A experiência de leitura leva em conta o momento pelo qual você tá passando. É impossível separar os dois.
Se você acha que o momento influiu muito, no futuro tenta revisitar.
As vezes nós reconhecemos a força de um livro mesmo não tendo gostado tanto dele.

Mariana 02/11/2021minha estante
Tbm não foi um livro que me pegou, Carolina! Dei duas chances e mesmo assim, não amei, mas reconheço sua importância... Dos clássicos de terror gosto mais de Frankenstein e de O Médico e o Monstro.

Guinho 02/11/2021minha estante
Eu também achei isso Carolina! Porém pra mim, o que mais incomodou foram as pontas soltas, coisas que não foram bem explicadas a respeito do vampiro.
Porém a atmosfera do livro, os personagens, a escrita, tornam ele um clássico.

Apesar da oscilação, das pontas soltas, e também do excesso de cortesia dos personagens, o que eu mais gostei foi a relação que eles tem entre si e o companheirismo que eles mantém, mesmo em meio a tantas situações.

Carolina.Gomes 02/11/2021minha estante
Mariana, Frankenstein é maravilhoso. O médico e o monstro, gostei muito.

Guinho, perfeito! Concordo c vc!

Michela Wakami 03/11/2021minha estante
Que pena que não foi um experiência extraordinária como você esperava, é assim mesmo, o mundo das leituras é uma caixinha de surpresa.
Eu por exemplo amo demais esse livro.

Pri Paiva 17/01/2021

Sombrio e assustador. Um clássico que merece ser lido!
Uma edição linda demais! Maravilhosamente acabada e cheia de detalhes. Digna de colecionadores e amantes da leitura.

#pracegover #pratodosverem
Capa: Em cor vinho e com detalhes trabalhados em cinza a capa é rica em detalhes. Em verniz há manchas de sangue espalhas por toda capa e na área central superior encontram-se a imagem de 5 morcegos também em vinho com as asas abertas. Logo abaixo, no centro encontra-se o nome do autor Bram Stoker e abaixo o título Drácula em letras de época.
A lombada do livro é envernizada com manchas de sangue também e o livro possui pintura trilateral em vinho.

O livro possui um clima opressor que instiga o tempo todo a leitura.

A carga sombria e tensa da narrativa, nos transporta pra dentro da história de uma forma assustadora.

Van Helsing, um personagem emblemático, nos é apresentado neste clássico da literatura e não tem como não o associarmos à todas as referências já obtidas em outras histórias.

Toda a trama noturna que ocorre na leitura nos deixa apreensivo pela presença desse ser maligno que surgirá a qualquer momento.
Reparei que a autora de Harry Potter, se inspirou neste livro.

AndrAa58 30/11/2023

Adaptação no audible
Não foi uma releitura, porque dessa vez ouvi uma adaptação para áudio. Então essa resenha não é dessa edição do Drácula e sim da adaptação resumida disponibilizada, de forma gratuita, pela Amazon (Audible).
Foi toda uma experiência... Um narrador para cada personagem, trilha sonora e sonoplastia que proporcionaram todo o clima de mistério e me fizeram lembrar da narração da "Guerra dos mundos" de Wells, nos anos 30.
Vale a pena ouvir, minha única ressalva foi ser um resumo. Se fosse a obra integral... ???