Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Ivan Leite 30/01/2021

Drácula Bram Stoker
?Até onde vai sua coragem para enfrentar esta história.?

Uma das mais emblemáticas obras do terror, Drácula transcende as fronteiras do tempo. Publicado originalmente em 1897, esse romance revolucionou a figura do vampiro no imaginário popular e se tornou uma das histórias mais conhecidas de todos os tempos.

Boa leitura... boa viagem... cuidado!!!
@biblioteca.giratoria
@cult.artes

Bruna 20/07/2022

O clássico vampiresco
Drácula me surpreendeu de várias formas.
É claro que conhecia a história, já tinha diversos "spoilers" sobre a obra, mas, mesmo assim, amei a experiência.
Achei um pouco bizarro o fato do livro ter sido uma leitura muito boa mas mesmo assim parecer interminável hahaha
O final me deixou esperando mais.
O caminho até o final poderia ser um pouco mais rápido e o final um pouco mais detalhado.
Porém, recomendo o livro!

Anyui 24/12/2022

Um clássico
Eu confesso, no início eu não ia comprar esse livro; eu só cheguei na livraria e queria um livro longo pra durar um bom tempo a minha leitura e quando uma funcionária me recomendou ele eu fiquei um pouco em dúvida. É um livro clássico, conhecidíssimo, sobre vampiros; eu não fiquei animada, pensei que ia ser um livro muito chato mas resolvi levar porque 1- a leitura levaria um tempo assim como eu queria e 2- era um clássico, ia ser ótimo pra minha estante e eu mesma como leitora, e falo com todas as letras que NÃO ME ARREPENDI NEM UM POUCO!
O livro é extremamente envolvente e interessante, você não consegue desprender dele, e para um livro tão extenso a narrativa é surpreendentemente muito clara e memorável. Você pode ter lido 300 páginas que você não se perde da história, da trajetória do livro, você tem uma imagem clara do rumo que a história levou até aquele momento e isso me deixou em choque! A minha memória é de um peixe e eu fiquei surpresa porque não me perdi nem uma vez sequer! Eu passava dias sem ler e sabia exatamente aonde eu parei, em que ponto da história.
É um livro de terror e cumpre esse objetivo. A imagem que imprime na sua cabeça é aterrorizante, você sente o quão horrorizante é a situação naquele momento; toda vez que os personagens se viam em um conflito eu me arrepiava toda, tá maluco.
E QUE FINAL FOI ESSE EINH?! Fiquei com a respiração presa, meu coração batia super rápido e eu não conseguia parar de tão alucinante que foi esse final, definitivamente ÉPICO! Agradeço a aquela vendedora, se não fosse ela eu nunca teria descoberto o porque Drácula ser um eterno clássico!

gabzsch 30/03/2021

Uma Obra-prima.
Fui ler sem muitas expectativas, por ser um livro muito antigo. Mas me surpreendeu muito o quão atual ele é. Stoker consegue desenvolver todos os personagens muito bem, e até o que tinha o menor desenvolvimento, no final foi a peça chave. Sinto apenas que faltou um pouco de aprofundamento no próprio Drácula, gostaria muito de saber quem era ele antes de tudo; e foi um tanto quanto fácil a derrota dele no final.

Luci Eclipsada 23/06/2011

Não é só mais um livro sobre vampiros
Drácula, de Bram Stoker (Martin Claret, 438 p.) não se trata somente de mais um livro sobre vampiros, pois é, antes de tudo, um clássico da literatura que revolucionou o mito sobre estes enigmáticos seres das trevas, isso, é claro, no século XIX quando foi publicado, o que causou, não imediatamente como era de se pensar, certo furor entre os leitores da época, já que até então a literatura voltada para o terror não era tão bem explorada em relação a outros tipos de histórias com temas mais romantizados e mais semelhantes à realidade do que a fantasia, como o mito do vampiro. É claro que o vampiro de Stoker não foi o primeiro a existir na literatura_ afinal, John Polidori e Sheridan Le Fanu foram os primeiros a tratarem do tema_ mas é inegável que foi o único a ganhar notoriedade e o “único” que serviu de “base” para a complementação do mito nos séculos seguintes, seja por meio da brilhante releitura de Anne Rice e suas Crônicas Vampirescas, onde destaca-se o vampiro Lestat ou, porque não dizer, a nova visão sobre vampiros da escritora americana Stephenie Meyer.
O fato é que Drácula se consolidou e, muito embora o mito do vampiro atual tenha mudado para adequar-se ao mundo em que vivemos atualmente, não pode ser visto apenas como mais uma história sobre vampiros.
Basicamente, a trama de Stoker tem início quando o jovem advogado Jonathan Harker vai até o castelo do Conde Drácula localizado na Transilvânia. A visita feita a Transilvânia e tudo o que de estranho acontece após o encontro do advogado com o misterioso e excêntrico Conde Drácula é narrado em seu diário, no entanto, partes da história também são contadas através dos diários de Mina (primeiramente a noiva e, logo depois, esposa do jovem Harker), do Dr. Jonh Seward, médico psiquiatra e amigo do Dr. Van Helsing, que é o primeiro a decifrar a misteriosa doença de Lucy Westenra (prima de Mina) que acaba sendo convertida em vampira no decorrer da trama. Ainda podemos visualizar na obra de Stoker, o diário de bordo encontrado a bordo do navio Deméter, que misteriosamente atraca no porto de Whitbay, além de partes do diário Lucy, bem como a gravação fônica de Van Helsing no diário (chamado de Relatos Cotidianos) do Dr. Seward.
O mais interessante em toda a obra de Stoker não é o mistério que envolve toda a trama, mas a própria ambiguidade do personagem central da narrativa (Conde Drácula) que nos é apresentado não só como exótico e excêntrico, anteriormente citado, mas como uma figura extremamente forte (muito embora não goste de dar demonstração de sua força em público), violento, muita embora essa postura possa ser justificada pela necessidade de conseguir alimento, extremamente envolvente e sensual, com a capacidade de transmutação (já que ora aparece como um morcego, ora como um cão, ora como um velho, ora como um homem jovem, além de poder assumir a forma de uma névoa), além de, e talvez o mais impressionante, o fato de ser o personagem que, ao contrário do que vemos nos filmes, não demonstra preferência sexual, pois, logo no início do livro, Drácula aparentemente sente por Jonathan Harker uma espécie de amor platônico, já que proíbe as três vampiras que moram com ele em seu castelo de se aproximarem do jovem advogado e por isso acaba sendo questionado por uma delas que lhe chama a atenção sobre o fato de ele mesmo nunca ter amado (ver página 56 do livro).
Drácula ainda pode ser considerado, ironicamente devido a sua condição de vampiro, o personagem mais humano da trama, pois apresenta uma conduta dúbia que tanto o aproxima do mal, como quando ele mata para alimentar-se, como do bem; quando ele, ao final da trama, apresenta uma expressão de paz e serenidade por, quem sabe, finalmente ter conseguido a libertação de sua alma.
Em vista de todas essas considerações sobre o romance de Bram Stoker, não podemos classificá-lo meramente com algo midiático, pelo contrário, devemos considerá-lo como uma grande obra que soube explorar muito bem o mito do vampiro de modo a modernizá-lo, mesmo tendo sido escrito no século XIX, e fazê-lo servir de base para o atual mito do vampiro do século XXI.
Bill 31/03/2011minha estante
Oi, Lu! Mandou bem, como sempre. Você é bem detalhista e ainda acrescenta informações que enriquecem o livro. Excelente resenha, parabéns!

Luci Eclipsada 31/03/2011minha estante
Mais uma vez: valeu Bill !!!!

Aline 21/11/2013minha estante
Foi um dos primeiro classicos da literatura mundial que li. Gostei.

b1ktwpas 15/04/2014minha estante
Muito interessante o trecho que você fala do possível amor platônico por Jonathan. Eu me lembro bem de ter lido essa parte com muita atenção (e tensão) mas admito que não "me toquei" nesse detalhe quando uma das vampiras disse isso! É realmente algo a se questionar.
Outra característica humana do Drácula era o seu amor à leitura e à cultura inglesa. Já li comentários de que o Drácula teria planejado ir à Inglaterra por lá haver gente "pura" o suficiente para que pudessem ser suas vítimas ou fonte de alimento, porém, não vejo sua viagem à Inglaterra apenas para esse fim, afinal, se fosse apenas por "comida", ele não passaria parte de sua vida estudando o idioma inglês e lendo sobre a cultura do país em que tanto sonhou, não apenas conhecer, mas sim morar. Fica-se evidente o seu amor pela Inglaterra!

Luci Eclipsada 05/08/2014minha estante
Olá Victor, que bom que você curtiu a resernha. Muito pertinente seus comentários e quanto ao amor platônico pelo Harker, creio que se deva ao fato de Dácula não demonstrar preferência sexual. Talvez ele tenha sentido algo por Harker por ele, de repente, ter visto nele algo do refinamento inglês. Enfim, algo a se discutir!!!!
Até mais :)

Suphie 21/01/2021

As pessoas sempre associam clássicos da literatura como livros chatos... hoje, depois de ler o Drácula reafirmei a certeza de que isso é a mais deslavada mentira, pois o livro é muito bom mesmo. É um clássico maravilho que eu indico a todos. Em algum momento da vida deve ser lido!

Vicente Tavares 28/03/2022

Edição cuidadosa, capa com ressalvas
Não faz muito tempo que eu li Drácula, mas essa edição da Darkside tem alguns extras, além de uma tradução mais recente.
O livro começa com uma apresentação de Dacre Stoker e depois segue uma introdução de Marcia Heloisa, isso apenas para iniciar... gostei muito da diagramação estilo bíblia... ficou bem interessante. As notas de rodapé ajudam a compreender melhor alguns pontos.
As Imagens de Samuel Casal são boas... as notas ajudam, a tradução está ok...
O cuidado com a edição foi muito bom. A pintura trilateral dourada ajuda a dar esse ar de bíblia ao volume.
Os Extras do livro: Além do breve prefácio da viúva de Bram, Florence Balcombe Stoker, temos o conto O Hóspede do Drácula e depois as resenhas, entrevistas e cartas
Depois disso temos o posfácio de Marcia Heloísa analisando a obra, sua origem e até referências. Muito bom texto, inclui algumas curiosidades e mostra um pouco do processo criativo de Bram Stoker para compor o livro, igualmente interessante são as notas, rascunhos e originais que surgem depois de outro posfácio de Carlos Primati. E pra fechar a obra algumas fotos de dráculas do cinema ao longo dos anos.

A unica decepção é a capa que imita um livro antigo ou uma biblia antiga, mas deveria ter baixo relevo e até mesmo uma textura que imitasse o couro, como a propria darkside fez com tanto cuidado e capricho para a edição de Hellraiser. E na lombada a inclusão da estrela e da lua é tão desnecessária que não consigo entender quem teve essa ideia e porquê?
Não fosse esse (nem tao) pequeno detalhe, eu seria o primeiro a proclamar essa edição como sendo a definitiva do Drácula.

legolas_ 28/01/2023

li pra passar o tempo, me divertiu mas acho que vou reler em um momento onde eu estiver mais disposto

Cringe Literário 26/10/2021

Melhor romance vitoriano Gótico de terror que já li...
Resenha: o Drácula de Bram Stoker; Principis 368 p.
Nota: 5
Um livro de terror para quem tem medo de ler livros de terror...Romance da era vitoriana/transição para era moderna, tem presente na narração o pensamento cientifico o que reflete a época que o livro foi escrito.
Um clássico gótico, repleto de cenários com castelos e casarões em lugares afastados, um clima sóbrio e tenebroso, portas trancadas e cenas noturnas cobertas de nevoa.
Narrado no modelo epistolar, onde os narradores são os protagonistas e a narração segue através de cartas, relatos de diários e recortes de jornais de vários personagens.
Os capítulos são curtos, leitura fácil sem vocabulário rebuscado e muito fluida.
Sinopse:
Jonathan Harker viaja para Transilvânia de carruagem para encontrar conde drácula e tratar a compra de um imóvel na Inglaterra.
Jonathan percebe algumas situações peculiares, ao chegar na vila as pessoas o advertem sobre o castelo e o conde, mesmo assim ele segue sua viagem; ao ser recepcionado o conde não possui empregados, não se alimenta durante as refeições, nunca está disponível durante o dia e coisas bizarras acontecem, como a falta de reflexo do conde em espelhos e andar pelas paredes externas do castelo como um bicho.
Jonathan aflito com a situação observa que é prisioneiro do conde Drácula e tenta fazer de tudo para fugir do castelo, ao mesmo tempo o Conde Drácula faz uma viagem de navio e pretende se instalar em definitivo em Londres, onde irá fazer novas vítimas.
Na Inglaterra Mina a noiva de Jonathan tem a melhor amiga Lucy muito doente, prestes a morrer, são chamados amigos e médicos para ajudar, chegam então o Dr. Seward, Dr. Van Helsing, Arthue Holmwood e Quincey Morris.
Posteriormente após perceberem a gravidade da saúde de Lucy e sobre os perigos da instalação do conde Drácula em Londres esses personagens se unem em caçada ao vampiro e temos cenas de tensão maravilhosas e alucinantes.
Camila 27/10/2021minha estante
Eu não consegui gostar desse livro, queria mto mas n deu kkk achei extremamente machista, o que por si só já estragou o livro pra mim. Mesmo sendo um livro antigo, outros autores como MAchado de Assis, não tinham uma obra com machismo tão presente. Eu entendi que o livro quis passar uma mensagem bem religiosa e a ideia de que homens são superiores. Além disso, mulheres terem desejos carnais seria algo abominável, motivo pelo qual Lucy foi punida e Mina conseguiu se salvar. Enfim kkkk senti mto ódio lendo D:
As partes mais interessantes eram sobre Drácula, mas ele quase n apareceu depois do início :(
Enfim kk sei que minha opinião não é popular rsrs

Cringe Literário 28/10/2021minha estante
Muito legal seu ponto de vista e concordo em ser machista sim, mas também é um retrato da sociedade vitoriana ainda em transição para era moderna, o sexo no geral era muito demonizado pela Igreja Católica, por isso o DRÁCULA é tão erótico, sensual ele representa o paganismo, o proibido né rsrsrsrs; ele também é meu personagem favorito.
Vemos nele além do diabólico a personificação do preconceito dos ingleses com os outros povos europeus, como os estranhos, os vulgares, de hábitos bárbaros, eu fiz uma inferência de que Bram Stoker trouxe isso inclusive como uma crítica a sociedade britânica. E apesar de que bem singelo percebi a personagem Mina com atitudes que podemos ler como feministas, ela faz o pedido de casamento, ela vai por seus próprios meios resgatar o Jonathan, ela é genial e faz as conexões dos diários, inclusive tem uma fala dela de que no futuro será normal as mulheres realizarem pedidos de casamento.
Mas realmente incomoda muito, esse cuidado e fragilidade com as personagens femininas, a Mina ser vetada de participar das missões de caça ao drácula e nem poder discutir com eles o ocorrido é de se refletir... Mas entendo isso de cada autor a sua época (apesar de muitos outros irem contra tudo e TDS como por exemplo o retrato de Dorian Gray com o tema do homossexualismo, Oscar wilde foi inclusive preso, e a produção de ambos na mesma década)
Mas no contexto geral achei uma produção fictícia sensacional, pois perpétua a ideia e construção do nosso imaginário sobre o que é a figura de um vampiro, Bram Stoker não inventou os vampiros, pq já existiam lendas, mas ele transformou essas lendas em um sucesso atemporal, por essa escrita, as cartas remetem um tom verídico a obra que chega ser engraçado até esquecemos que é um romance de terror, então acabei favoritando pq achei o conjunto muito interessante.
Ainda não li Machado de Assis no meu IG literário, mas achei super necessário e valida essa sua comparação!! Obrigada por dividir seu pensamento, achei muito importante, temos que ler com os olhos da nossa era sim ??????

Camila 28/10/2021minha estante
Eu também penso que do ponto de vista de ficção, e principalmente sobre o tema de vampiros, ele é mto bom. Pra mim se tivesse focado mais do drácula e menos em outros personagens, teria sido mais interessante pra mim. De longe drácula era o mais interessante. Pra quem curte vampiros, é um livro importante de ler por que é de onde vem muita coisa. Eu que realmente não consegui me achar prazeroso em vários momentos por conta das questões citadas. E outra coisa foram todos os homens muito perfeitos, cheios de honra e coisa e tal. Isso pra mim é muito superficial e mais uma vez me faz pensar na mensagem q ele quer passar. Muitas vezes eu prefiro personagens mais interessantes em detrimento da própria história, então isso foi bem chato pra mim :( eu queria ter gostado na vdd kkkk

Camila 28/10/2021minha estante
Eu tenho minhas dúvidas se a questão xenofobica é crítica ou a própria opinião do autor. Depois de ver tanta bajulação de Deus e e de homens em geral eu acabei somando isso ao meu conjunto de críticas kkk mas posso estar enganada

Cringe Literário 29/10/2021minha estante
Eu também não sei sobre a nossa inferência de xenofobia ser crítica do Bram Stoker ou expressão dele, vou pesquisar sobre, quem sabe possamos nos surpreender... Eu terminei leitura do FRANKSTEIN e tem tanta complexidade, a começar pela pele da criatura que é amarela, me causou estranhamento, fui pesquisar e descobri que era uma crítica social da Mary Shelley.
Então talvez remotamente rsrsrs possamos descobrir algo do Bram Stoker.
A edição que li, é uma edição bem enxuta e popular, nunca li outras produções do autor, acho que tem um conto: o hóspede do Drácula, talvez lá tenhamos outras pistas...
Eu compreendo seus motivos de não afinidade com a produção, e concordo plenamente, realmente os personagens com heteronormatividade como vc citou perfeitos demais são irritantes.
Geralmente essas produções clássicas que não são romance de formação tem essa pegada, então tentei ler livre de fazer essa crítica, mesmo sabendo da existência dela.
Me apaixonei pelo motivo fictício, a discussão da imortalidade e seu preço, de pensarmos que o Drácula enquanto Vlad, o Empalador já era um homem notório, porém para ele não foi o suficiente, então ele misteriosamente se transforma no primeiro vampiro, com força, com vida eterna, mas ao mesmo tempo aprisionado um morto-vivo, tem uma tristeza e melancolia nisso que gosto muito.
Enfim, são minhas loucuras aqui, acho que os pontos positivos conseguem sobressair aos negativos na minha experiência de leitura que fiz muito mais recreativa do que reflexiva.
Mas experiência de leitura é muito de cada um e tbm de momentos, pode ser que em uma releitura eu tbm não apresente tanta afinidade como agora.

Cringe Literário 29/10/2021minha estante
Mais uma vez Camila, muito obrigada por sua atenção e discussão, estou amando suas visões de leitura e expandindo minha opinião sobre a obra...
Pq amei tanto que só estou panfletando rsrsrsrs

Camila 29/10/2021minha estante
Essa parte sobre a imortalidade foi uma coisa que curti muito TB! Eu acho que uma vez que comecei a ver os defeitos da obra, eu não consegui tirar o meu olhar disso, e acabei não aproveitando tanto a obra. Concordo com você no sentido que uma releitura pode mudar a nossa visão, não descarto a hipótese de gostar ao ler uma segunda vez. Na verdade essa discussão me vez gostar um pouco mais, mas no sentido de poder usar a obra como um recorte da sociedade da época e dos seus medos.

SArgio.Habermann 08/01/2022minha estante
Stoker criou o arquétipo do vampiro moderno, misturou muito da mitologia e do folclore sobre o monstro para fomentar uma trama robusta, a meu ver, muito bem escrita. Foi o primeiro livro que li inteiro na minha vida e o considero perfeito até hoje. É uma novela vitoriana, com todas as nuances e moral beata da época. Mas é um excelente exemplar do gênero e um dos livros mais lidos de todos os tempos. Por si só já tem muito mérito ai.

nalewbs 14/06/2020

Um terror que me prendeu demais
Esse livro me prendeu muito mais do que eu imaginava. Não achei que curtiria muito o fato do livro ter uma narrativa epistolar, mas isso deixou a trama bem interessante. Eu tinha uma ideia do que se tratava: imaginei que seria sobre o Drácula transformando várias pessoas em vampiras.

Acaba sendo bem mais do que isso. As cartas deixam a narrativa com uma pessoalidade muito maior com relação à cada personagem. Me senti próxima do que ocorria e queria logo que o plano desse certo, assim como as personagens. Angústia e ansiedade transbordam do livro com o desenrolar dos fatos. É tudo muito frenético!

O autor, Bram Stoker, nasceu em 1847. Isso certamente influenciou o modo como ele retrata os homens, as mulheres e a interação entre eles no livro. Me sinto dividida quanto a isso pois me questiono: devo relevar, afinal, o autor é do século XIX ou me incomodar pois discordo?

Foi uma leitura incrível, me surpreendi com a fluidez da leitura e com a trama em si, muito mais completa do que eu imaginava. Se você está a fim de uma narrativa frenética, clássica e que não vai querer parar de ler, Drácula é o livro perfeito.
Caio 13/07/2020minha estante
relevar afinal é um retrato da época.

Eliza.Beth 01/11/2021

Gostei bastante ????
O começo desse livro é arrebatador, todo um clima nefasto e medonho, com o leitor sabendo tanto ou até mais que o protagonista na parte inicial do livro. Achei bem interessante.

A construção em diários, cartas, partes de jornais nos permite ter vários pontos de vistas dos acontecimentos e também criar um certo apego por cada um dos personagens.

Existem partes problemáticas na obra principalmente em relação ao papel da mulher. Algumas passagens chegam a dar uma irritada, mas eu sempre procuro deixar a obra no seu contexto histórico. Se hoje em dia ainda convivemos com tanto abusos, imagine em uma sociedade extremamente conservadora e radical, muito mais do que a nossa atual.

Algumas cenas nesse livro me trouxeram um sentimento de horror, não de medo. Mas as cenas eram tão bem escritas que eu sentia como se fosse realidade.

Apesar do ritmo um pouco mais lento, não chegou a ser algo que me incomodasse. Tirei meia estrela pq achei que o final podia ser um pouco mais emocionante. E também achei que alguns acontecimentos poderiam ter sido evitados se houvesse um pouco mais de comunicação entre os personagens.

Um excelente livro e merece o título de clássico! ????
Michela Wakami 03/11/2021minha estante
Muito bom!??

shaiigr 17/01/2022

O livro retrata, por meio de registros em diários, a história de pessoas que em determinado período de sua vida esbarraram com a existência de um vampiro direto da Transilvânia, o conde Drácula.
A história conta desde o momento em que essas pessoas se deparam com a existência do Drácula e suas consequências (mais Não Mortos), até a caçada que fazem para matar os vampiros.

Gabi 13/08/2022

Edição linda e completa!
Que Dracula é um clássico todo mundo já sabe! Mas essa edição da Darkside é impressionante, eu amei saber mais por trás dessa história tão aclamada e os manuscritos me fizeram sentir e entender mais da obra.
Mister Lyndon 13/08/2022minha estante
Um clássico!!

Juju 04/09/2021

Uma tortura
Livro difícil, cansativo, personagens estranhos. Adorei perceber como foi, de fato, um pioneiro para o vampirismo na cultura pop, mas confesso que esperava muito mais. Valeu à pena a experiência, mas é arrastado e eu comemorei demais quando acabei.
Matheus1102 04/09/2021minha estante
nossa, quando eu li, outra edição, tbm fiquei assim, leitura super cansativa, e o pior q pensei que nas outras edições seriam diferentes, mas não ????

Alan.Felipe 04/09/2021minha estante
Que tenso =/ Tava pensando em começar ele, mas acho q vou deixar pra mais tarde

Rodrigo 11/04/2022minha estante
Concordo,pra mim foi um martírio terminar esse livro