Drácula

Drácula Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Juliane Raquel 11/08/2022

Amei demais!
Eu sempre tive muita curiosidade em ler esse clássico, e ao mesmo tempo tive receio do livro acabar sendo chato, arrastado ou até mesmo cansativo, mas foi o oposto que aconteceu. O livro flui muito bem, mantive o interesse pela história do início ao fim e a minha vontade era de ler sem parar.
Quanto aos personagens, muitos me cativaram, mas o Dr. Van Helsing foi quem ganhou meu coração.
De fato é um livro com algumas falas machistas, isso é inegável, mas não podemos desconsiderar o contexto história em que esse livro foi escrito. Além disso o autor questiona alguns papéis sociais impostos na época e nos faz extrair valiosas lições morais.
Uma das coisas que mais me chamou atenção, foi o quanto eles eram unidos, e uma vez que adquiriam a confiança uns dos outros, juravam amizade eterna e à partir daquele momento faziam de tudo uns pelos outros.
É um livro sobre amizade, amor, respeito e principalmente lealdade

VK 99 02/10/2023

Terá para sempre a credibilidade de ter sido um livro tão influente, mas eu esperava mais.
A história consegue te prender totalmente desde o início, com toda aquela essência de medo e mistério.

É incrível acompanhar a experiência de Harker desde a sua chegada ao país, até o fim de sua 'estadia' no castelo do Conde. Fica simplesmente difícil parar de ler.

Acredito que Stoker, ao escrever todo aquele arco voltado à batalha contra Lucy, tenha cravado de vez na história da literatura e da cultura em geral as coisas que acompanham as histórias de vampiros; como estacas de madeira, a decapitação, o sal, o alho, palavras sagradas, a cruz e tantos outros objetos ou rituais que espantam os vampiros e que são apresentados nessa e em outras partes da obra, sem falar em Van Helsing, que se tornou uma lenda e ganhou várias histórias próprias com o decorrer dos anos, seja em livros, no cinema ou em jogos.
Infelizmente, na minha opinião, logo após a morte de Lucy, o livro se torna muito maçante e lento, e volta novamente a ficar interessante apenas perto do fim.
Eu esperava saber bem mais sobre a história particular do Drácula, ver mais ação entre ele e os humanos e um final melhor do que o apresentado. Acredito que a morte do Conde tenha sido contada de forma corrida e repentina, enquanto outras partes do livro que poderiam ser bem mais breves se prolongaram de maneira entediante.
Vale mencionar também os lindos momentos entre Jonathan e Mina Harker, e as tantas frases de grande efeito ditas entre eles
Ingrid664 03/10/2023minha estante
Quero muito fazer esta leitura !

VK 99 04/10/2023minha estante
Vale a pena! Quero saber qual vai ser tua visão dele também!

Ingrid664 04/10/2023minha estante
Pode deixar, quando ler comento!

Polly 09/02/2022

Drácula: um livro que acontece nas entrelinhas (#167)
Drácula é o responsável pelo senso comum que habita o imaginário da cultura ocidental do que seja um vampiro, excetuando, é claro, uma geração inteira de millennials (e eu me incluo dentro dela) que acha que vampiros brilham no sol e podem ser “vegetarianos“. Em Drácula, vampiros são seres essencialmente das trevas, uma alma humana aprisionada em um monstro, que só podem ser derrotados com muito alho, crucifixo e estacas, além é claro de muita fé.

Mas não pense que o livro é uma sequência infinita de ação e de cenas horrorosas de monstros sugando pescoços alheios. Elas quase não acontecem, assim, diretamente nos nossos olhos. O que prevalece na narrativa é o mistério, é o relato indireto do que acontece quando se encontra o terrível Conde Drácula. O que vemos mesmo são pessoas muito confusas, adoecendo sem explicação e tendo suas vidas sugadas aos poucos sem se dar muita conta do que está acontecendo consigo mesmo. Há também a busca desenfreada do Dr. Van Helsing pelo monstro sugador de sangue, o qual está sempre escapando de suas mãos como se fosse água.

O livro é essencialmente bom, te prende porque ele está sempre prestes a falar o que você quer ler, mas ele também sempre adia por mais algumas páginas essa revelação, até que você chega ao seu final sem nem perceber. No entanto, tenho que falar de algo que me incomodou: a narrativa é machista. Mina Harker é a única, tirando o Dr. Van Helsing, que consegue solucionar os problemas causados pelo temível e misterioso Conde Drácula, mas ela é sempre deixada de lado só por ser mulher e “ter uma constituição delicada” (aceitando isso de muito boa vontade, inclusive). Ela não serve para enfrentar o monstro, apesar de ser mais inteligente que todos ali, e, juro, passei o livro todo querendo ver ela fazer isso. Para você ter noção, existem passagens mais ou menos do tipo “Mina tem cérebro de homem, pois é muito inteligente, mas ainda tem a doçura de uma mulher”. Difícil ler isso no século XXI, né? Mas, bem, a gente põe na cabeça que é um livro do século XIX e segue. Está tudo certo.

Por fim, é inegável que Drácula é um clássico, não à toa se tornou a mais famosa história do terror gótico sobre vampiros. Se Bram Stoker tivesse escrito um século depois, talvez, o livro fosse perfeito (risos). Indico a leitura.

Livy 01/11/2020

6 motivos porque Drácula se tornou um dos meus favoritos
Instagram @livy.mundodolivro

Nunca fui de ler muitos clássicos. Mas tenho tido mais vontade de conhecê-los. Em clima de Halloween, resolvi pegar Drácula. E não é segredo que eu estou apaixonada por audiobooks, minha experiência com essa leitura foi ouvindo um e foi maravilhoso! Foi narrado com vozes diferentes para cada personagem o que deu mais personalidade para cada um. Toda a trama teve trilha sonora que se encaixava nos momentos certos de mistério e tensão. Havia sons como passos, lobos uivando, portas abrindo, uma infinidade de coisas. Uma experiência de imersão completa!

Pois vamos aos motivos porque amei Drácula:

NARRATIVA: foi toda construída através de relatos escritos pelos personagens em diários, documentos, jornais, cartas, etc. Tudo é muito bem construído e senti todos os medos e aflições que os personagens sentiam enquanto a sombra de Drácula pairava sobre eles. A todo momento era muito perceptível a motivação e dor de cada um deles. A linguagem também foi fácil e envolvente

ATMOSFERA: uma coisa que amo em Romances Góticos é a atmosfera que ele cria. Em Drácula ela é perfeita, ambientando muito bem o suspense e mistério, dando mais poder às aflições e tensão que um vampiro trouxe a todos e o quanto mudou suas vidas e percepções. Esse clima tenso de mistério me conquistou

PERSONAGENS: Jonathan, Lucy, Van Helsing, Quincey, Arthur, Knock... todos foram muito bem construídos e trabalhados pelo autor, com profundidade

MINA HARKER: ela foi uma personagem que me cativou e é minha preferida, por sua força, determinação, amizade e calma diante das dificuldades

ATEMPORAL: esse livro foi escrito em 1897 e mesmo após tanto tempo continua sendo um livro espetacular! Há tantas coisas nas entrelinhas, tanta profundidade e questionamentos (até por questões da época) que é um livro para mergulhar mesmo!

DRÁCULA: em nenhuma adaptação que eu já vi eu vi o Drácula como senti nesse livro. Muito mais denso e terrível!

E para quem não gosta de terror: esse livro é tranquilo e não dá medo, gente! É mais voltado pro suspense!

@lendocomjulian 06/05/2022

Tive dificuldades para ler
Comecei lendo com o grupo de leitura ano passado, e só consegui terminar agora. Li a história principal (Drácula) e deixei os extras para depois (quase metade do livro).

A história do Drácula é fantástica, muito boa mesmo.
Eu reparei que ficava ansioso com os acontecimentos e querendo ver como o Conde se sairia e as suas vitimas também.

O vocabulario me deu uma travada algumas vezes, mas no final, deu tudo certo.

O conto da Carmilla achei muito bom também e fiquei com a mesma ansiedade.

Muito bom, recomendo!

bruna1831 25/03/2023

Meh meio mais ou menos, nn entendi direito e dormi lendo, sla leia se vc nn tiver mais nada pra fazer
Bianca 25/03/2023minha estante
Kkkkkk puta resenha boa

ana 25/03/2023minha estante
amg, tava querendo ler. Me diz, vale a pena a experiência? Tipo, para adquirir conhecimentos de outros gêneros?

Matheus656 27/05/2023

Sei que é um dos grandes clássicos da literatura e um dos grandes impulsionadores do terror, mas pra mim não deu.
Não sei se é a minha jovial idade e inexperiência com esse tipo de escrita ( mais clássica e complexa ), mas o texto me pareceu ter muitas divagações desnecessárias e sempre fugindo do foco principal.
No entanto, não posso negar que o início foi maravilhoso. Os primeiros capítulos com Jhonatan fazendo a viagem até chegar no castelo do conde e todo o arco que se passa após a viagem são perfeitos; amei a atmosfera e me senti dentro da história, mas foi somente isso, pois logo quando se iniciou os relatos de Mina em Londres, a história para mim acabou se perdendo e se tornou desinteressante.
Provavelmente irei ler novamente esse livro, em um futuro muito distante e com muito mais experiência e paciência para esse tipo de escrita.
Lali 27/05/2023minha estante
Tive a mesma experiência.

Rykellme 27/05/2023minha estante
Concordo com você. Confesso que me desanimei a ler. Achei tediosa nessa parte, mas consegui terminar.

Gui 28/03/2021

Assustadoramente apaixonante.
Nunca pensei em ter medo de um livro, mas com Drácula o medo foi mais realmente que nunca! Nossa imaginação tem muito mais poder do que qualquer filme. Meu coração é fraco, e confesso que não aguentei a ansiedade, pesquisei alguns spoilers na internet (e não recomendo) mas que mesmo assim não prejudicaram em nada o impacto da obra sobre mim, o medo, o desespero, o aperto no coração são emoções incríveis de sentir com um livro. Recomendo fortemente à todos os amantes do terror e aos que se interessam por esse tipo de literatura, e se você for ansioso(a) prepara o coração para emoção, que vai ser forte!

Hanna.Figueredo 03/10/2020

Clássico extremamente imersivo.
Demorei um pouco para terminar esse livro, parte dessa demora foi devido a própria narrativa, que se mostra lenta e muito detalhista. Ao final do livro, percebemos que esse ritmo vagaroso acaba construindo uma imersão, que poucas vezes consegui obter em uma leitura. Todos os personagens pareciam próximos a mim, conseguia entender as personalidades deles, suas motivações e ações, era tudo totalmente compreensível, já que dê certo modo somos levados a conhecê-los no seu íntimo devido a demasia de detalhes na narrativa. A Mina Harker é de longe a melhor personagem, determinada e encantadora. O famigerado Drácula acaba se mostrando um vilão não tão mal, apenas alguém preso a uma espécie de maldição. Clássico extremamente imersivo e que me apresentou um local e uma cultura que até então não conhecia, o livro se passa em parte na Transilvânia, uma região da Romênia. Recomendo para entender o porquê, do drácula ser esse personagem amplamente conhecido.

Emanuel 11/02/2022

Quase morri de nervoso
Me surpreendi demais com tudo relacionado a esse livro, desde sua escrita até o enredo, os personagens e tudo foi uma surpresa muito boa. A ansiedade e tensão que esse livro causa do início ao fim, jesus eu lia suando demais não conseguia nem respirar as vezes. A forma como os personagens se amavam foi muito fofa e a união deles até o fim deixou tudo muito bom de acompanhar... Algumas burrices poderiam ter sido evitadas e acho que por isso não dei 5 estrelas, mas amei DEMAIS e recomendo muito!! Com certeza lerei mais livros parecidos.

Marcello.Buzon 01/12/2023

Sedutor
Não tem como, Drácula merece estar entre os maiores clássicos. Atmosfera envolvente e o próprio Drácula com um charme extramente cativante.
A escrita também ajuda demais a criar toda uma atmosfera que prende o leitor.
E claro, é notável como a gente continua lendo e interessado mesmo o personagem principal fique sem aparecer de fato durante páginas e páginas.
Ótima releitura.

gabytes 07/07/2023

Ouça-os, os filhos da noite. Que música eles fazem!
Pode não ser o primeiro vampiro na literatura, mas certamente foi o Drácula que definiu ou popularizou todas as tropes vampirescas que conhecemos hoje! Principalmente na primeira parte do livro, é muito interessante ver a "inauguração" de tantos clichês familiares pra nós, mas que na época era novidade.

Dito isso, pra mim a primeira parte no castelo realmente foi a melhor, por causa da atmosfera amedrontadora e o 'mal desconhecido' pelo protagonista. Depois disso a ameaça dos vampiros vira um pano de fundo que o autor se utiliza para explorar outros aspectos da Era Vitoriana, como superstições religiosas, medicina, papéis de gênero,etc. Além do desenvolvimento do relacionamento entre os personagens principais.
É quase impossível o leitor moderno não sentir estranheza ou até uma certa comicidade em algumas passagens, que retratam o pensamento antiquado da época, um exemplo seriam as cenas envolvendo transfusão de sangue: primeiro que o sangue é retratado como algo tão íntimo e sagrado que a transfusão entre duas pessoas era visto como algo erótico. Outro ponto é que na época ainda não havia o conhecimento sobre tipos de sangue, então hoje a idéia de transfusões espontâneas entre pessoas aleatórias chega a ser engraçada.

O final achei bem anticlimático, pq o suspense foi sendo tão bem construído durante todo o livro e no fim tudo se resolve em um só parágrafo. O próprio Conde aparece diretamente só mais umas 3 vezes depois do castelo... mas é isso acho que essa era a intenção do autor.

agasbriela 16/02/2021

Incrível
Muitos pontos a comentar, o primeiro é que o livro é muito bom e tem uma narrativa que te prende logo no início. O segundo é que amei demais toda a história e os personagens, TODOS são interessantes.
Outro ponto é que achei o final um pouco rápido, achei muito emocionante mas esperava que demorasse mais para as coisas se resolverem, porém gostei mesmo assim.
E por último mas não menos importante, preciso falar sobre essa edição da darkside, está belíssima e tem uma ótima tradução. Encontrei alguns errinhos mas foram bem poucos, outra coisa legal é que a edição é MUITO completa, após o final da história, as últimas páginas ainda contam com contos do autor, curiosidades, entrevistas, cartas e até mesmo imagens dos rascunhos originais. Achei completíssima e digna de colecionador.
Só dou uma dica para quem nunca leu: PULE A INTRODUÇÃO, TEM SPOILER.