Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Carol M. 24/10/2019

Resenha feita por @estantedossonhos_
Drácula, um clássico tão incrível que falta fôlego para descrever tamanha obra. Todo mundo conhece, ou já ouviu falar dele. Bram Stoker conseguiu popularizar o eterno rei dos vampiros. Mas você sabe a história real?

Muitos detalhes são incertos, um mistério que talvez nunca tenha explicação.
Ainda criança, virou refém do reino de Constantinopla, por questões políticas e por um acordo de seu pai, o que gerou certa rebeldia e fúria em si.
No contexto histórico, Vlad III Dracul foi um príncipe governante da Valáquia (hoje, Transilvânia), no sul da Romênia, que lutou bravamente para defender seu reino dos otomanos - turcos - por muito tempo.
Muitos acabaram morrendo em suas mãos de forma cruel e humilhante. Ele simplesmente os empalava - tortura até a morte, onde se usava uma estaca que atravessava o corpo se uma ponta à outra; técnica aprendida ainda em Constantinopla -
Esse assunto acabou se espalhando entre os povos locais, causando-lhe a fama de "O empalador" - "tepes" em romeno.
Após anos de batalha e pavor, Vlad acabou perdendo forças e sendo derrotado pelo Império Otomano.

? O livro de Bram Stoker ?

No romance de Stoker, Conde Drácula é um vampiro que vive em seu castelo na Transilvânia. A história é quase toda contada por cartas, telegramas e anotações em diários, mostrando o ponto de vista dos personagens, o que causa certa tensão em nós leitores, por conta de detalhes que nos fazem imaginar as cenas.
Começando por essas descrições, percebemos que Drácula é sozinho e bem reservado; carrega grande mágoa em si, o que fez com que ele renunciasse à igreja e religião enquanto ainda mortal. Fato causado pela perda de sua grande amada e sentimento de injustiça por Deus permitir tamanho sofrimento em sua vida.
Logo após, acabou se transformando em vampiro, com o intuito de que a imortalidade fosse a chave para reencontrá-la reencarnada em alguém.
Depois de tanto esperar, descobre que esse momento que tanto ansiava finalmente aconteceu! E essa pessoa é Wilhelmina Murray, uma jovem que está noiva de Jonathan Harker - futuro advogado e contratado pelo Conde para administrar as compras de propriedades em Londres. -

Seria mera coincidência essa ligação esse eles?

Após a chegada de Jonathan na Transilvânia, Drácula o mantém como "prisioneiro" em seu castelo, para poder espiar e conquistar - ou seria reconquistar? - a jovem Murray.
Durante esse tempo, acaba encontrando Lucy - melhor amiga de Mina - e a usa para se manter jovem para sua amada, o que no fim acaba atraindo interesses de um novo amigo de Mina, o professor Van Helsing, que de imediato compreendeu a "doença repentina" de Lucy, e resolve reunir amigos de confiança para perseguir e acabar de vez com Drácula.
Mas e aí, será que eles realmente conseguiram destruir o nosso eterno vampiro da noite?

Claudia 18/07/2022

Incrível
Apesar de ser uma história bem antiga e já batida por tantos livros e filmes a narrativa dos personagens relatando seus sentimentos por seus diários é simplesmente incrível. Conseguimos sentir o que estão sentindo e nos envolvemos com eles a todo tempo. Algumas horas eles parecem ser tão inteligentes e em outras vacilam demais nós deixando nervosos com o desenvolvimento doa acontecimentos. Gostei bastante.

Beto | @beto_anderson 18/08/2020

Uma boa história
Confesso que esperava mais do romance. É uma história que prende nossa atenção e merece o título de clássico. Minhas expectativas eram bem grandes mas acabei me decepcionando um pouco com três pontos. 1. A participação efetiva do Drácula na narrativa poderia ter sido bem maior. 2. Há trechos que poderiam ser tranquilamente retirados da narrativa que não iriam fazer falta. 3. Em compensação, achei que o final foi bem ruim, sem aquele impacto, muito rápido e morno. Mas recomendo a leitura.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

DavyLM 01/03/2024

A origem do Conde
Olha, gostei muito do estilo de narrativa, romance epistolar, dá um sentimento bem pessoal em tudo e acrescenta em profundidade para a obra.

Gostei muito do início até a primeira troca de foco do castelo para Inglaterra. Senti que perdeu um pouco o ritmo com a introdução dos personagens, mas com certeza foi recuperado a cada página que ganhou tração a cada relato.

Gostei bastante do desenvolvimento da história. Porém, na parte final senti que como o conde foi morto foi súbita e a morte, ou melhor dizendo, o sacrifício final foi do personagem de menor importância entre os protagonistas, então pareceu mais um "é... como o vilão é muito forte e não vai ter batalha contra ele, alguém vai morrer para dar peso e fazer tudo parecer mais custoso do que foi."

No geral, muito bom o livro, não me interessei pelos contos.

Juju 20/04/2021

Experiência incrível
Um clássico, incrível, eu sempre amei os filmes do Drácula e saber a verdadeira história, foi maravilhoso!

No decorrer do livro nos encontramos com vários pontos de vista contando a mesma história por meio de diários, anotações e cartas, eu gostei muito desse tipo de leitura!!
O livro fluiu muito bem e gostei do ritmo dele, o livro não é interinamente focado no Drácula, ele é mais focado no "romance" e como todos se encaixam ali na história, acho que isso funcionou perfeitamente!!

Os personagens são bem desenvolvidos, o livro explica desde o começo por tudo que eles passaram para estar naquela posição!!
É um livro que te prende na história, desde a primeira palavra até a última!!

Eu super recomendo é um livro maravilhoso, um verdadeiro clássico

Léo 16/10/2021

Uma obra magistral!
Esta é sem dúvida uma das obras mais merecedoras do status de clássico absoluto que possui. A trama aqui desenvolvida é magistral!
O romance contada de forma epistolar nos apresenta uma trama legitimamente tensa, envolvente e sinistra. A narrativa nos conquista com uma ambientação e construção de atmosfera de horror e suspense enigmáticas e que prendem totalmente a atenção, nos imersando no charme e na paisagem sombria da Londres do final do século XIX.
Os personagens são perfeitamente carismáticos. Todos são leais e nobres, a narrativa apresenta veemente como os mesmos possuem caráter e ideais íntegros. Tanto os heróis quanto o vilão, uma figura tenebrosa, mas ainda assim que conquista por completo o leitor. Na minha opinião, os destaques da obra com certeza são o irreverente Dr. Van Helsin e claro, o vilão Drácula.
As cenas de horror são conduzidas de maneira excepcional. A escrita consegue montar na mente do leitor determinadas passagens sombrias e grotescas sem apelo para violência, mas construída apenas na tensão sobrenatural. É magnífico!

suzanathalia 31/01/2023

"O desespero tem sua porção de serenidade."
É um ótimo clássico, tem uma escrita fluida e fácil, me prendeu bastante, principalmente no começo com as narrações de Jonathan, que foram muito intrigantes e assombrosas, especialmente os momentos dele com o Conde Drácula. Aliás, queria mais desses momentos, pois foram os melhores para mim.
Ao decorrer da história acompanhamos também as narrações de outros personagens, como Mina e lucy, adimito que achei a leitura um pouco arrastada nessas partes, com detalhes e descrições longas, mas é algo compreensível, em razão que o livro foi escrito no século XIX. Agora, confesso que o final me decepcionou um pouco, já que os acontecimentos ocorreram de forma rápida e sem emoção. Mas em geral, foi uma boa leitura.

Iale 11/02/2022

Cuidado com quem vc convida a entrar na sua casa!
Pra quem acompanha cultura pop e gosta de vampiros precisa conhecer esse livro! O Bram Stoker soube bem reunir várias lendas, mitos e fábulas e agregar num personagem e numa história que faz sentido e que te deixa com asco de toda a situação que acontece. É um terrozinho gostoso. Clássico sem dúvida.
O que me incomodou muito foi o românstimo exagerado imposto na relação dos personagens, principalmente no lugar da mulher na sociedade. Sei que ele escreveu isso numa época muito diferente de hoje, mas é impossível n se incomodar com alguns diálogos que ele escreveu.

Sofia655 04/04/2024

A origem de tudo
É delicioso ler um livro que te dá contexto de tantos nomes repetidos através da história. A cada carta trocada, eu ficava agoniada com uma janela que se fechava, e outra que se abria.
O começo é sensacional, mas conforme vai chegando no final os personagens vão ficando meio embaralhados, e infelizmente o Drácula vai se afastando da narrativa, se tornando apenas um alvo, quando ele por si só é tão, tão interessante! Mas tudo bem, cada época com suas demandas. Já estamos completamente dominados pelos vampiros sexy ;)

Kety 12/03/2021

Drácula é Drácula, né!
Não li muitos romances epistolares e essa foi uma experiência ótima pra conhecer mais do gênero.

Sobre o clássico em si, nem sei COMO elogiar e descrever o quanto gostei... Eu não conhecia o Drácula de Bram Stoker, então estava super curiosa pra descobrir o que aconteceria e qual seria o desfecho!

Gostei muito dos personagens e de como o formato da história permitiu que conhecêssemos cada um deles melhor, além de construir um ritmo e tensão que captam nossa atenção totalmente. Só queria ter visto mais desse vampiro incrível, mas como Van Helsing disse: "omne ignotum pro magnifico" (tudo o que é desconhecido parece magnífico).

Eu li a First Edition da Darkside que é lindíssima, cheias de ilustrações e conteúdo extra! O único defeito foi o tamanho da fonte que é pequeno e cansou minha vista.

É isso! ??????
Felipe 14/03/2021minha estante
Livrão favoritado! E sobre o Drácula é bem isso msm. Grande parte de admirarmos a criatura que ele é, é justamente por não sabermos tudo. :)

Kety 14/03/2021minha estante
Siimm! É frustrante, mas por isso que o personagem é tão bom kkkkk

naicaroline 01/08/2021

Incrível ??
Eu era receosa de ler clássicos e com Drácula fiquei com medo de não gostar, mas me enganei! A escrita é tranquila de acompanhar, cheia de descrições que te fazem se sentir parte da história e o Drácula? tive medo dele mesmo já conhecendo o personagem! Eu amei muito, tirando os primeiros capítulos que me senti perdida, depois que tudo se encaixou eu não poderia estar mais satisfeita com a leitura. ?
Mel 01/08/2021minha estante
Muito bom este livro, adorei. Um pouco triste, mas já esperava levado ao tema.

Clara 28/01/2023

Bom.
Um dos primeiros calhamaços que eu li.
Gostei de alguns personagens.
Não é o meu tipo de livro mas valeu a pena ler.

Clarinha 20/10/2020

Livro muito bom, com uma leitura envolvente e muito fluída, sinceramente? Muito bom.
Patygoldstars 20/10/2020minha estante
Essa história de Drácula de Bram Stoker é perfeita ?

Clarinha 21/10/2020minha estante
Realmente, muito boa

Henrique 27/11/2022

Um clássico
Drácula um personagem tão difundido na história, mas que conhecemos tão pouco. No formato de romance epistolar traz uma atmosfera única para o leitor, a imersão que o autor traz é simplesmente fantástica. O misterioso Drácula causa um suspense de dúvida em torno da sua forma de agir, seus poderes deaconhecidos. Recomendo altamente a leitura, um dos melhores livros do ano e da vida.

Krepe 08/10/2022

Dracula???/5
Dracula um obra gótica e linda com estilo de diário, gosto muito desse livro mas não é espetacular, se tiver coragem e estômago pra ler vá enfrente, tem cenas nojentas mas não ao ponto de querer parar de ler mas sim pelo contrário te faz sentir nojo e querer ler mais e mais. As cenas de suspense te fazer enlouquecer,juro que que as vezes quando dizia "ossos quebrando" eu estava tão dentro do livro que conseguia ouvir os estralos.Porem depois que de um acontecimento específico acontece fica meio monótono e empurrado mas ainda sim é uma história que vai te dar calafrios