O vampiro de Karnstein e outras histórias

O vampiro de Karnstein e outras histórias Sheridan Le Fanu

Resenhas - O vampiro de Karnstein e outras histórias

Jossi 04/09/2010

Esse livro contém os seguintes contos:
-O vampiro de Karnstein
-O quarto no Dragão Voador
-O demônio familiar
-Chá verde

Sinopse:
"CARMILLA (1872) exerceu papel chave na elaboração de Drácula (1897), sendo considerada a obra que forneceu a Bram Stoker a ideia e a inspiração para escrever seu romance. Contribuiu com vários elementos que se tornaram convenções da literatura vampírica e ajudou a cristalizar o caráter erótico associado ao vampiro, tão explorado depois da publicação desta novela. Alicerçada na rica tradição folclórica do leste europeu e nas primeiras produções literárias sobre o tema, Carmilla foi uma das novelas góticas mais populares do século XIX e, desde a filmagem, em 1932, de O vampiro, de Carl Th. Dreyer, vem sendo objeto frequente de adaptações para o cinema, superada apenas por Drácula em número de filmes."

Meus pareceres:
O CONTO mais impressionante é o primeiro, ou seja, O Vampiro de Karnstein. Esse conto tem o título original de "Carmilla", e é uma das primeiras da ficção inglesa do século XIX sobre vampiros, escrito pelo irlandês Joseph Sheridan le Fanu.Dizem que esse conto ou novela foi o que inspirou Bram Stoker, no célebre "Drácula".

O conto de Sheridan Le Fanu relata a atração de uma vampira, Carmilla Karnstein, sobre uma adolescente, e sem rodeios ou metáforas, descreve a paixão lésbica entre ambas. A jovem se apaixona por Carmilla, mas no decorrer da narrativa, com um clima insinuante, gótico e sombrio, a família acaba por descobrir quem se esconde sob a alcunha de Carmilla. E a revelação é aterradora para todos.

Confesso que gostei da história, pelo fascinante clima gótico, embora tivesse preferido um romance mais tradicional. Mas o estilo de Le Fanu cativa, e foi inclusive, a inspiração de muitos filmes e outros livros do gênero.

Mari 13/09/2021

Chato
São quatro contos bem chatinhos.

O livro não funcionou comigo, é tudo tão bobo e tão sem graça que você termina de ler e fica sem saber o por que de ter perdido tempo com isso.