15 Dias para viver

15 Dias para viver Francy Lima

Resenhas - 15 Dias para viver

@_herdeiradoslivros 26/04/2021

Livro para se debater
Morgana vive um casamento fracassado, seu marido Fernando mau fala com ela e todos os dias são uma completa rotina, casa,trabalho, cuidar dos cães e dos filhos há não ser quando vai viajar para suas aulas de dança às quartas.
Em uma briga entre seu Príncipe Ego e a Dona Consciência, Morgana acaba entrando num aplicativo de namoro apenas com o intuito de bater um papo, porém quando menos vê já está caidinha por um baiano com quem ela acaba traindo o marido.
Iremos acompanhar a vida da Morgana, suas dúvidas, desejos,medos, reconquista da sua autoestima e amor próprio.

? O que eu achei?
Confesso que não gostei do Caíque, o baiano do aplicativo, não consegui simpatizar com ele em nenhum momento. A Morgana acabou se apaixonando pelo primeiro que lhe deu atenção e afeto que não recebia do esposo e em várias situações vemos uma Morgana confusa, negligenciando até mesmo sua filha que passou por uma situação complicada.
Porém também acompanharemos uma Morgana que resolveu ser feliz consigo mesmo, seus gostos, sonhos e metas. Descobrindo que para ser feliz de verdade, isso dependia dela.
Sobre o Fernando, sinto que ele amava realmente a esposa, mas vivia no século passado, sem ambições e sem saber demostrar afeto pela mulher e os filhos, jogando toda a responsabilidade nela.
Em 15 dias Morgana teve sua vida virada do avesso e decisões precisaram ser tomadas. Me senti em conflito muitas vezes, pois sou totalmente contra a traição de Morgana e outras atitudes dela, porém temos que ter a sensibilidade de entender a situação em que ela se encontrava, em sua casa.
Não posso deixar de citar que Morgana tinha um vício doido em batom, que na verdade era a sua válvula de escape para quando estava nervosa.
Um livro para ser lido e debatido realmente.

angeskoober 05/04/2019

Divertido e faz refletir.
Lascou, zefa! Kkkk
Como fazer uma resenha resumida de um livro que trata de tantos assuntos importantes? E que tem tantas gírias cearenses maravilhosas? kkk
15 dias para viver, da Francy Lima, começa com Morgana em sua aula semanal de jazz. Ela viaja para Fortaleza, que é bem diferente da cidadezinha em que mora com a família. Morgana é uma mulher casada há 22 anos e que não está feliz há muito tempo.
Naquela noite, incentivada pelos conselhos que sua sobrinha louquinha dá, Morgana entra em uma sala de bate-papo para ver se encontra alguém interessante para conversar. E encontra.
Caíque é um homem com problemas no casamento e é bem mente aberta. Muito mesmo. Ele gosta de dar prazer às mulheres e Morgana vai ter uma relação intensa com ele, fazendo com Caíque coisas que nunca fez com seu marido antiquado.
É muito difícil torcer para Morgana dar certo com o marido Fernando. Eles são diferentes demais. Infelizmente eu fiquei do lado dela, apesar de não concordar com adultério. Quantas pessoas hoje são felizes no casamento? A taxa de divórcios cresceu mais de 100% nos últimos dez anos. Está bem complicado. Pessoas diferentes demais que ainda acreditam que os opostos se atraem, podem entrar em uma barca furada. As pessoas mudam e às vezes isso as afasta.
Muitas pessoas, tanto homens quanto mulheres permanecem em relacionamentos por causa de filhos e pressão da sociedade, de alguma forma.
Francy joga na nossa cara toda a hipocrisia em que vivemos, onde muitas vezes devemos ouvir o que os outros dizem, seguir a igreja ou o que nos é imposto (no caso das mulheres então…), mesmo sabendo que não é o queremos e que não nos fará feliz.
A mensagem é dada de um jeito leve e engraçado, mas que faz refletir. Morgana é uma mulher encarcerada pelos valores que aprendeu e que, quando já está cansada de lutar por um casamento fracassado, acaba tomando atitudes que nunca pensou que tomaria, mas que a fazem querer viver. E nisso ela vai querer ainda mais ficar com Caíque, o responsável pela sua liberdade propriamente dita. E não é tão simples. Não posso falar mais!

Thaisa 04/03/2019

Por Thaisa Lima no blog Minha Contracapa
Existem livros que nos identificamos tanto com um personagem que parece que o autor descreveu a gente, né? Foi exatamente assim que me senti em relação a Morgana. Somos muito parecidas em diversas coisas, porém existe uma diferença entre nós: não me deixo prender por causa da imposição de ninguém.

Morgana é uma mulher de 42 anos, casada há 22 com um homem completamente incompatível. Mãe de dois filhos e com um marido que acredita que seu único dever como homem é colocar a comida na mesa, ela se sente invisível dentro de sua própria casa. Dividindo seu tempo entre os servições domésticos, as “obrigações” de mãe, o trabalho como professora e afazeres na igreja, ela foi empurrando a situação com a barriga por muito tempo e tornou-se uma mulher infeliz, insatisfeita e presa numa vida que não é bem a que ela queria viver.

Morgana tem muitos sonhos. Ela quer viajar pelo mundo, ser uma escritora de sucesso, dar uma vida melhor pra sua família e ter muitos leitores. Fernando, o marido, acredita que sonho não é coisa pra adulto e que a vidinha que eles levam no interior está muito boa. Ele não apoia a mulher, não incentiva seus desejos e ainda a critica por ser assim. Tudo o que Morgana desejava era que aquele homem, o seu príncipe encantado, sonhasse junto com ela e juntos realizassem esses sonhos. A realidade não era essa e ela já não suportava mais isso.

Toda quarta feira, nossa mocinha viajava 150 km até Fortaleza para fazer um curso de dança. Essa era sua válvula de escape e numa dessas idas, entediada, resolveu seguir o conselho de uma sobrinha e entrou numa sala de bate papo. Lá ela conhece Caíque, um moreno baiano que revirou a vidinha insossa da professora pelo avesso.

Ambientada no nordeste (amei isso!), a leitura é cheia de regionalismo e vocabulário próprio. Não se preocupe, a autora colocou um “dicionário nordestês” pra explicar o significado de tudo. Além de conhecer uma história incrível, vai aprender palavras novas!

Não pense que essa é uma história bobinha. 15 dias para viver tem uma boa dose de polêmica e pode incomodar grandemente algumas pessoas. A autora aborda diversos temas que são tabus (daqueles cabeludos mesmo) em nossa sociedade e o intuito não é constranger o leitor e sim os fazer pensar. Refletir sobre situações que qualquer um pode protagonizar. No decorrer da leitura você vai encontrar temas como adultério, liberdade sexual, empoderamento, religiosidade, preconceito, imposições em nome de uma fé cega, dentre outros.

Em diversos momentos me vi em conflito com a leitura. Eu não sou a favor de traição e acredito que Morgana poderia ter tomado outras atitudes, porém, em momento algum julguei as decisões dela. Cada um sabe onde seu calo aperta e ninguém tem o direito de falar o que o outro deve ou não fazer. Fiquei em conflito com as minhas convicções e isso foi um ponto positivo para o livro, porque acredito que esse era realmente o intuito da autora, fazer o leitor refletir e se colocar no lugar da personagem para se perguntar “o que eu faria se estivesse no lugar dela?”.

O crescimento de Morgana foi lindo de ver. Senti como se estivesse assistindo ao ciclo de uma lagarta se transformando em borboleta e alçando seu primeiro voo. Houve vários momentos que senti vontade de entrar no livro para chacoalhar Morgana, quis dar um chute na bunda do Fernando e estapear a cara de Joice! Várias emoções no decorrer da leitura!

A escrita da Francy é muito gostosa. Ela envolve o leitor com uma narrativa fluida, instigante e com uma dose deliciosa de erotismo. Nada de cenas de sexo hiperdescritivas. Tudo casa perfeitamente como uma bela melodia. Aliás, melodia é o que não falta na obra! A playlist selecionada pela autora é uma delicinha à parte e casa muito bem com cada capítulo.

A obra é envolvente, com sensualidade na dose certa, uma história incômoda que desperta no leitor um senso urgente de mudança. Ela descreve a realidade de muitas mulheres e deixa a gente com uma pulguinha atrás da orelha. No final do livro eu quase gritei um “uhull”, vibrando por mais uma mulher que descobriu que somos mais do que suficientes para nós mesmas e que nossa felicidade não está nas mãos de um homem.

Livro mais do que recomendado!

site: http://minhacontracapa.com.br/2019/03/resenha-15-dias-para-viver-de-francy-lima/
Geruzailha 26/04/2021minha estante
"15 dias para viver" é um livro leve, gostoso de ler, apesar de abordar um assunto sério: a submissão da mulher no casamento. O livro conta a história de Morgana, mulher de 42 anos, que tem uma vontade enorme de viver, mas vive com Fernando, um homem que parece viver em um mundo paralelo ao dela, um casamento de 22 anos, sem grandes emoções. Num dia de grande solidão, ela entra num aplicativo de mensagens e conhece Caíque, com quem ela vive momentos torrídos de amor. A atenção e carinho que recebeu fizeram com que se apaixone por ele. Porém, no final, ela descobre que não precisa de casamento morno, nem de um que a leve à loucura, ela só precisa dela mesma para ser feliz.

Li, gostei e recomendo.