Névoa

Névoa Lenmarck

Resenhas - Névoa

@eu_sandroka 05/10/2019

Qual é o seu maior medo?
Estória excelente. Bem escrita.
Daquelas que empolgam, que não queremos largar enquanto não terminamos, e temos que reler ao término, porque o desenrolar dos acontecimentos não saem da cabeça.
A edição física é linda. Quem puder tê-la, vale a pena.
Recomendo. :-)
Pra quem gosta de suspense.
Pra quem gosta de uma boa leitura.
Pra quem gosta de valorizar nossos nacionais.

Flavio 10/04/2019

Névoa
Psicopatas, vampiros, lobisomens, espíritos, demônios, entidades sobrenaturais, zumbis, bonecos assassinos, orcs. O Terror, tanto na literatura quanto no cinema, já usou e abusou de todos esses ícones. Mas eis que surge um livro sobre um protagonista inusitado, a floresta amaldiçoada. Acho que ainda não tinha lido, nos últimos anos, alguma história abordando esse tema, ao menos não como foco principal da trama. Se hoje você tem Drácula, Chuck, Pennywise como referência de monstros, abrace agora o novo vilão do momento: A FLORESTA MORTA.
Pois é esta floresta sem vida, seca, acinzentada, nublada que determina a vida, e a morte, dos habitantes de uma vila isolada do mundo, a Vila de Névoa. Muitos tentaram fugir de lá, mas de alguma maneira o destino, ou a floresta, os quer de volta. Três amigos de infância retornam à Névoa em busca de sua amiga desaparecida, que a Floresta Morta provavelmente engoliu. E através da jornada deles conhecemos mais desse mundo fantástico que o autor Lenmarck criou. Névoa é uma vila misteriosa, onde desaparecimentos, mortes, intrigas, segredos, traições ocorrem a todo momento. Os três amigos enfrentarão mais que a floresta, enfrentarão um mundo esquecido no tempo, duro, seco, implacável, um mundo criado pelo seu entorno, pela natureza amaldiçoada.
Ah, e o mais legal de tudo, é que o livro tem um ritmo maravilhoso. Li em apenas dois dias, pois não consegui parar. Recomendo.

Kalyne @oreinodaspaginas 31/12/2018

Surpreendente, arrebatador e viciante.
“- Folhas caídas permanecem mortas.”
Um povoado esquecido pela civilização e afastado de tudo, essa é a vila de Névoa. Um lugar repleto de mistérios, lendas e superstições que aterrorizam os moradores há vários anos. Desde a sua criação, de tempos em tempos algum morador morre ao adentrar as sombrias neblinas que cercam a Floresta Morta.
“É melhor partir antes que não possa mais ser capaz de seguir em frente.”
Uma vegetação horripilante e cheia de árvores traiçoeiras que parecem fazer de tudo para aprisionarem permanentemente as pessoas que entram na floresta. Um grupo de cinco amigos: John, Bruce, Alan, Lílian e Dave em uma tarde qualquer, resolvem entrar na Floresta Morta e desbravar os mistérios que cercam o local.
Mas a lei de Murphy se concretiza mais uma vez: se algo pode dar errado, dará. E em meio a uma enorme confusão na floresta, um dos amigos acaba morrendo. O choque foi tanto que os quatro amigos foram obrigados a seguir suas vidas fora de Névoa, apenas Lílian ficou para trás.
Após 15 longos anos sem nenhuma notícia da vida que deixaram para trás, três bilhetes portando o mesmo conteúdo chegam às mãos de cada um dos três amigos que saíram de Névoa: Lílian estava desaparecida, provavelmente dentro da Floresta Morta. Os três decidem voltar para aquele povoado sombrio atrás de respostas e tentarem encontrar a amiga desaparecida.
“- Névoa nunca foi uma cidade com enfoques turísticos. A estrada para cá não é muito agradável e o povo pode ser um tanto avesso a estrangeiros.”
Mesmo nascendo em Névoa e vivendo grande parte da vida naquele local, os três amigos não são bem vistos pelos habitantes de lá. Acabaram se tornando estrangeiros, e estrangeiros nunca são boas pessoas aos olhos dos moradores de um povoado. Mas isso não será empecilho para nenhum dos três, o que eles mais desejam é solucionar o desaparecimento de Lílian e qual foi a verdade sobre a morte do antigo amigo Dave há 15 anos.
Um suspense de tirar o fôlego, uma narrativa que promete deixar o leitor preso a história e louco para descobrir o mistério que rodeia a vila de Névoa e principalmente a maldita Floresta Morta. Lenmarck possui uma escrita tão rica e bem desenvolvida, que ouso dizer raramente ter visto algo assim em um livro de suspense e mistério.
“- Então vamos por um fim nisso. – John olhou para o céu e encarou nuvens negras que encobriam a lua. – Vamos atacar o cerne do problema.”
Indico a todos os adoradores de um bom livro repleto de reviravoltas intrigantes e que fazem o leitor abrir os olhos de surpresa e se maravilhar com os mistérios existentes no mundo. Afinal, o que pode haver de tão perigoso em uma simples floresta?
“A árvore solitária é a mais fácil de ser derrubada. Outro desenho aplainou seus pensamentos. E, no fim, não somos nós apenas árvores solitárias esperando pelo fio do machado?”

site: http://oreinodaspaginas.blogspot.com.br/

Dani Ramos 30/12/2018

Ótimo!
De fato, foi um livro que me surpreendeu muito em todos os sentidos! A história é bem escrita e o desenvolvimento bem encaixado e interessante. Os personagens são profundos, com qualidades e defeitos reais e isso foi um fator muito positivo!

A história baseia-se na vila de Névoa, onde seu isolamento com o exterior (população e etc) é o foco maior do próprio povoado. A cidade, assim chamada, é muito pequena e reservada, seus habitantes não saem dos arredores e apenas algumas pessoas escolhidas como ?aventureiros? são autorizados a sair de Névoa para tratarem de assuntos de extrema urgência. Com efeito, o turismo do local não é muito conhecido e incentivado, fazendo a maioria das pessoas das cidades vizinhas nunca terem ouvido falar Névoa ou simplesmente nem conhecem o caminho para o vilarejo.

Seu nome não foi em vão: o local é coberto quase todos os dias por um nevoeiro denso, trazendo consigo temperaturas baixas e uma sensação de sufocamento e até insanidade. Além disso, Névoa guarda um grande segredo desde sua fundação: a Floresta Morta. De acordo com os próprios moradores, mistérios e desaparecimentos ocorreram sempre durante as décadas na vila, intrigando os mais curiosos entre eles. Por outro lado, até aos dias atuais, ninguém possuía de fato coragem e motivos para adentrar a Floresta Morta e conhecer suas obscuridades. Mas quando Lílian desaparece sem dar notícias, deixando seus pais desesperados, os três amigos (John, Alan e Bruce) que há quinze anos não se reencontravam, decidem voltar para sua terra natal ? Névoa ? e desvendar o sumiço de sua amiga. Todavia, por trás desse mistério, ambos descobriram segredos escondidos durante quase duas décadas sobre Dave ? o quinto integrante do grupo assassinado na Floresta Morta.

Agora sendo observados como inimigos e indesejados em Névoa, qual será o plano de Bruce, Alan e John para desvendarem o desaparecimento de Lílian? E por que além dela, outros habitantes sumiram sem vestígios da cidade? Qual será o grande segredo por detrás da Floresta Morta? Qual será a reação dos três amigo após retornarem para Névoa? E o que o futuro guardará para ambos?

Esse foi um livro fluído e angustiante. Fiquei ansiosa para descobrir o final e todos os mistérios envolvendo o vilarejo e os amigos. O motivo de Lílian ter sumido e como Névoa consegue mexer com sua população de uma forma profunda e obscura. Gostei imenso da forma que Lenmarck escreveu e o desfecho foi bem pertubador!

Marina Mafra 30/12/2018

Envolvente, misterioso e perturbador!
O que os seus sentidos captaram tentando descobrir os mistérios da Floresta da sua cidade, que chamavam de Morta, transtornou as vidas de 5 amigos. Apenas 4 voltaram da aventura e 3 decidiram abandonar a cidade pelo ocorrido e nunca mais tocaram no assunto.

"É melhor partir antes que não possa mais ser capaz de seguir em frente."

A única que decidiu ficar, depois de alguns anos sumiu sem deixar rastros e isso atraiu os 3 de volta.

"Ele sempre achou impossível ficar triste perto dela. Era quase como se ela projetasse uma aura de felicidade por onde passava."

Além de não serem bem vindos de volta, ninguém parecia ter coragem de enfrentar os perigos da cidade para investigar o que possa ter acontecido com a amiga deles.

"Este lugar é amaldiçoado... Nós nunca deveríamos ter voltado."

Então, eles tomaram a decisão de procurar respostas por conta própria.

"Sua capacidade de julgamento está nublada pelo seu coração. Homens mais fortes e corajosos caíram perante a floresta. Não seja apenas mais um?"

Tentaram atrapalhar os planos deles e ainda ocorreram alguns assassinatos. O caso não parecia mais se tratar apenas da amiga. Algo muito maior e misterioso envolvia Névoa, de uma forma que estava além do que eles conseguiam compreender.

"A dor física era mais fácil de ser encarada."

Tive o prazer de finalizar a leitura e abrir o meu coração para o autor. Comentei que a única vez que me senti tão perdida e mexida com uma leitura, foi quando li algo do Neil Gaiman. Para minha surpresa, é uma das inspirações dele. A leitura é um suspense. Senti angústia e medo em cada capítulo. É uma baita de uma história, muito bem escrita e desenvolvida. Mas no decorrer dos fatos, tive a sensação de que a história brincava com as minha emoções. Me fez refletir sobre os meus fantasmas, coisas que deixei lá trás, acreditando não precisar mais tocar. A leitura me trouxe a sensação de desespero, só de imaginar precisar enfrentar os meus próprios medos, que muito se limitam as escolhas que faço.

Minha vontade era gritar para o autor sair da minha cabeça. (Haha) Ele não tinha o direito de brincar com as minhas emoções dessa forma.

Primeiramente senti uma confusão imensa, aí veio a identificação, a raiva e frustração, seguidas de admiração. Afinal, quantos autores conseguem tocar a nossa alma dessa maneira? E finalmente, preciso dizer que foi uma das melhores leituras que já fiz.

É mais um tipo de autor que eu não consigo entender como ainda não possui uma editora.

Recomendo demais gente!