O nascimento do purgatório

O nascimento do purgatório Jacques Le Goff

Resenhas - O nascimento do purgatório

Gui 02/03/2024

Erudição que impressiona
Reconhecido medievalista, Le Goff procura formar, nesta obra, o que ele mesmo chamou de "dossiê do purgatório". Ao longo de mais de 500 páginas, o autor mostra a gênese do purgatório e seu lugar na cultura cristã. Sua hipótese é de que o purgatório só foi possível de ser criado no século XII pela complexidade da sociedade medieval na época, que, graças às inovações tecnológicas e maior qualidade e expectativa de vida, passou a se organizar de modo ternário, tal como o novo sistema do além. Ademais, a qualidade de vida fazia com que grande parte da população quisesse aspirar à uma vida de esperança no além; esperança essa materializada no purgatório.
Além de vermos as tentativas exegéticas feitas por grande autores católicos dos textos bíblicos, acompanharmos as "visões" do além sobretudo pelos padres, e conhecermos o grande apelo popular do purgatório, o autor nos presenteia com uma erudição impressionante, mostrando grande conhecimento de obras filosóficas, históricas e teológicas da Idade Média em uma linguagem extremamente bem feita.