Maria.Palma 23/07/2023
Mais um rótulo nas crianças neuro divergentes
Sou neuro educadora mindfullness, neuro divergente e mãe de um autista . E considero este titulo completamente desadequado, depreciativo e nada inclusivo. É potenciar mais um rótulo! (como se tivéssemos poucos). Ser autista não tem nada de rei nem de ditador! É bastante difícil e duro para uma criança não ser vista, nem ouvida e nem acolhida pela maioria, muito á conta destes profissionais nebulosos, vindos da educação tradicional centradas no adulto. Todos os títulos deste senhor são pura especulação e sensacionalismo à custa das crianças neuro divergentes. A criança não é o seu comportamento. Acredito na educação consciente e positiva. Comportamento é comunicação de necessidades não supridas. Acredito no estudo da neurociência e do neurodesenvolvimento infantil. O comportamento de qualquer criança depende muito mais de como os adultos interagem com ela e fala muito mais dos gatilhos do adulto com quem se relaciona do que da criança.
Quanto ao conteúdo do livro é mais do mesmo. Não acrescenta nada. Pelo contrario, está recheado de teorias já obsoletas. Uma perda de tempo! Sigam a Dra Nadine Burke Harris de Harvard, Dr. Gabor Maté, Daniel J. Siegel, Jesper Juul, Mikaela Oven, e no Brasil têm as mentoras da Escola da Educação Positiva - Dra Juliana Franco, Livia Praeiro, Flavia Pereira, Clarissa Yakiara e Maya Eigenmann.