Favela Gótica

Favela Gótica Shiva

Resenhas - Favela Gótica

Fabio Shiva 18/01/2019

"a história por trás da história"
Essa não é a primeira resenha que faço de um livro que eu mesmo escrevi, graças a Deus! E, se Ele quiser, tampouco será a última!

Claro está que não me cabe falar dos méritos da obra, a não ser dos que não me dizem respeito, tais como a belíssima e impactante capa feita pelo querido Sergio Carmach. Se eu visse um livro com uma capa dessas em uma livraria, garanto que ficaria doidinho para ler! Outro elogio que posso fazer é à impecável e minuciosa editoração da Verlidelas Editora, que já nasce com o firme compromisso de publicar qualidade. E também posso louvar o sinistríssimo book trailer de Fabrício Barretto, que dá o recado em 1 minuto exato:

Book trailer (YouTube):

Book trailer (Facebook):

O que quero contar aqui é um pouco dos bastidores, da “história por trás da história”: as motivações e intenções que me levaram a escrever este livro. “Favela Gótica” nasceu de um episódio traumático que tive a oportunidade de testemunhar, envolvendo uma pequena comunidade de usuários de crack. Saí dessa experiência com a nítida impressão de que não há muita diferença entre esses viciados em drogas pesadas e os zumbis dos filmes de terror. E foi exatamente aí que nasceu a ideia persistente de que no fundo toda a nossa sociedade moderna é profundamente monstruosa, em todos os níveis. E de que tudo o que chamamos de civilização não passa de uma fina camada de verniz hipócrita que cobre essa monstruosidade essencial do mundo que construímos. Uma vez que essa ideia entrou em minha cabeça, não saiu mais e passou a me assombrar dia e noite. O jeito de me livrar dela foi escrever este livro.

Por aí se pode perceber que a crítica social é a tônica da narrativa. Contudo, em termos de gênero, “Favela Gótica” pode ser considerada uma obra de fantasia ou mesmo de terror, por envolver personagens monstruosos: zumbis, lobisomens, endemoniados, vampiros, ogros, múmias e outros seres bestiais. Devido ao tom futurista/pessimista, também é possível classificar a narrativa como distópica. E como não poderia deixar de ser, há também elementos de meus gêneros favoritos: suspense policial e ficção científica. Ou seja, somente cada um lendo para saber o que achou!

[Qual é o seu tipo de monstro? Faça o teste e descubra!]

Aqui eu quis experimentar algumas estruturas bem específicas:

1) Narrativa no tempo presente.

2) Duas narrativas paralelas, sendo uma a narrativa principal e a outra, dos “Registros Akáshicos”, uma espécie de comentário, com a progressiva introdução de uma ação paralela.

3) Uso de epígrafes no início de cada capítulo. Para facilitar a questão dos direitos autorais, utilizei apenas citações que já estão em domínio público. Fiquei satisfeito com as frases que aparecem no livro, mas por meu gosto teria citado apenas autores brasileiros.

4) O título de cada capítulo é também a última frase do capítulo. Essa ideia é uma adaptação do recurso utilizado por Clarice Lispector em “A Paixão Segundo G.H.”, que repete a mesma frase no início e no fim dos capítulos.

5) A narrativa segue uma estrutura que denominei “terceiro agarradinho”: a narração é na terceira pessoa, mas o narrador abdica de sua onisciência para seguir exclusivamente as ações do protagonista. Notei esse recurso pela primeira vez no incrível “O Talentoso Ripley” de Patrícia Highsmith.

6) Rendo um tributo especial a um de meus autores favoritos, Anthony Burgess, com citações mais ou menos ocultas a “Laranja Mecânica” e “As Últimas Notícias do Mundo”.

7) Outra citação que acabou ficando meio escondida é o título do último capítulo: “Quando nós três nos veremos de novo?”, que foi a maneira como eu traduzi a frase de abertura de “Macbeth”, minha tragédia favorita de Shakespeare: “When shall we three meet again?” Contudo fiquei surpreso ao constatar que as edições brasileiras trazem traduções bem diferentes desse verso, a ponto de tornar a citação virtualmente invisível!

8) E é claro que não poderia faltar a autorreferência! Aqui trato de uma de minhas obsessões, que também aparece em meu primeiro romance, “O Sincronicídio”: o trítono, intervalo musical também conhecido como diabolus in musica.

9) O livro é dividido em duas partes: Das Trevas e Para a Luz. Uma curiosidade é que levei três anos escrevendo a parte Das Trevas, enquanto que a parte Para a Luz foi toda escrita em exatos 30 dias!

Gratidão profunda à Musa Melpômene, por me permitir ouvir o seu dorido e plangente canto! E viva a nossa Literatura Brasileira!

Adquira o livro “Favela Gótica” no link abaixo:

site: https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica
Uedison Pereira 09/01/2024minha estante
Olá, caríssimo Fabio.

Já estou com o livro e coloquei sua "Favela" ? na lista. E confesso que já estou impolgado com os detalhes já adiantados nessa sua resenha.

Um abraço companheiro.

Carpe Diem.

Uedison Pereira

Fabio Shiva 12/01/2024minha estante
Salve, Uedison!
Gratidão pelos comentários e por essa energia boa, meu amigo escritor!
Por aqui estou na feliz expectativa para ler "O Leão e as Hienas"!
Abração e salve a nossa Literatura Brasileira!

Cami 14/06/2021

Liana é viciada em Z (a droga final, a pior de todas, que acaba tornando seus usuários em zombies) e para conseguir pagar pelo seu vício acabou entrando no meio da prostituição e roubo. Lica passa por poucas e boas para conseguir sobreviver todos os dias em um mundo animalesco e podre. Assassinato; preconceito; vício; traição e crueldade são só o começo para sua sobrevivência.

Esse livro foi uma surpresa muito positiva, a escrita do autor é de certo modo muito boa, a história me prendeu bastante. A construção do mundo e dos personagens são sensacionais, os acontecimentos do livro são de explodir a mente, gostei muito de toda a reflexão do livro em geral sobre a realidade do mundo atual. Alguns pontos da história e até mesmo o final são um tanto confusos, mas eu acho que faz parte de toda a experiência do livro, foi uma ótima leitura.

Diana279 28/08/2021

Leitura nacional
O livro é bom, eu só não dou 5 estrelas, porque o começo foi meio difícil de entender, com muita informação, mas depois desenrolou bem. A história é vem construída, e tem um final que eu não esperava de jeito nenhum.

Duda 29/12/2021

Favela Gótica
Bem diferente do que estava esperando. Liana é uma personagem interessante, os outros personagens servem mais para o crescimento da Lica.

Micky 03/02/2021

Simulação grotesca
Obrigado, Fabio Shiva, desculpa a demora. Bom, finalmente li, hehe. E, posso falar que bizarro é seu codinome, pensa, numa história tensa, bizarra, grotesca. Pensa numa história que toca na ferida, e empurra o dedo sem dó. A que a aparente podridão existente por toda parte da história, não é tão diferente da podridão da nossa história. Muito bem escrito, você não quer parar de ler. Por vezes é difícil entender, faz parte, quem gosta de bizarrice, tem estômago, leia, leia, leia. Mas se prepara, rs. E será que a realidade é uma apenas um simulacro doentio? Essa é simulação grotesca? Qual é a verdade? Se há outra realidade, é melhor? Ou não?

Regina279 24/10/2021

Convite para leitura aceito, e valeu a pena!
Favela Gótica é uma dark fantasy nacional muito boa, com a qual tive contato aqui mesmo no Skoob por meio de seu autor, Fábio Shiva, a quem agradeço.

É uma história forte, dura, cruel e aterrorizante, não recomendada para quem tem sensibilidade à violência física e psicológica. Porém, nenhum desses elementos é gratuito no texto, e tudo vai fazendo sentido enquanto acompanhamos a protagonista em sua jornada de sobrevivência e descobertas permeada pelo vício, pelo medo e pela fome - de Z e de sentido.

A narrativa tem uma das estruturas que mais me agradam: a que joga o leitor no olho do furacão junto com a protagonista, e a gente que lute para descobrir, juntos, o que está acontecendo ? No decorrer dos capítulos tudo - ou quase tudo - vai se encaixando num final surpreendente, que poderia só ser um pouquinho menos corrido.

Fora isso, muito boa leitura- até mesmo para mim, que me borro de medo de zumbis! ?

yas 22/12/2020

Fico muito grata ao Fábio por ter me contatado e dado a oportunidade desta leitura tão contemporânea e necessária.

A obra como um todo é inovadora e exala autenticidade. Em uma mistura, ao meu ver, de distopia e terror, o enredo te prende e provavelmente eu teria lido mais rápido se não fosse minha meta de leitura.

Confesso que é preciso ter estômago para passar por muitos trechos porém isso não é um impedimento para o aproveitamento da história que se torna viciante a cada capítulo.

A fantasia também me agradou demais e não podia parar de me impressionar com os novos personagens que apareciam na trama e com os caminhos que Lica seguia.

Leonardo 27/05/2020

As Hóstias
Favela Gótica é um livro do escritor brasileiro Fabio Shiva, publicado em 2019 pela editora Verlidelas.

Nesse livro é narrado um pouco da história de Liana, uma jovem viciada em uma droga chamada informalmente de hóstias. Essa droga deixa as pessoas parecendo zumbi depois de um tempo de uso (uma ótima analogia com o crack). E quando falo zumbi, estou praticamente descrevendo um zumbi das histórias populares, já que, quando a pessoa já está extremamente viciada, acaba matando outras pessoas para comerem os seus cérebros.

Mesmo sendo um livro que contém elementos da literatura fantástica, como ogros, policiais que viram lobisomens durante a noite, e seres afetados por uma doença que se tornam monstros (pelo menos na aparência física), ainda existem muitos elementos da nossa sociedade, como vícios em drogas, violência, prostituição, entre muitos outros maus que acometem a nossa sociedade atual, o que acaba dando um peso maior na história.

A história é contada em duas linhas, uma mostrando a visão de Liana, e a outra mostra os ´Registros Akáshicos`, que são basicamente alguns comentários de alguns fatos ocorridos no passado e explicação de alguns elementos presente no livro). Não vou descrever muito a história para não dar spoiler, mas posso dizer que tem um final surpreendente

Com uma narrativa impecável, personagens muitos carismáticos, e uma história que nos prende, indico para todos aqueles que gostam de histórias fantásticas com um toque de realidade. Não leio muito livros nacionais, mas esse me surpreendeu bastante.

Ayumi.kimura 11/03/2021

Antes de tudo gostaria de agradecer Fábio, por momentos tão intrigantes e aventurosos, uma mescla de sensações, daquelas que muitas vezes é tão difícil digerir. Realmente eu não li a sinopse antes e mergulhei sem saber do que se tratava e lógico que logo pude perceber que seria algo que nunca iria saber se fosse pela capa do livro. E a cada momento que você vai lendo, vai se deparando com novas ideias e concepções que você se questiona onde o autor quer chegar. Enfim onde a fantasia e a realidade se misturam e fica o questionamento: o que é real e o que é fantasia.

Karine.Maco 16/02/2022

Pobreza x teorias da conspiração
Esse livro traz um plano de fundo de impacto social enorme. Mostra a realidade de pessoas que vivem nas favelas e trabalham as margens da sociedade para sustentar o vício em drogas. Ao mesmo tempo a história é permeada de fatos relacionados a conspirações envolvendo a protagonista, a Lica, e a existência de uma organização extraterrestre infiltrada com objetivo de controlar a economia na terra. Essa história mostra que o dinheiro acompanha d
o poder, e para ter os dois há pessoas são capazes de tudo. Além disso, em contrapartida mostra o nível de humilhação ao qual um viciado pode descer a fim de obter a droga de que necessita.

P.s Ficar a história inteira dizendo que as pessoas sofrem do mal de Circe ficou repetitivo. Se já foi explicado uma vez não vi a necessidade de ficar repetindo isso ao longo da história.

@victuleu 02/03/2020

Surpreendente
Primeiro livro de 2020... Nada mal, de verdade, nada mesmo!
Vamos falar sobre Favela Gótica, do Fábio Shiva!
A história gira em torno de Lica, uma personagem que nos faz questionar tudo o tempo todo. Lica é uma jovem, aparentemente a única normal (não é spoiler, é que tudo parecia tão assustador e ela tão destemida que, para mim, parecia uma humana mesmo) que vive na periferia, rodeada por drogas, prostituição e abusos de todo tipo.
Se você mora no Brasil vai identificar cada parte dessa história. Sim, apesar dos monstros, lobisomens, zumbis e drogas como o Z, você bem sabe que tudo isso é real ou melhor pare e assista o jornal por alguns minutos e perceba quantas Licas existem por aí.

O autor traz a verdadeira face das pessoas em suas respectivas classes sociais de maneira fantasiosa, a personagem principal vai de mal a pior e está sempre procurando mais encrenca, como na vida real, onde o viciado vai cada vez mais fundo para achar seu vício.
Desde o início lemos os registros Akáshicos e isso no começo não tem sentido, apenas à nivel de informação do leitor, mas calma, tudo vai fazer sentido!
O ponto alto para mim é quando vamos até a raiz do problema e descobrimos tudo, exatamente tudo, sobre a droga que faz toda narrativa girar.

Fabio Shiva nos surpreende com um fim bombástico e como filhos abandonados queremos saber um pouco mais sobre o que virá, apesar de compreender e ter a sensação que ele quer que sintamos: o fim.

Recomendaria de olhos fechados, abertos, entreabertos, de todo jeito.
Viva a literatura brasileira!!

Siga meu BookStagram, lá tem um vídeo sobre a obra!
@mimarqx

site: https://www.instagram.com/mimarqx/

Dyme 05/09/2020

Uma analogia
É sempre difícil falar de uma obra que foge do convencional. Espero que esteja à altura.
 O autor Fábio Shiva nos trás, através de uma verdadeira analogia às mazelas de nossa sociedade, uma realidade alternativa distópica; onde, apesar da aparência dos personagens serem diferentes, suas personalidades são idênticas às nossas.
   Favela Gótica é uma crítica social; quase um relato ao fatos abordados diariamente nos noticiários em todo o país; uma fantasia que flerta com a realidade; uma sátira que, ao invés de nos divertir, nos põe a refletir e, consequentemente, a lamentar os fatos; a história de terror que nós lemos nos jornais e assistimos na tevê, cotidianamente.
   Tudo isso temperado com uma pitada generosa de empoderamento feminino. Deixando o enredo ainda mais relevante e atual.

Mandy Nerújo 14/02/2020

Boa ideia mas a execução nem tanto...
Inicialmente não me apeguei a história, mesmo reconhecendo que a personagem principal era uma viciada, achei desnecessário o início ser sombrio nesse tanto, somente ao longo da leitura você percebe que o foco muda aí se interessa pela história.
A proposta inicial, de se passar em uma favela é interessante, mas percebi que o autor se demorou muito em cenas que não tinham necessidade, já que o restante do livro não se baseia nisso e você logo percebe a diferença de foco ocorrendo durante a leitura.
Admito que o que me fez continuar a leitura foi a curiosidade, pois a história principal não tinha muito fundamento, as histórias ocorriam de maneira corrida e com situações que eram resolvidas muito facilmente, eu entendo que o autor colocou essas cenas propositalmente com o intuito de denunciar as questões sociais (o que é louvável), porém creio que tenha ficado demasiado forçado pela quantidade de situações, fazendo assim com que o leitor ficasse pouco envolvido na história dessas personagens. E como todas passavam rapidamente pela história e não se faziam presentes nela, acaba que até a personagem principal ficou mal desenvolvida, rasa.
Essa maçaroca de situações me lembra histórias como Alice no país das maravilhas ou O mágico de Óz, onde essas acontecem e terminam rapidamente sem muita explicação.
Mas tudo muda da segunda parte em diante. A ideia dos registros akáshicos é sensacional, uma ótima sacada até. A história secundária (que depois se torna a principal) sinceramente é a melhor parte! O autor lança mão de uma história mediana para só depois revelar a verdadeira história, que aí sim, merece atenção! Eu diria que apesar dessa segunda parte ter se tornado uma ótima história, infelizmente o autor correu muito com a resolução desse plot e por isso acabou desandando com a ideia, que por si só já é ótima.
Em suma, a história é bem interessante com MUITAS críticas sociais, com boas tiradas, ideias super interessantes de ficção científica, filosóficas e críticas religiosas (que achei desnecessário). O final com certeza deixa muitas perguntas em aberto que sinceramente eu gostaria de ver a resolução.

site: https://suspeitaparafalar.wordpress.com/2020/02/14/favela-gotica-fabio-shiva/

Saulo Barreto 04/01/2021

Bom Livro
Favela Gótica é uma obra que recebi do autor em um contato aqui mesmo pelo Skoob e que sua sinopse me chamou a atenção que a pulei em várias posições em minha lista de leituras futuras.
Esta obra nos mostra um conto que poderia muito bem ser uma descrição da nossa sociedade atual sem nenhum exagero. AS comparações vão muito além da nossa força policial e dos infelizes dependentes químicos.
Quando fui pesquisar sobre a obra, antes de colocá-la na minha lista de leitura, vi algumas pessoas reclamando que há uma nserção de muitos personagens no conto. E realmente há muitos personagens, porém, não é nada negativo. Estes personagens possuem um background. Há explicações de como sofreram as "mutações" ou como chegaram aos estados críticos descritos.
A parte em que a personagem principal vai ao encontro das freiras é um tanto corrida, mas não atrapalha o andamento da narrativa.
Recomendo a leitura do capítulo final com bastante atenção para ter um entendimento total do mesmo.
É uma obra que li rapidamente e que deixo recomendação.

Joao.Almeida 16/03/2021

Desde o início já somos inseridos em uma atmosfera pesada e densa onde acompanhamos a vida de Lica, uma jovem dependente química da substância aqui denominada Z, e de cara somos apresentados à diversas situações presentes na atualidade como o: tráfico, a prostituição e a violência. Assim, o autor utilizou muitas criaturas fantásticas para fazer alusões a indivíduos da nossa realidade, um exemplo é denominar como zumbi o indivíduo que existe apenas para satisfazer sua dependência.
É necessário parabenizar Fabio pela sua capacidade em adicionar muitos elementos e mantê-los organizados. Inicialmente, estava receoso com a inclusão de entidades de universos diferentes, tais como: indivíduos acometidos pelo mal de Circe que pertencem a mitologia grega e os zumbis que são uma criação bem recente. Desse modo, fiquei surpreso ao presenciar essa coexistência funcionar.
Ademais, um ponto negativo seria o tamanho do livro. Ele é bem enxuto e é possível terminá-lo rapidamente, contudo, o universo criado é muito complexo e cheio de desdobramentos. Logo, senti que a obra foi um pouco compactada e ela poderia ser melhor desenrolada. Leria facilmente mais 5 livros dessa trama.
Pensei que seria apenas uma história de terror, mas fui surpreendido com as críticas sociais e pela construção dos personagens.