Em busca do Legado de Cassemira

Em busca do Legado de Cassemira Bartira Matos

Resenhas - Em busca do legado de Cassemira

Literatura Presente 07/01/2019

Resenha – Em Busca do Legado de Cassemira
Escrito por Bartira Matos, Em Busca do legado de Cassemira nos apresenta à história de Cassemira de Matos. Uma mulher que ao se casar com um dos irmãos Matos passa a influenciar e participar estrategicamente da guerrilha na Chapada Diamantina, no início do século XX.

Horácio de Matos recebeu do tio Clementino a missão de liderar a família Matos. Naquela época a extração de diamantes na Região da Chapada Diamantina era bastante produtiva e o clã dos Matos eram detentores de alguns garimpos, fato este, que gerou a cobiça de muitos, e por conta disso, os Matos estavam sempre em constantes lutas para protegerem seus interesses.

Para ajudar o sobrinho a defender a família, Cassemira decide organizar em sua casa, na Fazenda Carrapicho, uma espécie de quartel general, estocando armas e munições, caso houvesse alguma emergência. Além disso, ela lidera mais de trinta jagunços que estão prontos a obedecer às suas ordens. Naquele local são realizadas as reuniões com todos da família para desenvolverem as estratégias para os combates.
No seu cotidiano, Cassemira é uma mulher que trabalha na agricultura, é esposa e mãe dedicada. No entanto, ultimamente, na maior parte do tempo, ela vem desempenhando seu papel de guerrilheira, devido aos muito combates que a família vem enfrentando. Diante disso, ela sente-se discriminada, até mesmo pelas pessoas da sua região.
Com o passar do tempo, Cassemira e seu marido Zezé vêem seus filhos Eliezer, Isalino e Ana Rita já crescidos. Ana Rita se casa com o primo Isidoro e vai morar a um quilômetro da fazenda da mãe.

Durante um tempo, a Chapada passa por um período de tranquilidade que é interrompido quando Vitor, irmão de Horácio é assassinado. Cassemira instiga o sobrinho Horácio a ir atrás dos assassinos, no entanto, Horácio deseja um sertão sem armas e sem violência e aguarda para que a Justiça faça a parte dela.

Após esperar seis meses, ele descobre que foi enganado e que a Justiça não estava interessada em punir os assassino de Vítor. Assim, ele decide ouvir a tia Cassi e invadir o povoado de Campestre onde os jagunços estão escondidos.
Bartira Matos baseou-se em uma história real, para nos revelar as diferente facetas dessa mulher incrível que foi Cassemira de Matos.
Leia a resenha completa através do link abaixo.

site: https://literaturapresente.com/resenha-em-busca-do-legado-de-cassemira/