O presente

O presente Glaucia Santos

Resenhas - O presente

Mary - @mundo_literario.mary 15/10/2022

Gostei muito da leitura.
O livro conta a história de Clara, uma jovem que mora no Rio de Janeiro, trabalha em um café que fica em uma livraria, é estudante de letras e quando tem um tempinho ama escrever. Clara passou por muitas coisas em sua vida, como a perda da sua mãe e a rejeição de sua família, mais mesmo assim Ela sonha em um dia poder ser feliz, encontrar o amor, mas como tem muita dificuldade de confiar nas pessoas não é qualquer homem que conquistará o seu coração.
Um dia Clara estava no trabalho e um cliente misterioso apareceu, lhe chamando atenção na hora. Um homem muito bonito, simpático e com uma ótima lábia. Ela não ligou muito pra ele no começo, mais de tanto ele insistir, eles começaram um relacionamento.
Bruno é um homem aparentemente simples, é médico, é mora sozinho em um apartamento muito pequeno, o que chamou a atenção de Clara, mais o que ela não sabia era que a família de Bruno que morava no interior de São Paulo era bem rica, dona de fazendas, haras, empresas e etc.
O tempo foi passando e Clara amava muito Bruno, mais apenas como amigo,ela não sentia aquela atração avassaladora, Bruno sabia disso, mas tinha certeza de que ela iria ama-lo uma hora ou outra. Ele sempre estava perto dela, as vezes até sufocando-a, aquilo estava incomodando ela demais e Bruno começou a mostrar um lado que Clara não conhecia, ele ficou muito possessivo, o que deixou clara apavorada. .
Em dezembro daquele ano Bruno leva Clara para passar as festas de fim de ano com sua família no interior de São Paulo, lá ela conhece os irmãos de Bruno, Luciana e Murilo. Uma conexão avassaladora acontece assim que Clara ver Murilo. Ela sente que o grande amor de sua vida é Murilo e não Bruno.

Lina DC 16/06/2019

"O presente" é narrado tem primeira pessoa pelos protagonistas Clara, Bruno e Murilo e é dividido em prólogo, Parte I - O Encontro e Parte II - O Recomeço.
A história de Clara começa no centro do Rio de Janeiro, onde a jovem de 25 anos de idade trabalha: na livraria Dream Books. Logo no início, o leitor percebe que Clara é uma pessoa introspectiva e solitária, que teve uma vida cheia de perdas.
O passado de Clara é repleto de dor e solidão, o que fez com que a jovem caísse em depressão e que se apoiou na fé para poder se levantar novamente. Sozinha no mundo, Clara não é de fazer amizades facilmente e é surpreendida com o interesse de Bruno, um cliente da livraria. No primeiro momento, Clara acredita que suas orações foram atendidas, afinal de contas, Bruno é um príncipe e a trata super bem, respeitando sua fé e desejos.

"Depois que entrei em casa, eu constatei que finalmente eu estava namorando. Era para valer. Eu tinha alguém em minha vida. Não era uma pessoa qualquer. Era um homem que me tratava como uma princesa". (p. 85)

Os dois começam a passar todos os momentos livres de seus dias juntos, o que inicialmente agrada a protagonista que já não se sente mais sozinha. Porém, ela começa a observar um lado de Bruno que ainda não conhecia e começa a questionar as ações precipitadas dele. Bruno sabe que Clara não é apaixonada por ele, mas tenta a todo custo demonstrar que é o cara ideal para ela, o que acaba causando certa pressão na dinâmica dos dois.
O relacionamento dos dois avança rapidamente, o que deixa a protagonista um pouco desnorteada e receosa, pois ainda não se encontra apaixonada por Bruno.
A família de Bruno mora em uma fazenda em Elias Fausto, interior de São Paulo e Bruno apressa Clara para apresentá-los. Imaginem a surpresa de Clara quando ela sente uma conexão imediata com Murilo, o irmão mais velho de Bruno?
Murilo é um homem de família, dedicado a todos que ama. Após perder tragicamente a esposa, ele fechou o seu coração e não imagina que a jovem Clara, com seu jeito simples e recatado poderia causar em tão pouco tempo um efeito avassalador em seu coração.
Acontece que nenhum dos dois está disposto a magoar Bruno e Clara não consegue nem ao menos imaginar a família deles aceitando-a se isso acontecesse. Então, como prosseguir?

"Eu não poderia ser dele e ele não poderia ser meu. Então começava a chorar pela vida que nunca teria. Por algo que nunca aconteceria, porque aquele sentimento era proibido e de forma alguma poderia acontecer algo entre nós". (p. 179)

O livro vai demonstrar a fé, a paciência e a perseverança desses personagens. A forma como a história se desenvolveu é muito bonita e faz com que o leitor pause a leitura para refletir sobre a própria vida e sua fé.
A história é um romance, mas a autora Glaucia Santos aborda temas importantes como a depressão e a solidão. Vivemos em uma sociedade tão tecnológica que muitas vezes nem ao menos percebemos o que estamos sentindo ou passando, muito menos as pessoas ao nosso redor.
A autora fez uma nota comentando um pouco sobre alguns percalços que enfrentou e fica evidente que esse livro é muito pessoal para ela, pois traz similaridades com sua própria história. Clara ama escrever, falar sobre filmes e livros, perdeu uma pessoa muito querida, caiu em depressão profunda e reergueu-se através da fé. Tudo isso é um espelho da vida da autora Glaucia Santos, que teve a coragem de abrir seu coração e alma para os leitores e dividir conosco um pouco da sua própria história.

"A expressão em seu rosto era de profunda dor. Ele respirou fundo, colocou sua bochecha na minha, espetando o meu rosto com sua barba, e ficou calado. Estávamos abraçados e finalmente senti a conexão que tanto esperava". (p. 178/179)
Glaucia 19/06/2019minha estante
Obrigada pela linda resenha e ajuda. Beijos cores

Khrys Anjos 01/06/2019

Fazendo um "milagre" acontecer
Após um período difícil onde a perda da mãe a abalou imensamente e a deixou psicologicamente desestruturada, Clara finalmente se permite voltar a viver.

Ao conhecer o Bruno na livraria em que trabalhava acreditou ter tido o seu pedido atendido. Ela desejava encontrar o seu príncipe encantado e viver uma linda história de amor.

E foi um conto de fadas que ela viveu nos primeiros meses de namoro. Até ir conhecer a família do namorado e ver a “transformação” ocorrer. O príncipe se tornou um monstro.

Mas nem tudo que lhe aconteceu naquela visita à fazendo foi ruim. Clara finalmente encontrou o homem que fez seu coração, sua mente, sua alma e seu corpo entrarem em harmonia e agirem em sincronia.

Ela descobriu que não era um príncipe que estava destinado a lhe despertar o amor, mas um homem considerado um ogro e que estava com o coração tão adormecido quanto o dela.

Eles tiveram que lutar contra o sentimento que os uniu, pois ela estava compromissada e não queria magoar o namorado, mesmo depois de sentir na pele o quanto ele era brutal.

Mas Deus tinha um plano para proporcionar a felicidade para este casal e usou um anjo traquina para ajudá-los a caminharem juntos no mesmo caminho.

E ainda ganharam um presente mega especial na forma de uma filha que lhes mostrou que o amor de um pai e de uma mãe não está atrelado ao nascimento de sangue.

Este romance pode ser classificado como gospel por muitos que o lerem, mas eu não o deixarei preso a um rótulo. É um romance onde a protagonista é evangélica e os protagonistas são católicos.

Deus é único e independe de qual religião a pessoa professa. O que realmente importa é o verdadeiro local onde devemos permitir que Ele habite: o nosso coração. Sermos, pensarmos e agirmos conforme as palavras que proferimos num culto evangélico, numa missa católica ou numa reunião espírita.

Quando nos conectamos com Deus e entregamos o nosso destino nas mãos Dele temos que ter em mente que o tempo Dele é diferente do nosso. As coisas acontecem conforme têm que acontecer.

Por isso, paciência e perseverança são essenciais. E descriminar exatamente o que queremos. Se não formos específicos no que queremos podemos acabar recebendo algo que não corresponderá ao que desejamos ter em nossa vida.

Clara foi um excelente exemplo disso. Ela pediu por um amor, mas ao encontrar o Bruno se precipitou em creditar que era ele o seu príncipe. O Bruno foi a ponte que a levou até o seu destino. Eles precisavam se conhecerem para que a Clara tivesse a chance de ir de encontro ao homem que estava a aguardando para ter o seu coração ressuscitado para o amor e para a vida.

Foi um processo doloroso para os dois já que o Bruno era um impedimento para a união do casal, mas como Deus estava no comando da história o fez sair de cena estrategicamente e auxiliou o desenrolar da trama de modo a que todos encontrassem a felicidade.

Esta é uma leitura recomendada para toda a família, pois ela nos incentiva a entregarmos a nossa vida a Deus, a valorizarmos os nossos sentimentos e a termos fé.

Outra coisa que precisamos a praticar é a paciência. Quando fazemos um pedido costumamos querer que ele seja atendido de imediato. E não é assim que acontece. Tudo tem o tempo certo para vir para a nossa vida. Se formos afoitos podemos acabar cometendo um erro de interpretação e nos envolvermos com a pessoa errada por termos agindo sem prestarmos atenção nos sinais.

Quando entregamos o nosso futuro nas mãos de Deus temos que ficar atentos no nosso presente e deixarmos Ele agir.

Por mais que tenhamos nos ferido com uma perda ou uma traição temos que manter o foco na vida. Sei muito bem como isso é difícil e buscar a fuga para a dor como a Clara fez pode parecer ser a melhor opção, mas não é isso que Deus deseja que façamos. Ele só coloca os obstáculos que sabe que somos capazes de superar.

Não posso deixar de avisar que a leitura de uma trama da Glaucia nos causa um problema sério: é muito difícil largar o livro e não querer saber o que a próxima página nos reserva. É um dom incrível que ela possui de manter o leitor preso na leitura e devorando a leitura.

Agora é aguardar sem nenhuma ansiedade pela história do anjo traquina. Que pelo que deu para perceber na cena degustativa no final do livro será para abalar as estruturas de todos os envolvidos na história, incluindo os leitores.

site: https://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com/2019/06/resenha-o-presente-irmaos-cardeal-1.html
Glaucia 04/06/2019minha estante
Obrigada pela linda resenha!??????

Glaucia 04/06/2019minha estante
Obrigada pela resenha! ??

estantedasuh 01/05/2019

Uma história INCRÍVEL!
Clara é jovem, cursa a faculdade de Letras, trabalha no café de uma livraria e nas horas vagas é escritora. Ela mora sozinha e não tem família. Clara sonha em um dia encontrar o amor, mas não é qualquer pessoa que consegue ganhar a confiança dela.

Um dia Clara estava trabalhando e um cliente lhe chamou a atenção. Um rapaz bonito, simpático e que tinha um bom papo. No começo ela não deu muita bola, mas depois de tanta insistência da parte dele um relacionamento começou a surgir.

Bruno é um médico, mora sozinho e toda a sua família mora no interior de São Paulo. Sua família tem uma condição financeira muito boa, mas no Rio Bruno vive de forma simples e isso foi um dos fatores que conquistaram Clara.

Os meses foram passando e Clara amava muito Bruno, mas não como homem e sim como amigo. Bruno sabia disso, mas ele tinha certeza que um dia ela iria amá-lo. Ele sempre estava com ela, todos os dias almoçavam juntos, ele a buscava na faculdade, passavam o fim de semana juntos e passou até a frequentar a igreja com Clara, só que essa rotina passou a sufocar Clara. Ela não podia mais fazer nada sozinha e isso a estava incomodando, Bruno mostrava um lado possessivo e esse lado assustou muito Clara.

No fim do ano Clara foi visitar a família de Bruno e lá conheceu os seus irmãos Luciana e Murilo. Uma conexão muito forte aconteceu quando Clara viu Murilo. Ela descobriu ali que seu grande amor não era Bruno e sim o seu irmão Murilo. Mas como isso pode acontecer? Como ela poderia viver esse amor se ela já estava comprometida com outra pessoa?

Assim que comecei a ler o livro não imaginava como a história ia se desenrolar. Fui lendo e vendo como Clara era e logo me identifiquei com ela. Uma mulher guerreira, cheia de sonhos, batalhadora e acima de tudo cheia de fé. Clara é um exemplo para todos, ela já sofreu muito na vida, mas conseguiu vencer cada obstáculo e aos poucos ir conquistando o seu espaço.

Assim que o relacionamento com Bruno começou, eu achei fofo e até fiquei animada com a vida que eles estavam levando. Mas aos poucos Bruno vai revelando a sua verdadeira face e tudo que ele fazia me irritava. Um homem possessivo, abusivo, imaturo que não ouvia ninguém e que só queria fazer a sua vontade. Ele não levava em consideração a opinião de Clara e achava que ela tinha que aceitar tudo.

Murilo entra na história aos poucos, assim que ele vê Clara algo desperta nele. Um homem viúvo que sofreu muito com a perda da mulher e que sempre foi muito reservado. Ele é o melhor amigo de Bruno e se vê desesperado ao constatar que estava apaixonado pela namorada do seu irmão. Em nenhum momento ele tenta atrapalhar o relacionamento de Bruno e Clara, pelo contrário, ele queria ver a felicidade do irmão e estava disposto a matar esse amor e ficar de longe observando os dois.

Não pense você leitor que se trata de um mero triângulo amoroso. Nesse livro tudo que aconteceu tem um propósito e um porquê. A autora quis mostrar que Deus sempre tem planos para nós e que os planos Dele são bem melhores do que os nossos. Foi necessário Clara conhecer Bruno para que ela chegasse até Murilo. Se nós confiarmos em Deus e deixarmos ele guiar os nossos cominhos, ele vai sempre nos levar para o melhor lugar. Temos que apenas confiar e esperar.

Uma personagem que me alegrou muito foi Luciana, ela é animada, muito amiga, uma pessoa que você se identifica logo de cara. Ela é aquela pessoa para todas as horas, que sempre está atenta a tudo e que não tem papas na língua. Você dá boas risadas com ela.

Outra coisa que me alegrou muito foi o ambiente que a história começa, a autora conta em que livraria a Clara trabalhava e essa livraria existe na realidade, só que claro a autora alterou o nome. Sempre que possível eu estava nessa livraria, já comprei muitos livros lá, já fiquei horas sentada lendo um livro e isso me deixou bem nostálgica. Foi muito bom relembrar os tempos em que podia frequentar aquele local.

O que tirei de lição desse livro é que não posso olhar para as circunstâncias que estão a minha volta, mas tenho que lutar pelos meus sonhos e sempre ter fé que um dia vou alcançar aquilo que almejo. Posso ter momentos de tristeza, angústia e ansiedade, mas não posso deixar isso me abalar e nem me parar. Minha fé tem que ser inabalável e minha confiança firme em Deus.

E o que falar do final desse livro. Posso descrever é uma única palavra “INCRÍVEL”. Fiquei suspirando e me vi feliz. Sabe quando você fica feliz vendo a felicidade de um amigo? Foi assim que me senti. Um sentimento de paz me invadiu e me senti satisfeita como tudo terminou.

Agora estou bem empolgada e curiosa para saber o que acontece no próximo livro. A Glaucia deixou um prólogo que me deixou ansiosa para saber que a acontece na história de Luciana, que será a próxima irmã que vamos conhecer.

Tudo que escrevi aqui não faz jus a história. Somente você lendo para saber e ter as mesmas sensações que eu tive ao degustar cada capítulo desse lindo romance. Por isso incentivo você a ler e se apaixonar pelos personagens.

site: http://www.estantedasuh.com.br/2019/05/resenha-o-presente-irmaos-cardeal-1-de.html
Glaucia 01/05/2019minha estante
Boa noite, Eu! Fico feliz por ter captado a essência do livro e os propósitos na vida de Clara.Ela é muito forte, decidida, mas chega a um ponto em que não vê saída. O triângulo amoroso fazia parte dos planos, pois ela não conheceria o Murilo se não fosse o Bruno.

Na vida real temos muitos homens assim. Parecem príncipes, mas depois demonstram a progressividade e muitas mulheres acabam se iludindo com pseudo príncipe.

Obrigada pela linda resenha
Autora Glaucia Santos