30 Dias De Noite

Ben Templesmith

Resenhas - 30 Dias De Noite: Dias Sombrios

@fabio_entre.livros 14/10/2016

Escuridão e Lilith
Como amante de tramas vampirescas, estou sempre vasculhando em busca de novas histórias sobre o tema em diferentes mídias. Há algum tempo, justamente procurando por algo original, assisti a um filme que chamou minha atenção pela violência e selvageria com as quais representava esses seres noturnos: “30 dias de noite”. Os créditos do filme informavam que o mesmo era adaptado de uma HQ e senti a necessidade premente de conhecer a obra gráfica. Mesmo não sendo particularmente fã de quadrinhos, abri algumas exceções e li não apenas a graphic novel que originou o filme de David Slade, mas também a sequência, “Dias sombrios” (que também foi adaptado para o cinema).
“30 dias de noite” é uma cultuada série de quadrinhos de terror originalmente criada por Steve Niles e desenhada por Ben Templesmith. O título é uma referência à primeira história, que se passa na pequena cidade de Barrow, no Alasca onde, a cada inverno, o sol fica ausente por aproximadamente um mês, deixando a região às escuras durante todo esse tempo. A premissa da série é que uma horda de vampiros aproveita a escuridão para atacar a cidade e dizimar a população, favorecidos pela ausência da luz solar – que pode destruí-los – e pelo isolamento local causado pelo inverno rigoroso, que impossibilita os pedidos de socorro dos habitantes.
Na primeira história, o xerife de Barrow, Eben Olemaun, sacrifica-se para salvar as poucas pessoas que sobreviveram ao massacre implacável dos vampiros. “Dias sombrios” acompanha uma dessas sobreviventes, Stella (esposa de Eben) após os eventos bárbaros ocorridos em Barrow.
Determinada a vingar a morte – ainda que heroica – do marido, Stella deixa a cidade devastada e parte para Los Angeles, com o propósito de provar publicamente a existência dos vampiros, exterminando-os com a ajuda de um pequeno grupo de colegas e buscando algum apoio das autoridades que, entretanto, não a levam a sério. Além da dificuldade de levar os vampiros à luz (literal e figurativamente), Stella passa a ser perseguida por Lilith, a “mãe” dos sanguessugas e ainda tem de lidar com algumas descobertas que desestabilizam tudo em que ela acredita.
O que mais me chama a atenção nos quadrinhos de “30 dias de noite” e “Dias sombrios” é o vínculo sólido que liga as histórias: tudo é muito contínuo e progressivo, razão pela qual achei ambas igualmente ótimas, sem oscilações de qualidade no roteiro quanto a “melhor” ou “pior”.
Naturalmente, o aspecto visual é outro ponto interessantíssimo (como, aliás, deve ser, em se tratando de HQs): como na história anterior, os quadrinhos exploram os tons sombrios, principalmente cinza, das imagens, contrastando de forma impactante com tons mais carregados de preto e vermelho, que evocam a escuridão e o sangue, respectivamente. É interessante notar que são quadrinhos violentos e que esse jogo de tons escuros, longe de eclipsar essa violência, funciona de forma oposta, dando uma perspectiva underground às imagens.
Ratificando o que afirmei no início, não sou fã de quadrinhos, portanto meu conhecimento sobre o assunto é bastante limitado. Contudo, a parceria Niles/Templesmith na criação do universo sombrio de “30 dias de noite” me surpreendeu por sua originalidade, de modo que, logo que possível, procurarei outros títulos da série, esperando que mantenha o padrão de qualidade, mesmo com a esporádica troca de roteiristas e ilustradores.

Rafael2375 22/03/2023

O prefácio contava sobre reviravoltas, daí eu pensei, tudo bem, vamos ver no que da, então fui lendo e, 🤬 #$%!& ! Que hq maravilhosamente insana.

É difícil encontrar palavras pra descrever essa distinta obra de arte, que acima de tudo é um baita horror e referência em arte experimental. A ilustração é de cair o queixo, embora simples, têm uma característica muito própria que cativa e transmite uma atmosfera incrível. Por outro lado, me questiono sobre o proceder do roteiro, ainda que tenha seus pontos altos.

30 Dias de Noite é a definição de mixed feelings, poderia facilmente ser 3 estrelas mas na dúvida vai 4 por impressionar tanto. Vale dizer que esse foi meu primeiro contato com a série, sinto que talvez o primeiro volume seja muito melhor. Ainda assim, eu recomendo só pela experiência que é ler essa parada, vai na fé!