Mocinha

Mocinha Anienne Nascimento

Resenhas - Mocinha

Mary - @mundo_literario.mary 16/10/2022

Ruim
⚠️ O livro contem cenas que podem lhe causar algum gatilho, então tome cuidado ⚠️

👩🏽‍💼
Emília de Albuquerque, mas conhecida como Mocinha, é uma professora de lingua portuguesa que ensina na Universidade Imperial College em Londres, ela mora com o seu marido Richard, juntos eles enfrentam uma crise a alguns anos.
👩🏽‍💼
Depois de passar 14 anos na Europa, Mocinha decide fazer uma uma visita à seus pais que moram em Quipapá - Pernambuco, para poder recordar dos velhos tempos e matar a saudade da família.
👩🏽‍💼
A cada dia que passa na fazenda em que viveu até seus 18 anos, Mocinha recorda de tudo o que passou até os seus 32 anos. A maior parte dessas memórias são de quando ela estudava no colégio Santa Maria Madalena, ao qual foi obrigada a estudar a te a sua formação, lá ela viveu as maiores coisas de sua vida, como o amor proibido que viveu com o seu professor Abelardo.
👩🏽‍💼
A paixão que Mocinha sentia por Abelardo era tão envolvente, que uma gravidez precoce e inesperada acaba afetando os dois (só pra deixar de lembrete Abelardo tinha trinta e poucos anos e Mocinha era de menor), com isso os seus pais a obrigam a casar com Abelardo.
👩🏽‍💼
Por outro lado, ela e seu grande amor estavam super felizes, mas essa felicidade dura pouco quando uma fatalidade acontece com uma de suas amigas, fazendo com que Mocinha perca o sei filho. Já com 18 anos, ela queria que o casamento ainda acontecesse, mas por pressão da mãe de Mocinha, Abelardo desiste do casamento, e isso faz com que Mocinha vá para a Europa.
👩🏽‍💼
Será que após 14 anos Mocinha irá atrás de Abelardo? O que destino reserva para esses dois?
👩🏽‍💼
O livro é muito bem escrito e tem uma narrativa bastante interessante, acho que o que pesou pra mim foi algumas cenas que me fizeram ter uma ressaca literária, mas isso não faz o livro ser ruim, na verdade ele é bastante real tipo um tapa na nossa cara. Como falei logo no início da resenha, o livro tem alguns gatilhos, eu mesma fui pega desprevenida, mas pra quem não tem problema com isso tenho certeza que será uma leitura muito boa.

Gabi 28/06/2021

Amei
? Emília mais conhecida por todos mocinha. É a protagonista desse livro, mocinha acabou de voltar para o brasil ela passou os últimos 14 anos de sua vida morando na europa e trabalhando como professora universitária lá. Agora ela está de volta à sua terra natal em pernambuco. Casamento está falido que ela partiu vai retornar à sua família paramentos em ordem. Ela tem cinco irmãos que não vê a algum tempo e ela está de volta para matar a saudade
? Ela retorna a fazenda do ipê branco onde passou toda sua vida antes de ir morar na Europa. E com isso ele se sente como se tivesse entrado em uma máquina do tempo, todas as lembranças vieram à tona. Aparti daí vamos conhecer a história de mocinha desde sua infância até seu 18 anos. Com 13 anos ela foi estudar e uma escola interna católica só para meninas. Ela sofreu um pouco porque ela era uma pessoa livre e latinha regras bem rígidas, mas ela não se deixou abater e fez amizade muito importante. Pouco mais tarde ela acabou se apaixonando pelo seu professor e se metendo em um grande amor proibido.
? Esse livro é tão bom ele me surpreendeu muito positivamente. A escrita dele extremamente viciante tanto que eu li ele é um dia só. Acompanhar mocinha em suas amizades suas loucuras em seu primeiro amor foi incrível. Livro dos mostra importância da família dos verdadeiros amigos, e como amor pode nós marcar pra sempre. Eu gostei muito de conhecer um pouco dos costumes de lá eu jeito tipo da região de se falar. Recomendo muito mesmo este livro.
? "As pessoas que se submetem as regras de determinações dos outros e da sociedade sem detrimento da suas propias e que são infelizes".

Bruna @bibliotecavirtuaal 10/01/2019

MOCINHA
Aqui vamos conhecer a história de Emília, vulgo Mocinha, que retorna ao Brasil depois de 14 anos morando na Europa e acaba se deparando com os fantasmas do passado.
Com um casamento falido, Mocinha se vê obrigada a enfrentar o turbilhão de sentimentos e emoções que a confrontam a muitos anos, quando reencontra um amor proibido que acabou deixando pra trás!
É um livro muito rico e envolvente, que vamos acompanhando o desenvolvimento e o crescimento da personagem ao passar dos anos! Com muita dor, tristeza e um amor nunca esquecido. Mas ao mesmo tempo divertido e com várias aventuras de Mocinha.
O livro se intercala entre passado e presente e é narrado em primeira pessoa. O ano mal começou e já acabei favoritando. Estou encantada com a escrita da autora que acabou me tocando profundamente. E só ressaltou como nosso país é rico em diferentes culturas! Uma leitura extremamente prazerosa! Recomendo muito! "Precisei trilhar todo esse caminho para me perceber, para mudar a situação é para me resgatar."