Memórias de uma Cortesã

Memórias de uma Cortesã Anienne Nascimento

Resenhas - Memórias de uma Cortesã

Lua 30/09/2023

Eu estou orgulhosa desse livro
Literalmente são as histórias vividas por uma prostituta, mas não se resume a momentos de prazer, mas também de medos e angústias. Muitos fantasmas interiores, e as dúvidas na mente dela são constantes. Eu achei interessante.

Bruna @bibliotecavirtuaal 18/02/2019

Muito bom!
Aqui vamos conhecer a história de Juliette, que começa tendo sua vida narrada aos 12 anos de idade. Juliette é filha de Lenora, que depois da morte de seu marido, teve que começar a trabalhar como prostituta para sustentar Juliette e seus outros irmãos.
O livro se passa no século XIX e vai nos mostrando a vida e as escolhas de Juliette. Juliette acaba se envolvendo com seu padrasto e descobrindo os prazeres que a vida sexual pode lhe proporcionar, e ela acaba fugindo de casa para se tornar uma prostituta.
Cada capítulo é intercalado por um cliente marcante de Juliette, que acaba se tornando Lolita quando se torna prostituta. O que achei bem interessante, pois aqui vamos conhecendo vários dos clientes de que mais a agradou, com várias personalidades diferentes.
Esta vida de luxúria e prazer é tudo que Lolita sempre sonhou e ao longo dos anos, por ser tão devassa, acaba se tornando uma prostitua muito famosa, encantando todos os homens que vão ao seu encontro.
Lolita é tudo que sempre quis ser e consegui ser muito feliz assim. Mas será que é o suficiente?
Lolita é tudo resumida numa pessoa só. Sensual atrevida, sincera, amiga e uma amante exemplar. Mas também é cruel, manipuladora, carente...
Vemos também a evolução da protagonista como pessoa mulher e prostituta.
Aqui a autora nos deixa vários desfechos para que possamos escolher, o que gostei bastante e acabei escolhendo o meu final. Nos deixando bem claro, como uma escilha que fazemos, pode mudar nossas vidas para sempre.
Gostei muito do livro e realmente parecia que eu estava lá na época.
A única coisa que me incomodou e não me fez dar 5 estrelas, foi porque achei um pouco repetitivo. Mas sei que foi necessário. Em geral, gostei bastante e recomendo!