Mulher sob a influência de um algoritmo

Mulher sob a influência de um algoritmo Rita Isadora Pessoa

Resenhas - Mulher sob influência de um algoritmo

Nara 31/05/2021

Poesia alimento da alma.
Ler poesia tem sido uma experiência nova que me ajuda a recarregar as baterias. Principalmente em ressacas literárias e ou dificildades em me concentrar.
A poesia vem com esse convite delicioso de um ritmo outro, sem respostas fáceis.
Essa leitura me surpreendeu muito. E me fez pensar aspectos da feminilidade, realidades de mulheres em meio a adversidades...
As violências que permeiam nossas existências. Tão diversas e atravessam as nossas subjetividades.
Gosto de sentir o quão profunda pode ser a mente de uma mulher. Uma amiga. Uma desconhecida. Uma mulher como eu também mulher. E tão inúmeras são as nossas inquietações. Vulcânicas.

Abaixo um dos poemas que mais amei:

uma mulher com uma maldadezinha dentro de si
essa é para você que é o tipo de garota
cuja bússola moral não aponta invariavelmente
para o norte
[uma mulher de vida dupla questionável e de índole duvidosa com as contas pagas sem nenhuma satisfação a dar]
uma mulher que sente como que um embrião ? um centro
de incipiente malignidade
a crescer noturno
no espaço vago entre o peito e a garganta relando com seu focinho inumano
a superfície
de seus sonhos ou de seus pensamentos em vigília
uma mulher
com um órgão invisível
prestes a se tornar palpável
que palpita intumesce
insistente
que adormece somente
a contragosto
e dá notícias
da gênese de um mal
muito particular.

Genyle 24/03/2020

Uma mulher periférica, com muitas bordas
« Uma mulher que de tanto habitar as margens tornou-se acidentalmente o centro »

Natália Ranhel 22/06/2021

Peguei para ler por ter sido indicado em um grupo de pesquisa, achei que era teórico.
Qual foi minha surpresa quando vi que era um livro de poemas! Mas nem por isso menos instigante.
Cada poema nos apresenta uma mulher e uma reflexão, muito bom!

L.M. 29/03/2020

Diversidade e Quebra de Padrões
Um livro que chegou em minhas mãos por acaso, mas que li de uma vez. Mulher e Poesia em palavras fortes e encantadoras. Fantástico!

Mari Gil 11/05/2020

Incrível!
Em cada poema você se conecta a uma mulher diferente e se encontra em cada uma delas.

Um dos meus trechos favoritos:

"ela não sabe que é ela mesma o seu próprio país, seu reino
sua very own ascensão, queda
& a insurgência posterior"

lezinha 04/01/2024

Ok, acho que depende muito do momento que me encontro, porque ler hoje, não me tocou nem encantou como talvez aconteceria em outros momentos.