Os melhores poemas de Gonçalves Dias

Os melhores poemas de Gonçalves Dias Gonçalves Dias




Resenhas - Os melhores poemas de Gonçalves Dias


8 encontrados | exibindo 1 a 8


lililu 17/08/2023

Achei interessante
Eu gostei bastante do livro, vários poemas incrível.
O Gonçalves viaja por vários vies como a solidão, o amor, as vivências, etc.
O único ponto negativo é que se torna repetitivo no meio do livro, mas fora isso é muito legal.
comentários(0)comente



gioooouu 17/06/2023

Leve
A leitura das poesias é bem leve, pq a linguagem é bem simples e elas não são muito longas.
gonçalves dias é a cara do romantismo, isso até torna a leitura desse livro um pouco repetitiva, pq ele sempre escreve sobre os mesmos 3 temas, mas eu gostei
comentários(0)comente



paulapereirar 08/09/2021

gostei da maioria das poesias, mas achei bem repetitivo os temas delas quando cheguei no meio do livro ( o que é normal já que gonçalves escreve sobre temas da primeira fase do romantismo )
comentários(0)comente



bibioslivrosecia 11/05/2021

Relativamente fácil de compreender
A leitura desses poemas mostrou-se bastante interessante, pois eles são o retrato de uma época e de uma mentalidade que influenciam estereótipos até hoje em nosso país. Ao conhecer a biografia do autor, o movimento literário do qual ele faz parte e os critérios de análise dos poemas, ler esse livro se torna uma tarefa mais simples e agradável, principalmente para quem ama literatura e aprecia um bom poema. Meus destaques são para: o poema "I-Juca Pirama", por ser bastante musicado; o poema "Se se morre de amor", por ter bem definido em seus versos o amor idealizado do Romantismo; e o poema "A tempestade", por sua clara atenção a forma e ritmo.
Embora eu tenha lido esse livro por ser leitura obrigatória para uma prova de vestibular, é uma leitura bastante válida e que se mostrou bastante fluida e nem um pouco cansativa. Recomendo a todos que tem interesse em conhecer mais sobre a poesia romântica brasileira.
comentários(0)comente



Gi 26/11/2020

Bom
Leitura fácil e de certa forma rápida, poemas não são cansativos e nem muito longos.
comentários(0)comente



Dany 16/12/2016

Suspiros
É tão delicioso de ler, que não da para apreciar todos os poemas de uma única vez. É uma questão de ler um poema, fechar o livro, e passar dias absorvendo aquilo tudo. Aquela bagagem toda de algo que é difícil de explicar.
O autor viaja por todos os temas da vida, desde dor, amor, solidão, amizade...enfim. Vale muito a pena conhecer.
comentários(0)comente



Alysson 10/08/2013

O primeiro grande poeta brasileiro
O maranhense Gonçalves Dias (1823-1864) é o primeiro escritor de gabarito a fazer uma poesia mais brasileira. A temática indianista (“um dos primeiros pródomos visíveis do movimento que enfim culminou na independência: o sentimento de superioridade a Portugal” disse Capistrano de Abreu), sua dicção bem menos francesa (embora ainda bastante portuguesa), sua variedade de poesia lírica, mas também de narrativas épicas e dramáticas (sim, era possível usar poesia para contar histórias, boas histórias) – isso tudo me cativava. Mas minha fascinação era o ritmo, a cadência sedutora do verso, a espontaneidade com que se alternavam sílabas tônicas e átonas (especialmente no crescente duas átonas e uma tônica). Até hoje, menos que métrica, rima, sonoridade, sentido ou imagens, o que me conquista na poesia é o ritmo. E nisso Gonçalves Dias é quase inigualável.

Leia mais no blog "Vamos falar sobre livros?"

site: http://vamosfalarsobrelivros.blogspot.com.br/2013/07/goncalves-dias.html
comentários(0)comente



marlyce 26/03/2012

UM MUNDO MÁGICO DE POEMAS E ENCANTOS
É UM MUNDO QUE INVADE NOSSAS MENTES E CORAÇOES PARA O SABOR DO AMOR EM TODOS SENTIDOS FIGURADOS DA PALAVRA
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR