Os melhores poemas de Gonçalves Dias

Os melhores poemas de Gonçalves Dias Gonçalves Dias

Resenhas - Os melhores poemas de Gonçalves Dias

Dany 16/12/2016

Suspiros
É tão delicioso de ler, que não da para apreciar todos os poemas de uma única vez. É uma questão de ler um poema, fechar o livro, e passar dias absorvendo aquilo tudo. Aquela bagagem toda de algo que é difícil de explicar.
O autor viaja por todos os temas da vida, desde dor, amor, solidão, amizade...enfim. Vale muito a pena conhecer.

Alysson 10/08/2013

O primeiro grande poeta brasileiro
O maranhense Gonçalves Dias (1823-1864) é o primeiro escritor de gabarito a fazer uma poesia mais brasileira. A temática indianista (“um dos primeiros pródomos visíveis do movimento que enfim culminou na independência: o sentimento de superioridade a Portugal” disse Capistrano de Abreu), sua dicção bem menos francesa (embora ainda bastante portuguesa), sua variedade de poesia lírica, mas também de narrativas épicas e dramáticas (sim, era possível usar poesia para contar histórias, boas histórias) – isso tudo me cativava. Mas minha fascinação era o ritmo, a cadência sedutora do verso, a espontaneidade com que se alternavam sílabas tônicas e átonas (especialmente no crescente duas átonas e uma tônica). Até hoje, menos que métrica, rima, sonoridade, sentido ou imagens, o que me conquista na poesia é o ritmo. E nisso Gonçalves Dias é quase inigualável.

Leia mais no blog "Vamos falar sobre livros?"

site: http://vamosfalarsobrelivros.blogspot.com.br/2013/07/goncalves-dias.html

marlyce 26/03/2012

UM MUNDO MÁGICO DE POEMAS E ENCANTOS
É UM MUNDO QUE INVADE NOSSAS MENTES E CORAÇOES PARA O SABOR DO AMOR EM TODOS SENTIDOS FIGURADOS DA PALAVRA