Jimmy Corrigan

Jimmy Corrigan Chris Ware

Resenhas - Jimmy Corrigan

Alan Furiati 30/04/2022

Equilíbrio perfeito entre a complexidade emocional proposta com o estilo artístico e rebuscado do roteirista e desenhista Chris War. O apático funcionário de repartição, Jimmy Corrigan, um tímido e solitário homem de meia-idade, reprimido pela mãe dominadora é jogado em uma crise existencial por um encontro com seu pai que nunca conheceu. O que poderia ser triste e mesmo deprimente é tratado com carinho e isso, provavelmente, é por ser a obra semi-autobiográfica, mas todas as boas obras devem ter muito do autor. Obra bastante premiada.

Dan 08/09/2021

Uma das histórias mais poderosas que já li.
Eu já tinha ouvido falar muitas coisas boas mas quando comecei a ler fiquei encantado. A arte do Ware é tão limpo que é difícil de acreditar que é desenhado, parece produzido em massa como um folheto de instruções ou algo assim. Mas a arte e a história juntas realmente me afetaram. Quando eu parava de ler não conseguia parar de pensar nos jeitos que su um "perdedor", como o personagem título, os erros que cometi ou os caminhos que minha vida poderia ter tomado. Uma história poderosa, inteligente e profundamente humana.

Freitras 08/06/2011

O garoto mais solitário do mundo
Eu tenho tendência em sentir empatia por personagens tímidos, desajeitados, melancólicos e solitários, e talvez Jimmy Corrigan seja o expoente máximo nesse sentido. Pelo menos ele é o personagem que mais diretamente falou comigo através de sua solidão.
Mas Jimmy, um adulto de 33 anos, vai muito além da timidez habitual e da frustração decorrente da incapacidade de fazer o que se tem vontade: ele está acabado. Ele não tem sonhos, não tem metas de vida e ambições, ele sequer tem ânimo para chorar; o único motivo que o mantém vivo é a esperança de um relacionamento com uma colega de trabalho que o ignora quase que completamente. E talvez a razão de ele nunca ter tentado conquistá-la não seja somente a timidez, mas o medo de perder totalmente as esperanças.
JIMMY CORRIGAN é um livro muito bem escrito e desenhado, com cores inspiradas nos Comics do início do século XX, que dão um aspecto terrivelmente melancólico e nostálgico para cada quadro.
Não conheço muito sobre graphic novels, mas se JIMMY CORRIGAN não for uma obra-prima do gênero, eu não sei o que mais poderia ser. Incrivelmente encantador.

Otávio 24/06/2020

A princípio, o leitor pode sentir-se intimidado com o aparentemente rebuscamento formal que Chris Ware imprimiu em sua obra. Mas isso é passageiro, e o leitor que persistir será recompensado com uma leitura de primeira qualidade que convidará a boas reflexões sobre laços familiares.

vick 04/09/2022

Obra-prima
Não vou mentir, no meio de tantas histórias e tantas referências eu demorei pra me acostumar com o livro, tava achando tudo confuso. Mas no meio do livro, quando engatei e entendi que é realmente uma graphic novel meio fábula sobre abandono parental, tudo ficou muito melhor e eu gostei bastante. No final fiquei curiosa pelo que acontece com os personagens secundários.

Viajante 23/12/2011

Deprimente
Sim, o livro é pra mim principalmente deprimente. Mas isso não é ruim, levando em consideração que a história deve ser assim. Ao meu ver o gibi é original e inovador por além de ter uma questão estética e técnica muito diferenciada, possui uma história diferenciada. Sem heróis nem protagonista. Digo que o protagonista dessa história seria a tristeza e a solidão. Acho que muitas pessoas acabam não gostando pela falta de identificação, eu já pelo contrário acabei de vendo no personagem em várias situações. Só posso dizer que assim como Retalho ou Persépolis, são os romances gráficos, não simplesmente uma luta, ou um poder, mas uma história que daria filme ou livro como qualquer outra ótimo história.

Armando.Edra 12/06/2022

Expectativa frustada
Quando li as resenhas de Jimmy Corrigan e vi os prêmios que tinha conquistado, falei: "Essa HQ deve ser fenomenal!!". Pena que ela não chegou nem perto disso para mim.

A começar pela terrível edição em versão widescreen. Incomoda na hora de ler e a lombada é colada e ao terminar a graphic novel percebi que já estava soltando em uma parte (se fosse costurada isso não aconteceria).

Mas o principal ponto que me decepcionou é o protagonista. Ele é tudo, menos interessante. Se a história fosse sobre o avô ou o pai dele, acredito que a obra só melhoraria. De esperto ele não tem nada.

Não sei se eu sou o problema e não compreendi da maneira correta a HQ. Fiquei muito frustado por ter gasto uma boa quantia na compra dela e não me conectei.
Leo 03/03/2024minha estante
?De esperto ele não tem nada.?

Bem-vindo ao maravilhoso mundo da ironia, Armando.

Katsumi 21/05/2013

Difícil de ler, mas vale a pena.
Por curiosidade, resolvi procurar “Jimmy Corrigan – O menino mais esperto do mundo” desde que ouvi uma citação que Neil Gaiman o considerava a Graphic Novel do século.
A proposta gráfica da H.Q é muito bonita, se assemelha mais a um trabalho de designer gráfico do que um quadrinista, com uma forma lúdica de diagramação. A arte se assemelha a anúncios publicitários do início do século XX.
A princípio, achei a história confusa, com flashback, devaneios, quebra de linearidade. Mas não tem como negar a poética da história. E a solidão, a sensação de inadequação do personagem é transmitida com uma intensidade que parece impossível para um desenho com traços tão simples.
É um quadrinho mais difícil ler, mas vale a pena. E tem um dos finais mais bonitos que vi.

Beta 03/01/2023

Mindblowing
A arte é maravilhosa e a atenção nos detalhes minuciosa. A história é confusa e nem se eu lesse milhares de vezes conseguiria pegar todas as referências e detalhes escondidos. O plot twist do final foi muito inesperado e surpreendente e adoro principalmente as críticas sutis que existem em toda a narrativa. Não é um livro que se consiga ler de uma vez só.

Marco Antonyo 17/07/2012

quadrinho retrato de uma vida.
O inicio parece chato e confuso. Logo você entende, pega gosto e lê de uma só vez. Não é um tema que você espera de um quadrinho. É humano e sofrido, sem ser piegas e vitimizado. Não tem lição de moral e nem final fantasioso. É real, sem floreios, duro e seco como a vida muitas vezes é. E é isso; um quadrinho retrato de uma vida.

Bia 24/05/2023

É.....
Não posso dizer que esse é meu livro é meu favorito, pois não é e acredito que nunca vai ser.
O livro é muito grande e algumas vezes eu me perdia no que estava acontecendo. Eu espero que tenham pessoas que gostem desse livro.

Kecia.Viana 09/01/2023

JIMMY Livro 2/2022
HQ não é meu forte. Nessa então... Tive muita dificuldade. Ela requer mais costume com esse gênero.

Mesmo assim eu me esforcei para compreender e prosseguir na leitura.

Não me arrependo. Gostei muito!

Muito criativo, mas bem triste a realidade de abandono.