Anne e a Casa dos Sonhos

Anne e a Casa dos Sonhos L. M. Montgomery

Resenhas - Anne e a Casa dos Sonhos

Denise 21/02/2024

Então, pois é! Chegamos ao quinto livro da série! Eu estava chateada porque só tinha até este livro publicado, quando vi que saiu o próximo....ahhhh....

No próximo livro teremos uma mudança, ou o fim de um ciclo, enfim...já vi nas sinopses que algo vai mudar, mas vamos deixar para conversar sobre isso quando acontecer né?

Anne e Gilbert finalmente se entenderam! No quarto livro, mas eu preciso comemorar outra vez já que essa coisa toda foi bem devagar, mas penso que nem posso reclamar, afinal, não foi uma ficção escrita agora imitando ou tentando adivinhar os costumes da época. Foi na época! Só posso supor que era bem assim que as coisas aconteciam!

" - A senhorita não conhece nenhum homem que seja bom marido, Miss Bryant?
- Oh, sim, vários! - Estão todos lá - ela respondeu, apontando pela janela em direção ao pequeno cemitério da igreja, do outro lado do porto.
- Refiro-me aos vivos, andando em carne e osso...? persistiu Anne [...]
[...] - Porque a senhorita odeia tanto os homens, Miss Bryant?
- Meu Deus, querida, eu não os odeio! Eles não valem tanto assim. Eu apenas os Desprezo [...]"

Então, eu vou parar de falar tanto na resenha em si, sem resumo gente, porque seria maldade contar certas coisas, vocês precisam ler! Sério mesmo!

Então vamos lá, Anne e Gilbert estavam noivos enquanto ele estudava para ser médico e ela trabalhava como diretora de uma escola. E aí vejo outra particularidade que eu não tenho como não pensar se foi ficção ou se era costume na época, enfim... foi um longo noivado, de quatro anos (também nem tão longo assim, eu fiquei noiva 3 anos e 8 meses ????)! Bom, ao final do curso dele, Anne se despede da escola, volta para Green Gables para seu casamento, eles casam e eu pensei que teríamos cenas mais quentes de paixão, que nada gente! Nem um beijinho sequer!

[...] - Como se isso pudesse silenciar uma mulher! - brincou Gilbert. - Ao menos não se torne meu eco Anne. Um pouquinho de oposição traz tempero à vida."

Mas não estou reclamando, é mais um ponto a destacar da época e é aqui que eu queria chegar. Não vou dar spoiler e nem dizer quando e quantos filhos eles tiveram, mas qualquer um que tenha visto a capa do próximo livro já deduziu né... pois bem...em nenhuma vez durante a leitura é usada a palavra "grávida" para Anne. Apenas dicas sutis que demonstram que ela espera um bebê. Não que seja mostrado como feio ou algo a esconder, e aí está a diferença de ler algo escrito por um autor contemporâneo e algo escrito por uma autora "antiga". Já li livros escritos por autoras ainda mais "antigas" do que este e as coisas não são da mesma forma. Não sei se estou me fazendo entender, é a forma sutil e delicada que L. M. Montgomery optou por nos mostrar a vida adulta de Anne. Parece-nos que a magia infantil da menina jamais a deixa e mesmo ela agora sendo uma mãe, esposa e dona de casa, a menininha está sempre por ali, somente à espera de uma chance para sair e mostrar que ainda vive.

Na "casa dos sonhos" Anne vive muitos anos de amor, felicidade e perdas com Gilbert. Fazem muitas amizades, das do tipo que Anne sempre deixa pelo caminho...para a vida toda! Mas a vida segue seu rumo, a família cresce e agora eles terão que partir para uma casa maior, deles e não alugada, o que destroça o coração da menina que vive dentro da mulher que ama sua "casinha dos sonhos".

"- Ao que parece, eles desconhecem a existência de um aparelho chamado relógio - comentou Gilbert. - Não consigo entender esse assunto. Estou convicto de que você, mulheres, mexeram seus pauzinhos. Mas Anne, sendo uma esposa desobediente, não me conta nada."

Mas como a vida segue seu rumo. O mundo nunca pára de girar, Anne caminhará a favor dessas mudanças e nos trará uma nova história no próximo livro (eu já estou lendo gente ?, logo tem resenha também).

Enfim, uma resenha diferente do que estou habituada a fazer, com muito menos do livro e muito mais da minha opinião, porque, digo de novo, vocês precisam ler!

É um livro sem pimentas, mas com muitos corações! Uma leitura prazerosa, fluída e gostosa de fazer, que eu adorei. Tenho uma capa diferente da última lançada pela Editora, vou deixar abaixo a imagem da capa nova, está linda!

Que leitura linda gente, dá para nos imaginarmos nessa casa, de tão ricas em detalhes que são as descrições, sem ser cansativo!

Abaixo, vou deixar o cronograma com a idade da Anne em cada livro, acho que dá para ajudar a entender as mudanças que acontecem na vida da menina:

? Anne de Green Gables: 11-16 anos
? Anne de Ingleside: 34-40 anos
? Vale do Arco- Íris: 41 anos
? Rilla de Ingleside: 49-53 anos

Harmoní 20/02/2024

Histórias de amor! Perfeito!
Estou completamente apaixonada por essa parte da vida da Anne! A Casa dos Sonhos foi linda, cheia de amor, histórias de vida lindas que se encontravam na lareira da casa.
Esse casal incrível, como foi lindo ver esse casamento acontecer, a união e parceria deles. O tanto de amadurecimento da Anne.
Leslie, Capitão Jim, senhorita Cornélia nos foram apresentados e todos são uns fofos. Do seu jeito, cada um me conquistou e super mereciam todo o amor do mundo.
Tudo o que o livro anterior me desanimou, esse compensou e foi muito além. Foi perfeito, incrível, o melhor de todos!!

Sander.Garcia 20/02/2024

O encanto não se acaba
Este foi o 5° livro da coleção e eu pensei que, em algum momento, os acharia enfadonhos. Mas, me enganei. Ainda bem!

A nova fase da vida de Anne Shirley, agora Sra Blythe, começa com seu lindo casamento e a mudança para a nova casa, em Four Winds.

A casa era como Anne havia sonhado e, com Gilbert ao seu lado, parecia não ter outro destino a não ser a felicidade plena.

Mas a vida tem suas fases amargas, e Anne não foi poupada. Ainda assim, apesar de suas tragédias, Anne deixa-se fundir a vidas alheias do local, trazendo para seu livro da vida, pessoas muito especiais, como o capitão Jim, que gerenciava o velho Farol, próximo ao Porto; a srta. Cornélia (que cativou Anne já pelo nome tão parecido com um de seus codinomes na infância, a Princesa Cordélia), e a jovem Leslie que, tão linda, vivia um inferno de vida, cuidando do marido demente há mais de 10 anos.

Neste livro também vemos Anne tornar-se mãe, por duas vezes. Tristemente, a primeira experiência foi uma tragédia, cujos efeitos enlutaram o coração dela por muito tempo.

Neste livro percebi o destaque para 2 personagens: o capitão Jim e a bela Leslie.

O velho marinheiro escrevera, ao longo dos anos, um diário ao qual chamava O livro da vida. Ele o fazia para poder ter o que ler para um jovem pequeno amigo. Não havia muito esmero quanto à gramática, até por ele ter sido mais um homem do mar do que da escola. Homem de coração gigante, logo se tornou amigo dos Blythe. Uma surpresa emocionante o aguarda nos capítulos finais.

A primeira vez em que Anne viu Leslie, tocando gansos para o cercado, teve um sobressalto interior, pois nunca vira tanta beleza. Mas, a estranheza estava de mãos dadas com a beleza da jovem. Não tardou muito para que se tornassem amigas. Anne se compadecia profundamente de Leslie, pois enxergava nela uma alma presa a um destino cruel, que a condenara a ser cuidadora de um marido, antes abusivo e opressor, e agora, um homem sem parte de suas faculdades mentais, devido a um acidente em Cuba. Era tolo e travesso como um menino levado. A demência havia tomado o lugar da violência, mas a infelicidade não deixou o coração da moça.

Neste caso em particular, percebi a diferença na forma como a vida e as atitudes de Anne podiam transformar a vida de quem a cercava. Ela sempre estava disposta a se "intrometer" em algumas histórias, visando salvar uma alma do limbo da angústia, fosse qual fosse o motivo. Mas, no caso de Leslie, a intervenção de Anne foi contrária ao que se esperava.. e precisou calar-se e 'amarrar as próprias mãos' para não intervir da maneira que desejava.. no fim, viu que estava errada.

Entre lágrimas de despedidas de suas almas irmãs (por morte ou por mudanças de residências ) Anne sofre nas últimas páginas, ao saber que precisará deixar sua casinha dos sonhos.

Maria 18/02/2024

Sempre amo os livros de Anne, e esse não foi diferente. Eu amo como a história é confortável, mas não é entediante.
Os personagens são maravilhosos, arrisco dizer que os novos personagens desse livro são os melhores da saga até agora. A ambientação é incrível, agora meu sonho é encontrar a Casa dos Sonhos.

Bianca1598 17/02/2024

"Minha casa dos sonhos"
(Não tenho muita coisa para falar, é um livro sobre a vida perfeita de casados, meus mini comentários já falam tudo ksksksks)

Nossa, como eu precisava de uma leitura desses, um mais leve onde todo mundo fica feliz no final e só morrem de velhice, nada de tiros, traições e enganações.
Foi uma ótima forma de vê algumas coisas que eram normais no passado, me lembrou meus pais ?.

Anne e Gilbert sendo o casal mais apaixonado que eu já vi, são almas gêmeas.
Leslie sendo a mulher mais diva e sofrida do mundo, que bom que teve seu final feliz.
Capitão Jim e senhora Cordélia uns doces, amei todos os personagens.
James, deus do céu, o bebê mais fofo que eu já vi, mesmo nem aparecendo direito.

Olgashion 13/02/2024

Anne agora uma jovem adulta casada se muda juntamente com Gilbert pra que ele possa assumir sua clínica médica. Na casa dos sonhos eles têm contatos com personagens novos que aprendemos a nos afeiçoar

Naty 13/02/2024

Anne e a casa dos sonhos
Mil vezes melhor que o anterior, nem se compara.
gostei dos personagens, das histórias, e dos desfechos também, apesar de ser um pouco previsível.

Vih 13/02/2024

Enjoadinho
Estou começando a achar esses livros da Anne meio chatos sinto que os personagens estão perdendo o carisma.
O que mais gostei foi a apresentação das duas personagens apresentadas , mas nem isso achei tão legal e eu já esqueci o nome delas.

Carol1373 13/02/2024

Depois do "E viverão felizes para sempre"
Esse livro conta o que disse no titulo da minha resenha, quando uma história de amor acaba, acaba no casamento e esse livro mostra mesmo que de sucinta, o casamento em todas as suas formas, como um casal vive junto e em cumplicidade fazendo amigos dos conhecedores de José (referência do livro).
Um casal pode também divergir em opiniões e voltar atrás em certas coisas, pedir perdão e continuar fortalecendo a relação. Foi lindo de ver?
Spoiler??
Fiquei chocada em como a autora inseriu a primeira filha dela, foi um choque, susto, não deu nem tempo pra me apegar a gravidez, num capítulo estávamos ouvindo o capitão Jim, em outro ela parindo e perdendo no mesmo dia.
Único ponto que achei que poderia ter escrito mais se a autora queria emocionar, eu fiquei triste e chocada mas foi isso. Quase chorei pelo nome que ela colocou, Joy, um alegria de um dia que se tornou um pesar.

Clara 12/02/2024

Melhor de todos
Anne e a casa dos sonhos é o melhor livro da série toda, tudo nele é perfeito, os personagens, os acontecimentos e principalmente a história da Leslie, ler Anne é como entrar em uma sala calma, e eu pensei que era só isso, mas não esse livro mostrou que a Anne também sofre e que a vida dela não é apenas um conto de fadas, foi muito doloroso ler a despedidas mas também me deixou com o coração quentinho, e é isso que eu sempre busco quando leio sobre a Anne.

Kellen F. 12/02/2024

O livro mais doce de Anne
Vida e morte permeiam doces descrições e momentos sonhados por Lucy que brilhantemente nos abraça e conforta Danda a Anne um destino perfeito

Julia 11/02/2024

Super poético
É tão comum livros terminarem assim que o casal fica junto que eu estava até com receio de ler um livro sobre o casamento dos personagens. Mas tenho que admitir que foi um livro muito lindo, poético, e marcante. E quero que meu futuro marido seja igual ao Gilbert.