Uma vitória da Turma dos Sete

Uma vitória da Turma dos Sete Enid Blyton

Resenhas - Uma vitória da Turma dos Sete

MCris 07/09/2010

Problemas da produção em série

Este livro foi publicado pela primeira vez em 1955. As ilustrações do Derek Lucas são da segunda edição, de 1968. No entanto, a ilustração e o texto da capa não correspondem a Uma vitória.... São de outra aventura (A Turma dos Sete nos Trilhos) da mesma série, que tem 15 volumes.

Para descobrir isso, fiz uma breve pesquisa e encontrei outras informações interessantes. Por exemplo: como o texto não faz menção à idade das crianças, o peso das ilustrações como orientadoras da leitura fica evidenciado. Nesta edição, as crianças parecem ter menos de 10 anos; na primeira edição, ilustrada por Bruno Kay, os participantes do grupo são adolescentes, o que deve dar um tom completamente diferente à aventura.

Outro ponto interessante (e que eu gostaria de continuar estudando) é o fato de que os livros desta autora têm sido banidos das bibliotecas e alterados por editores porque:

* refletem estereótipos de gênero, raça e classe;

* são considerados má literatura, por revelarem um 'uso restrito da linguagem' e fazerem uso de fórmulas, a ponto de as narrativas se tornam previsíveis (o que não é de espantar, já que ela escreveu diversas séries, compostas por dezenas de volumes cada).

Questões a aprofundar!
Dani 22/11/2022minha estante
Esses dias estava me lembrando desses livros. Afinal livro que você emprestou e nunca mais voltou você nunca esquece. Queria poder reler eles mas são muito difíceis de encontrar