Cabra das Rocas

Cabra das Rocas Homero Homem de Siqueira Cavalcanti

Resenhas - Cabra das Rocas

Mutante X 05/02/2024

Chatinho
Livros da Série Vaga-Lume, geralmente, são sinônimos de obras encantadoras e inesquecíveis, uma leitura sempre agradável, correto? Mas nem sempre isso é uma regra. Um exemplo é este livro, que achei bem aquém do que costumamos ler na coleção. Consegui um "pacote" com 75 livros da série Vaga-Lume e decidi ir lendo aos poucos, começando pelos mais antigos. Já li A Ilha Perdida e Cabra das Rocas é outro daqueles bem antigões, um dos quatro que inaugurou a série, juntamente com Éramos Seis e Coração de Onça, além do próprio A Ilha Perdida. A obra narra a história de João, um garoto muito pobre, filho de um marinheiro brutalhão e morador da região das Rocas, no Nordeste, que acalentava o sonho de estudar na escola mais importante da região, cujo acesso era, em sua maior parte, relegado à classe mais abastada, chamada de "xaria". Para se preparar para o exame de admissão, o garoto passa a estudar com o farmacêutico da região, o homem mais culto daquele local e, entre um estudo e outro, ia narrando detalhes de sua vida - que nada têm a ver com a história em si, apenas servem para apresentar um panorama de como a vida era sofrida para aquele povo. Entre um linguajar bem característico, cheio de gírias locais e de época, e histórias isoladas e desconectadas da vida de João e seus amigos, o livro tem seu valor histórico e social, mas a trama é bem chatinha e pouco envolvente, de modo que a gente não consegue se identificar com o personagem. A obra foi esquecida pelo tempo e poucos se lembram dela, o que é uma sorte, pois hoje certamente seria "cancelada" pelos vigilantes sociais por conta dos termos racistas, ofensivos, pejorativos e "bulynísticos".

Feh Tryller 31/12/2023

A história é razoável, conta a saga de João, um menino pobre sem muitas perspectivas, mas que ainda assim se dedica aos estudos.
Algumas palavras e termos regionais dificultam a leitura.
E o livro também tem vários trechos desnecessários.

Duda Garcia 31/08/2023

Livro de escola ?
Lembrancinha boa da série Vaga-lumes.
Como sempre uma história de contexto bem brasileiro, regional, linguagem mais raiz e uma história bem bonita. Escrita boa. Subi-histórias boas. Valeu a pena.

Gabriel.Faria 11/04/2023

Um fiasco!
Quando era criança, o meu pai comprou a coleção vagalume para as minhas irmãs. Ele dizia: é muito importante ler livros. Eu, como era uma criança, sempre guardei a coleção vagalume com muito carinho no coração.

Após a fase adulta, resolvi resgatar alguns livros da coleção para ler. Confesso que estou desapontado. Com excessão de Éramos Seis e a Turma da Rua Quinze, todos os demais que já li foram um fiasco.

O livro Cabra das Rocas tinha tudo para ser bom. No início pensei que seria uma história de superação linda. Um menino que veio da pobreza conseguir ser gauche na vida? só que o autor simplesmente parou de contar a história e ficou de divagando em coisas aleatórias?

Enfim, não recomendo!

Yago 29/10/2022

História boa do menino canguleiro
E uma historinha boa, o autor é bem talentoso, com frases bonitas e bem trabalhadas. Podemos entrar no mundo das rocas onde a pobreza é o plano de fundo onde a história acontece, uma realidade triste e complicada, mas simples e de boas histórias e personagens bons. Vale a leitura.

Alexandra 14/10/2022

Dos melhores livros que já li
Que escrita Maravilhosa, cheia da identidade portiguar. Te remete a vida nas rocas em Natal-RN. A descrição impecável Homero Homem faz-nos sentir o cheiro, a tensão, os conflitos e os amores dos caiçaras. Está entre os 10 melhores livros que ja li na vida. junto com Gabo, Varela, Orwell

Antonio Maluco 18/03/2022

Zona rural
O livro conta histórias de um garoto que mora no interior do Brasil e parece a história do Chico Bento

Art 04/03/2022

Cabra das Rocas
"Mas, xarias ou canguleiros, que importavam as diferenças da sorte àqueles que morriam, em meio a uma poça de sangue, ao longo das calçadas?
Importava, sim, que na vida como na morte o estigma de classe os desunia e diferençava."

Incrível ver tantas questões sociais abordadas numa obra, e ainda sob a perspectiva de uma criança de 11 anos.

João, filho e neto de marinheiros, enxerga a admissão no concorrido e nobre Ateneu norte-rio-grandense como uma forma de ascenção, tornando-se um ponto fora da curva, ao desviar daquilo que lhe parecia predisposto.

Contudo, para ir em busca da realização de seu sonho, João não quer deixar de ser canguleiro, nem morador das Rocas - o que carrega com muito orgulho, apesar das condições do ambiente.

Ainda nesse viés, um lado da capital potiguar é o palco principal no qual se sucedem os acontecimentos do livro. A face por vezes oculta de Natal é apresentada, mesclando-se ainda às regiões mais nobres da cidade.

Assim, entre a preparação para o exame de ingresso no Ateneu e as aventuras de João e seus amigos das Rocas, a obra nos fala muito acerca da perseverança, mas também sobre origens, sobre ter raízes.

oariellucas 16/02/2022

Queria ter gostado...
Eu realmente queria ter gostado livro pois estou lendo a série vagalume toda e o primeiro livro foi muito bom li em dois dias mas esse eu achei a linguam complicada e talvez eu não esteja também no momento para leitura de um livro assim. Vou tentar ler novamente daqui um tempo.

Anderson.Pissinate 22/11/2021

A vitória do canguleiro das Rocas
A história de Joãozinho, "cabra das Rocas" retrata a realidade de muitos jovens brasileiros, que possuem nos estudos a oportunidade de vencer na vida. Com tons cômicos principalmente com a amizade com Budião deixam a história bem leve.

Evelize Volpi 02/11/2021

Projeto Relendo os livros da Coleção Vagalume.
A história de um menino e todo seu esforço e estigma do bairro das Rocas( beira do porto), para estudar no Ateneu na Cidade Alta.
História com gosto de Infância.

MarciaCannecchia 18/10/2021

Ah acabou.
Fofinho mas ainda estou pensando nas coisas que líamos nos anos 80.
É muito triste, palavras incompreensíveis, totalmente regional (se bem q isso acredito ser necessário), leitura difícil para crianças de 11, 12 anos. Enfim.

Joãozinho quer estudar no ateneu, mas é uma criança pobre que sabe das dificuldades pelas quais passará. Mas é se empenha.

Saudades da série vagalume. Não li na época mas estou lendo agora.

Tatá 21/06/2021

"Seja canguleiro, João, acima de tudo
canguleiro. Mas seja canguleiro estudando, aprendendo, indo para diante,
como fazem os xarias lá do outro lado.
"

"Tive um choque. A pergunta de meu pai era uma resposta, um eco à
minha ânsia de comunicação e extravasamento. Raro meu pai falar assim,
encarando-me como igual. Era um homem entrincheirado em seu
silêncio, um silêncio pesado como o resto de sua pessoa, difícil de romper."

Uma história muito bonita, nos mostra o quanto nos julgamos incapazes de algo que só depende de nós mesmos.