Três Formas de Amor

Três Formas de Amor Danilo Barbosa

Resenhas - Três Formas de Amor

Alanna. 02/04/2021

...
Eu , já para começar, devo dizer que não gostei da leitura (ao contrário das várias resenhas positivas que vi sobre esse livro). Vou explicar meus motivos, mas antes queria dizer que vou tentar amenizar os termos que vou utilizar pra falar de algumas partes do livro, por questões óbvias.

Meu problema com esse livro não é devido ao gênero, nem nada disso, muito menos com a proposta dele. Mas pra mim, esses personagens todos são muito distantes da realidade, na verdade as coisas que acontecem nesse livro, as subtramas que se formam são distantes da realidade. Tipo novelão mexicano mesmo, com direito a parentes mortos ressuscitados e vivendo como Drag Queen, beatas que conseguem fingir morte do marido por muitos anos, estranhos (dois homens) fazendo sexo numa garagem e aceitando incluir uma mulher bêbada e desconhecida na relação deles após verem ela 'se tocando' vendo eles (nesse nível), e por aí vai.

E tipo, o livro vem com essa ideia de amor sem tabus e sem preconceitos, amor livre, etc etc, mas pra mim essa ideia se perde na trama. Tem um excesso de diálogos sobre esse tema que sinceramente torna o livro cansativo, e são diálogos pouco críveis para serem reais. A protagonista se prende nessa de liberdade, nessa busca dela por vencer os próprios preconceitos (ponto pro livro por pelo menos tratar um pouco dessa desconstrução), mas na minha opinião o livro se perde nessa, propondo situações muito absurdas para que a protagonista tenha que enfrentar esses tabus, fora que né, parece que quase todo mundo que ela conhece (tirando a mãe e desconstruídão e fica recomendando 'suruba' e 'amor livre' pra todo mundo.

Gente, e assim, as cenas 'hot' são até bem originais, mesmo já tendo outros livros com esse tema eu achei as cenas até bem escritas e diferentes do padrão, o que é positivo. Meu problema foi com cenas nesse padrão mas que resultam na protagonista ficando 'animada' pela própria irmã (ela não sabe que é a irmã, percebe pouco tempo depois), ou na cena que já descrevi que a protagonista observa dois caras 'namorando' e acha plausível 'se tocar' vendo eles.

Enfim, eu achei a história muito novelão, achei que os personagens não tem característica nenhuma além de descrições de tipo físico, não existe muito desenvolvimento desse romance a 3 já que pouco se escreve de cena desses 3 além de cenas hot, e os demais personagens não tem quase nenhum desenvolvimento (com excessão da irmã da protagonista, que talvez tenha mais diferencial). Acho que esse livro ainda tem o mérito de trazer a proposta de tratar de liberdade sexual e pessoal, e das cenas hot serem mais diferentes, mas todo esse potencial é desperdiçado.

Veveta Miranda 19/09/2019

Esse livro, já havia sido recomendado pra mim, por várias amigas e, finalmente acabei me rendendo a ele.

Esse foi o primeiro contato com a escrita do autor e gostei muito dela.

Ao contrário do que parece, o livro trata de um amor verdadeiro, sem malícias (por mais que tenha menagé). Um amor despido de preconceitos, sem medidas, o amor independente da religião, da orientação sexual, da idade, do parentesco, o amor que deveríamos ter pelo ser humano e que está em falta atualmente. Livro maravilhoso.