MAHABHARATA

MAHABHARATA Krishna Dharma
Krishna Dharma

Resenhas - Mahabharata

Regis 24/08/2023

O grande épico do hinduísmo
O poema épico, inicialmente transmitido oralmente há mais de dois mil e quinhentos anos, faz parte dos textos védicos indianos e sua autoria é atribuída a Krishna Dvapayana Vyasa... essa tradução traz a história da grande epopeia indiana em prosa por Krishna Dharma reproduzindo com bastante competência do conteúdo original.

A batalha em Kurukshetra, de vida ou morte, travada pelos primos pândavas e káuravas é inevitável, e o Mahabharata descreve desde o início a trajetória dos acontecimentos na vida dos cinco filhos do Rei Pandu (Iudistira, Bhima, Arjuna, Nakula e Sahadeva), as disputas com os primos (principalmente Duriódhana), filhos de Dritarastra, até o grande desfecho na épica guerra com personagens míticos, deuses, demônios, armas mágicas e poderes divinos.

Já há algum tempo tenho desejado ler esse grande clássico para entender melhor a mitologia indiana que conhecia apenas por partes dispersas. Sou fã do cinema de Bollywood e sempre fui muito curiosa pela rica cultura da Índia e após essa grande epopeia pretendo, em algum momento, ler o Bhagavad G?t?, o Bhagavat Purana e a Ramayana.

Entendo que o Mahabharata contém todos os aspectos do hinduísmo e todos os fundamentos da filosofia advaita (não dual) e que é um texto sagrado para os seguidores dessa religião, que está entre as cinco maiores do mundo, mas li o Mahabharata focanda simplesmente na lenda mitológica sobre reis e príncipes, deuses e demônios, sábios e santos, guerra e paz.

Gostei muito da história apesar de detectar pontos de incoerência nas atitudes dos personagens que me tiraram algumas vezes da imersão, mas como um todo; a obra é maravilhosa e prende muito a atenção do início ao fim... mesmo que durante toda a trajetória saibamos quem será o lado vitorioso na batalha final.
A história ainda apresenta muitos pontos de reflexão: sobre amor, família, o bem e o mal, sobre o perdão e sobre as consequências de tudo que se faz nesse mundo.

Gostei muito de fazer essa leitura e recomendo esse épico do hinduísmo para todos que, assim como eu, têm curiosidade pela riqueza mitologica contida nessa obra.
Max 24/08/2023minha estante
Regis, você ganhou uma ?

mpettrus 24/08/2023minha estante
Sempre fico maravilhado com suas resenhas críticas, Regis!!!

Simplesmente sensacional!!!
??????? ????? ??

Regis 24/08/2023minha estante
Obrigada, Max! ??

Regis 24/08/2023minha estante
Obrigada, Mpettrus! É muito fofo dizer isso.??

Fabio 24/08/2023minha estante
Parabéns pela resenha!
Lindíssima!!!

Regis 25/08/2023minha estante
Obrigada, Fábio. ?

William LGZ 25/08/2023minha estante
Ótima resenha, achei muito interessante! Certamente os nomes vão quebrar minha mente quando eu for ler mas ainda assim darei uma chance no futuro hsksjdjd

Regis 25/08/2023minha estante
Obrigada, William. Você acostuma com os nomes. Espero que goste da leitura.?

HenryClerval 04/09/2023minha estante
É incrível como suas resenhas despertam a vontade de ler tudo que você gosta. Sua resenha está maravilhosa. ???

Matheus.Azevedo 04/09/2023minha estante
Também li pela curiosidade mitológica e filosófica. Parabéns pela resenha! ??

Regis 04/09/2023minha estante
Obrigada, Matheus! A curiosidade é o melhor motivo para se fazer uma leitura. ??

Lara 04/02/2021

Recomendo
Muito legal conhecer um pouquinho dessa cultura gigantesca. Ao contrário do que eu imaginava, a história é bem legalzinha. A adaptação em si é excelente.

Léo 04/01/2024

Peguei esse livro para ler após a resenha e, principalmente, depois da conversa que tive com uma amiga do Skoob. Ao falar com ela, percebi o quanto gostou da história e a empolgação em sua voz ao descrever sua experiência com essa grande epopeia indiana, o que me deixou curioso para ler o livro.

Krishna Dharma traz um reconto em prosa desse grande épico que narra a história do Rei Pandu e seus cinco filhos: Iudistira, Bima, Arjuna, Nakula e Sahaduna, desde o início de suas vidas até a inevitável batalha de Kurusheta.

Gostei da história; foi interessante acompanhar a jornada dos filhos de Pandu, o livro me prendeu do início ao fim, mesmo que eu já soubesse como seria o desfecho.
Eu não sabia quase nada sobre o hinduísmo e os deuses indianos e, ao fim da leitura, me vi entendendo esse lado importante da cultura indiana.

Agradeço à minha amiga pela recomendação e recomendo a todos que tenham curiosidade sobre os deuses e a filosofia indianas.
Max 04/01/2024minha estante
Ótima resenha!

Léo 04/01/2024minha estante
Obrigado, Max. ?

HenryClerval 05/01/2024minha estante
Gostei da resenha, Léo. A paixão dela contagia e nos influencia de verdade. ???

Léo 05/01/2024minha estante
Que bom que gostou, Leandro. ?
Realmente, não tem como não sentir vontade de ler o livro depois de ler resenha dela.

Drakomanth 24/04/2021

PROFUNDIDADE
Quando falei sobre o Ramayana disse que preparada pelo Bhagavad-Gita, a leitura do Ramayana conseguiu me levar numa através do tempo para uma consciência ética que passa um sentimento de nostalgia distante, como se tivesse perdido algo, mas não saber dizer o quê, mas que com o tempo percebi que esse algo, que parece ter sido perdido, nada mais era do que uma espécie de tempero da humanidade. O mesmo ocorre com o Mahabharata. Vale lembrar (aos interessados) que a leitura cronológica seria Ramayana, Mahabharata e Bhagavad-Gita, mas jazia muito que queria fazer a leitura nesta sequência (Bhagavad-Gita, Rmayana e Mahabharata) e, como esperava, é de uma ascendência transcendental da consciência que só quem está verdadeiramente aberto a acolher os sentimentos expressos por suas linhas com o abraço da tolerância e reverência cultural pode experimentar. O Mahabharata nos revela uma ansiedade sem fim de um homem ganancioso, na paz incondicional de um sábio e a completa confiança que um devoto deposita nUm Deus (O "U" maiúsculo é proposital). Desta forma fica óbvio que a obra não passou pelo crivo do tempo por sua narrativa épica, mas sim pela mensagem ética. Essa tríade - Ramayana, Mahabharata e Bhagavad-Gita - deve ser lida com o objetivo uno de extrair o melhor, não das obras, mas de si mesmo. Não é um erro da narrativa mostrar as facetas tendenciosas da devoção. Sua proposta é justamente mostrar que o devoto não pode ser Deus e, sendo assim, deve reconhecer sua imperfeição.

Estrangeiro 15/02/2024

O grande épico indiano.
Em resumo conta a história dos Bharatas. Uma história cheia de magia e ensinamentos filosófico, tendo como sentro da narrativa os Pandavas e sua esposa Draupadi.

gabirellis 23/07/2021

Passa o essencial
Por ser uma edição condensada, é bem corrida, mas lendo o livro é perceptível que a história em si é muito grande. Achei ótimo pra quem, assim como eu, queria entender o básico.

AndrA374 28/12/2021

Excelente
Que livro, que história! Apesar de ser uma obra ?resumida? me agradou bastante. O livro foca bastante nas disputas entre as famílias e na guerra.

Valéria Cristina 20/03/2020

O Esplendor do Hinduísmo
Considerado a Bíblia do hinduísmo, o Mahabahata é esplendoroso. Desvendar seu simbolismo é missão para uma vida. Indústira e Bima, Arjuna e Krishna são personagens que habitam dentro de nós. A luta é cotidiana. Essa é uma obra para ser linda sempre.

Rafa MB 25/03/2022

Uma joia rara e preciosa
Um dos melhores livros que li na minha vida. É o melhor livro que li desde o Bhagavad Gita, nenhum superou esses dois até agora. E este também vai pra minha lista de favoritos quando eu terminá-lo. É também uma edição muito bem traduzida. A única coisa que não gostei nesta versão, é que não é muito ilustrada, só possui uma ilustração por capítulo e em preto e branco, eu gostaria que tivessem bastante ilustrações coloridas e com o nome dos pintores, como as bíblias católicas dos anos 80 e 90, por exemplo.

É uma pena que a ciência moderna, considerada como a "verdade absoluta de tudo", descarta as histórias antigas de cada civilização, considerando tudo apenas como mitologia ou crenças, pois muito do que as civilizações antigas viveram e contaram, contêm verdades, fatos. Além disso, muitos cientistas e céticos radicais, atualmente, não sabem interpretar metáforas, poesias, mistérios, não têm estudo profundo nas religiões, teologia, idiomas antigos, espiritualidade, mistérios ocultos, não sabem separar o joio do trigo, e não têm experiências extrafísicas, autoconhecimento, sabedoria ou iluminação. Pensam que a realidade e a história de tudo é apenas o que foi provado ou descoberto por eles mesmos. E portanto, estou anotando e tentando decifrar cada significado oculto, cada metáfora ou parábola, cada simbolismo, cada poesia e cada ensinamento importante deste livro. Assim farei com outros livros também, e poderei esclarecer algum(a) leitor(a) que tiver dúvidas, podendo aprender algo que eu não compreender também.

Lembrando que algumas poesias, metáforas e ensinamentos deste livro, são sobre tecnologias não-humanas (como poderes divinos, vimanas e armas super avançadas), raças não-humanas de outros mundos (deuses celestes e demônios, Devas e Asuras), raças híbridas (descendentes de deuses e anjos), espiritualidade, iluminação, união e fecundação dos sexos masculino e feminino (por amor, não só por prazer), incluindo a prática do Tantra ou alquimia da energia sexual. Enfim, o Mahabharata não é um livro para pessoas que buscam apenas ficção, para céticos radicais ou pessoas que só acreditam na ciência materialista e em ideologias contemporâneas.

Jonathas dos Santos Benvindo 31/03/2022

Bom, confesso que tive um pouco de dificuldade para entender esse livro, pois ele é cheio de histórias dentro de histórias, mas gostei bastante da experiência, do acabamento do livro, das ilustrações. Uma obra muito importante para a cultura indiana pois retrata através da luta entra duas famílias os principais ensinamentos védicos.

mfayon 18/05/2012

Fim de Livro
Uma obra interessante para amantes do saber, ávidos pelo conhecimento da religião Hindu.

Disotelo 16/02/2021

Muito Bom, Mas Poderia Ser Melhor
O Mahabharata é um poema imenso, muito maior que a bíblia, é nele que conhecemos o contexto do Bhagavad Gita, então, diversos autores fizeram os seus resumos da obra. Eu conheci a obra através do filme do Peter Brook, que faz um recorte um tanto diferente desse livro. Gostei muito mais do recorte feito pelo roteiro do filme do que o recorte feito por esse livro, mesmo assim, gostei muito do livro.
Acho que o recorte do filme traz falas mais interessantes, como a última conversa entre Krishna e Duryodhana, que ficou de fora do livro. O livro dá um certo foco pras batalhas, e as batalhas do Mahabharata parecem uma versão bem piorada das batalhas de desenhos shonen como Dragon Ball, achei que não agregam muito, inda bem que o autor não se prolonga muito nelas. Outro elemento que não agrega nada no recorte do livro são certas falas que foram feitas com a intenção de promover a classe dos branames e os rishis, partindo do pressuposto que a obra original foi escrita por um braname, é meio ridículo que o autor se preste a promover sua própria casta de uma forma tão forçada, principalmente tendo em vista que os branames já eram bastante privilegiados na ordem social indiana.
Mas eu me senti muito edificado pelo livro e tem dois trechos que eu achei sensacionais, a parte da humilhação da Draupadi e o trecho do cachorro. Outra coisa que vale muito a pena são as possibilidades de metáfora que o texto oferece. O livro vai pros meus favoritos, mas dou apenas 3 estrelas por causa dos problemas expostos.
Carolina 16/02/2021minha estante
Maior que a Bíblia? Caramba, a Bíblia é uma enorme coletânea com mais de 70 livros kkk
A Bhagavad Gita é tão miudinha, é praticamente uma vírgula no meio da história toda então...

Disotelo 16/02/2021minha estante
Então, tem uma versão de 4500 páginas, deve ser a versão completa, imagino que deva ser maior que a Bíblia. Criaram o Gita pra ser um diálogo dentro do Mahabharatha, mas deve ser um autor diferente, pq dá pra notar que é uma outra pegada.

Pedro.Braga 12/07/2021

Simplesmente incrível
Esse era um livro que todos tinham que ter a oportunidade de ler. Recheado de ensinamentos e passagens que levam a uma reflexão profunda sobre várias questões sobre a vida e as decisões que tomamos em nosso caminho. É uma história fantástica, que te desafia a acompanhar os cenários e os acontecimentos da incrível jornada dos cinco irmãos pandavas, sob a grandiosa companhia de Krishna, e suas épicas batalhas contra os Kauvaras. Simplesmentes incrível.

Helder Cavalcante 22/09/2022

Livro milenar indiano
Através de assuntos como guerra, política, deuses, astrologia, divindades celestiais, sábios, reis e heróis vemos os confrontos de sentimentos e verdades universais.
Na apresentação lemos que o livro ?trata do egoísmo, do engano , da desonra e do ateísmo, mas também mostra o caminho para chegarmos ao altruísmo, à verdade, à honra e a essência da benção da fé ?.
Gostei.

Alvaro Bastos 25/05/2023

Um clássico mundial, para quem tem pressa
A obra revela grande parte das tradições indianas, tanto de cunho religioso quanto cultural.
O livro foi estruturado em prosa, pois o original é em verso, por William Buck.
É de leitura fácil, porém as frequentes referências de personagens não citados anteriormente e sem uma distinção de quem conta a história e de quem a vivência, dificultam em alguns locais a compreensão.
Na história, contada em formato de memórias por Vaisampayana ao rei Janamejaya, descortinam-se as aventuras e a guerra travada entre os Bharatas, uma espécie de clã. Nela, elementos fantásticos e episódios inusitados ocorrem em pequenos episódios.
Há trechos memoráveis e de beleza e simplicidade ímpares, por isso recomendo a leitura.
A obra original, pelo tamanho, pode ser substituída por esse livro em prosa, facilmente.