Estórias do Fundo do Mar

Estórias do Fundo do Mar Lucia Machado de Almeida

Resenhas - Estórias do Fundo do Mar

Rafael Mussolini 13/12/2019

Estórias do Fundo do Mar
"Estórias do Fundo do Mar" da Lúcia Machado de Almeida (Edições Melhoramentos, 1971) chegou a minhas mãos de forma inusitada. Ele estava numa pilha de livros de uma biblioteca para ser descartado e realmente a edição já não está em condições de empréstimo. Está descosturando e muito mofado. Mas ao olhar o interior das páginas caí de encanto pelas ilustrações do Herbert Horn. Utilizando de uma técnica que parece ser guache, o ilustrador conseguiu criar imagens tão bonitas que coloquei o livro na mochila com a intenção de destacar as páginas ilustradas e fazer uns quadrinhos para minha biblioteca pessoal. Ainda sob influência das ilustrações resolvi ler, entre cafungadas e espirros, e me deparei com um livro divertidíssimo.

Estórias do Fundo do Mar explora o mar com seus diversos tipos de seres ao criar um ambiente imagético, uma sociedade organizada e que se depara com diversos tipos de aventuras. Tem o peixe espada, que claro, é membro do exército, o peixe agulha que é o médico, o peixe serra que faz as vezes de pedreiro e por aí vai. Lúcia Machado brinca com as características de cada peixe e diversos outros seres do mar e consegue arrancar gargalhadas do leitor e muitos momentos de encantamento. Um destaque da história é a personagem Piabinha, que a nossos olhos acaba sendo um peixe sem graça e comum e que no livro é a personagem mais inteligente. A Dona Piabinha é uma espécie de líder comunitária que ajuda a resolver todas as questões problemáticas e até perigosas no fundo mar.

É fantástica também a forma como o livro acaba tendo um caráter informativo, pois vai inserindo sem didatismo, informações científicas sobre seres e fenômenos do fundo do mar, seja no meio da narrativa ou em notas de rodapés. No livro tomei conhecimento da corajosa incursão de William Beebe pelo fundo mar dentro de uma aparelho esférico chamado de batisfera. Ele foi responsável por uma das primeiras expedições de exploração do fundo do mar e a autora cria uma divertida história, onde os peixes confundem a batisfera como um monstro do mar para nos apresentar um pouco da história de Beebe. É um livro que merece uma nova edição caprichada e com as ilustrações originais, pois não subestima a inteligência das crianças e não tem medo de tratar de temas como guerra e morte.