Vale Tudo: Tim Maia

Vale Tudo: Tim Maia Nelson Motta

Resenhas - Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia

maria 19/01/2024

Sempre gostei muito das músicas do Tim Maia e quando ano passado descobri que meu pai tinha esse livro na estante dele e que ele tinha lido há anos, e nunca me falou eu fuquei maluca kkkkkkkk
Ele me contou sobre a leitura, falou que era muito divertida e adorava o autor, mas se eu realmente gostava do Tim Maia, era melhor não ler pq estragaria minha visão dele.
Confesso que fiquei chocada com essa informação e meu pai se surpreendeu de eu nunca ter ouvido falar das polêmicas do cantor, mas sinceramente nunca fui fã de carteirinha dele e não é como se na minha bolha social ele fosse muito citado kkkkkk
Assumindo o risco, li o livro e meu pai tinha razão em tudo, o "gordinho mais simpático da tijuca" não era a melhor nem a 100? melhor pessoa do mundo, mas a leitura valeu à pena e eu me enterti muito com a escrita, os fatos, os artistas citados e etc.

Naiara 18/01/2024

Livro muito bem escrito, gostoso de ler e mostra de forma mais light quem foi Tim Maia desde pequeno ate o fim de sua vida.
Nao senti falta de nada no livro e para o que eu buscava esta bem ok.
Vale a pena ler quem quer saber superfivialmente quem era um dos astros brasileiros.

Angela.Freitas 31/12/2023

Com certeza não haverá jamais alguém como Tim Maia. Sua irreverência sem igual. Suas músicas são um legado enorme para a música brasileira
Salve Tim Maia e sua vida cheia de polêmicas pois por baixo daquele corpo batia um coração gentil e verdadeiro .

Andreia515 28/12/2023

Réu confesso dos prazeres da vida
Tim, ou melhor, Nelson Motta, mostra como esse teimoso revolucionou a música e a forma que sua personalidade fortíssima influenciou todas as fases da sua intensa vida.
Queria ter ido a um show em que ele compareceu ?

Rafa569 09/12/2023

#34: Vale tudo: Tim Maia - Nelson Motta

Certa vez tentei ler a biografia de Steve Jobs por 5 vezes, até desistir, e entender que não era um gênero literário que me agradava. Nesta nova tentativa, alguns anos depois, agora com Tim Maia, deu certo. E foi uma leitura prazerosa e divertida.

Tim Maia foi uma pessoa polêmica, controversa, cheio de vícios e de comportamento explosivo e imprevisível, mas que ao mesmo tempo despertava paixões e era dono de uma voz única, um artista aclamado por uns e odiado por outros. Acima de tudo um ser humano, que conseguia ser generoso até com desconhecidos, mas que por conta dos excessos e da recusa em cuidar de si mesmo, morreu aos 55 anos, em março de 1998, uma semana após abandonar o palco de um teatro em Niterói, passando mal. Tim Maia foi dos extremos, do consumo diário e intenso do que ele chamava de triatlon (combinação de erva, pó e álcool), até sua fase careta, totalmente abstêmio, à conhecida fase Racional, em que se converteu à seita do Racional Superior e queria converter a todos.

O livro é escrito por Nelson Motta, amigo de Tim Maia, com quem também trabalhou. É repleto de fotos que complementam a história, principalmente no início, com as fotos de infância do jovem Sebastião Rodrigues Maia. Achei o final do livro um pouco corrido, e isso parece ser uma percepção geral das pessoas que leram, mas com certeza é uma biografia de um personagem ambíguo, e que vale a pena ser lido, principalmente para quem, assim como eu, sempre apreciou a voz absurda de Tim Maia.

Wolsey 27/07/2023

Valeu tudo, realmente?
Talento, musicalidade, qualidade e potência de voz são indiscutíveis em Tim Maia, assim como é indiscutível sua capacidade de autodestruição e de gerar confusão ou polêmica em torno de si.
Eu penso que ele teria sido muito maior sem a fúria característica, mas há quem ache o contrário.
Nelson Motta (é compreensível) contou bem menos do que sabe e, ainda assim, deu pra ter uma boa noção do que foi o furacão Tim Maia.
Embora a narrativa nos conduza a uma visão terna do biografado, não há como escapar das sensações de agonia ou de raiva em diversas ocasiões da narrativa. Deve sido terrível conviver com um indivíduo que, além do ego gigante, vivia constantemente sob influência de alucinógenos e álcool, em surtos descontrolados e rompantes que ignoravam contratos, acordos ou mesmo o direito alheio.
Ainda assim o legado artístico é ímpar.
Mas será que valeu?

Alê 10/07/2023

?A história de som, fúria e gargalhadas?
Em ?Vale tudo?, Nelson Motta conta a história do irreverente Tim Maia que apesar de polêmico, tinha um bom coração às vezes. Tim teve uma vida extremante turbulenta, foi uma figura controvérsia, mas sabia cantar como ninguém.
Nelson Motta escreve de forma que você não quer mais parar de ler, mas senti falta de mais detalhes do fim da sua vida. O final do livro me pareceu um pouco corrido.

carolina 08/06/2023

Não é um livro ruim nem nada, mas eu esperava bem mais, sendo bem sincera. Meu pai me entregou o livro falando que quando ele leu ele achou incrível, então minhas expectativas estavam lá em cima.

A maneira a qual o Nelson Motta descreve o Tim Maia me leva a acreditar que ele era uma pessoa extremamente difícil de lidar e sendo bem sincera, mudou completamente a visão que eu tinha dele.

O Tim Maia foi literalmente uma grande voz pro MPB, mas eu não sei se eu posso dizer que ele era uma grande pessoa.

TAnia56 17/02/2023

Maravilhoso
Impressionante, Nelson Motta nos traz o estilo único desse grande e tão menino homem Tim, super recomendo.

Evelyn.Vilela 11/02/2023

Nem tudo vale
Cresci ouvindo o som do Tim Maia, meus pais eram fãs. Mas é claro que como criança que eu era, tinha a imagem de um cantor alegre, e que gostava de chocolate!
A leitura do livro mostrou seu modo de viver e conduzir a vida.
Por conta de seu temperamento forte precisou se empenhar para alcançar o sucesso, mesmo sendo tão talentoso.
Somado a espontaneidade sem filtros, ele abusou de substâncias químicas e bebidas alcoólicas e a mistura o colocava em muitas situações embaraçosas (para nós pessoas comuns), porque para Tim, por mais que ele soubesse o que estava acontecendo, ele levava tudo em tom de brincadeira, e deixou a vida o levar.
Em certa altura ficou monótono, pois as situações se repetiam, mas valeu muito conhecer músicas dele menos famosas, quando eram citadas eu colocava no YouTube e ouvia, e que preciosidades conheci!!!
No fim, fiquei com saudade deles, triste para ele ter vivido de forma tão desregrada, e para o Brasil também pois era um músico fantástico.
Gratidão

Almir Junior 28/01/2023

O MAIOR DO BRASIL
Eu creio que todo mundo ao ler uma biografia busca entender quem foi o biografado verdadeiramente, do que ele gostava e não gostava, como pensava, como agia e qual foi a trajetória que ele tomou para se transformar na pessoa que é. No caso dessa narrativa de Nelson Motta, ele evidencia Sebastião Rodrigues Maia para nós.

Acredito que após esse livro sou capaz de entender Tim Maia muito melhor do que somente vendo-o pelas entrevistas e shows, embora é claro que esses sejam complementares; e entender não significa não se surpreender com as ações loucas e imprevisíveis dele, como na vez em que além de chegar cedo no local do show, ainda entrou no palco na hora marcada, surpreendendo milhares e metade da plateia que ainda nem estava lá.

O livro é em grande parte divertido devido ao Tim, sua trajetória de excessos, de loucuras, de cornices, onde realmente valia tudo, menos dizer chega ou baixar o som. O homem era capaz de tudo, era tudo, até poeta, afinal cunhar a frase: "Brasil é o único país onde puta goza, cafetão tem ciúme, traficante é viciado e pobre é de direita" não é pra qualquer um. E o que falar da loucura que foi o Racional superior? Pelo menos serviu pro Tim e a banda Vitória Regia ficarem limpos por um tempo, o que influenciou na qualidade das músicas gravadas na época. Li esse livro em formato de audiobook, com o próprio Nelson Motta fazendo a leitura e imitando a voz do Tim nas passagens transcritas das falas do cantor e sinceramente é sensacional. Se você leu esse livro em formato tradicional, releia em audiobook, vale muito a pena.

Claro que nem tudo era alegria na vida de Tim e muito disso se evidencia aqui. Pra mim Tim Maia do Brasil é certamente o melhor cantor que já nasceu nesse país e somente uma pessoa poderia atrapalhar a carreira de um gigante como ele, o próprio. Falar que ele levou uma vida de excessos seria eufemismo, tanto que se ele tivesse metade da disciplina de artistas mais "calmos" certamente sua carreira teria sido ainda maior e melhor do que já foi (e se ele lesse esse trecho com certeza mandaria eu ir pra pqp e me fud3r por uns 20 minutos). E não teríamos a ideia transloucada de que Roberto Carlos é rei de alguma coisa, embora eu acho que isso se dê mais pela birra que a Globo tinha com o Tim que deu algumas boas sacaneadas na emissora.

Os últimos anos do mestre são tristes, a voz já perdendo a potência e as décadas de exageros cobrando seu preço, tanto que ele parece se dar conta disso e passa a gravar cada vez mais, como se pressentisse que o tempo era muito pouco. Com um dos últimos shows sendo em Nova Iorque, onde ele sonhava em cantar desde sua adolescência e sua passagem conturbada pelos EUA, com somente um quinto da plateia do local marcando presença e tendo que pagar mais a banda do que ganhara no show, mas ainda assim feliz por ter realizado seu sonho.

Tim podia ser difícil (outro eufemismo) mas também era generoso, carinhoso e certamente muito querido por quem o conheceu. Assim como deveria ser em toda biografia, o livro termina no instante em que a narrativa alcança o momento em que o coração do gordinho mais simpático da Tijuca para de bater e é aqui que termino esse texto também. Lamento ter nascido tarde pra ver essa lenda viva, mas fico feliz por ter sempre a oportunidade de ouvi-lo, Tim Maia, o maior do Brasil.

Carolina 27/10/2022

Biografia do síndico (e bem doido) do Brasil
Que o Tim Maia tem uma incrível voz - e uma das maiores da música brasileira - não se discute.

Porém, como profissional, há dubiedade. E por esse motivo, algumas páginas se tornam arrastadas, porquê é mais do mesmo - brigas, instabilidade, drogas e bebidas.

Ponto forte do livro: cenário musical que se relata nos bastidores, expondo como os gêneros e as novas vozes surgiam e despontavam naquele tempo que não vivenciei, porém, hoje, ouço tais artistas.

João 16/09/2022

Realmente, , pro Tim Maia valia tudo mesmo - e, aparentemente, pro Nelson Motta também. Isto porquê este livro, antes de ser uma biografia, é uma grande apreciação da figura do cantor.

De forma geral, são muitas páginas relatando o mais do mesmo de sua vida adulta, como as noites loucas de Maia regadas a muita droga, os shows que ele nunca fez e as vezes que ele mandou empresários e donos de gravadora à merda.

Ainda sim, Sebastião Maia foi uma das maiores vozes nesse país e talvez um dos poucos cantores que entendeu como a o indústria fode o artista - para, assim, combater isso. Mas, claro, combateu do jeito Tim Maia de lidar com as coisas.
Beatriz 16/09/2022minha estante
eita, não esperava essa nota?

Marta 21/07/2022

A vida do síndico
Nelsinho Motta conta a trajetória de Tim de uma forma doce, divertida e sentimental, sem escorregar para o sentimentalismo barato. O livro é suave como um bate papo, bem ao estilo do autor

Paula Horn 11/07/2022

Pena que é do Nelson Motta
Teria sido um livraço se não fosse o jeito que o Nelson Motta escreve.

O cara não consegue falar de (quase) ninguém sem ser ofensivo? não fala de uma mulher sem dizer algo sobre o físico dela?

achei bem sem classe, mas acho que o tim Maia curtiria kkkk