Reinações de Narizinho

Reinações de Narizinho Monteiro Lobato

Resenhas - Reinações de Narizinho

Menina Ciria 26/11/2023

Este livro me fez conhecer de perto a genialidade do escritor Monteiro Lobato. Antes eu só tinha ouvido falar. Para escrever um livro desse você precisa ter tido uma super infância, e isso não faltou ao José Bento. Esta edição em especial traz falas de Narizinho e Emília contextualizando os termos usados pelo autor. Nada justifica o racismo, e faço uma reflexão com vergonha da forma como as pessoas pretas eram tratadas. Desejo que minha filha leia as histórias do dr Juca (MonteiroLobato era formado em Direito e todos o chamavam carinhosamente de Juca), mas a cada leitura será preciso uma mediação para possibilitar que ela entenda que todas as pessoas, independente de sua cor de pele, classe social ou qualquer outra diferença, merece ser tratada com respeito e consideração.

Layla.Ribeiro 31/08/2023

"Reinações de Narizinho" foi a primeira obra do escritor Monteiro Lobato a apresentar "O Sítio do Pica Pau Amarelo". A história tem como protagonista a menina Narizinho, com suas reinações (travessuras), vivendo aventuras que misturam realidade e fantasia. Para aqueles que assistiram à adaptação, é notável a fidelidade da primeira parte do livro na série. Vale ressaltar que, na época em que o livro foi escrito, não havia uma literatura infanto-juvenil brasileira propriamente dita. Geralmente, os livros eram importados do exterior, contos de fadas ou histórias juvenis de Portugal, com palavras e histórias que não refletiam o contexto brasileiro. Lobato aborda essa questão de forma crítica no livro, através do narrador:

"Como quase todos os livros para crianças que há no Brasil são muito sem graça, cheios de termos do tempo da onça ou apenas usados em Portugal, a boa velha lia, traduzindo aquele português de defunto para o português do Brasil de hoje" (pág. 291).

O autor utiliza uma narrativa extremamente cativante, imergindo o leitor no mundo mágico do Sítio. A história não só prende a atenção, mas também alimenta a imaginação. Durante a leitura, me diverti muito e dei muitas gargalhadas (o que é algo raro para mim). Além disso, o livro resgatou memórias agradáveis da minha infância que estavam esquecidas. "Reinações de Narizinho" proporcionou uma sensação de conforto e me fez pensar: "Eu gostaria de ter lido isso na infância".
Embora eu tenha ficado tentada a dar cinco estrelas ou favoritar o livro, há um defeito significativo que afetou a minha experiência. Isso se relaciona à forma como Tia Nastácia é retratada, tanto pelo narrador quanto pelos personagens. A edição da Companhia das Letrinhas tentou abordar essa problemática de várias maneiras. Primeiro, apresentou uma introdução muito bem elaborada sobre o contexto histórico da obra. Segundo, incluiu notas explicativas críticas, voltadas para o público infantil, após os trechos racistas.
"Reinações de Narizinho" é uma obra que recomendo ler com uma abordagem crítica, especialmente se for destinada ao público-alvo. Se você decidir lê-la, recomendo a edição da Companhia das Letrinhas.
rodrigo963 31/08/2023minha estante
Essa resenha ficou ótima.

Layla.Ribeiro 31/08/2023minha estante
Obrigada

Hannah Monise 21/04/2023

Nostalgia e imaginação
Comecei esse livro por um pouco de nostalgia e porque queria algo rápido antes de dormir... e que delícia!

Eu me diverti muito durante a leitura! A imaginação de Monteiro Lobato é criativa demais. Vestido de peixinhos? A parte da história com os personagens de contos de fada também me encantou... O livro forma uma história só, mas como se dividida por contos que têm início, meio e fim, porém que têm conexões mais pra frente, como a questão com o Príncipe que mora no mar.

Amo o português antigo dele, amo a fantasia das crianças... Mas o mais importante: essa edição explica e corrige detalhes e costumes antigos racistas, já que essas são histórias infantis e não queremos que nossas crianças repliquem comportamentos e falas repulsivas.

Eu amo o tanto que essas histórias me trazem à mente a nostalgia da série d'O Sítio do Pica-Pau Amarelo que passava na Globo, lá em 2001.

Cynthia 18/11/2022

Tesouro das crianças brasileiras
Me sinto injustiçada por não ter tido contato com a obra de Monteiro Lobato na infância. Como ter sido criança sem me aventurar, sorrir e aprender com o Sítio do Picapau Amarelo? Só estou começando a reparar essa falha agora, já na idade adulta.

Monteiro Lobato é um escritor criativo na criação de enredos, um estilista riquíssimo da língua portuguesa e um professor pra lá de divertido. Sempre ouvia falar do racismo de sua obra e, de fato, essa marca maldita está presente de maneira vergonhosa, mas não é de longe o principal da sua obra, nem motivo para não lê-la.

Acredito que, se não fosse brasileiro, ele estaria sendo festejado no mundo no mesmo nível de um Hans Christian Andersen, por exemplo. Como ele consegue ser tão brasileiro e, ao mesmo tempo, tão universal? O que ele faz nessa obra é levar as crianças para passear no mundo da imaginação, da fantasia e da literatura. Impossível não sorrir com a festa para as personagens dos contos de fada, não se interessar pelas histórias da Carocinha, pelas fábulas de La Fontaine e de Esopo e não sentir curiosidade de saber quem é o barão de Munchhausen ou o Pássaro Roca.

Sobre o racismo, quando a leitura tem a mediação do adulto, há uma solução: suprimir ou modificar os trechos ao ler em voz alta. Nos trechos onde Tia Nastácia é chamada de maneira pejorativa por sua cor de pele, falar apenas "criada", "mulher" etc. Nos trechos onde a cor é mencionada como um castigo, o melhor é nem ler o trecho.

É estranho como Lobato pode ser tão racista em "Reinações de Narizinho" e tão antirracista no conto "Negrinha", por exemplo. É, sem dúvidas, uma figura controversa. O que não é controverso é a qualidade dos seus escritos.

Toda criança brasileira que não tem alguém que leia Lobato para ela pode se sentir roubada desse valioso tesouro que é a sua obra infantil. Pais e mães, professores, leiam Lobato para seus pequenos!

Aninha 30/10/2021

Não é pra crianças!
Algumas partes são engraçadas e com aventuras da imaginação. Gosto que ele envolve a história com outros personagens infantis, principalmente os contos da carrochinha. Emília é espevitada e xinga muito.

Contudo esse livro não envelheceu bem, as referências são datadas e os conceitos racistas e machistas estão constantemente presentes.

Não é um livro pra criança!

Alguns trechos me incomodaram, principalmente os referentes aos papéis de gênero no qual Lúcia e Emília sempre querem casar e Pedrinho resolve todos os problemas com um batoque. E as descrições de Tia Anastácia durante todo o livro são chocantes.

É um clássico pela importância que teve, mas não um infantil.

Rafa 30/05/2021

A história é fantástica que encanta qualquer criança entre 0 e 100 anos.
O que caga na história é o racismo que Monteiro dispara em qualquer fala que seja direcionada a Tia Nastácia. Ansiosa para as novas edições editadas pela Bisneta de Lobato.

Evellyn.Souza 30/05/2021

A ideia inicial de ler esse livro era ficar fora da realidade por um tempo e voltar a sentir o que é ser criança,mas não rolou. O livro é bom,as histórias são bem doidas,mas o problema foi ter lido nesse momento da minha vida. Foi bem devagar pra mim.

Dea 14/02/2021

Infância
Li esse livro para o meu filho de 5 anos, ele amou as aventuras dos personagens do sítio. Por Sr outra época e outra cultura, o contexto tem várias falas que acho as vezes pesadas ou pejorativas, então, simplesmente não as disse para o meu filho, fui adaptando, nada que atrapalhe essa obra.

Dri 14/02/2021

A história é boa...
A história realmente é muito divertida, os personagens são engraçados. Só não gostei das descrições feitas sobre a tia Nastácia. Nossa, revoltante.

Emi 13/01/2021

Muito legal, adorei
Eu adorei pois mostra como era mais ou menos os livros antigos, e também explica o significado de algumas palavras de antigamente. Bem, eu não tenho muito o que falar das partes que não gostei pois amei o livro, porém, agora vou falar de algumas partes que não gostei: poderia ter um pouquinho mais de ilustrações mas também não muitas pra limitar a imaginação. A minha personagem favorita é a narizinho por que ela é inteligente. Se você gosta de sítio do pica-pau amarelo eu te recomendo este livro.

Raiane 23/12/2020

De volta a infância
Sempre amei ver o sítio do pica pau amarelo na futura toda tarde depois da escola, nunca havia lido, e mesmo sabendo de tudo o que acontecia, voltar a esse mundo tanto anos depois me deu uma nostalgia muito grande. Depois de adulta já havia visto algumas matérias falando do racismo que havia nos livros, e na minha opinião foi tratado de uma forma adequada, não apagando ou alterando o que foi escrito, mas colando balões de conversa entre Emília e Narizinho, explicando que tal expressão nos dias atuais é errada, além de utilizarem eles também para esclarecer algumas expressões não mais usadas. No todo foi uma experiência maravilhosa, que me deu quentinho no coração.

jsilveira 08/12/2020

Procurem a versão original...
Os comentários inseridos ao longo do texto (todos ignorados) atrapalharam a experiência e quase tiraram o prazer da leitura. Vale a pena ler uma versão mais próxima do original para desfrutar do mundo incrível de Monteiro Lobato.

Maari.Ruffoni 08/10/2020

Gostinho de infância
As histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo sempre fizeram parte da minha infância, ler esse livro me trouxe memórias muito boas! Infelizmente, por ter sido escrito há algumas décadas, o livro contém muitas passagens preconceituosas e machistas, isso me entristeceu durante a leitura. Acho importante ressaltar que por esse motivo a obra foi comentada, repudiando tais passagens.