Ter ou Ser?

Ter ou Ser? Erich Fromm

Resenhas - Ter ou Ser ?

Duchesse 28/07/2022

Interessante, mas...
É um livro que traz certos conceitos interessantes, outros nem tanto, parecendo um pouco ultrapassados. Contudo, algumas ideias são apresentadas com uma assustadora superficialidade que, no entanto, parecem ter sido aproveitadas pelo Fórum Econômico Mundial (a frase ?você não terá nada e será feliz? e a ideia da ?renda mínima universal? parecem ter sido tiradas desse livro). O autor demonstra um autoritarismo surpreendente ao apresentar seu projeto utópico de como chegar à felicidade universal, misturando, sem nenhum pudor, de Marx a Mestre Eckhart e sem levar em consideração que sempre haverá diferenças entre as pessoas (o que me parece uma postura não condizente com um psicólogo).

A sensação que eu tive ao ler essa obra foi a mesma de quando leio que algum governo resolveu imprimir mais dinheiro para combater a inflação, ou seja... catástrofe à vista.

O mais perturbador é saber que esse livro, escrito em 1976, conheceu um enorme sucesso e influenciou (influencia ?) diversos psicólogos sociais e afins...

NM 25/01/2016

A coisificação de tudo
O livro tem um lado bem sonhador, repleto de ideias muito distantes da realidade e que parecem até inocentes demais. Essa é a parte que não achei tão legal.

Por outro lado, gostei muito de como ele chama atenção para a "coisificação de tudo" (palavras minhas): dos sentimentos, do trabalho, do nosso relacionamento com as pessoas e mesmo com as coisas intangíveis (como o conhecimento). Tudo fruto do que ele chama de "modo ter" de existência. Essas partes eu achei muito interessantes e me fizeram pensar.

"[...] os dados observáveis mostram de maneira mais clara que nossa espécie de 'procura da felicidade' não produz bem-estar. Somos uma sociedade de pessoas notoriamente infelizes: solitários, ansiosos, deprimidos, destrutivos, dependentes - pessoas que ficam alegres quando matamos o tempo que tão duramente tentamos poupar." (p. 27)