Kintsugi

Kintsugi Célini Santini

Resenhas - Kintsugi

Davi.Paiva 25/01/2024

Indicado para quem quer se reestruturar
Link Amazon: https://amzn.to/3UbBazW

Eu não lembro exatamente quando e como conheci o Kintsugi (técnica de restauração japonesa que não procura esconder que algo está quebrado. Pelo contrário: o uso de cola dourada é justamente para realçar a quebra e evidenciar que a perfeição da restauração está na imperfeição existente). Só sei que vi este livro na Promolivros e fiquei maravilhado com a ideia de mesclar autoajuda com restauração.

Elogiar a Editora Planeta é chover no molhado. Afinal, foi esta empresa que publicou "Sinto-me Só", "Sonhos Mais que Possíveis" e outras obras que se não tenho, não foi por falta de procura. E aqui ela se esmera por deixar bons espaços para o leitor escrever e interagir mais com a obra.

E sobre a obra em si: eu acho incrível como uma técnica de restauração japonesa influencia na mudança de uma escritora francesa e é publicada no Brasil. Como li no mangá "Gen - Pés Descalços": a arte não tem fronteiras.

O ponto alto é que cada capítulo é bem curto e pode ser lido em poucos minutos. Outro ponto que merece destaque é que cada capítulo tem um trecho chamado "E você?" onde a autora faz uma pergunta ao leitor que o ajuda a refletir. Eu mesmo postei estas perguntas em meus stories nas redes sociais criando um quadro "Pergunta Kintsugi". Tive poucas interações, mas foi divertido ajudar quem participou.

O único ponto ruim é que a autora exagerou um pouquinho em algumas recomendações. Kinhin (caminhada zen)? Fácil. Shiatsu? Um pouco complicado (eu mesmo, um dia antes de escrever esta resenha, procurei no YouTube uns vídeos para aprender a massagear as minhas próprias mãos e pés e achei difícil decorar tudo). Kyudo (arco e flecha)? Mesmo morando em São Paulo eu tive dificuldades em achar algum lugar...

Apesar de tudo, separei alguns ensinamentos importantes e pretendo rever alguns aspectos e hábitos.

Então se querem se reestruturar, não deixem de ler "Kintsugi".

Recomendo!
Ana 28/01/2024minha estante
Que interessante

Bruna 24/01/2021

Assim como o processo de kintsugi, é uma leitura que exige paciência para absorver cada capítulo e por em prática os exercícios propostos.

Achei interessante como a autora decompôs o processo artístico e tornou ele acessível para leigos.
Particularmente, eu não fiz o meu objeto no decorrer da leitura, mas acho que num futuro eu revisitarei esse livro e ele fará mais sentido.