A Arte do Desenvolvimento Ágil

A Arte do Desenvolvimento Ágil James Shore...

Resenhas - A Arte do Desenvolvimento Ágil

Ailson Filho 08/05/2010

Um livro valioso
No início o livro me de uma impressão que a idéia dele era vender XP de caixinha, com o passar dos capítulos percebi que não era nada disso.

Estão ali as práticas do desenvolvimento ágil, cada uma delas com ótimas explicações, contra-indicações e a experiência dos autores. Mas elas não estão lá para você memorizar e sair por ai sendo "agile", estão lá para que possa conhece-las, testa-las, e assim decidir o que é melhor para você e para os seus clientes. Demonstrando com um grande profissionalismo os valores agéis, e tornando claro o que faz com que uma equipe seja ágil.

Acredito que esse livro possa ser de muito valor para todas as pessoas(clientes, gerentes, programadores, patrocinadores) que desejam entender como o agilismo funciona, mas vejo um valor ainda maior para os profissionais que ainda não conseguem enxergar o desenvolvimento de software como algo humano, colaborativo, iterativo e ainda assim ter o retorno necessário ao seus investidores. Vejo também um valor muito grande para os entusiastas, para que estes possam rever seus processos ao compara-los com os citados no livro.

Como está escrito no manifesto :

Individuals and interactions over processes and tools

Working software over comprehensive documentation

Customer collaboration over contract negotiation

Responding to change over following a plan

Com certeza esse livro vai te ajudar a enteder melhor esses quatro princípios, expandindo-os a exemplos reais.