Do inferno ao Planalto

Do inferno ao Planalto Andre L Braga

Resenhas - Do inferno ao Planalto

rookvalente 08/02/2024

*** PESADOOOO ***
Tão pesado, bruto, cascudo, violento e profano, que parece a vida real!

Só confundi a catalogação:
Coloco em "Fantasia espiritual" ou em "HISTÓRIA RECENTE"?

bibliotecadamalu 18/03/2023

Eu gostei MUITO.

Foi uma leitura que me surpreendeu, mesmo eu já esperando muito da história, os que curtem o gênero também irão amar! O autor escreve muito bem e toda a trama é de uma genialidade absurda.

Aelita Lear 20/10/2022

Genteeee!!!
Esse livro é bom demais!! Não sei ainda como eu me impressiono com a escrita do André, já sabia que é ótima, mas nossa, esse livro foi incrível demais! Fiquei ainda mais apaixonada pela trama, pelos personagens que são horríveis como pessoas, mas tão bem construídos que parece que são reais! (Ou será que são? hahah). Eu amei demais e recomendo a leitura!

analimajp 06/05/2022

Perfeito!
Eis que Hitler reencarna na pele de Marcus Bolsoy, deputado federal e com um plano ambicioso de chegar a Presidência da República.

Embasado no quadro político nacional, o André cria uma trama que nos prende e nos faz achar ligações com a realidade em cada capítulo do livro.

A Priscila é um show a parte, com toda a crueldade daquela mente, o poder de manipulação e a frieza com que conduz tudo ao seu redor. Mas, também né? ??

Se você curte política, você sem dúvidas vai mergulhar de cabeça nessa história! O André tem uma escrita incrível e que te prende com a riqueza de detalhes.

André do céu, que livro bom! Favoritado com gosto.

Jeferson.Gomes 24/04/2022

O PARTIDO DO CAOS.
O Rio Vermelho, batiza o crime e recebe o genocida. Tudo desaparece à distância, para no horizonte, surgir arames e cinzas.

O prédio rodeado em mármore e piso lustrado, o leva ao estudo. Diante de Deus, o questionamento. Ao lado do Diabo, a chegada ao Planalto.

A encarnação antecede o discurso violento. Sucede à Família, a Polícia e ao Estado.

A Laranja é o povo. Convicções Moralistas, apreciada com prisões "Esquerdistas".

O sexo é custeado pelo Dízimo, lubrificado por leis que regem o pecado, introduzidos em consenso privatizado.

O tráfico não emite recibo, a terra da estrada se encarrega do sumiço. As armas que disparam, "Militam", nas mãos do cidadão, de "Bem".

O discurso político, é assessorado pelo Anjo Caído, que redige o texto, de olhos vendados como seu gado.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

Fernando Rômbola 20/01/2022

A coisa toda chega a ser tão surreal que ultrapassa os limites da insanidade
Do Inferno ao Planalto é um Thriller Apocalíptico contextualizado na recente história da política nacional, protagonizado por Hitler em busca da presidência do Brasil. A coisa toda chega a ser tão surreal que ultrapassa os limites da insanidade, mas a trama é tão surpreendente e lógica que só me resta aplaudir a genialidade e a ousadia do autor.

E como sou fã House of Cards e também de histórias como Avanço de Aquitânia, Agenda Ícarus, Herança Escarlate – todas escritas na época da Guerra Fria – encontrei no livro do André um momento de nostalgia envolvendo tramas políticas, principalmente por conter todos os elementos que constroem a nossa realidade. O realismo e a dinâmica da escrita são tão convincentes que em alguns momentos eu tinha que parar para pensar: “é uma Ficção, não é real, tem até o Hitler na história”.

Eu não falei sobre o Hitler, como ele sai da Segunda Guerra e vem parar no cenário politico atual. Acho melhor não dizer nada. Sugiro que você leia o livro para entender. O início da história é dedicado a isto com maestria. Um começo surpreendente e ousado que leva o leitor por uma história tão estarrecedora quanto magnífica.

Os bastidores do poder é alicerçado com acordos homicidas, traição, mentiras, manobras politicas e financeiras, mas são tão mirabolantes que chegam a dar um nó na cabeça quando você entende que podem ser reais. E não pense que tudo isto é arquitetado apenas pelo Hitler do século XXI, porque ao seu lado temos a inteligente, inescrupulosa e sensual, Priscila. A jovem assessora de imprensa é quem comanda a coisa toda com uma precisão diabólica.

Do Inferno ao Planalto é muito mais do que eu posso dizer aqui. É aquela história que surpreende a cada capítulo, provocando impactos assustadores enquanto mexe com a nossa cabeça. E tudo isto tecido com uma maestria que apenas os melhores escritores conseguem atingir. Aquela história que você não sabe definir os limites da Ficção e Realidade.

Recomendo com força total, mas tenha em mente que a viagem é muito louca de tão coerente!

site: https://www.instagram.com/fernando.rombola

Maikel.Rosa 04/08/2021

Sórdido é apelido
Eu realmente não ficaria surpreso se o André Braga se revelasse um chefão do crime organizado, depois que li "Do inferno ao planalto".

A facilidade com que ele fluiu por entre os bastidores de uma quadrilha formada por um deputado inescrupuloso, uma jornalista ambiciosa e outros figurões saídos dos esgotos do ecossistema político brasileiro é impressionante!

O livro, que precede seu romance "Teocracia Brasilis", é quase uma aula sobre o que essa galera é capaz de fazer pra atingir seus planos de poder. "Sórdido" é eufemismo.

Ao mesmo tempo em que me diverti com a relação repleta de tensão e tesão de Marcus Vinícius Bolsoy e Priscila Couto, vivi momentos de asco (com algumas cenas dignas de se "desver"), satisfação (com vinganças muito bem arquitetadas) e principalmente indignação (por saber que o que ele traz como ficção é na verdade um retrato #escrito da realidade do país).

Uma narrativa densa, detalhada e com cara de minissérie global, com todos os elementos de um cenário que a gente já conhece pelos noticiários, e por isso mesmo já ama odiar.

Parabéns pela qualidade e intensidade da obra, André!

Sol 27/12/2020

Intrigante, forte, surpreendente!
Marcus foi um personagem que, de cara e diferente de algumas pessoas, o imaginei como um homem muito sensual... foi a imagem que ele me passou, até eu chegar ao final do livro... minha visão mudou bastante!
Priscila é o próprio diabo em forma de gente!
O livro se inicia com o suicídio de Adolfo e sua chegada ao inferno.
Ele conhece Leviatã e é seu advogado em um julgamento no qual Deus dá a chance a Adolfo de voltar para Terra, em forma de falso profeta.
Adolfo retorna à Terra no corpo de um deputado chamado Marcus Bolsoy.
Esse deputado tem Priscila como assessora (e amante), que está para ajudá-lo à se tornar presidente.
Não imaginei que por "trás das câmeras" tivesse tanta sujeira... O livro relata muito bem como é o mundo político!
Foi uma leitura bastante difícil para mim, pois, além de eu não gostar de política, algumas coisas mexeram comigo... como as cenas de violência e algumas coisas de religião.
Achei que o autor poderia ter adiantando a subida do deputado à  presidência. Certo, certo! Apesar de não entender de política, sei que é um processo longo e demorado, entretanto, ele poderia ter recorrido à recursos como "daqui a dois anos, três ou um mês" e colocar o leitor a par dos acontecimentos nesse período de tempo que decorreu.
Teve cenas de violência que também achei desnecessárias... ele poderia ter colocado? Claro! Mas para que detalhá-las? "Ah, Sol, mas é impossível ter cenas de violências que não sejam detalhadas!" Não, não é impossível! Não falo de colocar "ela foi torturada" e acabar o capítulo aí. Não! Falo de não detalhá-las.
"Devo ler o livro?" Sim! Apesar de eu não ter gostado, não descarto a ideia de ser lido. O livro é muito enriquecedor, com um final surpreendente. A escrita do autor é maravilhosa.
Indico para as pessoas que gostam de um livro forte e com teor político.

Maysa 26/12/2020

Do inferno ao planalto
O livro começa narrando o suicídio de Adolf Hitler, e a chegada dele para ir de encontro com leviatã. A reação do Adolf é engraçada, fica indignado que não foi para o céu, pois segundo ele, ele pregava e realizava a vontade do deus que ele acreditava.
Depois de um julgamento, em que ele é advogado de defesa de leviatã, Deus dá para ele a chance de voltar para Terra, para o que está escrito em apocalipse se concretizar. Então é assim que nasce Marcus Vinícius Bolsoy, na década de 70. E o resto vocês terão que ler para descobrir..
Eu gosto muito dos livros do André, o autor domina muito o assunto ao qual escreve, e a escrita é muito boa, porém, não posso dizer que foi uma leitura rápida, pois tem capítulos fortes.
O enredo tem muita semelhança com o atual cenário político brasileiro, MUITA coisa mesmo.
Eu não consegui de maneira nenhum me apegar ao personagem ou a ter empatia por ele, os pensamentos deles são arcaicos e não pensa em momento algum no povo, apenas em seus ideias distorcidos. Mas, acredito que o autor não tenha feito o protagonista para nós leitores gostarmos dele mesmo.
? Ficava evidente a lógica perversa por trás desse plano: minimizar os gastos do Governo, terceirizando os gastos ao contribuinte. Segurança? Compre sua arma. Educação? Pague mensalidade em escola particular. Saúde? Contrate um plano. Mas, da forma que era apresentado, o Plano de governo soava exatamente como o povo queria.?
Ao longo da narrativa da para perceber o quão sem fundamentos teóricos os discursos dele são, porém para falar com o povo ele tinha a ?lábia? e ajuda de sua assessora, Priscila.
Mas a leitura do livro é muito boa, porque faz refletir sobre a política que é existente, e também sobre os acontecimentos históricos. Eu já estou ansiosa para o lançamento do segundo livro.
?Meu filho, você cumpriu a profecia. Você enganou toda uma nação, levandoa-os a adorar o diabo. Mas você não é o diabo, mas apenas o Falso Profeta, que foi enviado à Terra para preparar os corações para a chegada de Satanás.?

Quintaldaleitura 26/12/2020

A porcalhada do planalto
Nesta história fictícia mas tão atual quanto uma biografia, vemos a chance dada a hitler de reencarnar aqui no Brasil.
E descobrimos o quanto o poder e o dinheiro empobrece o caráter do ser humano. Mas uma obra do escritor André onde percebemos o empenho de nos mostrar o quanto foi feita a lição de casa. Um livro para os fortes com capitulos muito pesados mas que vale cada palavra.

_gmalu 22/12/2020

Esse livro me tirou totalmente da zona de conforto mas ao mesmo tempo me surpreendeu bastante, no bom sentido. Os personagens principais são pessoas horríveis, porém bem construídas, deixando bem claro que o intuito não era provocar afeição no leitor mas sim mostrar a verdade nua e crua de pessoas ruins em posições de poder, como suas ações são planejadas e que as mesmas têm consequências. O livro não romantiza a realidade do cenário político bem como, seus discursos muito bem planejados e manipuladores. É uma leitura interessante, o autor soube trabalhar muito bem com as palavras de forma que a leitura fluiu tranquilamente, os diálogos são bem estruturados e por se passar no Brasil, a sensação de proximidade com os cenários é muito satisfatória, tendo em vista que a maioria dos livros de escritores brasileiros se passam fora do país. Não é uma leitura leve, não seria um livro para sair de uma ressaca literária, mas vale cada página. O André trouxe elementos relacionados à religião cristã, a questão do inferno e do apocalipse bem como outros personagens bíblicos, algo que pra mim tornou a obra ainda mais interessante.

Agradeço à @umpoemaumgirassol por ter me convidado para a leitura coletiva, pois provavelmente eu nunca teria conhecido o livro por não ser de um gênero ao qual estou acostumada a ler.

raissa 20/12/2020

um livro eletrizante sobre política para te fazer refletir!
tem um tempo que eu já estava querendo sair da minha zona de conforto e quando li a sinopse dele, não me aguentei de curiosidade e tive que começar a ler. foi o meu primeiro contato com livro sobre política e esse não era um gênero que eu tinha curiosidade em ler, tive medo de ser maçante, da leitura não fluir, mas foi totalmente o contrário. a escrita do autor é instigante, ele te prende a cada capítulo e tem uma narrativa impressionante, muito profunda. acredito que nenhum livro exemplifique tão bem o nosso momento político atual, trazendo uma reflexão pro leitor a cada capítulo! André ainda conseguiu misturar religião e política, trazendo alguns trechos da bíblia e isso, pessoalmente, me fez pensar bastante (já que não sou alguém tão entendida dos livros da bíblia) e acho que foi um ponto bem positivo na história!! os discursos de Marcus no livro nos remetem a discursos já falados atualmente na política brasileira e foi o que me deu mais vontade de continuar a ler, só para saber o que iria acontecer no final! indico demais esse livro para aqueles que assim como eu querem ler mais sobre política e não sabem por onde começar e mesmo para quem já lê, a leitura vale muito a pena, com certeza esse livro merece mais reconhecimento!! só lembrando que há algumas cenas fortes de violência e sexo.

Karol 19/12/2020

Que livro!
Bom, eu sou suspeita pra falar porque tudo que envolve política me interessa, quando a mary do @umpoemaumgirassol convidou para a LC eu já entrei em contato com ela na hora pois a sinopse me chamou muito a atenção, eu amo "entrar" nesse mundo, mas eu nunca tinha lido nenhum livro assim, em que os personagens vivem realmente essa vida na política, então foi minha primeira leitura dentro do assunto.
Esse livro é diferente de tudo que eu já li na minha vida, foi uma leitura mais demorada mas não pela escrita não ser fluída, muito pelo contrário, sabe aquele escrita instigante onde você quer saber o que vai acontecer a cada capítulo? é exatamente isso,mas por conta da profundidade do livro é algo que tem que prestar atenção em cada palavra o que deixa a leitura mais demorada, mas cada página vale a pena, eu fiquei impressionada com a inteligência do autor.
Temos personagens muito bem estruturados, Priscila e Marcus nem se fale... Priscila com certeza foi minha personagem favorita, mas não por ter gostado dela como pessoa e sim pela estrutura que o autor criou para ela, que inteligência.
Todos que gostam ou se interessam por política deveriam ler esse livro, tem alguns fatos que acontecem dentro do livro que retratam muito o nosso cenário político atual o que me deixou bastante surpresa.
Eu não sei nem o que dizer, eu amei muito esse livro, perfeito!

Ariana.Freitas 18/12/2020

Surpreendente
"O que aconteceria se fosse dada a Hitler uma nova chance, permitindo-lhe reencarnar no Brasil dos anos 70? E se ele se tornasse um influente político, concorrendo ao cargo de Presidente da República? DO INFERNO AO PLANALTO é uma trama eletrizante, uma história de ficção que permeia a realidade. Um retrato do atual momento político-social brasileiro."

Vou começar contando um pouco da minha experiência com esse livro, mas antes quero dizer que, quando fui convidada para participar da LC dele, achei que seria um livro maçante e difícil de ler, principalmente por ser um livro sobre política e história, e esses não serem meu meu estilo literário, mas como queria sair da minha zona de conforto, pulei de cabeça nessa experiência e aceitei o convite da Mari. Não me arrependo nem um pouco!
Apesar do livro ser ficção; e como o autor deixa bem claro: "qualquer semelhança... terá sido mera coincidência"; o livro te leva a todo momento a refletir sobre a nossa situação política atual e isso já mexe com o leitor. O autor tem uma facilidade incrível de te envolver e uma escrita bem fluída, fazendo a leitura ser rápida, leve e fácil, apesar de ser um tema extremamente pesado e de conter vários gatilhos.
Quem imaginaria que misturar o sobrenatural e o real com um pouco de história e política daria certo? Pois, o autor André L. Braga conseguiu. "O imaginar é mais torturante que o vivenciar." Com isso, ele te faz devorar o livro querendo saber o desenrolar da segunda chance de Hitler, da vida do casal Marcus e Aline, e da Priscila.
É um livro muito fascinante e de fato "Cada um tem o inferno que cria pra si próprio!"
Vale a pena a leitura, mas já aviso que o livro contém gatilhos para violência, tortura, estupro e sexo, apesar dos gatilhos panfleto e agradeço o convite da Mari.

site: @profeariana @umpoemaumgirassol @escritorandrelbraga

Luana.Cardoso 29/11/2020

Como uma pessoa é capaz de manipular uma nação
?Do inferno ao planalto? por @escritorandrelbraga da editora @chiadobooks, a história começa com Hitler no inferno esperando o seu julgamento com Deus, para ter a chance de reencarnar novamente ao invés de ter sua alma jogada no abismo do inferno. Sua defesa foi totalmente baseada por trechos da Bíblia com as passagens do falso profeta que seria o representante do diabo na Terra. E assim ele consegue o direito de voltar à dessa vez reencarnando no Brasil como Marcus.

Viveu uma vida de privilégios vindo de família rica, Marcus inicia sua carreira política como Deputado Federal, ele tem um discurso agressivo e de retrocesso, fala tudo o que um cidadão de ?bem? quer ouvir, e assim começa a ganhar popularidade com o auxílio da sua assessora e amante Priscila.

Priscila tem um forte poder em influenciar Marcus em suas decisões e isso tem uma explicação muito interessante, que no decorrer das páginas você entende quem era ela antes de reencarnar. É um livro que incomoda e nos faz refletir, devido à semelhança política e religiosa que estamos vivenciando no Brasil, mostrando como uma nação pode ser facilmente manipulada por discursos vazios e falsas esperanças que políticos pregam ano após ano.