Senhora do Fogo

Resenhas - Senhora do fogo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Andréa Araújo 05/09/2019

Trilogia maravilhosamente finalizada
Eu sinceramente não tenho nem palavras para descrever esse livro. Mas tem uma coisa que a autora fala nos agradecimentos ( leio sempre antes de começa o livro) que eu sempre penso,
a literatura YA se tornou um padrão de história, que as pessoas não exploram tanto mais por achar que os jovens adultos não irão ler! Mas como ela mesma disse, não existe história esquisita demais ou menina bruta demais ou menino delicado demais. Nós precisamos de livros diversificados. E esse é!

Se tem um a coisa que trilogia fala(além de muitas mortes e sangue derramado), é sobre o amor e como ele é capaz de construir ou destruir, seja pessoas ou um país inteiro. Fala do amor entre irmãos, enrre amigos e companheiros. E de como ele é um dos maiores motivadores da humanidade, seja o amor ao poder, dinheiro ou ao seu país ou a Deus e a fé, as guerras são constantemente justificadas por ele.

Foi lindo vê como esses personagens evoluiram desde a infância e do primeiro livro, e como, ao mesmo tempo, eles permaneceram fiéis a si mesmo e ao que estavam determinados a ser.

Essa leitura, por mais incrível que pareça, mesmo sendo seu enredo uma guerra, foi leve, rápida e muito divertida. Eu ri alto algumas vezes e fiquei com um sorriso no rosto em várias outras.

É incrível como, depois de tanta carnificina e privas concretas da brutalidade e falta de sentimentos de Lada, ela ainda conseguia achar que foi gentil ou suave demais e eu ainda continuava torcendo pra que ela conseguisse tudo o que queria. Que conquistasse o mundo ou colocasse fogo nele, mesmo sendo muito errado, ainda senti um certo orgulho dela. Assim como o povo da Valáquia, eu entendia. Ela é única. Um príncipe. Um dragão.

Mas tirando, Mehmed (que tanto faz), eu desejava final feliz para todo mundo, tendo a plena consciência de que era impossível. Mas uma pessoa que realmente merecia era Radu, depois de tudo que passou em todos esses anos ele merecia encontrar a plena felicidade. E eu fiquei muito feliz.

Tudo nesse livro foi absolutamente perfeito. Eu não via as páginas passar. Tudo foi tão fiel a trajetória dos personagens e mesmo assim tão surpreendente nos detalhes que eu não queria que esse livro acabasse nunca. Então eu estou triste de não ter mais livros sobre esses dois irmãos que ganharam um espaço tão especial no meu coração e ao mesmo tempo muito feliz por ter tido a oportunidade de ler sobre eles.

Definitivamente todo mundo deveria conhecer essa história. Mesmo sabendo que Lada não é para todos. Ela não vai agradar todo mundo, aliás, vai agradar a poucos, mas ela não se importa com isso.

mcorvere 02/01/2020

respirando com a ajuda de aparelhos, mas passo bem.
um final extremamente digno que superou minhas expectativas.
essa história vai estar para sempre no meu coração negro.

Coisas de Mineira 09/08/2021

Senhora do fogo é a finalização da trilogia Saga da Conquistadora, da autora Kiersten White, que traz um reconto com personagens e conflitos históricos durante a tomada de Constantinopla, com uma das personagens mais cruéis e carismática da literatura: Lada Dracul, livremente inspirada em Vlad, o Empalador.

Por se tratar de um terceiro livro, pode conter spoiler dos livros anteriores.

Lada finalmente está em sua terra mãe, a Valáquia, e está no poder, assumindo o trono de Príncipe. Claro que, em se tratando da Lada, uma trilha de corpos ficou para trás. Ela está se tornando verdadeiramente o Dragão da Valáquia, como sempre sonhou.

Enquanto isso, Mehmed está desfrutando da conquista de Constantinopla, e se torna o homem mais poderoso do seu tempo, consolidando seus sonhos. Mas ele sente falta de Lada… como ela não aceita ser sombra do Sultão, ele manda buscar Radu, já que sempre soube dos sentimentos do rapaz, de verdadeira adoração. Entretanto, a fila andou…

“Você sempre foi implacável na busca de pessoas que o amem.”

Radu está em busca de sua esposa, Nazira, que acabou se separando dele junto com Cipriano durante a batalha para a tomada de Constantinopla, e só resta a esperança de encontrá-los vivos. Radu teme esse reencontro com Cipriano, já que o rapaz descobriu a participação de Radu no conflito, e sente não poder finalmente vivenciar um amor correspondido!

E voltamos para Mehmed, que não aceita um não… decidido a ter Lada a seu lado, envia uma delegação para chamá-la a discutir os novos termos da vassalagem, uma prática comum durante a idade média, que consistia em um compromisso de fidelidade entre nobres e que implicava direitos e obrigações – evidentemente Lada não se julga mais obrigada a baixar a cabeça para o sultão. Por isso, mata todos os embaixadores, mandando os corpos de volta para ele. E, para se confirmar como o Sultão mais poderoso da história, Mehmed sabe que não poderia deixar os assassinatos e a rebeldia de Lada passar uma imagem de fraqueza, decidindo que enviará seu exército para reconquistar a Valáquia.

Mas Lada é destemida, e números não fazem frente a toda a sua ferocidade, e só resta esperar por mais um banho de sangue… Falta saber de que lado Radu estará, e o que acontecerá no embate de duas forças tão obstinadas, e ao mesmo tempo, que se amam na mesma proporção?

“Ela parou numa curva do rio, onde uma caverna escondida camuflava uma passagem secreta para as ruínas da fortaleza da montanha. Entretanto não havia mais ruínas. O que ela encontraria por lá não era a solidão. Lada encontrava os cinzéis, os gritos dos homens, o clangor das correntes de metal. Enfim, uma promessa estava sendo cumprida: ela havia voltado para reconstruir sua fortaleza.”

Por se tratar de uma ficção histórica, ao finalizar os livros anteriores corria para buscar informações sobre os fatos e os personagens representados, e isso me deixou bem angustiada, porque, mesmo sabendo que não era um retrato fiel, era muito próximo, e imaginava o que deveria acontecer com Lada. Mas a autora construiu Senhora do Fogo de uma forma que me deixou muito satisfeita.

Lada e Mehmed são dois lados de um cabo de força, e sempre tiveram Radu para intermediar esse jogo de amor e determinação, mas ele se vê às voltas com as buscas à Nazira, sua esposa, já que ele prometeu à verdadeira companheira dela que a traria de volta – trata-se de um casamento de aparências, mas Radu ama fraternalmente sua esposa, a quem vê como uma amiga valorosa. Ao mesmo tempo, anseia por reencontrar Cipriano, seu verdadeiro amor, mesmo acreditando que ele pode não perdoar a traição durante o conflito de Constantinopla.

Os personagens têm seus caminhos construídos em tempos diferentes: Lada é uma força desde pequena, nunca vacilou e nunca trocou seus objetivos por conta de boy – se todos aprendessem com ela… Mehmed vai crescendo na história, mas nunca sem deixar de lado seu objetivo de se tornar o grande conquistador de seu tempo – mesmo que para isso passe por cima do coração.

Radu é o que mais se desenvolve, porque nunca teve um objetivo claro, esteve à sombra da irmã, depois à sombra do sultão, descobrindo sua força devagar ao longo de sua trajetória. A relação dele com Nazira é linda, a amizade e a fé dela possibilitam o amadurecimento de Radu. Passando a imagem de fraco ao longo da história, ele se torna cirúrgico nos momentos finais. Nunca imaginei que os irmãos seriam colocados em lados opostos, e doeu, porque sabemos que Lada ama o irmão, mas ele não sabe…

“Era o destino mais cruel possível para Lada. Ele sabia que ela iria preferir morrer lutando. Mas não teria essa opção. Radu sentiu uma resolução aguda e ressentida se cristalizando dentro de si enquanto pensava em como sua irmã ficaria destruída ao se ver impotente e prisioneira outra vez.”

Eu estava em um grande conflito sobre o caminho desses personagens em Senhora do Fogo, e a autora conseguiu de uma forma brilhante dar um final digno para todos eles. O livro teve várias reviravoltas, e é perfeito na descrição do momento histórico – mais uma vez, temos mapa, glossário e lista dos personagens. Podia visualizar os embates de tão perfeitamente descritos.

Vale ressaltar o brilhantismo com que a autora retratou os personagens homossexuais, de uma forma delicada e tão plena, que dá gosto de ler suas passagens. Kirsten brilhou na construção da diversidade em seus personagens.

Enfim, Senhora do Poder chega a uma conclusão esperada, de uma forma doce e com a perspectiva de futuro no epílogo: um final de trazer lágrimas, mas de ficar em paz!

Por: Maísa Carvalho
Site: www.coisasdemineira.com/senhora-do-fogo-kiersten-white-resenha/

Viviane.Campos 09/04/2020

Ultimo livro da trilogia. Final fechadinho. Foi uma boa idéia colocar uma mulher como Vlad, a historia totalmente diferente. Amei.

Gabi 29/04/2020

Senhora do fogo
Um final à altura dessa trilogia!!!
Uma história onde ninguém é completamente bom, um herói, e ninguém é completamente ruim, um vilão, todos vão defender seus interesses a todo custo.
Me surpreendeu bastante como essa trilogia terminou, acho que fez todo o sentido dentro do contexto da história.
Recomendo essa série a todos!!!!

Raphaela.Angott 15/04/2021

A Príncipe Dragão
Acompanhar a jornada de Lada e Radu foi uma da melhores experiências da vida.

Essa trilogia é muito bem escrita, os personagens são reais, tão bem desenvolvidos e perfeitos (apesar dos defeitos), enfim, tudo pra mim.

Lada é muito especial pra mim. Apesar de tudo que ela fez, eu ainda chorei por ela, por tudo que ela conquistou e tudo que ela perdeu.

Radu é o grande amor da minha vida todinha e ele merece toda a felicidade do mundo!

Mehmed foi um personagem que eu gostei muito no primeiro livro, mas que foi perdendo o encanto até chegar ao ponto em que peguei o famoso ranço.

Não consigo falar muito sobre o livro sem dar spoiler, mas posso dizer que vale a pena cada página.

Leia com calma, aprecie a leitura.

Ana Carolina Andrade 06/03/2021

Me sentindo um pouco traída
Esse livro foi frenético do começo ao fim. A nota mais baixa é pela maneira que acabou.
A Lada está mais violenta e imisericordiosa do que nunca. Por onde ela passa, deixa um caminho de morte e sangue, mas também traz à tona o poder do seu próprio povo.
O Radu está buscando ser feliz e amado, como sempre, mas depois de um tempo fica chato. O Mehmed parece sem propósito depois de ter alcançado seu grande objetivo no segundo livro.
Acho que, de todos, o Radu teve a melhor evolução, indo de um menino assustado para um homem que não se curva mais por medo, mas que ainda retém sua bondade.
Porém, o desenrolar e o desfecho da história me deixaram com um gosto amargo na boca. Desde o início fica claro que a Lada é impetuosa e brutal, o que é avivado por ter que se provar e ser menosprezada constantemente. Esses traços eram parte do que a tornava tão interessante. Em diversos momentos, porém, a sensação é de que ela se torna a vilã da história - não apenas por se mostrar mais truculenta e desapiedada do que os demais, mas também por parecer assumir um papel coadjuvante no que deveria ser a sua história.
Como ela se mostrou destemida e até cruel ao longo da trilogia, eu imaginava que não daria para ela terminar com tudo que queria. Enquanto o fim me surpreendeu, não consigo deixar de sentir não houve apenas um preço alto a pagar para conseguir seu desejo, mas que o resultado foi uma punição da autora por a Lada ter ousado não se conformar ao que era esperado dela (mesmo que tenha percorrido caminhos tortos para isso).
marina.siqueira 11/09/2021minha estante
Tive a mesma sensação com esse final! Lada merecia mais e fiquei triste por ela ter terminado tão sozinha.

Luh 22/05/2021minha estante
Você definiu tudo o que eu senti!!!

Tay 23/02/2021

Príncipe irmã dragão
Preciso confessar que o primeiro livro da trilogia não tinha me convencido muito, mas o segundo já melhorou drasticamente e o terceiro foi feita uma conclusão épica e necessária.
Amei o contraste entre os dois irmãos, Lada sempre destemida e forte, sofri junto com ela com as perdas, e Radu, carismático e lindo, com uma compaixão linda até com seus inimigos, como a nazira diz, ele quem mais merecia o amor.

Dani 30/07/2023

Eu chorei o livro todo. Lada, me fez muito feliz nessa trilogia. Que termino morrendo de dor de cabeça e com os olhos inchados.
Principe
Irmã
Dragão

Loulou Almeida 07/01/2020

Que final.. perfeito!
Amei desde o primeiro livro, mas esse terceiro é simplesmente a conclusão mais perfeita que essa história apaixonante poderia ter. Simplesmente devorei o livro! Realmente a autora tem razão quando diz que meninos podem ser, sim, sensíveis e doces e meninas ferozes e implacáveis sem demérito algum (que nossa ilustre ministra Damares não nos leia)!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5