O Quinto Risco

O Quinto Risco Michael Lewis

Resenhas - O Quinto Risco

Lilian.Pires 06/07/2023

Livro completamente chato e maçante achei que seria mais interessante, mas nao foi, acho que nao gostei pq não é o gênero literário que gosto

Tentarei ler ele novamente em outro momento, talvez quem sabe eu mude de opinião

Jon 15/12/2022

Explanação exemplar
Ele descreve os muitos "ministérios" americanos que tem por função lidar com eventos improváveis. Explica a necessidade do adequado processamento de dados para a manutenção do governo e da gestão dos projetos a que se propõe. Usa a pesquisa em big data aplicada na previsão de desastres climáticos para criar uma analogia com o período de transição do governo Obama para Trump e como a catástrofe pode fugir ao escopo da previsão pela má gestão dos dados disponíveis. Afinal de contas a nação com maior quantidade de especialistas em tornados é furacões e que mais enfrentas esse tipo de catástrofe é também a que constrói suas próprias catástrofes.

Foxback 26/02/2022

Leitura Essencial
O Quinto Risco é um pequeno grande livro. Utilizando entrevistas como fonte de pesquisa, o autor sinaliza para 5 riscos que podem atingir os americanos. O periodo retratado envolve os ultimos momentos da penultima eleiçao Presidencial passando pela transiçao do Governo Obama para o de Trump. Bush e Obama sao citados ao longo do livro mas, o que permeia toda a leitura, é justamente a troca de personagens nos principais cargos governamentais. E é simplesmente inacreditavel como aconteceu. E estarrecedor. Realmente o Mundo correu um risco imenso com esse Presidente. Respiramos aliviados por nao ter sido reeleito. E espero que o mesmo aconteça por aqui. Os paralelos sao enormes. Em muitos momentos bastaria trocar os nomes. Compreensivel a afinidade que ambos tinham. Ao final , fica um gosto de " quero mais ", de tao fluida que foi. Talvez essa resenha nao faça jus a importancia da obra. Mas recomendo muito. Obs : na Amazon esta quase sempre em promoçao. #11LivrosLidos2022 #MichaelLewis #oquintorisco

Biel 28/01/2022

O Quinto Risco
O livro traz um compilado de explicações acerca de como funciona mais detalhadamente parte das agências do governo dos Estados Unidos e como a ignorância de parte da população em relação a isso é preocupante. O foco de Michael Lewis (assim como o próprio título sugere) é apresentar os riscos presentes em sua sociedade e como o governo está ligado a isso, além de comentar sobre alguns recentes políticos e levantar seus pontos positivos e negativos, focando em uma crítica ácida à negligencia de Trump e sua equipe. O livro em suma busca informar e esclarecer respostas acerca de dúvidas e brechas sobre o trabalho do governo norte americano.

R.Sanches 03/05/2021

Transição de poder.
O livro mostra as virtudes das agências federais e as qualidades dos servidores alocados nelas. Fala de como todos ficaram surpresos, quando, na transição da gestão Obama para Trump, com a falta de compromisso com questões de segurança nacional, agricultura, clima e outras pautas.

LisboaPB 01/05/2021

Esse livro só fala da histórias de outras pessoas menos do Trump. Se o livro vende com o propósito de falar sobre a transição de um governo por que então não fala sobre isso????

Nunca li na minha vida um livro que fugisse tanto do tema que tá na sinopse. Sério. O autor falou tanta enxeção de linguiça!

Que decepção. Não me agregou em praticamente nada!

nakaty 06/04/2021

O governo do atraso
Em uma narrativa muito clara Michael Lewis explica o funcionamento de diversos setores do governo norte americano.
O livro explica como foi a transição do governo Obama - Trump. Agora lendo esse livro percebi que os desastres de quatro anos de descaso podem ainda estar por vir.
O autor aborda alguns setores chaves do funcionamento da máquina governamental e explica a importância deles para a sociedade. É um livro muito interessante para quem tem curiosidade de saber como é a distribuição de cargos, tarefas e as responsabilidades do que pra nós chamamos de Ministérios.
O quinto risco mostra como a falta de planejamento pode levar o país a anos de retrocesso.

Matheus 14/09/2019

Revelador
Sou suspeito para falar do Lewis, mas dentre seus livros, este está para morno. De qualquer forma, é revelador e mostra uma realidade preocupante: Trump não esperava ser eleito. E com isso, não se preocupou em preparar equipes e nomes para a transição. E talvez nem tivesse a dimensão e conhecimento dos diversos órgãos do governo (assim como grande parte da população). Órgãos que trabalham sem estardalhaço, mas de importâncias vitais para o povo americano. O livro é interessante pois nos apresenta um pouco desses meandros das atividades de certos entes públicos. Como é curto e bem escrito, vale a leitura.