Paulo: uma biografia

Paulo: uma biografia N. T. Wright

Resenhas -

Gabriel Dayan 15/04/2019

Certa vez um amigo me disse que se N.T. Wright estivesse certo sobre as mais recentes descobertas arqueológicas, literárias e contextuais da vida de Paulo, estaríamos diante de um reformador da teologia protestante. Dentro daquilo que chamam de NPP ou Nova Perspectiva de Paulo, existem autores mais liberais, mas N.T. Wright sem dúvida é o mais ortodoxo deles.

Livros têm sido escritos contra a NPP, alguns com razão, por causa de liberais que dizem que Paulo estava equivocado sobre questões judaicas e políticas do seu tempo e outros sem razão, por bater em espantalhos. Wright consegue frustrar seus críticos nesse livro, pois ataca fortemente a visão cristã mais moderna de nuances individualistas e capitalistas do evangelho, rechaça o liberal socialista que quer desconstruir as narrativas Bíblia e também revela as bases gregas e medievais da fé reformada demonstrando que está mais para o escolasticismo do que a fé cristã primitiva.

A Biografia de Paulo é um livro que busca entender o que o apóstolo pensava, no que trabalhava, o que o motivava e o entristecia. Também encontrar a razão de tantas polêmicas, brigas, locais visitados, sofrimentos e decisões que soam estranhas para um leitor cristão moderno. Sua honestidade intelectual em reconhecer e diferenciar fatos comprovados das discussões que não passam de especulação é cativante.
São aproximadamente 470 páginas que trazem uma overdose de contextualização, seja romana, grega, judaica e que, se essa biografia for lida com a Bíblia ao lado, torna o texto bíblico mais real do que já é. Com um texto muito bem escrito, irônico, acadêmico mas sem cair em tecnicismos, deixa ativado o senso de curiosidade o tempo todo.

Sobre o impacto teológico desse livro, Wright demonstra que nossa forma de ler a Bíblia foi deslocada para o futuro, para o “post mortem”, para a escatologia, especialmente por causa da influência medieval. Essa gravidade que puxa nossa teologia para temas futuristas, faz perder a noção de Reino de Deus para o aqui e o agora que era o foco da pregação antiga. N.T. Wright diz que a visão mais exclusivista de salvação da alma retira o poder do evangelho e faz que os cristãos não vivam a obra da cruz por completo.

O livro começa explicando alguns conceitos judaicos necessários para entender Paulo. Começando pelo significado do Templo, que era considerado o local de ligação do céu com a terra. Se o homem é o templo do Espírito Santo, a “nova criatura” é o local de ligação do céu com a terra. Essa singularidade iria, pelos méritos de Cristo naquela Cruz, fazer da humanidade co-criadora de uma nova criação, um novo Reino que “já é e ainda não foi” que conservava a noção de santidade judaica, mas viveria no poder do Espírito para denunciar os erros morais, sociais e a decadência generalizada que existe na criação por causa do pecado original. A cruz religa o homem com Deus e ao ter Cristo em nós, o céu e a terra podem enfim, também ser religados. Cabe ressaltar que não falo de judaísmo messiânico nem questões judaizantes, mas de um cristianismo que emerge desse contexto.

A “Justificação pela fé” apesar de não negar a noção medieval e mais individualista de um tribunal romano, onde é “decretado” a justiça de Deus diante de alguém que se converte e reconhece pela fé que Jesus é o Senhor, Wright argumenta os reformadores que entendiam dessa forma, limitaram o conceito. A justificação então - que descende do judaísmo - estaria mais para uma adoção, uma aliança que faz a pessoa entrar na comunhão (koinonia) de uma nova família sem diferenças de gênero, raça, povo, condição financeira ou qualquer outra limitação, mas Cristo sendo tudo em toda a diversidade humana. A salvação inicialmente é soteriológica, perpassa a eclesiologia e finaliza na cosmologia. A conversão não seria uma mera alteração metafísica do homem, mas um chamado para participar integralmente dessa comunhão com Cristo e seu corpo.
Portanto, já que o grego “pistis” pode ser traduzido por fé e também por fidelidade no sentido de zêlo, a participação das boas obras de santificação e do desenvolvimento dessa nova criação nos faria justificados pela fidelidade de Cristo em nós. Isso permaneceria sendo monérgico quanto à fonte divina, mas que seria evidenciado por essa nova forma de viver.

O problema é que essas subcategorias teóricas complicam, pois a religião primitiva não era exatamente uma crença, mas um modo de vida. Isso relativizaria e retiraria o propósito das intermináveis discussões escolásticas da predestinação, escatologias de reinos milenares, etc.
É um livro que sem dúvida irá causar sérias reviravoltas nas sua forma de compreender Paulo e seus escritos. A minha sensação é que ou esse livro veio para mudar para sempre coisas que antes estavam despercebidas, ou ele é um tremendo fanfarrão. Porém fico na expectativa do meu amigo, que posso estar diante de um novo reformador da fé Cristã.

Elias Oliveira 01/11/2019minha estante
Excelente resenha!

Odirlei.Lima 19/05/2021minha estante
Ótima resenha. Parabéns. Estou lendo e gostando da leitura, pois me interessei por querer entender o homem por trás dos escritos da maioria do N.T.

Mariane 21/03/2021

Melhor biografia
Aborda desde a juventude de Paulo até sua prisão e morte. A principal fonte é a bíblia, mas tb faz referência a obras históricas dos primeiros séculos. Recomendo muito!

rafael.rocha 10/10/2020

Uau...
Não tenho palavras para descrever essa experiencia com esse livro, quanto conteúdo, quanta informação, que esclarecimento sobre a vida e a história de Paulo. Leia deixando um pouco de lado tudo que aprendeu e ouviu até agora.

Renatinha 16/07/2021

Apostolado
Tornei fã de São Paulo quando li Atos dos Apóstolos e suas cartas na bíblia, suas palavras são tão atuais para o mundo de hoje. Wright me fez entender o contexto histórico da época e o quão corajoso e importante São Paulo foi para sua época. Sem ele, hoje, não conheceríamos a Igreja como ela é.

Diogo218 28/03/2023

A história do maior pregador.
O livro trás a história do maior pregador e divulgador do cristianismo, diferente de outras obras que tendem a ser mais sucinta e direta na pregação de Paulo, nesse livro o autor apresenta como era a vida da sociedade que recebeu a mensagem de Paulo.

Anderson Theodoro 13/10/2020

Excelente interpretação
Muito interessante a visão de NT Wright sobre a cosmovisão paulina. O autor desconstrói muitas muralhas que a teologia contemporânea construiu sobre os fundamentos da política, da sociologia e de outras influências modernas.

Michel Maximus 15/10/2020

Sensacional!
O livro realmente é fascinante e nos transporta para o mundo romano antigo em todos os detalhes: sociais, históricos e culturais.
Nos conduz passo a passo ao lado do apóstolo, mostrando cada pensamento seu, que nos remete a entender, aprender e sofrer com ele. Cada mensagem por ele escrita, faz desse apóstolo um verdadeiro avivalísta do evangelho de Cristo.

Deeh 25/06/2022

O ministério de Paulo.
Tem resenhas detalhadas por aqui, logo, só quero fazer um comentário.
N. T. Wright nos conduz pela conversão de Paulo, o zeloso judeu que perseguia o próprio Deus sem saber.
Seu tempo "de molho" antes de Barnabé ir buscá-lo para o trabalho em Antioquia.
As confusões.
Os desafios.
O Paulo linha dura, sofredor e amoroso.
O impacto que ele teve na expansão do evangelho, principalmente numa cultura que adorava imperadores romanos.
É simplesmente um novo olhar sobre a vida desse importante servo de Cristo.

Mary Irlandy 27/03/2021

N. T. Wright e a NPP
Esse foi até o presente momento o meu livro favorito e que estará sempre na minha cabeceira. Leitura essencial para quem quer descortinar o contexto do Novo Testamento assistindo o enredo da vida do Apóstolo Paulo numa Nova Perspectiva, que tem na pena desse teólogo bíblico, Wright, a melhor descrição da vida do apóstolo. Fico imensamente grata ao perceber que Wright se destaca nesse tempo de pandemia como uma voz que nos conduz a uma esperança de que cremos que o Nosso Deus é único!

Sandro 14/05/2022

Será que o zelo foi em vão?
Primeiro livro que leio do autor.
A escrita é muito boa. A leitura é muito fluída e prazerosa.

N.T. Wright fez um trabalho que busca entrar na mente do apóstolo Paulo dentro do que temos de registro.

É muito interessante ver o encaixe das cartas com o livro de Atos.

Sobre isso duas notas:
1 - As cartas da prisão o autor pende para a possibilidade delas terem sido escritas em Éfeso. (Sim, em Éfeso!)
2 - As cartas pastorais ele não fez "muita força" para encaixar na cronologia.

Fiquei com uma dúvida no ar: "Será que o autor acredita que as cartas pastorais foram escritas por Paulo sim ou não?"

A NPP (Nova Perspectiva sobre Paulo) está presente no livro. Durante o período de leitura ouvi podcasts sobre o tema. De pessoas contra, a favor, em cima do muro e etc. Foi muito produtivo para compreender melhor o tema.

No mais o ponto mais interessante, a meu ver, foi entender o significado e o que representava o "zelo farisaico" de Paulo e que na verdade seu encontro com Jesus na estrada de Damasco não foi uma "conversão", da forma como hoje usamos a palavra, mas sim um encontro com tudo aquilo que ele já almejava.

Marcos 14/07/2022

Excelente
O objetivo do autor não é só fazer uma biografia de Paulo mas também entender o pensamento de Paulo.
Realmente vale a pena esta obra.

Elber.Joaquim 05/10/2023

Essencial para...
...quem busca entender de forma linear a vida do apóstolo Paulo e em que ponto de sua vida suas cartas foram escritas.

Sandra452 05/06/2021

Paulo, uma biografia
? Olá, amigos leitores! ?
Hoje quero compartilhar com vocês a leitura de "Paulo, uma biografia", de N. T. Wright. Este é o primeiro livro que leio do autor.
Confesso que achei a leitura difícil. Demorei muito para concluir e custei a entrar num ritmo regular de leitura diária desta obra. Não foi por causa da linguagem, que é tranquila, mas achei os capítulos muito grandes e penso que esse foi um dos motivos.
Como gosto muito de ler sobre o apóstolo Paulo, fui com muita sede ao pote...rs... Mas, independentemente destes desafios o livro é muito bom e nos dá ricos detalhes históricos e culturais. O autor também faz vários questionamentos interessantes sobre o relato de Lucas e as próprias cartas de Paulo. Com certeza, aprendi muito!
Que Deus te abençoe e boa leitura!

Gabriel 12/06/2021

Excelente
Uma biografia do apóstolo Paulo, escrita com profundidade, mas utilizando uma linguagem clara e de fácil compreensão. O autor segue os acontecimentos do livro de Atos, relacionando-os com as cartas escritas por Paulo e situando nos no contexto histórico cultural da época.

Leal 01/11/2021

MARAVILHOSO. Recomendo a leitura da vida de Paulo. Um apóstolo de verdade para os ocidentais. Para os que querem conhecer o cristianismo, seus desafios, belezas e verdades. Uma fé "moderna", foi o apóstolos dos não judeus daquela época.
“Amor não é apenas uma obrigação, na verdade, a idéia central é que o amor é o destino do cristão”.
“Paulo enfatizava: o importante não é só o que você pensa, mas como você pensa.”.
“O Criador trabalha de mil maneiras diferentes, mas uma das maneiras principais de seu agir é por intermédio de pessoas – pessoas que pensam, oram, tomam decisões difíceis e trabalham duro, especialmente em oração. Isso é parte do que significa ser um portador da imagem de Deus. A questão da ação divina e da ação humana é raramente um jogo de soma zero.”