La vida es sueño

La vida es sueño Calderón de la Barca

Resenhas - La vida es sueño

Joyce.Gabrielle 25/01/2023

Interessante...
Li esse livro para a faculdade e não estava esperando muito, mas acabei sendo surpreendida, gostei bastante da história e estou pensando/refletindo sobre os assuntos que foram tratados na obra.

Valeu a pena.

Milly86 09/07/2023

O que é a vida? Uma ilusão...
Amei o livro!

Foi uma leitura nova, já que eu não conhecia nenhuma obra do Caldeirão, e me surpreendeu.

Livro super reflexivo e ao mesmo tempo com uma trama estilo novela mexicana, cheio de reviravoltas.

É uma grande obra da literatura espanhola que recomendo muito a leitura. 10/10

"O que é a vida?
Uma ilusão, uma sombra,
uma ficção.
E o bem maior é pequeno
e toda a vida é um sonho
e os sonhos, sonhos são."

Monique 22/04/2023

La vida es sueño, y los sueños, sueños son
Extremamente poético. Cada jornada tem diversos monólogos existenciais muito bonitos que compensam o baixo grau de legibilidade dessa obra. Gostei muito.

kpcarv 28/11/2023

La vida es sueño
A lição que aprende, e assim se encerra a peça, é que a felicidade humana é mero sonho e, se tudo é sonho, pode novamente, a qualquer momento, ?acordar na torre?. Por isso, deve aproveitar cada momento para viver corretamente, seja em sonho, seja acordado.

Jessé Lebkuchen 09/11/2017

¿Será la vida un sueño?
Nunca pensei que gostaria de um drama tanto quanto gostei ao ler esse [aquele velho preconceito com gêneros literários, que bom que este já foi quebrado].

A trama geral trata de Segismundo, um príncipe que é preso em uma torre pelo seu próprio pai após uma previsão de que seria um rei tirano quando empossado e o mataria. Não poderia falar muito mais porque seria spoiler, já que a obra é curtíssima; eu li em menos de três horas.

Aconselho a quem tenha um certo preconceito com este gênero, como eu tinha, a ler o livro em voz alta e interpretativa, principalmente as falas do Segismundo, que são sensacionais.

Uma história simples, muito bem escrita, com ótimos personagens (principalmente Segismundo e Rosaura) e com alguns pensamentos que nos rodeiam frequentemente tratados de forma aprofundada: o que é a vida? o que é viver? os sonhos fazem parte da vida? o que é sonhar? sonhar é viver? viver é sonhar?

"¿Qué es la vida? Un frenesí.
¿Qué es la vida? Una ilusión,
una sombra, una ficción,
y el mayor bien es pequeño,
que toda la vida es sueño,
y los sueños sueños son."

Marina 21/03/2021

"La vida es sueño" é a obra teatral mais representada da história e ao lê-la, fica claro o porquê.

* Spoilers *

Basilio, rei da Polônia, prendeu o seu filho, Segismundo, em uma torre, desde o seu nascimento, pois preveu que o filho seria um rei tirânico. Quando chega a hora de decidir quem reinará em seu lugar, decide fazer um experimento: enquanto dorme, levará seu filho pro palácio e deixará que reine durante um dia. Se ele se mostrar um tirano, o reino ficará com Astolfo e Estrela (sobrinhos do rei) e Segismundo voltará para a torre, onde o farão acreditar que a experiência como rei foi apenas um sonho.

Junto a esse enredo, aparece também o conflito de Rosaura, que chega a Polônia com seu servo Clarín para se vingar de Astolfo, que tirou a sua honra e agora pretende se casar com a prima, Estrella.

Por ser barroca, esta é uma obra de contrastes e as personagens são feitas de contradições: Segismundo é homem, mas age às vezes como animal; Rosaura é uma mulher com hábitos de homem; Clotaldo duvida entre ser fiel ao rei ou à filha; Basílio é um cientista que acredita em premonições...

Mas o contraste principal é entre vida- morte, sonhar- acordar, nascer- morrer.

Segismundo, em suas reflexões, descobre que a vida é sonho, porque o que vivemos na Terra é pura ilusão. A realidade, o que importa mesmo, é a vida após a morte, a vida eterna.
Por isso, devemos focar no eterno, no que importa, já que as aflições da terra são passageiras.

É uma obra de leitura rápida e bastante interessante, por essas e outras reflexões. Além disso, tem trechos belíssimos e bem famosos! Vale muito a pena ler :)

fenguel 18/10/2017

Livro difícil, afinal é de teatro barroco, escrito em versos, poesia pura! Mas depois que vc entende a história, vc passa a apreciar a poesia, que por sinal é maravilhosa!

gduda 06/02/2023

Bacana
Gostei do formato e da mistura entre confusões familiares e filosofia. O personagem Segismundo foi o que mais me chamou a atenção por suas reflexões que me fizeram refletir junto. Não tenho mais o que falar porque achei o livro um pouco difícil de compreender e o que ficou cmg mesmo foram as reflexões.