A Cinco Passos de Você

Tobias Iaconis

Resenhas - A Cinco Passos de Você

Joana.Maris 19/04/2019

Emocionante!
Resenha A cinco passos de você

Autores: @rachaellippincott
@mikkidaughtry
@tobiasiaconis

Editora: @globoalt

Foto: @cinépolisbrasil

Olá amores, tudo bem? No post de hoje trago a resenha de um lançamento: estou falando do livro A cinco passos de você, que inclusive ganhou uma versão nos cinemas de todo o país.
O livro irá contar a estória de Stella Grant, uma jovem de 17 anos, que teria toda a vida pela frente, se não fosse por um detalhe complicado: ela tem fibrose cística.
Essa doença faz com que seus pulmões não funcionem normalmente e também pode vir a afetar o sistema imunológico do portador da doença. Isso faz com que parentes e amigos próximos não possam ter contato com a pessoa, devendo sempre se manter a no mínimo, cinco passos de distância.
Stela está acostumada à rotina hospitalar desde pequena e apesar dessa doença ingrata, luta com unhas e dentes para viver muitas aventuras ao lado de sua querida Irmã Abby, que é uma aventureira de mão cheia e sempre lhe deu muito carinho, assim como seus pais, que apesar de estarem passando por um momento complicado em seu relacionamento, não medem esforços para fazê-la feliz.
No livro também conheceremos Will Newman que, ao contrário de Stella é um jovem revoltado que não aceita a doença e, consequentemente, se recusa a fazer o tratamento.
O que será que eles têm em comum?
Esse livro me trouxe muitos ensinamentos: o primeiro, é sem dúvidas, a força e a garra de Stella diante das situações adversas; o outro, diz respeito à importância que a protagonista da à sua família... inclusive são dois ensinamentos que adoto pra mim mesma.
A relação de amizade entre ela e Will e a transformação acontece com o garoto no decorrer do livro é algo que me tocou profundamente (é simplesmente lindo de se ver).
Isso sem falar na lição de amor que Will nos dá no final (que me levou às lágrimas).
Então, não posso deixar de recomendar esse livro incrível e supernecessário à vocês.

Daniela -@livroterapiamylife 16/04/2019

Muito amor por esse livro
#resenhalivroterapia | A Garota Cinco Passos de Você | @globoalt | @rachaellippincott | @parisfilmes
“É possível amar alguém que você nunca poderá tocar?”
Stella, youtuber, adolescente, portadora da Fibrose Cística. Tem vivido a maior parte da sua vida em hospitais, na tentativa de manter o seu pulmão bem, enquanto não chega um novo através do transplante. Ela é uma garota muito corajosa, apaixonante, divertida e muito controladora e com uma força inenarrável. Além de ter que lidar com o seu problema que é extremamente grave, pois ela deve manter distancia das pessoas, principalmente daqueles que tem a bendita fibrose cística. Ela tenta a todo custo fazer sua mãe e pai ficarem bem.

Will, é o oposto da Stella aquela menina toda certinha, ele esta preste a completar dezoito anos, completamente rebelde, praticamente desistiu do seu tratamento. Isso porque ele tem viajado muito a procura de novos tratamentos. Só que se já não bastasse ter a fibrose cística ele ainda contraiu uma nova bactéria, a B. Cepacia, e essa não tem cura.
“Se eu vou morrer, gostaria de pelo menos viver primeiro.”
Os dois acabam se encontrando nos corredores do hospital, Stella logo de cara já identifica essa rebeldia no Will, o suficiente para fazer revirar os olhos, e de uma certa maneira essa rebeldia começa a incomoda lá.
O livro é narrado em primeira pessoa, por dois pontos de vista diferentes. A escrita fluida,
personagens cativantes, e que sim, da um calorzinho no coração. Nos ensina a lidar com perdas, recomeços, uma história que lhe traz esperança, e uma coisa que não pude deixar de notar, esses jovens praticam a empatia. Adorei a parte que eles interagem através de mensagens e Skype. Com direito a muitas emoções, olhos marejados (mentira chorei muito) e ao mesmo tempo dei muitas risadas.
“Nós precisamos ser tocados, quase tanto quanto do ar que respiramos”
Só pra constar eu também assisti ao filme que estreou ontem 21/3, e digo com todas as letras esse livro é praticamente idêntico ao filme. Acredito que foi uma das melhores adaptações que já vi.
Amanha dia 23/3, teremos nosso encontro e falaremos sobre esse livro que foi nossa leitura coletiva.
#acincopassosdevoce 5🌟

site: https://www.instagram.com/p/BvUA6ANg6dj/

Ully 16/04/2019

O jeito que Stella fala de Will e vice-versa faz com que você se apaixone por eles à cada segundo, e o final dá um gostinho de ?quero mais?

Juh 15/04/2019

A cinco passos de você
O que dizer desse livro, um livro super fácil e rápido de ler, a cada página nos faz pensar como e bom está vivo, como as vezes a vida e cruel trazendo doenças, sofrimentos e mortes, nos ensina a amar mais a pessoa ao nosso redor da valor a cada momento...
Não gostei muito do final, porém esse pode ser um detalhe a passar batido pois a história e muito linda.

Ingrid Lacerda 14/04/2019

Resenha
Udjkdndbfnr

Chris 14/04/2019

?Nós precisamos ser tocados por quem amamos quase tanto quanto do ar que respiramos.?
? A Cinco Passos de Você
Conta a história de um amor impossível. Stella Grant e Will Newman dois adolescentes portadores da doença fribose cística, o livro é narrado pelos dois trazendo duas perspetivas diferentes sobre a doença é o modo como cada um lida com ela. Como pacientes do mesmo hospital acompanhamos as idas e vindas de um relacionamento que tem tudo para ser impossível, devido ao risco de contagio. Preparem-se para uma narrativa que nos ensina a lidar com perdas e como seguir em frente e como sempre dar uma chance para vida.

mare 13/04/2019

but he wasn't a match
Claire Wineland se tornou famosa na internet após começar a compartilhar sua rotina com a fibrose cística. Ano passado, aos 21 anos, Claire partiu desse mundo deixando um legado de esperança aos portadores da doença através da Claire's Place Foundation, compartilhando e inspirando todos com histórias positivas. Escrito por Rachael Lippincott, A cinco passos de você pode ser configurado como uma clara homenagem a ativista que dedicou boa parte de sua vida à outros portadores de FC.
O grande ponto do livro é a evidência que o mesmo traz para essa desconhecida doença genética. Não é um tema comum, mas a autora consegue nos integrar no mundo dos portadores, fazendo com que suas atitudes, seus problemas... sejam de fácil compreendimento para todos. Os diálogos são simplórios e, por vezes, vazios. Os grandes momentos do livro passam despercebidos e não transmitem a emoção desejada. Para mim, os dois maiores acontecimentos foram totalmente desprovidos de emoção, e o modo como a primeira morte foi descoberta e narrada, é deprimente.
Tenho em mente que o público alvo são pessoas mais novas, assim como a febre "A Culpa é das Estrelas" em 2012, que, por sinal, eu também não gostei. Mas, sobre esse livro, eu esperava mais, muito mais. Não quero transmitir uma impressão errônea de que de todo, ele é ruim. Não, pelo contrário, é algo necessário. Há, mesmo que nas entrelinhas, uma conscientização sobre doação de órgãos, valorização do próximo, do momento... e isso é demais. Mas sobre linearidade e sentido, peca um pouco.
Não sabemos onde Claire estar, mas procuro manter o pensamento de que ela está bastante feliz com o resultado obtido, feliz de ser representada na Stella, no Will, no Poe e em tantos outros personagens, reais ou não, portadores da fibrose cística.
espero que a minha vida também não seja em vão, will.

Mey 11/04/2019

Temos diversos livros sobre romance entre jovens doentes ou que apenas um dele está gravemente doente, que fazem tanto sucesso ao arrancar lágrimas de todos e que acabam ganhando adaptações para o cinema que fazem chorar tanto quanto livro. "A Cinco Passos de Você" é bem assim, casal de jovens com fibrose cística se conhecem e acabam se apaixonando, mas essa história tem algo a mais, a começar de que é um filme que virou livro e que esses dois não pode se tocar, nada de beijos, abraços, sexo ou qualquer contato físico, eles precisam ficar a 6 passos de distância.

Toda a questão da doença incurável já é muito triste, mas nesse livro temos uma doença que separa o casal principal constantemente, porque eles não podem se tocar, eles tem um romance que nunca pode passar de conversas e trocas de olhares. E como é lindo vê Stella e Will se apaixonando um pelo outro, se encantando pelo jeito de ser de cada um e aprendendo a viver um com o outro.

Temos aqui duas pessoas diferentes, Stella é carinhosa, controladora e certinha, que faz de tudo para sobreviver. Will é sarcástico, rebelde e desapegado, só quer viver pelo tempo que lhe resta. Aí está a diferença, apesar de sempre seguir a risca o tratamento Stella não vive a vida que conserva e Will com o desleixo do tratamento não sobreviverá para ver o mundo. Mas qual dos dois está certo? Você precisa ler o livro e entender.

Adorei a escrita da história e fiquei positivamente surpresa, afinal, é um roteiro adaptado para um livro, algo que não funciona, mas aqui funciona muito bem e temos uma história envolvente e encantadora. Devorei o livro em três dias.

"A Cinco Passos de Você" é uma linda história de amor, não apenas entre Will e Stella, mas de todos os personagens envolvidos na história que reaprendem a viver e amar as pessoas a sua volta, entendendo que cuidar é amar, deixar ir é amar, viver é amar, sobreviver é amar. Um livro muito lindo que mais uma vez me provou que os YA pode sim serem incríveis e ensinar muita coisa.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com/2019/04/resenha-cinco-passos-de-voce.html

katinha 08/04/2019

Plot twist emocionante
"Anime-se Stella. É só a vida. Vai acabar antes que a gente se dê conta."

Toda história tem dois lados, e esse livro nos deixa impactados com duas visões diferentes de uma mesma doença.
Stella e Will tem Fibrose Cística, uma doença crônica que danifica os pulmões e o sistema digestivo; e não tem cura.
Seis passos de distância são o que os pacientes desse transtorno precisam estabelecer entre eles.
Nada de abraços, beijos, carinhos, um simples toque e suas vidas são comprometidas pra sempre.

Stella vive bem conformada com isso, nunca se apaixonou, e seu foco e organização só permitem se dedicar a doença, e quem sabe ter a chance de receber um transplante de pulmão, e prolongar sua vida mais um pouco.
Will não consegue ter a mesma expectativa de Stella, pois, além de FC contraiu B. cepacia, uma espécie de bactéria que ataca principalmente portadores de fibrose cística. E nenhum tratamento funciona pra ele, o que o faz perder as esperanças. Até ele conhecer Stella.

Ela muda totalmente as perspectivas de Will, e aos poucos eles acabam se apaixonando.
Mas como sustentar um amor a seis passos de distância?
Uma história linda, triste e emocionante, que te faz querer lutar pela vida todos os dias e ser alguém melhor.

Me fez lembrar "A culpa é das estrelas", a forma como o amor sustenta as dificuldades de uma doença crônica. Porém, o final foi muito diferente, uma reviravolta incrível.
Desse livro vou levar a determinação da Stella e a força do Will. Duas pessoas com o mesmo transtorno, mas com visões de vida diferente e muitos problemas sociais.
Aquele verdadeiro tapa na cara pra nós, para aprendermos a parar de reclamar e pensar que há pessoas com dificuldades piores, e que mesmo assim lutam pela vida todos os dias.
Indico para aquecer o coração de todos ?

@estante_da_wan 08/04/2019

Amei e sofri...
Vamos falar um pouquinho sobre o livro e filme que me arrancou algumas lágrimas?

Pois é, quando eu vi o trailer do filme – antes de ler a sinopse – tive certeza que me arrancariam lágrimas. Eu amo sofrer com histórias nesse estilo, não me julguem.

“É só a vida. Vai acabar antes que a gente se dê conta.”

Will e Stella, são pacientes de fibrose cística e contam os dias de vida de maneiras diferentes.
Ela conta os dias para encontrar novos pulmões. A ideia de um transplante aumenta sua expectativa de vida.
Ele, conta os dias para completar 18 anos e abandonar o tratamento e os “supercuidados” da mãe para aproveitar os dias de vida que lhe restam.

Os pacientes de fibrose cística não devem ultrapassar o limite de 6 passos de distância… as chances de contaminação por novas bactérias é um perigo constante.

“Morte. É isso que eu sou. É isso que eu sou para Stella.”

Para piorar a vida deles, Will contraiu uma bactéria que impede os pacientes de FC de realizar o tão sonhado transplante, uma vez que essa danada não tem cura.

Os dois se conhecem no hospital, onde passam a maior parte do tempo.

A aproximação deles não deveria acontecer. Mas quem manda no coração? Quem consegue controlar as emoções quando encontra alguém que é seu oposto?

“Estou cansada de não viver de verdade. Cansada de viver desejando coisas. Há muito na vida que não podemos ter.”

Um passo. Foi tudo o que eles conseguiram ganhar enfrentando a doença.
Cinco passos de distância.

Enfim…
Durante a leitura eu deixei escapar algumas lágrimas e muitos suspiros de dor. Acreditei que me acabaria de chorar, mas não foi o que aconteceu. A história é linda, é dolorosa, é emocionante e é de partir o coração com a angustia desses dois jovens. É triste também, mas o final é algo que me deixou esperançosa, sei lá… não sei explicar sem dar spoilers.

No filme… não sei se por ver os personagens ali, na minha frente, enxergando as emoções deles, a dor deles, eu me acabei de chorar. Chorei tudo que me preparei pra chorar com a leitura. Acho que fiquei mais sensibilizada depois de ler e saber o que eles enfrentariam. E vendo as cenas tão fiéis ao livro eu só consegui chorar.

site: https://www.instagram.com/p/BwA1_C7gVmD/?utm_source=ig_web_options_share_sheet

Malucas Por Romances 08/04/2019

Tão Amorzinho
Olá, leitores!
Hoje a resenha é para quem gosta de se emocionar lendo e de um romance bem fofo. Li em duas madrugadas e já adianto que o lencinho é obrigatório. Gosta de livros assim? Então vem comigo nessa resenha.

A Cinco Passos de Você é um livro dos autores Rachael Lippincott, Mikki Daughtry e Tobias Iaconis, publicado pela Editora Globo Alt. O livro foi lançando um pouco antes da história ir para o cinema e quis conferir antes de assistir o filme. Sou dessas que gosta de ler antes de assistir o filme para poder comparar qual é o melhor.

"Se eu vou morrer, gostaria de pelo menos viver primeiro. E daí posso morrer."

O livro conta a história de Stella Grant que tem fibrose cística, uma doença crônica que impede de seus pulmões funcionarem. Stella foi internada mais uma vez para tratamento e está esperançosa que um dia receberá pulmões novos. Stella conhece todos no hospital, já que se interna desde quando era criança, só que dessa vez algumas coisas mudaram e tem um paciente novo que é Will Newman. Will tem a mesma doença e está fazendo um tratamento experimental. Enquanto Stella está lutando pra viver Will só quer fazer 18 anos e se ver livre dos tratamentos. Os dois tem algo em comum que é doença e sabem que não podem se aproximar, mas será que isso será o bastante para os dois não se apaixonarem?

Quando eu comecei a leitura estava ciente das comparações com o livro A Culpa é das Estrelas e assumi o risco de meu coração ficar em pedaços lendo, mas não foi isso aconteceu. Sim meu coração ficou apertado em alguma partes e segurei o choro até quando pode. Não achei que o livro foi feito pra estraçalhar seu coração, mas sim deixar ele quentinho e suspirando pro esse amor impossível.

Stella foi uma mocinha que ri bastante com ela e que foi impossível não torcer para que tudo desse certo com seus planos de conseguir um transplante. Stella é youtuber e fala sobre a doença no seu canal, ela gosta de estar no controle e vai dar trabalho pro WilL no seu tratamento.

Will é aquele mocinho que a primeiro momento você pensa ser super arrogante, mas com o passar da leitura você vai vendo como é fofo esse personagem. Will é sarcástico e vai te fazer dar boas gargalhas, e romântico quando deve ser. Estou completamente apaixonada por esse personagem.

"Alimentar esperanças quando se tem um hospital no meio da história não me parece uma boa ideia."

Os outros personagens secundários aparecem na história ,meu destaque é o amigo de Stella, Poe, que também está fazendo o tratamento. Juntos os três vão fazer o possível para as suas estadias sejam melhores no hospital.

Li o livro em dois dias, mas isso foi por que estava sem tempo. Já nas primeiras páginas você quer saber o que vai acontecer com eles, se vão conseguir vencer a doença ou terminarem juntos. Calma que não vou te contar nada, para descobrir só lendo, nem adianta que não vou contar spoiler, haha.

resenha completa no blog

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2019/04/resenha-cinco-passos-de-voce-rachael.html#axzz5kWCpqw5F

Zana 06/04/2019

Stella Grant é uma garota que sofre de fibrose cística desde a infância, uma doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam. A maior parte de sua vida ela passa entre internamentos num determinado hospital e é onde constrói um relacionamento familiar paralelo entre médicos e enfrmeiras (digo, paralelo porque também existe um relacionameto com sua família original. Prepare-se para mais desgraças envolvidas nesse âmbito), encontra um melhor amigo e se apaixona por outro paciente terminal, Will Newman.

Ilustrando o ditado que diz 'miséria pouca é bobagem' o Will, além de ser portador de fibrose cística contraiu uma bactéria denominada B. Cepacia, ou seja, uma desgraça adicional que o faz altamente contagioso e mortal para outros portadores fibrose cística. A regra então entre eles é: 'Dois metros, seis passos de distância, sempre!', porque para quem é portador de fibrose cística contrair essa bactéria torna um terminal com precárias esperanças em um terminal mortal sem esperança nenhuma.

Certamente que poetizar tão doloroso e inimaginável sofrimento (só quem sofre na pele deve realmente entender, os demais obviamente só empaticamente imaginam) faz um tremendo sucesso (morbidez humana?) e comove como o diabo (como se o diabo comovesse ou pretendesse comover alguém, ô dizer infeliz e sem sentindo!), portanto nesse sentido o livro não foge a regra e dispensa recomendações.

Entretanto, nesse gênero literário sabe-se que é condição sine qua non para o leitor estar preparado para finais contrários ao de conto de fadas e implicitamente aceitar um final não feliz, mas 'A Cinco Passos de Você' conseguiu superar esse fato trazendo um desfecho, na falta de uma palavra melhor, completamente cocô! Pela comoção e lágrimas vertidas 2,5 (regular) fica de bom tamanho.