O Manifesto Comunista de Marx e Engels

O Manifesto Comunista de Marx e Engels Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto Comunista

Alessandra 19/01/2013

mais um trabalho dde curso e cópia do q minha própria opinião
O livro inicia-se com o capítulo relatando a relação de burguesia e proletariado. Diz que desde a antiguidade existia distinção entre classes e como o próprio demonstra sempre haverá. Penso que nunca terá equilíbrio entre as classes sempre haverá uma classe opressora e uma classe oprimida, mesmo que não seja tão intensivo com relata o livro, mas onde há quem produza e quem consuma haverá desequilíbrio.
Até mesmo porque os burgueses objetivam lucro, e os proletariados precisam de verbas para sobrevivência, então praticamente se vendem aos burgueses exploradores, mas mesmo assim recebem baixos salários, apenas para sobreviver. O burguês não se preocupa com seu trabalhador. A partir do momento em que lucra não tendo exigências ele está bem, só passará a se preocupar quando for pressionado.
Por causa desse desequilíbrio pendente, muitos (quase todos) acreditam que o comunismo nunca dará certo. Sempre haverá a maioria e a minoria. Se caso houvesse o desaparecimento de classes haveria também o desaparecimento de culturas.
O livro menciona que a cultura seria o que os transforma em máquinas. E se pararmos para pensar somos classificados máquinas, obedecemos ao que foi imposto sem questionar. E de acordo com a frase mais marcante que eu classifico ser de Charles Chaplin (Não sois máquinas! Homens é o que sois!") não somos máquinas e não podemos nos classificar assim, mas nós mesmos nos classificamos.
Como nunca chegarão a um acordo pacificado, a saída que veem é o confronto entre as classes.
Ele nos faz refletir bastante em quase todo o livro sobre o sistema capitalista, ele nos faz abrir os olhos perante o sistema econômico vigente.
Os comunistas lutavam por interesses comuns, por ideias que mudariam o mundo. Uma de suas ideias era abolir a ideia que o proletariado só vive para aumentar o capital alheio e fazer com que o salário dos explorados aumentassem para viverem melhor suas vidas. E diferentemente da burguesia os comunistas se preocupavam com a liberdade dos operários.
Outra ideia marcante dos comunistas seria abolir a propriedade privada.
Apesar de sua leitura mais elaborada as ideias de Marx e Engels são claras. Elas contribuíram bastante para entendermos as questões políticas e porque devemos protestar, lutar quando algo não está de acordo com o que acreditamos.

Letícia 03/07/2021

?O Manifesto destaca que o comunismo não priva seus seguidores do poder de apropriação dos produtos sociais; apenas elimina o poder de subjugar o trabalho alheio por meio dessa apropriação.?

?Que partido de oposição não foi acusado de comunista por seus adversários no poder? Que partido de oposição, por sua vez, não lançou a seus adversários de direita ou de esquerda a alcunha infamante de comunista??

?A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias4 tem sido a história das lutas de classes.?

?A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado.?

?O governo do estado moderno não é senão um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa.?

?O sistema burguês tornou-se demasiado pequeno para conter as riquezas criadas em seu seio. De que maneira consegue a burguesia vencer essas crises? De um lado, pela destruição violenta de grande quantidade de forças produtivas; de outro lado, pela conquista de novos mercados e pela exploração mais intensa dos antigos. A que leva isso? Ao preparo de crises mais extensas e mais destruidoras e à diminuição dos meios de evitá-las.?

?Com o desenvolvimento da burguesia, isto é, do capital, desenvolve-se também o proletariado, a classe dos operários modernos, que só podem viver se encontrarem trabalho e que só o encontram na medida em que este aumenta o capital. Esses operários, constrangidos a vender-se diariamente, são mercadoria, artigo de comércio como qualquer outro; como consequência, estão sujeitos a todas as vicissitudes da concorrência, a todas as flutuações do mercado.?

?Mas toda luta de classes é uma luta política.?

?O movimento proletário é o movimento espontâneo da imensa maioria em proveito da imensa maioria. O proletário, a camada inferior da sociedade atual, não pode erguer-se, pôr-se de pé, sem fazer saltar todos os estratos superpostos que constituem a sociedade oficial.?

?A luta do proletariado contra a burguesia, embora não seja na essência uma luta nacional, reveste-se, contudo, dessa forma nos primeiros tempos. É natural que o proletariado de cada país deva, antes de tudo, liquidar sua própria burguesia.?

?O objetivo imediato dos comunistas é o mesmo que o de todos os demais partidos proletários: constituição dos proletários em classe, derrubada da supremacia burguesa, conquista do poder político pelo proletariado.?

?O comunismo não retira de ninguém o poder de apropriar-se de sua parte dos produtos sociais, apenas suprime o poder de escravizar o trabalho de outrem por meio dessa apropriação.?

?Quando se fala de ideias que revolucionam uma sociedade inteira, isto quer dizer que, no seio da velha sociedade, formaram-se os elementos de uma nova sociedade e que a dissolução das velhas ideias marcha junto à dissolução das antigas condições de vida.?

?Os comunistas não se rebaixam a dissimular suas opiniões e seus fins. Proclamam abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social existente. Que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista! Os proletários nada têm a perder, a não ser suas algemas. Têm um mundo a ganhar. PROLETÁRIOS DE TODO O MUNDO, UNI-VOS!?

Cricia.Ramos 24/09/2020

O marxismo explicado
Bem, desde a época de pré-vestibular na minha adolescência, ouvia falar de Marx e sua teoria de uma sociedade de economia comunista. Só agora tomei coragem de ler um pouco sobre esse assunto, por influência da minha irmã que teve essa leitura como obrigatória no mestrado dela. Nessa obra, Marx e Engels explicam de uma forma simples a forma como eles entendem a sociedade numa estrutura econômica beemmmm longe do capitalismo. Criticam essa forma de economia explicando que por conta da estrutura anterior, o feudalismo, uma nova classe surge, a burguesia, e pra dar sustento a ela, o proletariado. Marx e Engels ainda explicam o nascimento dos sindicatos, suas funções e como os interesses do proletariado deveriam ser defendidos por ela.
Capital, mão de obra, salário, lucro, acumulação de bens, sociedade organizada, luta de classes, e sindicatos são as palavras chave desse manifesto.
Foi maravilhoso poder ler essa obra com a concepção de vida que tenho. Em outro tempo talvez não teria maturidade pra entender as intenções dos autores.

prof.vinic 31/03/2015

Defende a revolução armada - tenso, amigo!
Li o livro mais para ter o que falar com os "comunas" do que para buscar conhecimento, mas no fim serviu para abrir muito minha mente sobre o tema. Ainda discordo completamente da ideologia, mas me sinto mais embasado sobre o assunto. Lógico que o mundo não é mais bipolar (será que realmente já foi?) e que ninguém, e nenhum governo, é tão simplista que possa ser capitalista ou comunista, é sempre uma mistura dos dois pendendo mais para um ou para outro, em cada ponto tratado (desculpe mas o mundo é complexo mesmo!) ... porém é bom considerar que é um livro do século XIX, completamente datado, ou seja, trata de problemas daquela época, com soluções idem. Vale para um início de reflexão, mas está longe de ser definitivo sobre o tema.