O Príncipe Maquiavel

Resenhas - Os Pensadores

Rafael Cerdeira 01/03/2024

Musashi divide sua sabedoria em cinco elementos, sendo eles: A terra, a base e a solidez dos mandamentos. A partir do conhecimento de uma coisa você pode entender dez mil; a água, a fluidez do espírito durante o treino e o combate, conservar o espírito aberto e imaculado e a sabedoria dentro de amplos horizontes; o fogo, a liberdade que se encontra através da disciplina e aperfeiçoamento do espírito, a iniciativa é a prioridade número um da arte militar; o ar, seguir os mandamentos da escola e obter o discernimento da visão que percebe da visão que apenas enxerga; o vácuo, treine e treine, busque o Espírito que reside no vazio do conhecimento das coisas que então alcançará o entendimento do vácuo, tenha a justiça como fundamento e o verdadeiro espírito como mandamento.
Musashi é uma das maiores referênciaa samuraicas do Japão, e este volume traz grandes ensinamentos para aquele que busca se desenvolver e se aprimorar. Claro que se você não for um espadachim você pode transmutar o conceito da espada em algum outro instrumento que se aplique na vida prática.

Raphael 19/06/2023

Um coach medieval
A proposta do autor é reunir diversas situações adversas e favoráveis a líderes de todo um embasamento histórico e aconselhar o Príncipe, ou seja, um governante da época do século 15.

Alguns ensinamentos de Maquiavel são aplicáveis na vida cotidiana do leitor, outros passam longe. Achei, por fim que encontraria na leitura a famigerada frase os fins justificam os meios, mas não estava aqui o famoso aforisma.

Luan 07/06/2023

A introdução já nos diz que é um livro difícil de entender, realmente é uma verdade. O livro é um dos clássicos orientais de estratégias, mas um pouco confuso. Fala muito sobre aprender e entender os mandamentos das artes militares, mas não deixa muito claro quais são os mandamentos! Acredito que, com as devidas analogias o entendimento fica mais fácil.

J.Vitor 06/05/2023

Eu simplesmente comecei esse livro na data de 06/03/2022 e só fui, finalmente, terminar hoje, MAIS DE UM ANO pra finalizar, entre abandonos e voltas, posso finalmente falar sobre ele. Bom, só pelo tempo que levei posso dizer que em grande parte foi uma leitura cansativa, maaas, não posso negar que alguns ensinamentos do filósofo, entre outras coisas, Nicolau Maquiavel, são de grande valia, não somente para um governante, mas para qualquer figura de autoridade, desde um pai, a um presidente. O livro trouxe alguns pontos que discordei, devido alguns pensamentos complicados da época, mas também tiveram coisas muito interessantes, dado momento me peguei refletindo sobre alguns pontos, e finalizo essa reação com um trecho reflexivo do livro, "...pois você não deixará de cair apenas por acreditar que encontrará quem o levante."

Analuz 18/04/2023

Eu tenho a impressão de que a galera que lê livros sobre gestão de empresas iria adorar ler esse aqui.
Troque as palavras "reino" e "príncipe" ao longo do texto por "gestor", "empresa" e derivados e VOILÁ.
xTinho 27/07/2023minha estante
Perfeito ???

Noites777 05/03/2023

Um livro com real poder de mudança, mas em outra época. Um livro que propõe consolidar uma monarquia, que já não existente. Talvez valha a pena para aqueles amantes do tempo medieval, que buscam estratégiar mais a vida e o pensamento de uma maneira fantasiosa, pois já não se aplica nos dias de hoje. Ou eu como uma simples proletariada, só não seja a publico alvo de um livro escrito para príncipes e governantes.

Romeu Felix 15/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Nicolau Maquiavel, O Príncipe e Escritos Políticos" é uma coletânea de textos políticos escritos pelo autor italiano Nicolau Maquiavel, publicada originalmente em 1532. A obra é composta principalmente pelo clássico "O Príncipe", mas também inclui outros escritos importantes do autor, como "Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio" e "A Arte da Guerra".

Em "O Príncipe", Maquiavel apresenta sua visão sobre a política e o poder, oferecendo conselhos práticos para governantes que desejam manter-se no poder. Para Maquiavel, o príncipe deve agir de forma astuta e pragmática, não se deixando influenciar pela moralidade ou pelo senso comum. Ele argumenta que a crueldade e a astúcia são necessárias em algumas situações, e que o governante deve sempre buscar o interesse do Estado acima de qualquer outra consideração.

Já em "Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio", Maquiavel analisa a história política de Roma e apresenta uma visão mais democrática e republicana da política, destacando a importância da virtù (coragem e habilidade) dos cidadãos para o sucesso do Estado. Em "A Arte da Guerra", o autor discute estratégias e táticas militares, destacando a importância da organização e disciplina das tropas.

Ficha Bibliográfica:

MAQUIAVEL, Nicolau. Nicolau Maquiavel, O Príncipe e Escritos Políticos. Seleção, tradução e notas de Lívio Xavier. São Paulo: Martin Claret, 2011. 336 p.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Dalton 31/12/2022

O Príncipe
Uma das mais obras mais importantes quando se fala de ciência política. Li por causa da faculdade, mas é um livro que vou precisar reler no futuro quando estiver mais preparado para esse tipo de leitura.

Lucas 31/12/2022

História de conquistas e governos
Ótimo livros, desvenda o mito por trás de Maquiavel, criado pela igreja católica e que inclusive manteve seu livro bloqueado até década de 60.

Anderson 21/10/2022

O principe
É um livro que precisa se ler e re-ler várias vezes , meditar , voltado para gestão de pessoas , cargos públicos , liderança, e militar , a arte de governar , seja em uma monarquia, república, uma grande organização , ou na forças armadas não é para qualquer um , não é facil, o livro tras muitos ensinamentos a respeito dessa arte, nem sempre basta ser bom e justo , as vezes precisa-se ser mal e tomar medidas drásticas, uma boa metáfora que o livro tras é que um bom principe precisa ser como um leão e como uma raposa ao mesmo tempo, um leão porque é forte e ataca sem pensar usando a força e agressividade , e ser como uma raposa que usa sua astucia , sagacidade para pensar usar a melhor estratégia, para fugir de armadilhas , para pegar suas prezas , livro que não basta ler precisa ser estudado ,para qualquer homem de uma posição elevada precisa se ter esse livro como "Livro de cabeçeira" .

C4io 24/09/2022

O livro dos cinco anéis
Livro não super útil para as pessoas de hoje em dia por se focar justamente e com lutar com espadas, porém como acredito todo livro tem como tirar um aprendizado dele, a recomendação desse livro seria só para amigos bem específicos que poderiam se interessar por esse tipo de livro

Diego 09/07/2022

Poderia ser "o político"
Eu li na faculdade e no começo parecia chato, mas no processo de leitura comecei a notar que os métodos usados antigamente para conquistar o poder ou se manter no poder é bem parecido com os métodos usados por políticos. A famosa frase "Os fins justificam os meios" poderia ser expressada hoje em dia assim: "Vou chegar no poder e o resto que se f..."

Lorenzo 27/02/2022

O Príncipe
Livro de 509 anos, que ainda reflete em muita coisa que aconteceu posteriormente e que ainda acontece. Uma verdadeira aula de história, política e de filosofia, já que ao decorrer dos capítulos dá um exemplo de situação e aponta os erros ou acertos de cada governante.

Murilo Milani 29/12/2021

Um manual de boas/más práticas
Este é um livro de leitura rápida, com instruções de como ser um governante (Príncipe) de sucesso na Itália do Renascimento.

Cabe ao leitor buscar transportar as dicas e conselhos para o momento atual e, de certa forma, encaixá-los na sua luta diária.

Kit 28/09/2021

Maquiavelicamente bom
Por algum motivo eu achava que essa obra era um ficção e quando comecei a ler, e percebi que era praticamente um manual de como ser um bom ?príncipe?, fiquei surpreso de um jeito muito bom.
A escrita é tranquila e várias passagens despertam curiosidade, que acabam te levando ao google e ao youtube para conhecer melhor a história de várias pessoas que são citadas aqui; os exemplos são maravilhosos e Maquiavel da uma aula de como liderar um povo e ser respeitado, idolatrado e (por que não) temido. Acho que Giulio de Médici deve ter sido muito grato por ter recebido esta obra logo antes de começar o seu período a frente de seu povo. Ótimos pensamentos de uma mente que funcionava à frente de seu tempo.